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Por em prática um plano de atendimento jurídico eficaz e gratificante para o cliente pode ser um grande desafio. Problemas de atendimento em escritórios aparecem geralmente através do atendimento reativo e da insatisfação da clientela. Clientes ligando constantemente para o escritório, perda de tempo desnecessário com atendimento, secretária ou secretário sobrecarregados, clientes reclamando do escritório nas redes sociais, enfim, poderíamos enumerar vários sintomas desse problema.

Um homem sorrindo em frente a um notebook sobre uma mesa, demonstrando as facilidades de um atendimento jurídico otimizado

Para ajudar a superar tais dificuldades, compartilharemos aqui informações para potencializar a qualidade do atendimento jurídico com facilidade e rapidez.

Colocando em prática hoje

Com as ferramentas e estratégias existentes hoje, é possível criar um sistema de atendimento que atenda cada vez mais clientes. Isso ocorre sem comprometer a qualidade do serviço e nem mesmo sobrecarregar membros da equipe.  Primeiro, é altamente recomendável que o escritório ofereça atendimento digital, prestando serviço de atendimento por e-mail e/ou redes sociais.

Essa iniciativa já representa um progresso enorme, pois já se consegue reduzir bastante as necessidades de atendimento por telefone e também presenciais.

Otimização de relacionamento e atendimento jurídico

Com o  escritório digital (digitalizando as informações do escritório e dos clientes), você consegue facilmente otimizar o relacionamento com o cliente através da automação de relacionamento.

A automação de relacionamento se dá basicamente pelo envio de mensagens pré programadas para notificações específicas. Assim, pode ser feita tanto em redes sociais quanto por Email e ainda por SMS.  Públicos de idade mais elevada, eventualmente, acabam não usando e-mail e redes sociais, sendo a automação de relacionamento via SMS uma solução incrível nesse caso. Contudo, mesmo os mais jovens, podem ser surpreendidos por informações relevantes via SMS.

Aproveitando os benefícios

Com as dicas aqui apresentadas se consegue não só eliminar problemas, mas também otimizar significativamente o atendimento, aumentando a satisfação do cliente e a produtividade do escritório, além de reduzir os custos com telefonia e comunicação.  O atendimento reativo, a sobrecarga de colaboradores e a insatisfação do cliente com certeza desaparecerão.

Aproveite essa possibilidade para iniciar logo a evolução do seu escritório, afinal, não é tão difícil quanto parece. Com a otimização e a automação do atendimento é possível resolver dificuldades e alavancar agora o desenvolvimento do seu escritório.

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Katiussa Bitencourt

É  jornalista formada pela UNISINOS,Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político. Sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

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