Instagram na advocacia: veja como atrair clientes nessa rede!
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Instagram na advocacia: veja como atrair clientes nessa rede social!

Aplicar o Instagram na advocacia é fundamental para uma estratégia de marketing jurídico digital funcionar. Mesmo que o seu público-alvo não esteja nela, essa é uma das redes sociais mais populares do momento.

Diante disso, conhecer maneiras de fazer o seu negócio se destacar nela pode contribuir muito para aumentar a visibilidade do escritório e principalmente, atrair clientes.

Por isso, nesse artigo você verá os benefícios do Instagram para advogados, bem como aprenderá dicas para poder tirar o máximo proveito dessa rede!

O que o advogado pode fazer no Instagram?

Primeiramente, é importante esclarecer algumas questões relacionadas ao marketing e a publicidade na advocacia, principalmente no tocante às redes sociais. 

Mesmo que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já tenha discutido sobre esse assunto, é comum encontrar profissionais que ainda têm dúvidas sobre o que é permitido e o que é vedado no marketing.

Inclusive, esse desconhecimento causa medo de punições.

De modo geral, a OAB permite a publicidade e o marketing, tanto o tradicional quanto o digital. Assim, os advogados podem divulgar os seus serviços, educar o seu público e utilizar sites, blogs e redes sociais para isso.

Cabe salientar que existe uma variedade de estratégias que esses profissionais podem aplicar para demonstrar autoridade, aumentar a exposição do negócio na sociedade e atrair clientes.

Para lembrar o que é permitido e vedado, lembre-se dessa regra: se você faz algo com o objetivo de ensinar, a sua estratégia é legal.

Caso contrário, se o que você fizer se caracterizar mercantilização, isso é totalmente proibido e pode resultar em punições. 

Nos próximos tópicos, você entenderá melhor o que é permitido ou proibido pelo Código de Ética, focando mais especificamente nas redes sociais. 

Para saber de forma completa todas as práticas proibidas e permitidas no marketing, confira o artigo abaixo:

Como usar o Instagram na advocacia?

Devido ao fato desse artigo ser voltado para ensinar estratégias e mostrar as vantagens do Instagram na advocacia, você verá aqui apenas as regras que cabem em relação ao uso das redes sociais.

Veja abaixo o que pode ser feito em um Instagram de escritório de advocacia!

1. Entregar conteúdos

O marketing de conteúdo nas redes sociais é a estratégia mais utilizada por escritórios de advocacia e empresas dos mais diversos ramos. Inclusive, ela é a mais eficaz para construir autoridade e atrair clientes.

Sendo assim, você pode divulgar conteúdos educativos sobre a sua área de atuação. Por exemplo, se o escritório atua em Direito de Família, é possível criar postagens ensinando sobre divórcio, regime de bens, inventário, dentre outros.

2. Divulgar eventos e entrevistas

Divulgar participações em eventos, palestras e entrevistas, bem como publicações de livros ou artigos em portais, por exemplo, também é permitido. Poucos advogados e escritórios fazem isso.

Essas publicações contribuem para criar autoridade e também geram conexão com o público. Além disso, deixam as suas redes sociais mais diversificadas, visto que não possui apenas um único tipo de conteúdo.

3. Dia a dia e rotina

Outro tipo de conteúdo que é permitido e funciona muito bem são as postagens que demonstram o dia a dia e a rotina do escritório.

Entenda que você se relaciona com pessoas que gostam de ver que, por trás de um negócio, existem outros humanos como elas. Essas postagens também geram conexão com o público.

Para advogados que atuam sozinhos, mostrar o dia a dia, inclusive fora do trabalho, também é uma maneira interessante de se conectar com o público. 

Ou seja, publicar o que você fez no seu final de semana, uma foto de um lugar diferente que conheceu ou conversar sobre outros assuntos costuma demonstrar que você é uma pessoa como qualquer outra, não apenas um advogado que apenas pensa em vender os seus serviços. 

4. Anúncios

Por fim, o Código de Ética permite fazer anúncios pagos nas redes sociais.

Uma das estratégias que os escritórios de advocacia mais utilizam é impulsionar, ou seja, pagar para o Instagram entregar um conteúdo educativo para mais pessoas. 

Desse modo, o escritório pode criar postagens explicando sobre os assuntos que mais possuem demanda e patrociná-las para que a rede social as entregue para mais usuários que sejam do seu público-alvo.

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O que o advogado não pode fazer no Instagram?

Acima, você viu algumas estratégias que são completamente legítimas de aplicar no Instagram do escritório de advocacia.

Contudo, é preciso também ter clareza do que não pode ser feito. Em muitos casos, o advogado pode ser punido e até ser excluído dos quadros da OAB.

Embora seja possível utilizar-se da criatividade e fazer postagens bastante interessantes, inclusive com humor ou para entreter, é preciso ter cautela para não criar algo que prejudique o seu negócio.

Diante disso, o que é ilegal de se fazer no Instagram na advocacia? Lembre-se sempre disso: mercantilizar a profissão.

Na prática, a mercantilização da advocacia está presente em postagens com dizeres como os abaixo:

  • “Trago o seu divórcio em 90 dias”;
  • “Contrate já o escritório e ganhe uma consulta grátis”;
  • Faça o seu planejamento sucessório conosco e ganhe 20% de desconto em uma ação judicial”, etc.

Esses são apenas alguns exemplos. Postagens como essas podem prejudicar o profissional. Para evitar denúncias e punições, jamais crie conteúdos com o objetivo de vender diretamente os seus serviços.

