Maturidade Digital do Escritório

Vídeo descritivo do episódio sobre a Maturidade Digital do Escritório, em conteúdo da ADVBOX sobre Direito, Tecnologia e Gestão.
Clique aqui para assistir o episódio no Youtube, mas se preferir, segue o roteiro…
O que é Maturidade Digital?
Maturidade Digital é o aumento de fluxos de trabalho baseado no ciberespaço com o qual os clientes e a equipe estão familiarizados.
Um escritório de advocacia com alta maturidade digital tem o seu marketing, negociação, fechamento de contratos e atendimento ao cliente totalmente online, assim como a sua produção jurídica, RH, financeiro e controladoria jurídica, não possuindo necessidade de nenhum contato presencial, seja com clientes, advogados, equipe ou Judiciário.
Como avaliar a Maturidade Digital de uma empresa?
Para alcançar alta maturidade digital do escritório é preciso evoluir na estratégia de crescimento, nas capacidades das pessoas e na organização.
Sendo assim, trocar a estratégia de crescimento é o primeiro passo. Repense a jornada do cliente do seu escritório do início ao fim.
Os clientes costumam ser fiéis ao canal de atendimento. À vista disso, se você fechou o contrato no balcão do escritório, o cliente tende a retornar presencialmente para ser atendido, mesmo que seja trabalhoso para ele. No entanto, optando por canais digitais de aquisição de clientes a equipe inteira começa a praticar o uso das ferramentas tecnológicas e, dessa forma, evolui.
Aos poucos é possível migrar os clientes antigos para o atendimento digital com proatividade, atualização do processo judicial por email ou celular e respostas rápidas.
Qual a importância das ferramentas digitais?
A capacidade do ser humano depende do uso. Sendo assim, é preciso disponibilizar ferramentas digitais de qualidade e ter alguém para ensinar a usar corretamente.
Hoje, em escritórios não digitais, cada colaborador sai usando a ferramenta que achar melhor, pagas ou não, dispersando o trabalho, criando barreiras de acesso, deixando informações desorganizadas e o conhecimento jurídico em modelos de documentos.
Qual o melhor sistema para advogados?
Os escritórios precisam de uma caixa de ferramentas, um box digital feito especialmente para advogados para centralizar toda a operação.
Ao uniformizar o uso das ferramentas e centralizar a informação, é possível familiarizar toda equipe com a mesma tecnologia e aos poucos incrementar no trabalho novos robôs, automações e posteriormente algoritmos, inteligência artificial e tecnologias integradas que reaproveitem todo trabalho feito para realizar mais operações automáticas.
Quando um humano executa uma tarefa, uma boa tecnologia usa aquela ação para atualizar tudo e gerar ações sozinho, ou seja, fazer 1 clique valer por 10.
Além disso, uma equipe que usa a mesma tecnologia fica mais unida e consegue evoluir junto na suas competências digitais.
Tarefas repetitivas são trocadas por bots e aplicativos. Por outro lado, tarefas demoradas são aceleradas, como a geração de petições com automações, a automatização dos avisos de prazos judiciais ou a entrega de informações automática para os clientes.
O que um líder deve fazer?
Todavia, tudo isso só acontece se houverem líderes com conhecimento digital diretamente envolvidos e comprometidos em incrementar novas tecnologias, reorganizar procedimentos e promover novas maneiras de trabalho.
Para isso, é preciso estudar e experimentar as tecnologias, conhecer e testar ferramentas, investir dias de pesquisa e uso, ler sobre o assunto e focar no aumento da produtividade.
Hoje, o melhor stack tecnológico para advocacia digital é composta pelos seguintes softwares:
- WordPress – site e blog;
- Google Analytics;
- RDStation – marketing;
- ADVBOX – CRM, Controladoria Jurídica, gestão de intimações, gestão de tarefas, agenda compartilhada, controle de processos e clientes, automação do atendimento pós venda, gestão de parcerias, financeiro, biblioteca de modelos de petições e Business Intelligence;
- Digisac e Whatsapp- chat;
- Gsuits – emails corporativos;
- Zapsign ou OAB assinaturas – assinatura digital;
- Asaas – emissão de cobranças;
- Caso tenha uma estratégia paga de crescimento – Facebook Ads e Google Ads.
Maturidade Digital do Escritório
O ADVBOX trará novos conhecimentos sobre Direito, Tecnologia e Gestão, apresentando temas inovadores para advogados e advogadas pensarem na sua profissão com uma visão aprimorada de negócios.
O programa será composto por episódios que vão ao ar todas as segundas-feiras, às 17h.
Para assistir este episódio basta clicar aqui.
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