Orçamento de controladoria: saiba como ter um escritório financeiramente saudável
Controladoria jurídica

Orçamento de controladoria: saiba como ter um escritório financeiramente saudável

Todo advogado sabe que manter um escritório lucrativo sem o auxílio de uma controladoria jurídica é uma tarefa praticamente impossível. Contudo, nem todo mundo pensa sobre algo básico para o funcionamento desse setor: o orçamento de controladoria.

Ainda que ele faça parte do orçamento total do escritório, é importante que os gestores deem uma atenção redobrada aos investimentos que serão destinados exclusivamente ao funcionamento da controladoria jurídica.

Afinal, ela é a responsável pelo bom funcionamento dos demais setores do escritório. Ou seja, o orçamento de controladoria jurídica é um dos mais importantes instrumentos para o sucesso de um escritório de advocacia!

Assim, é importante lembrar que cabe à controladoria estabelecer um orçamento que abarque as metas a serem alcançadas pela Banca, além de prever os custos de operação dos serviços, como honorários, custos administrativos, impostos e outros.

Dessa forma, ao estruturar o orçamento total do escritório, também cabe a ela definir a quantidade de dinheiro para sua própria atuação. Pode parecer paradoxal, mas sem o aporte financeiro necessário toda a gestão financeira do escritório fica comprometida.

controladoria jurídica

Em outras palavras, o planejamento financeiro realizado pela controladoria precisa prever os gastos necessários para o bom funcionamento do escritório e avaliar se eles estão sendo realizados da maneira adequada. E é claro que isso inclui o próprio orçamento de controladoria.

Além disso, quando forem realizadas revisões orçamentárias a fim de sejam realizadas as adaptações necessárias para o melhor desempenho do escritório, o investimento realizado na controladoria deve ser sempre o primeiro da lista.

Se a controladoria não for capaz de realizar suas funções adequadamente, nenhum outro setor conseguirá.

Acompanhe esse artigo para aprender tudo que é necessário para elaborar um orçamento de controladoria eficaz que garantirá o sucesso do seu escritório. Boa leitura!

O que é orçamento na controladoria?

O orçamento de controladoria é a quantidade de recursos disponibilizados exclusivamente para o funcionamento da controladoria jurídica de um escritório. Ou seja, quanto dinheiro o setor terá disponível para realizar suas atividades.

É importante notar que, como dito anteriormente, entre as atribuições da controladoria está também a definição orçamentária do escritório, inclusive o seu próprio.

O gestor precisa ter em mente que o definição do orçamento de controladoria é um momento importante e que irá garantir a excelência no desempenho da organização.

1. Definição inicial

É a partir da definição inicial desse orçamento que a equipe da controladoria estabelece os objetivos do escritório, direciona os recursos disponíveis para os pontos mais importantes e cria um plano de ação que permite o sucesso das metas.

Como já é sabido, a controladoria jurídica de um escritório de advocacia está envolvida em várias atividades, incluindo a gestão de processos judiciais, o gerenciamento de documentos, a análise de contratos e o acompanhamento da gestão financeira.

Desse modo, é preciso que o orçamento de controladoria preveja quanto tempo, recursos e esforços serão necessários para que a produção jurídica do escritório ocorra sem maiores percalços.

Com isso também é possível controlar os custos e assegurar que os recursos sejam alocados de maneira eficiente e eficaz.

2. Orçamento próprio

Ao criar o orçamento próprio, a equipe da controladoria deve levar em consideração o histórico de desempenho, as demandas atuais, os objetivos estratégicos e as necessidades financeiras do escritório.

Assim, é possível garantir que todos os recursos sejam alocados de maneira adequada para permitir que a Banca não só atinja seus objetivos como cresça de acordo com as demandas de um mercado jurídico cada vez mais competitivo.

Em outras palavras, o orçamento de controladoria é fundamental para garantir a qualidade e a eficiência da atuação jurídica. Ele é projetado para que a equipe possa alcançar seus objetivos e manter a organização financeiramente saudável.

Orçamento de controladoria: saiba como ter um escritório financeiramente saudável

Quais são as etapas do processo orçamentário na controladoria?

A elaboração de um processo orçamentário bem estruturado é fundamental para o planejamento e controle dos recursos financeiros de um escritório de advocacia.

Afinal, é a partir do orçamento que o gestor pode avaliar se a Banca está alinhado com seus objetivos e se a gestão dos recursos está sendo realizada de forma eficiente.

A saber, o processo de definição do orçamento de controladoria é composto por quatro etapas principais: planejamento, preparação, execução e acompanhamento.

Acompanhe a seguir o que cada um dessas etapas compreende!

1. Planejamento

Na etapa de planejamento a controladoria analisa as necessidades do escritório e estabelece metas e objetivos a serem alcançados.

Além disso, nesse momento também são definidos os recursos necessários para atingir essas metas, bem como as fontes de financiamento.

2. Preparação

Já na etapa de preparação, a controladoria prepara o orçamento detalhado, considerando todas as variáveis necessárias.

Aqui também são estabelecidas as previsões de receita e despesa de forma ampla e abrangente.

3. Execução

Durante a execução, a controladoria monitora o orçamento e a execução dos projetos definidos nas fases anteriores.

Esta etapa também inclui a realização de auditorias e a execução de controles internos para garantir a saúde financeira do escritório.

4. Acompanhamento

Por fim, na fase de acompanhamento, a controladoria acompanha o orçamento e avalia se os resultados alcançados estão de acordo com as metas e objetivos estabelecidos.

Esta etapa também inclui a comparação dos resultados atuais com os resultados orçamentados e busca soluções para possíveis falhas observadas durante o processo.

Qual a importância dos orçamentos para a controladoria?

Como ficou evidente até aqui, um orçamento de controladoria bem planejado e executado é fundamental para o sucesso de qualquer escritório de advocacia.

A partir da análise dos orçamentos, o Controller e sua equipe podem fazer ajustes no planejamento, gerenciar os custos e monitorar o desempenho da equipe jurídica.

Além disso, orçamentos bem elaborados permitem que os gestores tenham uma estimativa mais precisa dos custos dos serviços jurídicos prestados. Desse modo, a tomada de decisões é muito mais segura e evita-se surpresas desagradáveis.

A elaboração do orçamento de controladoria também ajuda na administração dos custos do escritório de advocacia.

Por meio da análise dos orçamentos a controladoria jurídica consegue verificar o gasto total e o gasto por área, bem como identificar onde há desperdícios e oportunidades de economia.

Ademais, por meio do monitoramento dos orçamentos o gestor pode identificar e tratar problemas antes que eles causem prejuízos.

Em suma, é por meio do orçamento de controladoria que o gestor jurídico pode fazer ajustes no planejamento, gerenciar os custos, monitorar o desempenho da equipe e acompanhar o gasto total.

Mais conhecimento para você

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia

Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!

Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor!

O que é a Controladoria Jurídica e como funciona

Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos

Advocacia baseada em dados

Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas