Documentos sobre uma mesa com uma mão segurando uma caneta escrevendo sobre ele e fazendo a análise e interpretação de dados!
Business Intelligence

Descubra como funciona a análise e interpretação de dados

Trabalhar com a análise e interpretação de dados não é uma tarefa simples. Porém, é extremamente necessária para se construir e manter um negócio forte e competitivo. 

Os escritórios de advocacia podem realizar esse serviço com o auxílio de boas tecnologias para garantir o máximo de qualidade possível. Contudo, não basta apenas buscar um sistema que realize esse trabalho, é preciso entender como funcionam as suas bases para poder extrair o máximo de informações possíveis.

Nesse artigo, você aprenderá sobre a análise e interpretação de dados e como ela ocorre. Acompanhe a leitura e tenha bons aprendizados!

O que é análise e interpretação de dados?

O processo de análise e interpretação de dados pode ser dividido em duas etapas. A primeira consiste na análise e interpretação de informações com foco no cenário passado e atual (descritiva e diagnóstica). A segunda etapa se refere à análise de dados com foco em interpretar possíveis caminhos a se seguir daqui para frente (preditiva e prescritiva).

Primeiramente, é importante entender que o primeiro passo para iniciar esse trabalho é estar munido dos tipos de análise de dados e principalmente, organizar as informações de forma a conseguir obter boas interpretações. 

Antes de continuar a leitura, aproveite e adquira o nosso ebook para você aprender a analisar dados de forma eficiente e melhorar os seus resultados na advocacia:

Business Intelligence

Por que a análise e interpretação de dados é importante? 

O processo de análise e interpretação de dados é fundamental para qualquer tipo de empresa, independente do porte ou do mercado em que atua. 

Atualmente, é inimaginável ver uma companhia prosperando sem ter clareza dos dados e informações e saber o que significam. 

Falando especificamente dos escritórios de advocacia, imagine o quão desastroso seria a gestão se os líderes não soubessem, por exemplo, sobre os dados contábeis e sobre o público-alvo do escritório. 

Sem informações claras e concretas sobre o financeiro do escritório, como poderiam planejar investimentos para fazer o negócio crescer? E sem informações sobre o tipo de cliente que procura os serviços jurídicos, como poderiam pensar em estratégias de atração e fidelização? 

Você percebe que sem o trabalho de análise e interpretação de dados, o escritório tomaria decisões sobre o negócio “no escuro”? Por isso que esse processo é extremamente importante, para dar segurança e embasar as decisões. 

Portanto, se você deseja ter um escritório forte e eficiente e garantir prosperidade, é fundamental saber trabalhar com a análise e interpretação de dados de forma eficaz para, assim, tomar decisões pautadas no que eles dizem. 

Tenha em mente que os dados podem indicar diversos pontos que merecem atenção dentro de uma companhia. Logo, uma gestão baseada em dados é mais assertiva, diminui problemas e possibilita um crescimento mais saudável. 

Aproveite e já reserve um tempo para ler os conteúdos abaixo e complementar os seus estudos:

Análise e interpretação de dados: descubra como funciona!
Análise e interpretação de dados: descubra como funciona!

Quais são os benefícios da análise e interpretação de dados?

Existem diversos benefícios que a análise e interpretação de dados pode oferecer para a sua empresa. Confira abaixo alguns.

Ajuda na tomada de decisões

O principal benefício – e também o mais comentado – da análise e interpretação de dados é que o processo ajuda na tomada de decisões, tornando-a mais eficiente e inteligente.

Decisões baseadas em dados aumentam as chances de sucesso. Isso porque as informações demonstram com clareza a realidade do negócio e o cenário atual, permitindo, assim, que os gestores criem metas realistas e tomem decisões melhores embasadas. 

Esse trabalho de análise e interpretação de dados é contínuo. Sendo assim, sempre que surgir novas questões para serem estudadas, é fundamental realizar todo o processo, do seu início ao fim. 

Permite identificar tendências 

As informações que você consegue no processo de análise e interpretação de dados pode lhe ajudar a descobrir tendências. Por exemplo, ao analisar as vendas dos serviços jurídicos, o seu escritório pode identificar oportunidades de criar novos serviços que podem ser do interesse do público. 

Nesse exemplo, além de beneficiar o escritório, que pode ver aumentar a receita e a carteira de clientes, pode se diferenciar dos concorrentes e melhorar a sua reputação entre os consumidores por criar um serviço que eles tinham muita demanda. 

Melhora a utilização dos recursos financeiros

Ao implementar adequadamente os processos de análise e interpretação de dados, torna-se possível melhorar a eficiência dos custos empresariais. 

Isso significa que você poderá ter clareza sobre a utilização do dinheiro e assim, saber se deve reduzir ou aumentar os investimentos. Desse modo, é possível manter a saúde financeira positiva. 

O processo de análise e interpretação de dados pode, por exemplo, demonstrar que o problema está no atendimento, e não na atração de clientes. Logo, em vez de investir mais em campanhas de marketing, pode ser necessário investir na capacitação da equipe para atender melhor as pessoas que chegam ao escritório. 

Isso leva à otimização de recursos, o que pode elevar ainda mais a eficiência dos processos internos e consequentemente, do faturamento. 

Ajuda a obter previsões mais claras

Os escritórios que realizam a análise e interpretação de dados conseguem ter mais conhecimento sobre o negócio em si, seus processos e desempenho, bem como sobre o mercado, os seus clientes e seus concorrentes, dentre outros aspectos. 

Ao ter conhecimento sobre essas questões, conseguem identificar ameaças, oportunidades e desafios para então, adotar as medidas ideais mais rapidamente para aprimorar ou modificar o que precisa. 

Você já sabe dos benefícios de aplicar o business intelligence nos escritórios de advocacia? Aproveite e veja o vídeo abaixo e entenda:

Quais são os métodos de análise e interpretação de dados?

Existem diversas metodologias para executar o processo de análise e interpretação de dados. Abaixo, veja as 4 principais!

1.Análise preditiva

A análise preditiva se baseia em dados como uma forma de obter potenciais previsões de acontecimentos ou comportamentos futuros. 

Ou seja, o seu foco é na identificação de padrões passados, associando duas ou mais variáveis para se chegar a uma potencial relação de causa e efeito ou então, uma correlação entre os dados presentes nessas variáveis. 

Para entendê-la, imagine que, em todo mês de dezembro nos últimos 5 anos, a procura pelos serviços jurídicos do escritório caíram cerca de 30%. Nesse caso, o ideal seria verificar se existem possibilidades de aumentar os atendimentos nesse mesmo mês nos anos seguintes para evitar um saldo negativo. 

2.Análise prescritiva

A análise prescritiva tem como objetivo oferecer uma prescrição de uma conduta ideal diante de certos cenários. Em outras palavras, baseando-se nos dados disponíveis, o responsável pelas análises terá como resposta as alavancas necessárias para alcançar um determinado resultado ou a conduta ideal para mitigar riscos. 

Utilizando o mesmo exemplo anterior, se o escritório tende a ter menos atendimentos nos meses de dezembro, o analista pode indicar que, para evitar que isso se repita nos próximos anos, é necessário investir mais em estratégias de marketing nesse período. 

3. Análise descritiva

A análise descritiva é um tipo de análise e interpretação de dados muito intuitiva. O trabalho consiste em analisar os dados presentes e assim, descrever o que acontece no cenário atual, com base nos dados e na correlação entre eles. 

Em suma, é a compreensão em tempo real do que está acontecendo. Por exemplo, você consegue entender quantos atendimentos o escritório realiza por mês e ver que houve um aumento de 10% entre um trimestre e outro. 

4.Análise diagnóstica

Por fim, esse último tipo de análise e interpretação de dados tem como intuito trazer um diagnóstico de uma determinada situação com base nos dados disponíveis. Em outros termos, a análise diagnóstica se centra em contextualizar os dados e as variáveis, traçando correlações onde existem e chegando à raiz de um determinado evento. 

Por exemplo, se você percebe que os atendimentos semanais caíram 20% e, ao mesmo tempo, verifica que o número de acessos ao site baixaram 30%, conseguirá compreender que a baixa nos atendimentos ocorre porque houve uma diminuição nos acessos do site, encontrando, assim, uma potencial causa para o problema.  

Como é feita a análise e interpretação de dados?

É possível realizar a análise e interpretação de dados em diversos setores de um escritório de advocacia, como: comercial, financeiro, marketing, dentre outros. 

Sobre o atendimento, por exemplo, é possível utilizar os dados e realizar análises para tomar decisões que aumentem a fidelização dos clientes antigos e a retenção de novos contatos e assim, aumentar os serviços prestados e consequentemente, o lucro. 

Por outro lado, no marketing, é possível analisar diversos aspectos para, por exemplo, aumentar o acesso no site e no blog ou então, criar uma campanha de e-mail marketing que seja promissora. 

Em relação aos departamentos que cuidam das demandas judiciais, é possível analisar aspectos que melhore a produtividade das equipes e assim, ajude-as a trabalhar melhor, aumentando o lucro do escritório. 

Em suma, é possível realizar a análise e interpretação de dados em diversos aspectos de um escritório de advocacia.

Diante do que foi apresentado, você pode perceber que a análise e a interpretação de dados é fundamental para escritórios de advocacia conseguirem uma atuação mais inteligente. Dessa forma, conseguem alcançar metas e objetivos de forma eficiente e obter bons resultados.

Portanto, se você ainda não realiza esse processo, comece o quanto antes para poder ver as mudanças positivas acontecerem!

Esse artigo lhe ajudou de alguma forma? Aproveite e veja como proporcionar um bom atendimento ao cliente!

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas