balança e celular conectados para a otimização de atendimento jurídico
Fechamento de Contratos

Você já pensou em atender além do território nacional?

O atendimento de clientes de fora do Brasil, não é muito comentado no mundo jurídico, mas é uma oportunidade para quem deseja expandir seu alcance.

É comum que os advogados foquem apenas no Brasil e atendam as demandas daqui.

Mas você já pensou em fazer atendimento de clientes de fora do Brasil e viver novas experiências no mundo jurídico? Ser reconhecido é essencial para formar novos contratos, mas por que se limitar ao Brasil?

Em quais países o advogado brasileiro pode advogar?

Se você tem interesse em realizar atendimentos de clientes de fora do Brasil precisa saber quais são os países em que isso é permitido.

Confira agora:

  • Estados Unidos;
  • Inglaterra;
  • Países do Mercosul;
  • Portugal.

1. Estados Unidos

Você já sonhou em trabalhar nos Estados Unidos? Então saiba que é possível!

Contudo para isso é necessário prestar a prova da ordem do estado em que deseja trabalhar.

Isso é para caso você tenha interesse em trabalhar em estados como Califórnia, Flórida, Geórgia, Washington e Nova Iorque, que são considerados estados mais flexíveis.

No entanto, alguns estados permitem apenas que advogados que se formaram nos Estados Unidos desempenhem a função.

2. Inglaterra

Para que o advogado brasileiro consiga trabalhar na Inglaterra, é necessário que ele realize uma prova de proficiência e conhecimento do sistema jurídico local. 

Assim, caso o advogado consiga a aprovação, ele poderá registrar-se como advogado estrangeiro e se filiar a um escritório de advocacia local ou até mesmo abrir o próprio escritório.

3. Países do Mercosul

Uma das maiores vantagens de trabalhar nesses países é a distância.

Apesar de não ser possível trabalhar como advogado, não deixa de ser uma ótima oportunidade para ganhar novas experiências na área.

Ou seja, o advogado poderá desempenhar a função de consultor. Para isso precisa demonstrar aptidão profissional, submeter-se ao código de ética do país que pretende atuar e estar inscrito no órgão de classe.

4. Portugal

Portugal é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, seja pela facilidade do idioma, das comidas e das promessas de uma condição de vida melhor.

Para trabalhar nesse país é imprescindível  que o advogado tenha concluído a faculdade de Direito no Brasil, seja aprovado pela OAB e que um escritório tenha interesse na sua contratação.

É claro que essas não são as únicas opções, existem diversas opções além dessas.

Mas cabe a você advogado saber qual país desperta o seu interesse e saber quais das exigências dos países você acredita ser capaz de realizar.

Afinal sonhar e ter ambições é essencial, contudo além de sonhar é importante ter o autoconhecimento para que você consiga de fato trabalhar em algum país do exterior.

O atendimento de clientes de fora do Brasil é possível, entretanto o esforço para conseguir atender esses clientes também deve ser levado em consideração, antes de tomar qualquer decisão.

GERENCIAMENTO DE EQUIPES
JURÍDICAS DE RESULTADOS

Como trabalhar com Direito fora do Brasil?

Diferente do que muitos pensam, existem muitas oportunidades no exterior, e o Direito possui muitas oportunidades, afinal todos os anos muitas pessoas se mudam para o exterior.

É lógico pensar que se essas pessoas tiverem que abrir um processo, elas irão buscar um advogado brasileiro, afinal dessa forma é mais provável que o cliente se sinta mais confortável.

Por isso diversos escritórios no exterior estão contratando advogados brasileiros para solucionar essas demandas.

O primeiro pensamento que você pode ter é de querer trabalhar para algum escritório, mas alguns países permitem que você crie seu próprio escritório para advogar no exterior.

1. E agora? Por onde começar?

  • Economize;
  • Estude;
  • Planeje;
  • Não desista.

É importante começar a economizar, se planejar para ter conseguido juntar para passar alguns meses, somente com aquele dinheiro no caso de emergências.

Muitos países não permitem sua entrada no país sem um contrato de trabalho, então esteja preparado para as entrevistas e mantenha seu currículo atualizado.

Estude sempre! Em diversos países você terá que realizar testes como os de proficiência de conhecimento do idioma e os de conhecimento da área de direito.

Por fim, tenha resiliência. Afinal pode ser um processo demorado, já que são muitos fatores que determinarão se você será aprovado ou não, mas é importante manter em mente o seu objetivo.

Quais as vantagens de advogar fora do país?

  • Conexões;
  • Desafios;
  • Expansão dos negócios;
  • Experiências.

1. Conexões 

Com a internet, a distância não é mais um empecilho, hoje em dia você pode entrar em contato com pessoas de qualquer lugar do mundo.

Com isso, além de criar novas conexões com os seus clientes do exterior você também poderá manter as conexões que já existem no Brasil.

2. Desafios

Isso pode ser visto de maneira negativa para alguns mas para outros, isso pode ser exatamente o que a pessoa estava buscando.

Se esse for o caso, você lembra como era empolgante todo processo novo que você solucionava? Sente falta disso? O que você acha de buscar novos desafios em outro país?

3. Expansão dos negócios

Por que se limitar a atuar apenas no Brasil? Expanda seus negócios e busque novos clientes no exterior, com isso você poderá alavancar seu nome e aumentar seu poder aquisitivo. 

4. Experiências

Toda experiência é boa, seja para aprender algo novo, para colocar no seu currículo ou para acrescentar na sua vida profissional e muitas vezes também na pessoal. 

Como realizar o atendimento de clientes de fora do Brasil?

Você pode começar usando a internet a seu favor. Afinal, o atendimento presencial muitas vezes é proveitoso mas ele não é obrigatório. A tecnologia eliminou muitas barreiras que existiam antigamente.

Hoje é possível que seu cliente entre em contato com você por diversos meios. Sendo assim, você pode contar com o uso das redes sociais, como o Whatsapp, Instagram e Facebook.

E é claro, o Networking, a interminável busca por parcerias e conexões, com o uso da tecnologia você pode formar parcerias com advogados do exterior para atender brasileiros que moram no exterior. 

O Networking pode ser um fator determinante para que você consiga entrar em contato com outros advogados que já atuam no exterior.

Pense naquele colega de faculdade que se formou com você e está trabalhando em outro país, se você não conseguir uma indicação poderá pelo menos obter um pouco de informação.

Lembre-se que você está buscando uma nova oportunidade na sua carreira, quanto maior o número de pessoas que você conhecer da sua área, maiores serão suas chances de sucesso.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

Postagens Relacionadas