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Marketing nos escritórios de advocacia do Brasil: quais estratégias usar a seu favor?

Você sabe como fazer marketing nos escritórios de advocacia do Brasil atualmente? A forma como a propaganda é feita nos dias de hoje mudou, e é necessário se adaptar. Por esse motivo, é essencial estar atento ao que pode trazer resultados para seu negócio.

Saber quais estratégias adotar, e como elas podem trazer bons resultados, é essencial para o seu escritório. Por isso elencamos algumas práticas que podem ajudar o seu negócio, além de outras informações essenciais sobre o tema.

Confira!

Como fazer marketing de um escritório de advocacia?

O marketing nos escritórios de advocacia do Brasil ainda é um tema considerado relativamente novo. Isso porque muitos negócios do ramo acabam ignorando totalmente essa área, pois acham que não tem tanta relevância.

Segundo dados da pesquisa da SeccoAttuy.com, hoje a audiência dos escritórios nos meios digitais é muito baixa, por exemplo. E para mudar essa situação, o ideal é investir em estratégias de marketing, que tornam a sua atuação no mercado muito mais ajustada.

E para isso separamos algumas ações que podem ser tomadas para melhorar o posicionamento do seu escritório. É necessário mudar para garantir que o seu negócio tenha condições de se tornar uma opção viável contra a concorrência.

Enfim, abaixo separamos algumas estratégias que podem ser interessantes para o seu escritório.

Confira!

1. Investimento no mundo digital é excelente

Uma das ações que o seu escritório de advocacia pode tomar para melhorar o seu posicionamento no mercado é investir na internet. Hoje, essa ação é básica para garantir que o seu negócio será, ao menos, notado pelo público.

No cenário atual, quando um cliente precisa de algo, a tendência é que ele procure, primeiro, na internet. Logo, se o seu escritório estiver presente no Instagram ou no Google Meu Negócio, por exemplo, as chances de serem vistos é muito maior.

Por fim, essas ferramentas digitais também contam com meios que te ajudam a atrair mais clientes. Tudo isso te ajuda a alcançar um público maior, mais diverso, e aumenta a probabilidade de ter contato com quem, realmente, precisa do seu escritório.

2. Clientes antigos não devem ser abandonados

Outra estratégia comum de marketing nos escritórios de advocacia do Brasil é o contato com clientes antigos. Ou então manter contato com novos contratos, muitos advogados cometem o erro de ignorar que já tem uma cartela de clientes inativos.

Muitas vezes eles precisam do seu serviço, porém, ou não se lembram do seu escritório, ou estão procurando por outras alternativas. Contudo, se o seu negócio fizer contato, justamente no momento de procura, as chances de fechar contrato são maiores.

Isso porque, os clientes antigos já te conhecem, já sabem dos seus pontos fortes e fracos, e já entendem o que podem esperar. Por isso, mande mensagens para os mais antigos, ofereça serviços novos, e esteja sempre conectado com eles.

3. Crie conteúdo para informar o seu público

Hoje, além de contratar serviços, o público também valoriza muito os escritórios que informam sobre o tema. Por isso, é importante que o seu negócio crie conteúdo para ser consumido nas redes sociais e em outras plataformas.

Criar postagens informativas, além de textos para blogs, com a finalidade de informar o público, é essencial. Além disso, posts do tipo tornam possível utilizar técnicas SEO que fazem com que o seu negócio ganhe mais espaço na internet.

De toda forma, verifique quais são os temas mais procurados pelo público, e então faça postagens sobre isso. Dessa maneira, as chances de você ser encontrado na internet aumentam consideravelmente, o que te ajuda a ter mais clientes.

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4. Ofereça brindes por indicação

Essa estratégia não é tão comum em escritórios de advocacia, porém, pode trazer excelentes resultados. Oferecer brindes por indicação, como um desconto no próximo processo, é uma boa forma de fidelizar clientes.

Se um cliente indicar outro, que acabou fechando contrato com seu escritório, o indicador deve ser bonificado com isso. Dessa maneira, é possível criar uma rede onde todos acabam se beneficiando, tornando a situação positiva para todos.

Contudo, adote essa estratégia apenas se tiver a certeza de que não será prejudicado financeiramente. Diminuir o lucro em certos processos é aceitável, porém, ter problemas financeiros por isso não é uma alternativa viável.

5. Apresente o diferencial do seu escritório de advocacia

O seu negócio precisa se portar como a melhor alternativa para o seu público, ao menos naquele momento. Por isso, não deixe de deixar claro o que pode fazer, além de destacar os pontos fortes que você sabe que se destacam.

Por exemplo, se o seu negócio consegue realizar determinado tipo de serviço em um tempo curto, informe isso para o cliente. Além disso, sempre deixe claro todos os serviços que você oferece, pois podem ser necessários para o público.

Enfim, busque estar presente nos principais canais para aumentar o seu alcance e conseguir mais clientes. São ações que trazem excelentes resultados a longo prazo, e por isso, quanto antes começar, antes vai acabar colhendo os frutos.

Como fazer marketing digital na advocacia?

Quando estamos falando sobre marketing nos escritórios de advocacia do Brasil, é preciso evitar cometer alguns erros. Eles são muito comuns, e acabam influenciando diretamente no resultado que o seu escritório obtêm com as suas estratégias.

Entre os erros que você deve procurar evitar, os principais são os seguintes:

  • Normas OAB: alguns escritórios não respeitam as regras da OAB quando falamos sobre a publicidade na advocacia;
  • LGPD: coletar e proteger os dados de quem acessa os seus domínios online, de maneira ética, é essencial para a construção da sua imagem;
  • Evitar o “juridiquês”: sabemos que são muitos os termos técnicos utilizados na área jurídica, porém, o ideal é evitá-los com quem não vai entender;
  • Técnicas de SEO: use os seus meios de comunicação de forma inteligente, adotando palavras-chave e profissionais do marketing para ajudar nesse sentido.

Enfim, muitos dos erros apontados aqui também acabam afetando diretamente a produtividade da sua equipe. É preciso corrigir o que está impedindo o seu negócio de crescer, e, para isso, é necessário implementar mudanças. 

Quais os nichos mais lucrativos na advocacia?

Além de entender o marketing nos escritórios de advocacia do Brasil, também é importante falar sobre os nichos lucrativos. Existem algumas áreas dentro do sistema jurídico que podem acabar trazendo maiores resultados financeiros para os advogados.

Entre as áreas de maior destaque nesse sentido, podemos destacar as seguintes como as principais:

  • Direito Ambiental: a proteção ao meio ambiente é uma pauta relevante atualmente, e por isso, muitas empresas buscam advogados especialistas na área;
  • Direito Empresarial: organizar as atividades econômicas de uma empresa, para melhorar seu funcionamento, também pode ser da alçada jurídica;
  • Direito Tributário: a tributação brasileira não é simples de ser entendida, e por isso, advogados especializadas na área podem ter mais clientes;
  • Direito Trabalhista: tanto para empresas, quanto para funcionários, essa alternativa conta com muitos processos sendo movidos diariamente;
  • Direito de Propriedade: disputas por bens também são comuns, e por isso, esse nicho jurídico acaba estando, geralmente, em alta.

Qual a importância do marketing jurídico?

Quando falamos sobre marketing nos escritórios de advocacia do Brasil, muitos podem não entender a sua importância. Porém, ao analisarmos a sua função, já fica claro o quanto é essencial investir tempo e recursos nesse tipo de estratégia.

Atingir um público mais amplo, mas que tem interesse nos seus serviços, é importante para o seu sucesso. Quanto mais pessoas conhecerem o seu escritório, maiores são as chances de fechar negócios e manter e fazer com que as suas finanças não sejam prejudicadas.

Porém, é claro, tenha muita atenção para não fazer a captação indevida de clientes dentro da área jurídica. É preciso respeitar as normas criadas para garantir que o seu escritório não seja penalizado graças à abordagem adotada.

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Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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