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Você ao menos lembra quais era seus sonhos na época da faculdade? Infelizmente, o tempo de carreira do advogado (em qualquer carreira, na verdade) pode causar esse feito. Esquecermos qual era o grande sonho no início de tudo.

Advogado no topo de uma montanha com braços abertos representando liberdade. Ao fundo, uma paisagem bonita com outras montanhas e um lago.

Talvez na advocacia isso seja um pouco mais acentuado. Você diariamente está trabalhando com casos que podem realizar sonhos de outras pessoas. esse sonho pode ser uma aposentadoria, uma liberdade, a guarda de um ente querido, etc.

A verdade é que a luta para auxiliar outras pessoas a ajudá-las a conquistarem objetivos em questões muito delicadas pode fazer você colocar a si mesmo em segundo plano. Dessa forma, acabamos lutando pelos sonhos dos outros e esquecendo dos nossos.

O que mudou tudo?

Normalmente, saímos da faculdade com uma expectativa. Essa projeção é abastecida de ambições e sonhos. Infelizmente, a dureza do mercado de trabalho (que conta com 1 milhão de advogados no Brasil) e a complexidade do judiciário frustra essa visão.

A primeira alteração que costuma ocorrer é na área de atuação. Talvez a sua grande motivação sempre foi atuar em uma área X para favorecer um ideal do qual você acredita. Porém, as necessidades financeiras pressionam para você abrir o leque de opções e se tornar, cada vez mais, um advogado clínico geral.

Esse efeito se repete em diversas outras questões. Basicamente, o que acontece é o bloqueio do foco que você tinha. Assim, ao invés de mirar em algo que realmente gostaria estar fazendo, vem a obrigação de atender a diversas outras demandas.

Planos mudam. Faz parte da vida. Isso não significa que o seu sonho na gaveta deve ficar lá mofando para sempre.

Retomar o foco

Em primeiro lugar, identifique: qual era o seu sonho de advogado na época que escolheu o Direito?

Identificou? Anote isso em um lugar visível e tenha contato diário com esse objetivo.

Nossa instrução não será para você chutar o balde e dar um reset na sua carreira. mas sim mostrar que é possível, progressivamente, estar mais perto dos objetivos do advogado com um passo de cada vez.

Principalmente graças ao uso da tecnologia e da internet. Nesta publicação, vamos focar em dois grandes pontos que podem colaborar com seus sonhos e ressuscitar planos engavetados: tempo e demanda.

Mais tempo para focar no objetivo do Advogado

Como nosso tempo em vida é limitado, não existe bem mais precioso para a realização de qualquer coisa do que o tempo. Como um advogado, com todas as rotinas malucas e pressões da profissão, conseguiria ter mais tempo?

Nossa grande recomendação é com a digitalização do seu processo de trabalho de maneira organizada. Ou seja, através do uso de uma plataforma digital para cadastrar seus clientes e processos e tornar seu fluxo de trabalho mais dinâmico e simples de entender.

O uso de ferramentas adequadas para isso já nos mostrou, diversas vezes, aumento de agilidade do fluxo de trabalho. Inclusive, relatos de escritórios que aumentaram em 4x a quantidade de contratos fechados por mês após adotar essa estratégia. Usando o mesmo tempo de antes.

Lógico que recomendamos o software da ADVBOX. Afinal, ele nasceu dentro de um escritório de advocacia, sendo testado e aprimorado por diversos advogados durante 2 anos, justamente para atingir esse fim.

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Mais oportunidade de atuação para o advogado

A partir do momento que você consegue sustentar seu escritório com um trabalho mais ágil (ou seja, investindo menos tempo), você tem a opção de usar o tempo que sobra para algo.

Pode ser para trabalhar mais e fazer mais dinheiro. Pode ser para ir em busca de uma demanda mais específica (que, futuramente, também trará mais dinheiro). A decisão será sua.

Caso opte pela segunda, incentivamos MUITO a adoção de estratégias de marketing jurídico digital no seu escritório. Por que?

Algumas áreas específicas demais (que talvez sejam o que você tem vontade real de trabalhar) possuem demanda baixa. Principalmente quando você mora em uma cidade pequena. Nesse caso, o uso da internet derruba barreiras geográficas e abre um oceano de novas possibilidades.

Atingir pessoas em qualquer lugar

Através de um projeto sólido e bem elaborado de marketing de conteúdo, você encontrará na internet pessoas que estão procurando ajuda para resolver problemas muito específicos. Justamente os casos que você quer atender! E quanto mais você se especializar nessas demandas, maior será sua autoridade no assunto e mais as pessoas confiarão em você para obter essa ajuda.

É através dessa mentalidade que o advogado e muitos escritórios estão aderindo à hiperespecialização. Ou seja, o conhecimento aprofundado em processos complexos de um nicho muito específico. Uma vez que a internet coloca você em contato com o mundo inteiro, sempre haverão clientes. Mesmo em uma demanda de nicho.

Lógico que o resultado não virá da noite para o dia. Desde o início da implementação de uma estratégia de marketing jurídico digital até o primeiro contrato fechado pela internet o prazo pode ser um pouco longo. Algo entre 12 e 24 meses. Porém, já existem escritórios atuando 100% digitalmente em demandas hiperespecializada (e se mantendo muito bem) com 5 anos de aplicação do método.

Não seria bom ter essa realidade nos próximos 5 anos? Quanto antes você iniciar, antes o resultado será atingido.

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Lucas Steinmetz

Formado em jornalismo, especializado em estratégias e técnicas SEO e Professor do Instituto IbiJus. Lucas Steinmetz começou sua jornada como analista SEO dentro de um escritório de advocacia e elevou o número de acessos no blog de 20 mil para 315 mil visitas por mês. Possui mais de 11 anos de experiência em produção de conteúdo para internet. Atualmente, trabalhando em um dos mais completos métodos de marketing jurídico focado em qualidade e resultados sem ferir as normas da OAB.

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