Organização dos processos
Business Intelligence

Software de business intelligence: por que você precisa de um? Entenda!

Os advogados que trabalham com análise de dados sabem que contar com um bom software de business intelligence é essencial para que esse processo seja feito de forma eficiente.

A escolha de uma ferramenta eficiente é fundamental, visto que o processo de coletar, tratar e analisar dados do escritório de advocacia é trabalhoso e precisa ser feito com atenção.

Contudo, para escolher um bom sistema, é preciso entender do que eles são feitos, bem como as vantagens e particularidades de cada um. Para escolher o melhor para o seu escritório, continue a leitura desse artigo e entenda o que é e como escolher um bom software de business intelligence!

O que é business intelligence?

Antes mesmo de falar sobre os softwares de business intelligence, é preciso entender o que significa este termo em inglês. Também conhecido pela sigla BI, podemos traduzi-lo como inteligência de negócios. Em alguns casos, utilizam o termo “inteligência empresarial” para se referir a ele.

De modo simplificado, trata-se de um conjunto de práticas para captar, tratar e analisar dados, transformando-os em informações que sejam relevantes para uma empresa. Ao aplicar o conceito, as companhias conseguem tomar decisões relevantes e direcionar as suas ações de modo que elas tenham mais chances de ter bons resultados. 

Com o BI, o seu escritório de advocacia pode reunir dados sobre: comportamento do consumidor, tendências do mercado jurídico, informações sobre os concorrentes, dentre outros que sejam relevantes para uma atuação estratégica. 

Ao contrário do que muitos pensam, o business intelligence não é uma ferramenta, mas sim um conceito diferenciado de análise de dados. Inclusive, já era utilizado muito antes da tecnologia aparecer. Contudo, com o avanço da tecnologia, esse processo precisou ser aprimorado para atender às necessidades atuais. 

Logo, surgiram diversos softwares de business intelligence que aplicam o conceito e possibilitam que as empresas possam organizar e analisar informações de forma ágil e eficiente. 

O que são dados?

Para compreender o que se trata, pense nos dados do seu escritório como pedaços que precisam se juntar para criar uma informação que seja completa e compreensível para o responsável pelas decisões dentro de um negócio. 

Na prática, ao realizar uma análise de BI, é possível captar dados de diversas fontes, como: sites, blogs, portais de notícias, redes sociais, dentre outros. 

Dessa forma, o seu escritório consegue compreender o que ocorre em um determinado assunto e ter noção das tendências. Assim, poderá tomar decisões mais estratégicas que melhore o negócio. 

Neste artigo, o objetivo não é se aprofundar no que consiste o BI. Caso você precise entender melhor o que se trata esse conceito, veja os artigos abaixo:

O que é um software de business intelligence?

Um software de business intelligence é uma ferramenta que possibilita a coleta, organização e análise de dados por meio do conceito de BI. É importante mencionar que existem outros métodos de análise de dados. Sendo assim, é possível encontrar ferramentas que utilizam outros conceitos diferentes.

Existem diversas alternativas disponíveis no mercado. Inclusive, é possível encontrar softwares de business intelligence que são feitos especificamente para um determinado nicho do mercado, como a advocacia, por exemplo.

Business Intelligence

Desse modo, é preciso pesquisar as opções e verificar as funcionalidades de cada uma para poder fazer a melhor escolha para o seu negócio.

10 softwares de business intelligence disponíveis no mercado

Conforme mencionado, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado. Cada uma delas tem as suas particularidades. Por isso, é importante pesquisar sobre o que elas oferecem e como podem contribuir com o crescimento do seu escritório.  

Veja abaixo 10 alternativas para auxiliar você a escolher o melhor software de business intelligence do mercado!

1. Power BI

O Power BI é o software de business intelligence da Microsoft, sendo um dos mais conhecidos do mercado. 

Trata-se de uma alternativa mais econômica e funciona bem para quem tem o costume de utilizar muito o Excel. Contudo, o desempenho pode não ser satisfatório quando o trabalho envolve a análise de grandes quantidades de dados. 

2.Google Data Studio

A Google também possui a sua ferramenta, a Data Studio. Ela funciona como uma plataforma de análise de dados completa e possibilita a criação de relatórios. 

Outrossim, é muito vantajosa para quem trabalha com as ferramentas do Google, visto que o software possibilita a integração com o Docs, Ads, Sheets, Analytics, dentre outras. 

Então, é possível captar dados dessas fontes para criar relatórios e gráficos, atualizar dados e acompanhar os resultados. 

3.Metabase

Outro software de business intelligence muito conhecido, o Metabase pode ser uma alternativa para gestores iniciantes na análise de dados. 

Do mesmo modo, ele possibilita consultas bastante complexas, visto que permite o uso da linguagem SQL e de um editor de texto integrado. 

Como é de fácil manuseio, pode agradar escritórios de diversos tamanhos, inclusive os menores. Por fim, a ferramenta possibilita que equipes diferentes possam colaborar entre si no momento de avaliar os dados. 

4.Tableau

O Tableau é um software de business intelligence que entrega relatórios completos e de fácil compartilhamento. 

Isso significa que a ferramenta possibilita que os usuários compartilhem as análises de forma simples, sem que seja necessário fazer com que todos os membros da equipe tenham acesso ao programa. Logo, é possível manter a organização e o controle de acesso à plataforma. 

Ademais, o Tableau é focado em análises mais visuais e também é de fácil manuseio por iniciantes. 

Entretanto, os custos para utilizar o software podem ser altos, o que faz com que muitas empresas (e escritórios de advocacia) de pequeno porte não optem por ele. 

5.QlikView

O software de business intelligence da Qlik possui alto desempenho, visto que pode descobrir dados sem mesmo fazer pesquisas.  

Possui diversas funcionalidades, como: integração de fontes de dados variadas, capacidade de carregar inúmeros tipos de arquivos, visualização de gráficos totalmente interativa, dentre outras.

Ademais, o maior foco está na segurança dos dados. Logo, a ferramenta busca proteger as informações das empresas. 

6.Sisense

O software de business intelligence da Sisense é indicado para gestores que não possuem tanto conhecimento em tecnologia. Isso porque ela apresenta uma interface amigável, permitindo a gestão de um grande volume de dados de diversas complexidades de forma colaborativa. 

Sendo assim, qualquer membro da equipe poderá aprender facilmente a manuseá-lo, bem como analisar e visualizar os dados necessários.

7.Board

A Board, na verdade, é um pacote de ferramentas que oferece serviços completos em BI. O foco dela é trabalhar na captação e no suporte de análise de dados, tanto para melhorar a gestão do negócio como um todo quanto para tomar decisões que gerem novas oportunidades. 

Dentre as características deste software de business intelligence, estão:

  • Acesso a diversas fontes de dados;
  • Personalização de tarefas para a análise e planejamento;
  • Gestão de performance e análise do negócio, dentre outras. 

Em síntese, embora não seja um software de business intelligence propriamente dito, apresenta ferramentas que auxiliam nas análises de BI e é muito buscado por muitas empresas.

8.IBM Watson Analytics

Esse é um dos softwares de business intelligence mais conhecidos do mercado. A ferramenta trabalha com a tecnologia de computação na nuvem. Isso significa que todos os dados do negócio não ficam armazenados em um ambiente físico, mas sim em um local na internet. 

Por meio dela, é possível analisar dados de maneira confiável e de fácil compreensão. Assim, o gestor pode realizar questionamentos para encontrar as respostas que precisa. 

Uma das maiores vantagens do IBM Watson Analytics é que ele entende perguntas realizadas de forma natural e entrega insights após isso. 

9.Adobe Analytics

O Adobe Analytics é um software de business intelligence que possibilita que você implemente, em tempo real, diversas análises detalhadas. 

Ademais, entrega relatórios personalizados que podem ser compartilhados tanto por e-mail quanto por celular. 

10. Oracle BI

Outro software de business intelligence, o Oracle BI se apresenta ao mercado como uma das alternativas mais robustas e completas do seu segmento. 

Sendo assim, se o seu escritório possui um grande volume de dados, esta ferramenta pode atender às suas necessidades. 

Dentre algumas funcionalidades do sistema, estão:

  • A criação de dashboards dinâmicos;
  • A utilização de ferramentas para conseguir insights;
  • O carregamento de um grande volume de dados;
  • A programação de alertas em caso de mudanças no comportamento dos dados.

Estes são apenas alguns dos softwares de business intelligence disponíveis no mercado. Obviamente, existem outros que não foram citados, mas vale a pena procurar e avaliar as utilidades deles também.

Software de business intelligence: por que você precisa de um? Entenda!
Software de business intelligence: por que você precisa de um?

A ADVBOX e o BI

Os escritórios de advocacia possuem particularidades e necessidades específicas. Logo, ao escolher as ferramentas indispensáveis para a gestão do negócio, é preciso analisar as alternativas disponíveis no mercado para escolher aquelas que realmente entendem os negócios jurídicos e tragam resultados para o escritório.

A ADVBOX possui o software jurídico mais completo do mercado. Do mesmo modo, a empresa entende a importância do BI para advogados e gestores trabalharem de forma estratégica. 

Pensando em melhorar a experiência desses líderes e buscando sempre auxiliar os clientes a prosperarem, a empresa disponibilizou uma ferramenta de business intelligence na versão ELITE do software jurídico. 

Esta versão é a mais completa e é ideal para escritórios que buscam atuar de forma a fazer o negócio crescer de maneira inteligente.

Qual software é o melhor para o meu escritório de advocacia?

Primeiramente, é preciso deixar claro que não existe resposta para essa pergunta! O seu escritório deverá analisar o que cada um dos softwares de business intelligence disponíveis no mercado oferece e optar por aquele que mais agradar.

Contudo, lembre-se de que a versão ELITE do software jurídico ADVBOX possui uma ferramenta de BI que contribui muito para o seu escritório tomar boas decisões em relação ao negócio. 

Pense no seguinte: por que ter diversas ferramentas se existe uma completa e que oferece tudo o que o seu escritório precisa para ter uma boa gestão? 

Lembre-se disso e, caso tenha dúvidas sobre a ADVBOX, converse conosco que lhe ajudaremos!

Bônus: aprenda sobre BI com a ADVBOX

A ADVBOX entrega diversos conteúdos gratuitos para que advogados atuem de forma estratégica para fazerem os seus negócios crescerem. Sendo assim, aproveite e confira uma aula sobre BI na advocacia e veja como isso pode ser vantajoso para o seu escritório!

Esse artigo sobre software de business intelligence lhe ajudou? Então aproveite e confira outro artigo de um tema parecido que pode implementar os seus conhecimentos! Veja agora o que é a jurimetria big data

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas