Livros para advogados: 9 obras que podem mudar a sua carreira!

Existem ótimos livros para advogados aprimorarem seus conhecimentos em diversos assuntos importantes para a advocacia, sua área de atuação e aprimoramento pessoal. A leitura constante deve fazer parte da vida desse profissional, visto que isso também faz parte do seu trabalho.
Ao longo da carreira, os advogados costumam ler e escrever diariamente. No entanto, não se pode restringir a leitura apenas ao campo jurídico. Existem diversas questões que esse profissional precisa aprender para ser cada dia melhor, seja como pessoa ou jurista.
Por isso, nesse artigo você verá 9 bons livros para advogados que precisam ser adquiridos pelo profissional que deseja se capacitar ainda mais. Boa leitura!
Qual é a importância da leitura para o advogado?
De modo geral, a leitura é importante para todo ser humano. Porém, a advocacia é talvez uma das profissões que mais exigem uma carga considerável de leitura.
Diariamente, os advogados lidam com teses, julgamentos, legislação, livros de atualização jurídica, dentre outros tipos de documentos. Além disso, a escrita também faz parte do dia a dia da profissão.
Nesse sentido, saber ler, interpretar textos e escrever são habilidades que precisam ser constantemente aprimoradas. A leitura contribui para justamente isso. Ao ler diferentes tipos de livros, o indivíduo aprimora seu vocabulário, constrói o seu pensamento crítico e melhora a interpretação.
Por esse motivo, os advogados precisam adquirir o hábito da leitura. O exercício da profissão tem muito a ganhar com isso.
Por que o advogado não pode ler apenas livros de Direito?
É muito comum ver advogados que se restringem apenas às obras jurídicas, como doutrinas, livros de prática ou de atualização, legislação e outras que são específicas da área ou nicho do profissional.
De fato, é muito importante ter leituras desse tipo para se atualizar e não ficar com o conhecimento obsoleto e ultrapassado.
Entretanto, existem inúmeros outros gêneros que precisam ser conhecidos pelos profissionais do Direito.
A verdade é que o advogado não pode apenas dar valor aos livros jurídicos. É importante diversificar e buscar obras diversas, como: literatura nacional e internacional, romances, poemas, contos, crônicas, sátiras, dentre outros, além de livros de negócios, gestão, investimentos, etc.
Engana-se quem pensa que literatura não contribui em nada para o advogado. Além de ser um passatempo para relaxar, ler esses tipos de livros contribui para a criatividade e aumento do vocabulário. Ademais, muitas histórias auxiliam na compreensão da sociedade ou na história de um determinado país.
Por isso, a dica é diversificar. Por um momento, pode parecer que apreciar outros tipos de escritos pode ser perda de tempo ou apenas passatempo. No entanto, a verdade é que o profissional pode enriquecer ainda mais o seu conhecimento, o que pode contribuir não apenas na parte jurídica, mas em outros aspectos da profissão e da vida.
Quais são os tipos de livros mais indicados para advogados?

Existem diversos livros para advogados que podem ser enriquecedores, independente do tipo ou gênero em que se enquadram. No entanto, listamos abaixo alguns dos tipos de obras que o profissional pode (e precisa) ter contato ao longo de sua carreira. Confira!
Doutrinas
Não se pode falar de livros para advogados sem citar as doutrinas. Cada área do direito possui seus doutrinadores, que são autoridades cujas obras sempre são utilizadas como referência e consulta.
O advogado precisa ler doutrinas sobre a sua especialidade para aprimorar o seu conhecimento e atualizá-lo. Além das doutrinas, o profissional pode buscar conhecimento sobre o seu segmento de atuação lendo novos julgados, livros de prática e artigos científicos, teses, legislação, revistas jurídicas, dentre outros tipos de escritos.
Literatura
A literatura é uma grande fonte de ensinamentos, tanto sobre a história, crenças e costumes de um povo em uma determinada época quanto morais e éticos. Por isso, os advogados podem aprender muito com esse tipo de leitura.
Embora não sejam considerados livros para advogados, os romances, por exemplo, podem ensinar tanto quanto uma aula em algum curso.
Por exemplo, o livro Falsa Acusação: uma história verdadeira, que deu origem à série Inacreditável, da Netflix, pode ser interessante para entender como uma investigação policial é conduzida. A obra também mostra o quão terrível é a revitimização da vítima.
Uma grande aula sobre justiça, Direitos Humanos, injustiças nas instituições e Direito Penal, principalmente para os criminalistas.
Vale lembrar que o advogado não precisa se restringir aos romances, podendo buscar outras leituras, como crônicas, contos, poemas, dentre outros, conforme mencionado.
Livros sobre negócios
Obras sobre negócios, empresas, empreendedorismo, investimentos, gestão e produtividade, dentre outros temas semelhantes, também devem ser considerados como livros para advogados.
A advocacia não se restringe apenas ao ato de advogar. O profissional que deseja ter um negócio lucrativo e eficiente precisa se ver como um empresário. Logo, buscar conhecimento em livros sobre esses assuntos é primordial.
Dessa forma, obras consideradas best sellers, como: Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey e Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman, além de muitos outros, devem estar presentes nas leituras do advogado.
Livros para advogados: veja 9 que todo profissional do Direito precisa ler!
Depois de saber sobre a importância da leitura, os motivos para o profissional não se restringir apenas aos livros de Direito e os tipos de leitura que devem se fazer presente no dia a dia, está na hora de você ver os 9 livros que todo advogado deveria ler.
É importante mencionar que as obras indicadas aqui servem para advogados de todas os segmentos! O objetivo não é definir leituras que servem apenas para um nicho ou outro, mas que são enriquecedoras para todos, independente da especialização.
Dito isso, confira as nossas sugestões abaixo!
1.A firma, John Grisham
John Grisham é um advogado estadunidense que resolveu se tornar escritor. Por isso, muitos de seus livros são excelentes para advogados, principalmente pelo fato de ele utilizar a sua vivência na advocacia para embasar algumas de suas histórias.
A firma é um dos seus livros mais conhecidos. A história retrata a pressão e a rotina dos escritórios de advocacia nos Estados Unidos. Trata-se de um suspense que conta a história de Mitchell, um estudante que se formou e passou a fazer parte de uma equipe jurídica de uma firma renomada de advogados tributaristas.
Contudo, esse emprego que ele achava que era dos sonhos começa a trazer inúmeros problemas. O livro inspirou o filme com o mesmo nome, estrelado por Tom Cruise.
2.O processo, Franz Kafka
Outro romance, esse é um dos mais indicados livros para advogados. Excelente para criminalistas, mas os advogados que atuam em outras especialidades também podem se beneficiar muito da leitura.
A narrativa conta a história de um personagem que está sendo processado e não sabe o motivo. Toda a história se desenrola em volta desse absurdo. A leitura prende o leitor, que fica abismado pelo fato de uma pessoa ser presa sem ao menos saber o crime que cometeu.
Excelente para ensinar os limites da justiça, as injustiças que podem ocorrer com as pessoas e entender como um indivíduo se sente em situações como essas.
3.A Era dos Direitos, Norberto Bobbio
Deixando os livros de literatura de lado, A Era dos Direitos é provavelmente um dos mais importantes livros para advogados. Tenha em mente que esse é o profissional que deve trabalhar para manter a justiça e proteger direitos. Logo, essa obra serve para lembrar-nos deste aspecto.
O livro possui 11 artigos sobre os direitos do homem. Bobbio defende que sociedades que relativizam os direitos fundamentais colocam em risco a liberdade do ser humano. Nesse sentido, não respeitar os direitos inerentes à pessoa humana significa enfraquecer a democracia.
4.De bom a excelente, Jim Collins
Considerado um excelente livro sobre negócios, essa obra aborda as características das companhias bem sucedidas. Durante a leitura, o autor destrincha os motivos de algumas empresas serem bem sucedidas e outras falharem, bem como o que traz sustentabilidade para um negócio, dentre outros aspectos.
Com certeza é um dos livros para advogados empreendedores que desejam ter sucesso com seus escritórios de advocacia. A obra é baseada em pesquisas realizadas pelo autor em diversas empresas.
5. O advogado fora da lei, Ji Y. L. Sanches
Excelente leitura, não poderia estar de fora entre os mais interessantes dos livros para advogados. Trata-se de uma obra direcionada para os profissionais que desejam crescer o seu escritório nesse novos tempos.
Foi elaborado com base em temas muito importantes da atualidade para o setor, como mercado jurídico, gestão estratégica, empreendedorismo jurídico, dentre outros, e foi construído de forma a facilitar a prática.
Nesse sentido, você encontrará no livro temas como: visão de negócios, advocacia 4.0, posicionamento digital, mentalidade empreendedora, inteligência emocional, dentre outros assuntos importantes para o advogado que deseja ser bem sucedido no presente e ter um futuro promissor.
6.Comece pelo Porquê, Simon Sinek
Considerado um best seller sobre negócios, Comece pelo Porquê é uma obra enriquecedora que ajuda os advogados a saberem o propósito de seu escritório. Ademais, é uma ótima leitura para os líderes que desejam inspirar suas equipes.
A leitura pode aprimorar a gestão de equipes e contribuir para pensar em maneiras de melhorar a produtividade e o engajamento delas, visto que colaboradores que sentem que possuem um propósito trazem mais resultados.
O autor ficou conhecido pela sua palestra no TED Talks sobre o tema, na qual explica que as pessoas não compram o que você faz, mas o seu porquê de fazer o que você faz. Os profissionais que possuem dificuldade de encontrar um sentido para o seu trabalho e de motivar as pessoas precisam ler a obra e ver a palestra. Confira-a abaixo:
7.Governança estratégica para escritórios de advocacia, José Paulo Graciotti
Publicado pela Revista dos Tribunais, a obra é um guia para todos os gestores de escritórios de advocacia. Ele ensina a como se adaptar às mudanças da sociedade, aos novos ambientes e principalmente, às expectativas dos clientes.
Excelente para gestores experientes e iniciantes que precisam aprimorar suas habilidades no gerenciamento do escritório, das equipes, dentre outros aspectos.
8.Advocacia 5.0, Isabella Fonseca Alves e Marcílio Guedes Drummond
A forte presença da tecnologia impactou diversos setores da sociedade e nas profissões, como a advocacia. Essa obra trata da transformação digital na profissão do advogado.
Embora muito se fala em Direito 4.0 ou Advocacia 4.0, os autores demonstram a necessidade de se olhar para o futuro para entender a sociedade 5.0 e os possíveis impactos dela no mundo jurídico, construindo um Direito 5.0.
Confira um vídeo abaixo sobre a transformação digital na advocacia!
9.O advogado do amanhã, Giovani Ravagnani, Bruno Feigelson e Daniel Becker
O advogado do amanhã é outro dos livros para advogados que não podem deixar de ser lidos pelos profissionais que desejam ser bem sucedidos e se preparar para o futuro.
Considerado a versão brasileira da principal obra do mundo sobre o futuro da advocacia, escrita pelo professor Richard Susskind, que escreveu o original: Tomorrow ‘s Lawyers: an introduction to your future.
A obra oferece uma abordagem multidisciplinar e defende que o futuro do serviço jurídico, será em uma realidade onde os negócios globais se basearão na internet, produção de documentos on-line, terceirização de processos, práticas simuladas na web, dentre outras previsões.
Os autores tiveram o cuidado de tratar do tema sobre a perspectiva da realidade brasileira. Assim como a obra de inspiração, o livro é um guia para todos os que desejam modernizar o setor jurídico.
Perguntas frequentes
Veja abaixo algumas das perguntas mais frequentes sobre livros para advogados!
Quais livros um advogado deve ler?
Um advogado deve ler sempre obras atualizadas sobre a sua área de atuação, sejam elas doutrinas ou livros didáticos. No entanto, o profissional não deve se restringir apenas a esses tipos de escritos, devendo diversificar e ter contato com todo tipo de leitura, o que contribui para o seu crescimento pessoal e profissional.
O que ler para ser um bom advogado?
Para ser um bom advogado, é preciso se atualizar constantemente e ler livros atualizados sobre a especialidade que escolheu para atuar. Além disso, é preciso buscar leituras referentes a temas importantes como: gestão, tecnologia, marketing, administração, aprimoramento da escrita, dentre outros.
Quais os livros para estudar Direito?
Os livros mais indicados para aprender o Direito são as doutrinas, que são obras escritas por referências em um determinado segmento jurídico ou assunto, bem como livros que perpassam por outras áreas das humanidades, como Sociologia, História, Filosofia, Antropologia, Ciências Políticas, dentre outras.
Nesse artigo, você viu 9 livros para advogados que podem ser boas leituras para ganhar aprendizados e aprimorar habilidades. Existem inúmeras leituras e indicações. Por isso, após se debruçar sobre as obras citadas aqui, busque por outras para continuar aprendendo!
E se você gostou desse artigo, veja agora o que é o legal design e os benefícios dele para o seu escritório!


Equipe ADVBOX