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Advocacia digital: ferramentas, estratégias e benefícios

Publicado por Eduardo Koetz em 24 de março de 202224 de março de 2022

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Você certamente já ouviu falar de advocacia digital, mas já parou pra pensar em como ela está atrelada a uma série de mudanças que vêm ocorrendo e que tem a internet como principal vetor?

Junto às inovações tecnológicas das últimas décadas, a internet é uma das grandes responsáveis por todas essas mudanças pelas quais nossa sociedade tem passado nos últimos tempos. Ambas andam lado a lado e evoluem cada vez mais rápido.

É curioso pensar que a internet não é tão antiga e tem apenas cerca de 50 anos. Ela foi inventada em 1969 e inicialmente era focada em questões militares. Somente cerca de 30 anos depois foi distribuída às pessoas por meio do primeiro provedor de acesso à rede mundial de computadores.

Ou seja, a internet para uso popular possui em torno de 20 anos de idade. Ainda assim, graças a ela muita coisa mudou nesse pequeno espaço de tempo. Muito do que já era considerado consolidado precisou se atualizar ou então se perdeu.

Digital x Analógico

Há 20 anos atrás, provavelmente não passaria pela cabeça da maioria das pessoas que em pouco tempo seria possível comprar os mais diversos itens, como roupas e calçados, sem sair de casa.

Ainda que as lojas físicas ainda existam, a maioria delas também possui um site de vendas para que seus consumidores possam comprar pela internet se preferirem.

Os bancos também já possuem aplicativos que permitem realizar a grande maioria das operações pelo seu telefone celular sem sair de casa. Existem ainda bancos que não possuem agência física e são totalmente digitais, um dos mais conhecidos é o NUBANK. As horas de espera nas filas não existem mais.

Outro setor muito tradicional e que mudou rapidamente devido à internet e a tecnologia é o dos transportes. A maioria dos taxistas migrou para o UBER, CABIFY ou 99. Esses aplicativos surgiram com a proposta de baratear e facilitar o transporte pessoal nas cidades.

No setor audiovisual sofreu uma das mudanças mais significativas e em menos tempo. As locadoras que trabalhavam com VHS tiveram que migrar para o DVD e, com a chegada dos serviços de streaming, se tornaram obsoletas. A transição do VHS para a Netflix ocorreu em menos de 15 anos!

Esse processo não foi diferente com a advocacia! A maneira como a gestão dos escritórios é realizada está mudando rapidamente e a advocacia digital está cada vez mais presente no meio jurídico.

E a Advocacia Digital?

Conseguiu perceber o quanto mudamos em tão pouco tempo? Atividades tradicionais e totalmente usuais do nosso cotidiano já não são mais realizadas da mesma forma. Hoje existem formas muito mais fáceis e baratas de realizá-las e essas mudanças já são acessíveis à maioria da população.

E como mencionado antes, o meio jurídico também sofreu o impacto dessas mudanças. As inovações tecnológicas chegaram para ficar no ramo do Direito, propondo atualizações necessárias e fortalecendo cada vez mais a advocacia digital.

A advocacia digital no judiciário

Até menos de 10 anos atrás todos os processos do sistema judicial brasileiro eram físicos. Hoje, cada Estado da Federação conta com um sistema próprio e processos digitalizados. Tudo acontece pela internet.

Para agilizar os processos em trâmite, o próprio Supremo Tribunal Federal já conta com uma inteligência artificial implantada no sistema.

Essa I.A. é chamada VICTOR e, segundo o Jusbrasil, “irá ler todos os recursos extraordinários que sobem para o STF e identificar quais estão vinculados a determinados temas de repercussão geral”.

A advocacia digital na advocacia

Atualmente já existem várias empresas de diversos ramos criadas com o intuito de facilitar a vida do advogado e inovar o ramo do Direito. Apesar das diversas mudanças ocorridas nos últimos tempos, esse ramo ainda é muito clássico e resistente à inovações.

Analisando o cenário do mercado jurídico atual, a ADVBOX percebeu que uma das principais tendências nesse meio é a gestão digital em escritórios de advocacia. Isso indica que será cada vez mais difícil para escritórios alcançarem o crescimento desejado sem aderir à advocacia digital.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais benefícios da advocacia digital identificados pela ADVBOX.

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O que é a advocacia em rede ou advocacia colaborativa?

Muitos profissionais da advocacia atuam em áreas que não condizem com as habilidades que desenvolveram em sua formação educacional ou experiência profissional. Isso torna o exercício da profissão exaustivo, afinal, é cansativo remar contra a maré. A advocacia em rede, possibilitada pela advocacia digital, é uma forma de exercer a profissão que busca conectar profissionais a partir de propósitos semelhantes e habilidades que se complementam. Dessa forma, a realização de projetos, atuação, representação e suporte é facilitada.

Como realizar a advocacia em rede?

Já existem muitas plataformas no mercado que permitem um trabalho compartilhado por advogados. O Google Drive, é um dos mais utilizados por permitir a confecção compartilhada de documentos ou planilhas em tempo real.

Porém, por não ter sido desenvolvido especificamente para o mercado jurídico, começa a apresentar problemas com o passar do tempo. Um dos mais comuns é a dificuldade de administrar uma quantidade muito grande de arquivos.

A ADVBOX, por sua vez, foi desenvolvida com o intuito de sanar os problemas específicos da profissão advocatícia e atender as demandas da advocacia digital. 

Sua interface conta com um menu exclusivo para o trabalho em rede, possibilitando o compartilhamento de processos com escritórios e advogados parceiros. Essa funcionalidade permite a centralização das informações necessárias para o trabalho em rede, facilitando a administração dos arquivos.

A distância já não é mais um problema!

Graças à advocacia digital, o advogado especialista no caso não precisa mais estar próximo geograficamente para realizar o exercício da profissão. As audiências por videoconferência já são uma realidade. E em muitos tribunais os processos são virtuais.

É a tecnologia desenvolvendo um campo fértil para uma nova mentalidade transformadora também no exercício da advocacia.

Advocacia Digital e qualidade no atendimento

Muitas vezes a insatisfação dos clientes com o escritório de advocacia é o que o impede de crescer, o que por consequência afeta o aumento da receita. É preciso entender que o cliente é sua fonte de renda e que realizar um bom atendimento deve ser prioridade. 

Ter um atendimento reativo, não estar disponível ou não atender todas as ligações e atendimentos pessoais, são fatores que geram insatisfação e podem levar seus clientes a falarem mal do seu escritório. Em termos de marketing isso é o que pode acontecer de pior.

A boa notícia é que a advocacia digital trouxe formas simples para otimizar o atendimento aos seus clientes.

Como otimizar o atendimento com a advocacia digital?

Ter um atendimento pró-ativo e se antecipar às dúvidas do cliente demonstra seu interesse e atenção à ele. Isso gera satisfação e leva seus clientes a indicarem seus serviços, o oposto do que foi demonstrado antes. A melhor forma de alcançar isso é com a utilização de um CRM. Esse é um sistema que centraliza as informações dos clientes e as utiliza para criar métricas que lhe auxiliam a entender as necessidades e demandas vindouras.

É possível integrar o CRM à gestão do escritório?

Integrar o CRM ao software utilizado para realizar a gestão dos demais setores do seu escritório é a maneira mais efetiva de elaborar um fluxo de trabalho que garanta a alta produtividade do seu escritório.

Com a experiência de quem já atua há anos no mercado jurídico e está sempre atenta às mudanças que surgem, a ADVBOX foi capaz de perceber essa necessidade de integração e atualmente é o único software jurídico disponível no mercado que conta com CRM integrado.

A advocacia digital existe para facilitar a vida do profissional do direito, seja na execução das tarefas cotidianas, seja na no atendimento adequado aos clientes. A centralização de processos é a chave para essa facilitação.

Métricas e Performance

Você consegue responder rapidamente quanto você teve de receita bruta no seu escritório nos últimos meses? Ou quanto tem de receita futura a receber? Ou ainda quanto você e sua equipe produziram no mês passado e qual é o seu fluxo de trabalho atual?

Sem essas respostas, não é possível saber onde e nem quanto precisa melhorar em cada área do seu escritório.

Essas respostas são encontradas a partir da gestão financeira, da gestão de procedimentos e do planejamento estratégico e mais uma vez a advocacia digital é uma aliada.

Como a advocacia digital ajuda na gestão do escritório?

Ter as informações e do seu escritório centralizados em uma única base, é o primeiro passo para otimizar sua gestão. Com as ferramentas adequadas é possível traçar métricas, acompanhar a produtividade e obter dados que indiquem o que precisa ser mudado e o que deve permanecer. 

Se o software utilizado pelo seu escritório possibilitar a gestão de todos os setores do seu escritório, você gastará menos tempo buscando os dados de diversas fontes e mais tempo analisando-os e aplicando os resultados.

Com a advocacia digital surgiu a possibilidade de implementar a Business Intelligence (B.I.) nos escritórios. Essa é uma técnica que utiliza os dados coletados para otimizar o fluxo de trabalho.

Além de contar com ferramentas para realizar a gestão de cada um dos setores do escritório, a ADVBOX também utiliza a B. I., integrando todos os setores e simplificando a gestão.

A Gestão digital na advocacia e a quebra de barreiras geográficas

Se você tem seu escritório em uma cidade pequena, ou até mesmo em uma cidade grande, e sente que poderia ir mais longe e atender clientes de qualquer lugar do mundo, a saída também é a advocacia digital.

Com tudo que já vimos, fica claro que é possível gerenciar toda produção do escritório de qualquer lugar. Da mesma forma,é possível buscar e atender clientes que estejam em qualquer lugar do mundo utilizando a internet.

Todas as pessoas com acesso à internet serão clientes em potencial, no mundo inteiro! Já pensou nisso? Ou então manter seus clientes locais, mas atendê-los com tranquilidade de qualquer lugar que você estiver. O que acha?

Isso seria um grande auxílio para o aumento da receita do seu escritório. Empreender sem limites, decolar no mercado da advocacia!

CRM: Otimizando o relacionamento com clientes

Cabe aqui falarmos um pouco mais sobre o CRM, pois será ele o responsável por garantir que seus clientes tenham a melhor experiência possível mesmo com todas as mudanças trazidas pela advocacia digital. 

CRM são as iniciais de Customer Relationship Management, que traduzido para o português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Trata-se de uma abordagem que, por meio de um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias, coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio. Assim, você pode antecipar suas necessidades, buscando atendê-lo da melhor forma possível.

O CRM  é utilizado em empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos. Também pode, e deve, ser utilizado pelo seu escritório de advocacia. Com o foco no cliente e técnicas de automação, seu atendimento ficará mais ágil, eficaz e satisfatório. Além disso, otimizará seu tempo nas tarefas de rotina, economizando horas incontáveis para focar em tarefas mais importantes.

Se você se interessa pela ideia de utilizar o CRM no seu escritório, veja de que forma ele pode ser aplicado e quais os benefícios que ele pode trazer para seu escritório.

Vantagens de usar CRM na advocacia digital

Como centralizar informações com CRM?

O primeiro passo para aplicação do CRM é centralizar todas as informações dos seus clientes em um só lugar. Quanto mais dados você conseguir reunir, melhor!

No caso da advocacia digital, a centralização dessas informações proporciona a melhora do atendimento e agiliza sua realização. Além disso, é possível implementar técnicas fáceis e avançadas de automação do relacionamento com o cliente.

Portanto, a prática de ter um pouco de informações  em uma pasta física, outro pouco numa pasta do computador, mais um pouco dentro dos processos nos tribunais deve ser encerrada.

Detalhamento de origens dos clientes

Tendo as informações de todos os clientes centralizadas em um único sistema, será possível detalhar a origem desses clientes. Saber a origem de cada um dos clientes é muito importante para traçar seus perfis.

Em caso de indicações, o que é muito comum na área advocatícia, você saberá dizer quem está indicando novos clientes, o que possibilita tomar providências para que aqueles que indicam estejam sempre ao seu lado e sirvam como ferramentas para a melhoria do relacionamento.

Seja com envio de lembranças e mensagens em datas comemorativas ou que façam sentido para estreitar e fortalecer o relacionamento. O importante é fazer com que seus clientes sintam-se lembrados e reconhecidos, mantendo as indicações.

Outra possibilidade trazida pela advocacia digital é medir os retornos do seu investimento em marketing, mídias sociais e anúncios.

Automação de relacionamento

Não há dúvidas de que o melhor marketing é você ser bem falado no mercado e ser indicado por clientes satisfeitos. E isso se alcança, justamente, tendo um atendimento de qualidade e tendo diferenciais no trato com os clientes. 

Uma das estratégias de marketing digital mais eficazes, e possível com a advocacia digital, é a integração do CRM com a automação de relacionamento com o cliente. A automação de relacionamento consiste no envio de mensagens programadas para os clientes do escritório.

Entendendo perfis, ações e contato do cliente com CRM, a automação de relacionamento pode oferecer resultados ainda melhores. Isso porque o CRM fornece os dados necessários para entendermos melhor quem são os clientes, suas preocupações e seus canais de comunicação (e-mail, SMS, redes sociais).

Com esse detalhamento e a automação, consegue-se uma série de benefícios e vantagens. A fidelização de clientes, o reconhecimento do escritório e, consequentemente, um maior número de indicações.

Há também uma diminuição nos custos e na quantidade de trabalho com atendimento, tornando a aquisição de novos clientes mais rentável e simples.

Além disso, também é possível automatizar o envio de mensagens por etapas de processos, reduzindo custos de comunicação com clientes, aumentando sua satisfação e diminuindo a carga de tarefas da equipe.

Já está convencido de todas as vantagens trazidas pela advocacia digital? Caso queira saber mais sobre o assunto acesse os outros posts no nosso blog.

Mas caso já esteja convencido e não queira mais perder tempo, experimente grátis a ADVBOX, teste todos os recursos e ferramentas disponíveis e descubra porque a advocacia digital está cada vez mais presente no meio jurídico!

software jurídico Advbox que pode auxiliar todo advogado a realizar a melhor gestão do seu escritório e organizar seus modelos de petições.
Advocacia Digital Eduardo
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

www.advbox.com.br

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Categorias: Tecnologia e Advocacia digital
Tags: Advocacia DigitalAdvogados

Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

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