marketing para advocacia
ADVBOX

Como alcançar o crescimento na advocacia?

Como atingir o crescimento na advocacia? Essa é uma pergunta importante considerando a concorrência na área do Direito. 

Dados da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), apontam que o Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. Proporcionalmente, há um advogado para 164 brasileiros

Durante a leitura desse post você compreenderá como crescer no Direito por meio dos seguintes tópicos:

  • Qual a área que mais cresce no Direito?
  • Como crescer na área do Direito?
  • Qual será o futuro da advocacia?

Continue com a leitura desse artigo para saber mais como crescer profissionalmente na advocacia, assim como a melhor maneira de alavancar seu escritório jurídico.

Qual a área que mais cresce no Direito?

A advocacia é uma das profissões mais antigas e tradicionais em todo o mundo. Mas, nem por isso, ela parou no tempo. 

Assim como em outras áreas, os advogados têm buscado melhores oportunidades e acompanhado as novas demandas da sociedade.

Só exemplificando, mudanças nas leis, a internet e a consciência ambiental exigem novos conhecimentos dos profissionais. Ao mesmo tempo, oferecem segmentos com vasto campo de atuação, inovadores e oportunidades de crescimento na área jurídica. 

Veja, a seguir, alguns desses segmentos.

1. Direito Civil

O Direito Civil é a maior área de atuação no ramo, pois são muitos os casos que necessitam desse tipo de encaminhamento. 

Direito de Família, Direito dos Contratos, Direito de Sucessão, Direito das Pessoas, Direito dos Fatos Jurídicos e Direito das Obrigações, são os casos em que advogados dessa área podem atuar e crescer profissionalmente.

2. Direito Empresarial

O Direito Empresarial cuida dos interesses das empresas de qualquer porte. O ramo tem aberto oportunidades de crescimento na advocacia, principalmente, com a retomada de investimentos no setor privado. 

Os profissionais dessa área trabalham na prevenção dos negócios, analisando e oferecendo soluções a possíveis transtornos legais.

3. Direito tributário

O Direito Tributário proporciona uma ampla atuação do advogado que se dedica à área, pois, além de advogar, ele pode prestar consultoria. 

O serviço é oferecido desde escritórios pequenos a empresas de grande porte, já que todos precisam ser transparentes quanto aos tributos para não sofrerem prejuízos financeiros.

4. Direito trabalhista

A Reforma Trabalhista é um bom exemplo de oportunidade de crescimento para o advogado Trabalhista. Ela trouxe muitas mudanças na relação empresa-trabalhador que podem trazer alguns desacordos de uma das partes. 

A Reforma da Previdência também evidencia um nicho importante para esse profissional se destacar na área.

5. Contencioso civil

A crise econômica que atinge o país abriu mais espaço para o advogado contencioso. Esse profissional é responsável por mediar conflitos de interesse diversos, desde relações trabalhistas à defesa dos direitos do consumidor. 

Seu trabalho é propor conciliações e acordos que sejam bons para os envolvidos no processo.

6. Direito digital

O Direito da Tecnologia da Informação é uma das principais especialidades que cresce na área jurídica, como resultado da transformação digital que atingiu a sociedade.

O uso intenso dos serviços on-line oferece um enorme campo de atuação para advogados ligados à segurança digital, seja para proteger empresas ou consumidores.

Os profissionais atuam em casos de crimes cibernéticos, direito do consumidor digital e na orientação sobre a ampla legislação na área como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

7. Compliance jurídico

O advogado de Compliance é outra carreira em alta no Direito. 

Para serem competitivas, as empresas necessitam seguir boas práticas de produção e de mercado. Diante disso, o especialista cuida para que elas sigam as leis exigidas tanto interna quanto externamente, evitando problemas jurídicos.

8. Direito ambiental

Empresas são muito cobradas atualmente para seguirem padrões de sustentabilidade. Assim, o Direito Ambiental se destaca na orientação sobre a responsabilidade das empresas com o meio ambiente e o respeito às leis relacionadas.

Os profissionais também atuam na punição de organizações que descumprem tais exigências.

9. Direito da propriedade intelectual

O cenário econômico atual abriu oportunidades para a criatividade no setor empresarial. Como resultado, surgiram novos produtos e serviços que precisam ser registrados. 

Para isso, o especialista em propriedade intelectual entra em campo, garantindo a documentação necessária, a fim de proteger a empresa contra cópias e fraudes.

Clique na imagem para acessar o material "Gestão Digital de Escritórios de Advocacia", de forma gratuita

Como crescer na área do Direito?

Passar anos estudando, atingir a graduação, a especialização e passar pela Prova da OAB. Após tudo isso, teoricamente o profissional de advocacia está pronto para enfrentar a grande concorrência na área e atingir o crescimento profissional.

Mas, infelizmente, não.

Atualmente, as transformações na sociedade atingem muitas profissões, exigindo novas competências, estratégias e posturas para que o profissional atinja o sucesso. E na advocacia isso também acontece.

Então, como crescer na área? A seguir, confira algumas dicas.

1. Estude

Estudar é a palavra-chave para enfrentar  a concorrência e garantir o crescimento na área jurídica. Portanto, o advogado deve estudar sobre todos os assuntos rotineiros em sua atividade, com o intuito de alcançar um excelente desenvolvimento profissional.

Nesse sentido, entra, ainda, a atualização, já que o Direito é um área dinâmica, com leis mudando a todo instante. 

Ter proficiência em outras línguas, como o inglês, também conta muito, pois a globalização exige advogados capazes de representar empresas em qualquer parte do mundo.

2. Profissionalize-se

Escritórios familiares não combinam mais com as exigências do mercado atual. Por isso, os advogados que querem crescer na área devem profissionalizar bem seus escritórios para passar confiança aos colaboradores e soluções ao cliente.

3. Planeje-se

Os advogados têm uma rotina intensa e por isso devem planejar muito bem sua agenda e seus processos. Dessa maneira, estão preparados para enfrentar o dia a dia e qualquer surpresa que vier com ele.

4. Seja ético

A ética profissional  existe em todas as profissões e divide os bons e maus profissionais. Por isso, mesmo com todas as mudanças do mercado, os advogados não devem esquecer do Código de Ética da OAB em sua atuação. 

Oferecer um serviço de qualidade ao cliente e pautado na moralidade profissional ajuda no crescimento na área jurídica.

5. Procure referências

Todos temos ídolos em nossas profissões. Da mesma forma, o advogado pode buscar a sua referência profissional e conhecer sua trajetória, seus erros e o que a levou ao sucesso. É uma boa forma de buscar seu crescimento na advocacia.

Pense em quem você admira na advocacia e inspire-se em seu ídolo!

Qual será o futuro da advocacia?

O mundo não é mais o mesmo, Mudanças ocorreram na sociedade e atingiram todas as profissões. No Direito, as transformações exigem que os advogados ultrapassem o campo técnico do Direito.

Assim, novas habilidades, percepções e investimentos fazem parte do futuro da advocacia e contribuem para  o crescimento na profissão.

1. Novas tecnologias

Não cabe falar de futuro na advocacia sem citar investimentos em tecnologias e recursos digitais. Seja para o profissional, seja  para o escritório, essas ferramentas garantem a otimização dos trabalhos e o crescimento buscado na área. 

Os softwares são as estrelas nesse processo. Só para exemplificar, com eles, é possível pesquisar leis, fazer petições e conversar com clientes remotamente. Como resultado, os advogados têm mais tempo para se dedicar na resolução dos casos. 

Algumas tecnologias que podem auxiliar o advogado do futuro:

  • Softwares para gerenciar escritórios; 
  • Ferramentas para pesquisar sentenças; 
  • Serviços de armazenamento em nuvem; 
  • Aplicativos como WhatsApp, e-mail e outros canais de atendimento digitais.

2. Qualidade

Mas a tecnologia não faz todo o trabalho sozinha. Após analisar as informações oferecidas por ela, o advogado do futuro terá que apresentar soluções eficientes e eficazes, contando com sua experiência e conhecimento profissional.

3. Especialização

O futuro conta com profissionais especializados em uma área do Direito, como o Direito Digital, Ambiental, Energético e Compliance. Dessa forma, eles devem buscar uma pós-graduação ou um mestrado nos setores.

Assim, por meio dessa especialização, eles conquistam espaços diferenciados – e que fogem de áreas de atuação que estão saturadas – e crescem na advocacia.

4. Inteligência emocional

Apesar da tecnologia, o Direito é feito de relações interpessoais, seja com clientes ou colaboradores. Por isso, o advogado do futuro deve desenvolver a inteligência emocional para facilitar essas relações e atingir o crescimento profissional.

5. Estar conectado

A internet é uma vitrine atual para qualquer profissional que queira crescer em seu setor.  

Portanto, o advogado pode usufruir das facilidades desse meio e investir em um bom site e redes sociais que divulguem sua imagem e serviços oferecidos. Por meio do Marketing Jurídico, o advogado do futuro atinge ainda mais clientes e visibilidade.

6. Serviços personalizados

Com a tecnologia cuidando de processos burocráticos, sobra tempo para o advogado do futuro oferecer soluções personalizadas, de acordo com a necessidade do cliente. 

Nesse sentido, ele pode atuar na resolução consensual de conflitos e na advocacia preventiva.

7. Gerenciar competências

O advogado do futuro também deve perceber os cenários que surgem e as competências comportamentais e técnicas necessárias para lidar com eles. Assim, consegue construir vantagens e crescer na carreira.

Em resumo, com um mercado concorrido na área do Direito, o crescimento na advocacia envolve um misto de estudo, investimento e uma nova percepção do papel do profissional no mundo atual.

Certamente, tudo isso trará o diferencial esperado ao profissional e ao escritório no qual atua.

E você, está preparado para esse crescimento?

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas