Organizar escritório com controladoria jurídica
Controladoria jurídica

Organizar escritório com a controladoria jurídica

Organizar escritório de advocacia é um processo complexo que requer planejamento, recursos e monitoramento.

Por exemplo, a controladoria jurídica é fundamental para garantir que a gestão seja eficiente e que as informações sejam precisas. Esse setor tem o objetivo de gerenciar e analisar os processos de um escritório de advocacia.

Para que o gestor tenha sucesso no gerenciamento e consiga organizar escritório de advocacia, é importante que ele implemente os principais conceitos da controladoria jurídica na realidade da sua produção jurídica.

A começar pelo levantamento de informações e pela análise de custos. Essa análise envolve a identificação de todos os gastos envolvidos na execução dos serviços prestados pelo escritório.

Outro passo importante é estabelecer um sistema de controles internos. Esse sistema deve permitir que o escritório controle e gerencie seus processos com maior eficiência. Além disso, é importante definir as responsabilidades de cada departamento do escritório.

Ademais, também é necessário estabelecer uma rotina de trabalho eficaz e monitorar os processos de forma periódica.

Por fim, os profissionais desse setor devem acompanhar a rentabilidade do escritório. Isso significa que é necessário avaliar e monitorar a receita obtida com cada caso. Dessa forma, será possível identificar os serviços mais lucrativos e os mais deficitários.

Organizar escritório de advocacia com a controladoria jurídica é um desafio, mas é um passo fundamental para garantir a eficiência dos processos. Isso porque a controladoria jurídica permite que os gestores enxerguem a realidade do escritório e tomem decisões mais assertivas.

Siga a leitura do artigo para aprender tudo sobre a organização do escritório com a controladoria jurídica!

Qual é a função da controladoria?

É inegável que a controladoria digital vem se tornando cada vez mais importante para a boa organização dos escritórios de advocacia, justamente por permitir que eles gerenciem seus processos judiciais e administrativos com eficiência e segurança.

controladoria jurídica

O papel da controladoria jurídica digital é fornecer ao escritório de advocacia um sistema que possa controlar e gerenciar seus processos judiciais em todas as suas etapas.

Desse modo, o sistema de controladoria jurídica digital é capaz de controlar todas as informações, documentos necessários, contatos, integrações com outros sistemas, etc.

Esses sistemas também permitem que os advogados acessem os processos, documentos eletrônicos e assim por diante de qualquer lugar que estejam.

Além de fornecer um sistema de controle eficiente, a controladoria jurídica digital também permite que os advogados façam um controle mais eficaz das finanças do escritório.

Os sistemas digitais possuem recursos de segurança que impedem que dados sigilosos possam ser acessados por pessoas não autorizadas.

Isso significa que as informações dos clientes e processos judiciais estarão seguras e não poderão ser acessadas por pessoas não autorizadas.

Além disso, a controladoria jurídica digital ajuda os escritórios de advocacia a melhorar sua produtividade, pois os advogados conseguem acessar informações e documentos de forma rápida e segura.

Por isso, estar atento às possibilidades de otimização de processos e organização da gestão jurídica é essencial para qualquer escritório que busca destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

Quais são as principais ferramentas da controladoria?

A Controladoria Jurídica Digital tem se tornado cada vez mais essencial para qualquer escritório de advocacia moderno.

Com uma grande variedade de ferramentas, é possível aprimorar os processos do escritório, facilitar a comunicação e simplificar a tomada de decisões.

Pensando nisso, selecionamos as principais ferramentas para controladoria jurídica digital que vão ajudar o seu escritório a alcançar resultados cada vez mais eficientes e satisfatórios.

  • Gestão de Documentos: Esta é uma das mais importantes ferramentas da Controladoria Digital. Ela permite a organização de todos os documentos de uma só vez, ajudando na rapidez na busca de informações;
  • Controle de Prazos: Com esta ferramenta é possível acompanhar todas as movimentações jurídicas desempenhadas, como prazos, audiências, etc. Ela traz maior segurança e evita falhas nos processos e entregas de documentos;
  • Gerenciamento de Processos: Esta ferramenta ajuda a organizar e acompanhar os processos que envolvem a área jurídica. Também é possível controlar o andamento das causas, quem está responsável por cada etapa e o tempo de duração de cada uma delas;
  • Monitoramento de Contratos: Esta ferramenta é essencial para o controle de contratos. Ela permite o acompanhamento de prazos, renovações e pagamentos, proporcionando maior segurança para o escritório.

Essas são apenas algumas das principais ferramentas para controladoria digital que vão ajudar o seu escritório a reduzir custos, aprimorar processos e garantir muito mais segurança para sua equipe e seus clientes.

Como organizar o seu escritório?

Como já pôde ser visto nesse artigo, a controladoria digital é um dos principais pilares para o que um gestor tenha sucesso ao organizar escritório de advocacia. Por isso, é fundamental que seu fluxo de trabalho seja feito de forma eficiente e segura.

Para te ajudar nessa tarefa, vamos abordar todos os detalhes de como deve ser a organização do escritório de advocacia com a controladoria digital.

Para começar, é importante que você entenda quais são os principais pontos de uma controladoria digital bem estruturada.

1. Base de dados

O primeiro passo é criar uma base de dados segura e centralizada para armazenar todos os documentos importantes relacionados ao escritório. Isso inclui documentos relacionados a processos judiciais, contratos, bem como as informações financeiras.

2. Fluxo de caixa

A segunda etapa é desenvolver mecanismos para controlar o fluxo de caixa do escritório.

Uma controladoria digital bem estruturada deve ter sistemas de emissão de notas fiscais eletrônicas, controle de contas a receber e a pagar, controle de estoque e outras ferramentas necessárias para a gestão financeira do escritório.

Organizar escritório com controladoria jurídica

3. Software jurídico

Outro ponto importante é o investimento em softwares jurídicos. Assim, você consegue gerenciar todos os processos judiciais e outras tarefas do escritório de maneira eficiente.

O software também deve ter um sistema de acompanhamento de processos, para que você possa acompanhar todos os detalhes das suas causas com maior facilidade.

4. Segurança

Por fim, é importante lembrar que a controladoria digital não é só sobre organização, mas também sobre segurança.

Por isso, é fundamental que você invista em sistemas seguros para armazenar todos os seus dados. Também é importante contar com serviços de backup para ter uma cópia de segurança dos seus documentos em caso de algum problema.

Seguindo essas dicas de organização você estará pronto para montar uma controladoria digital eficiente e segura para o seu escritório de advocacia.

É importante lembrar que esse é um processo contínuo e que você deve atualizar e aperfeiçoar sua controladoria regularmente para garantir que o escritório se mantenha organizado.

Mais conhecimento para você

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros artigos que também podem te interessar:

Descubra quais são os melhores filmes de advogados
O poder dos Blogs Jurídicos para um escritório
O que é um escritório digital?
O que um site de escritório de advocacia não pode deixar de ter?

Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas