Por que os custos do escritório não fecham com a receita?

Um dos erros comuns de advogados que decidem empreender na advocacia é não ter um olhar cuidadoso com relação aos custos do escritório.
Muitas vezes a falta de experiência ou o tempo escasso acabam fazendo com que esses profissionais deixem de lado a organização financeira. Como consequência, as contas do escritório não fecham com a receita.
É importante ter em conta que um escritório de advocacia é uma empresa completa.
Os custos do escritório incluem folha de pagamento, impostos e contas mensais de água, luz, manutenção ou compra de equipamentos, aluguel e taxas de condomínio.
Além destas, tantas outras variações podem ser incluídas dependendo do lugar onde você trabalha.

Além das despesas, quem está na gestão do escritório de advocacia deve ter em conta o acompanhamento em tempo real – e facilitado – do recebimento de honorários e a cobrança de pagamentos.
Conhecendo todo esse cenário que envolve o financeiro e os custos do escritório, é necessário ter uma estrutura completa de gestão de despesas desde o início dos trabalhos.
Continue lendo esse post para descobrir como uma ferramenta é indispensável para um acompanhamento da área financeira do escritório.
Como acompanhar os custos do escritório de advocacia?
Contar com um sistema que possa gerenciar todas as informações de custos do escritório é imprescindível.
Afinal de contas, o volume de informações que passam por um escritório é imenso e só aumenta a cada dia que passa. É impossível obter sucessos sem um bom planejamento.
Existem no mercado diversos sistemas que “registram números” para que se possa buscar a informação quando necessário. No entanto, somente um ótimo sistema vai além.
Uma boa plataforma de controle financeiro precisa mostrar de forma simplificada a previsão financeira da empresa e os custos do escritório.
E é aqui que a tecnologia da ADVBOX entra em cena para auxiliar o seu trabalho.
Clientes que contam com o nosso software para fazer a gestão financeira do escritório têm à disposição uma ferramenta completa que permite aos gestores entender como está a saúde financeira em tempo real.
Com a ADVBOX é possível ter relatórios gerais ou individualizados de cada etapa.
E com isso, entender quais são as contas que estão no prazo para serem pagas, quais os recebimentos atrasados e incluir um livro caixa totalmente adaptado para a realidade jurídica.
Ter todas essas informações no mesmo software que também faz a gestão dos clientes é primordial para aumentar a produtividade da equipe que realiza o controle de custos do escritório.
Afinal, ter dados em um mesmo ambiente agiliza consultas e torna os processos muito mais simples.
De maneira resumida, contar com um software para fazer o controle de custos do escritório traz benefícios como:
- Registros financeiros armazenados em ambiente seguro;
- Acesso às planilhas pode ser feito em qualquer lugar do mundo;
- Possibilidade de acompanhar em tempo real como está o fluxo de caixa e agir imediatamente se houver algum problema;
- Você pode emitir boletos para os clientes e enviá-los digitalmente de maneira rápida e segura;
- Ter uma área dedicada para investimentos.
Você pode começar a testar os recursos do menu financeiro da ADVBOX agora mesmo. Conheça gratuitamente durante 7 dias.
O que significa gastos fixos e esporádicos?
Se na hora de fazer a gestão de custos do escritório de advocacia você tem a percepção que as contas não fecham, talvez seja o momento de olhar para as despesas e estabelecer metas para alcançar a saúde financeira.
Coloque em planilha – com a ajuda da ADVBOX – os seus custos fixos e também os esporádicos e identifique onde podem ser feitos cortes para economizar.
Na etapa de custos fixos você pode incluir: aluguel, luz, impostos, folha de pagamento, fornecedores, entre outros pagamentos que você deve fazer todas as semanas ou meses.
Já os gastos esporádicos devem ser incluídos os pagamentos de horas extras e manutenção de equipamentos, por exemplo.
O importante aqui é ter clareza sobre todos os gastos que você tem no escritório e faça uma análise muito criteriosa se o dinheiro da empresa está sendo aplicado da melhor maneira.
Ou ainda, se há opções de cortes que poderão auxiliar a reduzir as despesas sem interferir na qualidade do atendimento aos clientes.
Quanto lucra um escritório de advocacia?
Essa é uma complexa de ser respondida, afinal, depende muito da área escolhida, do porte do escritório e também da cidade onde a empresa está localizada.
Entretanto, para falar de lucros é determinante ter uma visão sobre os custos do escritório.
Traçar uma estratégia financeira eficiente é fundamental para o sucesso dos negócios e, na hora de fazer esse planejamento, é importante ter alguns cuidados.
O ideal é, como em qualquer setor de trabalho, que a equipe envolvida tenha domínio da contabilidade e demonstrações financeiras.
Inclusive conseguindo visualizar possibilidades de futuros investimentos que tragam retorno positivo para as finanças do negócio.
Conhecer os valores que entram e que saem do caixa do escritório é primordial para poder garantir que a receita cubra todos os custos inerentes ao funcionamento do escritório.
Como já comentamos anteriormente, no menu financeiro da ADVBOX todos os números são organizados com gráficos facilitadores que deixam bem clara a situação da saúde financeira do escritório.
Não importa se você é um advogado individual (que decide sozinho as estratégias de seu negócio) ou um gestor de uma grande firma.
Os dois perfis de profissionais irão encontrar nos gráficos uma forma mais simplificada e assertiva de visualizar as informações mais completas possíveis.
Acesse este link e entenda um pouco mais do menu financeiro ADVBOX.


É jornalista formada pela UNISINOS,Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político.
Sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados 2018 pela Resultados Digitais.
0 comentário