Instagram na advocacia: veja como atrair clientes nessa rede!

Como fazer um Instagram para advogados?

Antes de fazer uma conta no Instagram, o advogado deve estar atento às vantagens que essa plataforma pode oferecer.

Existem diversos benefícios do Instagram para advogados e escritórios de advocacia. Confira abaixo alguns deles!

1. Plataforma popular

O primeiro benefício de usar o Instagram na advocacia é o fato de que se trata de uma plataforma muito popular. Conforme a pesquisa da We are social e da Hootsuite, o Instagram tem cerca de 122 milhões de usuários. 

Diante disso, é muito possível que o seu público esteja presente nela.

Caso não esteja, provavelmente tem conhecidos ou familiares que possuem perfil na rede, o que pode fazer com que a sua mensagem chegue na sua persona por indicação. 

Ademais, a rede conta com um público bastante diversificado, abarcando desde pessoas muito jovens até usuários pertencentes à terceira idade.

2. Diversos formatos

Outra vantagem do Instagram na advocacia é que a rede permite entregar conteúdos em diferentes formatos. Além de postagens estáticas ou animadas, é possível fazer vídeos, inclusive com efeitos divertidos e atraentes.

Desse modo, é possível variar entre os formatos para deixar o perfil o mais completo e atraente possível.

3. Possibilidade de se diferenciar 

Embora muitos advogados e escritórios estejam presentes na rede, é possível buscar maneiras de se diferenciar.

Ao estudar sobre a rede, fazer um planejamento eficiente e aplicar estratégias eficientes, é possível se diferenciar dos concorrentes.

4. Anúncios

Os anúncios também são muito vantajosos para os escritórios de advocacia. Isso porque, dessa forma, é possível fazer o seu perfil e o seu conteúdo chegar em mais pessoas. 

O gerenciador de anúncios possibilita segmentar o público, fazendo com que a postagem apareça apenas para pessoas que podem ser clientes em potencial.

Dessa forma, você pode aumentar as chances de fazer a carteira de clientes do escritório crescer. 

5. Rede boa para engajamento e conexão

Mesmo que o seu escritório já entregue artigos no blog e postagens nas redes sociais, é bom utilizar essas últimas para criar engajamento e se conectar com o público. O Instagram é uma das redes mais interessantes para isso.

6. Diversas funções

Por fim, o Instagram possui diversas funções interessantes para negócios.

Além de possibilitar entender o engajamento da rede e o alcance das postagens, por exemplo, você pode usar a plataforma no computador e programar as postagens no Estúdio de Criação (Meta business suite).

Desse modo, você pode criar diversos posts e programá-los para a semana ou mês inteiro sem se preocupar em ficar postando-os em todos os momentos. 

Quer aprender mais sobre o Instagram? Veja os artigos abaixo:

Como chamar atenção dos clientes no Instagram?

Existem diversas estratégias que os negócios utilizam para construir autoridade, aumentar a visibilidade e atrair clientes.

Veja algumas dicas abaixo que podem contribuir para que o perfil do escritório tenha mais chances de ser bem sucedido!

1. Faça uma bio de qualidade 

A bio do Instagram de um advogado ou escritório de advocacia deve ser sucinta e dizer claramente as áreas de atuação. Não coloque muitas informações para não confundir o usuário. 

Aposte em uma descrição simples. As informações que obrigatoriamente devem constar são: área de atuação, seu objetivo e link para contato, que pode ser do site ou do WhatsApp

Exemplo simples de descrição para a bio:

  • Nome da advocacia ou do profissional – Direito do Trabalho (ou Advocacia trabalhista)
  • Ajudo o trabalhador a conquistar os seus direitos trabalhistas.
  • Contato: direcionar para o site ou WhatsApp.

A melhor maneira de criar a sua bio é analisar os perfis de Instagram de outros advogados que utilizam a rede com eficiência e possuem um certo “sucesso” nela. 

Por fim, lembre-se de ater-se ao profissional. De modo algum coloque informações pessoais e desnecessárias para o seu objetivo, como: signo, ano de nascimento, nome dos filhos ou dos animais de estimação, dentre outras.

2. Foque em uma única área

A maneira mais eficiente de usar o Instagram na advocacia é focar apenas em uma única área. Ou seja, mesmo que você ou o escritório atenda em diversos ramos, o ideal é se posicionar como autoridade em apenas um deles.

O motivo é simples: ninguém consegue vender para todo mundo. Ao escolher uma área para se posicionar, você poderá direcionar as suas publicações para um público mais específico. 

Ademais, um feed com publicações genéricas sobre diversos assuntos jurídicos pode confundir os usuários e transparecer que se trata de um generalista. 

3. Faça um planejamento de conteúdo

Da mesma forma que é preciso fazer um planejamento de conteúdo para o blog do escritório, esse trabalho também é importante para as redes sociais.

Ou seja, é preciso entender a persona, pesquisar palavras-chave, montar um calendário editorial definindo a frequência de postagem, criar os conteúdos e postá-los, dentre outros aspectos.

4. Diversifique no conteúdo

Um erro de muitos profissionais ao utilizar o Instagram é focar apenas em postagens no feed, sejam elas simples ou no formato carrossel. O ideal é diversificar, utilizando também os stories e os reels

Além disso, tente colocar fotos e fazer vídeos seus e de sua equipe para deixar o perfil o mais humanizado possível. 

5. Utilize o tráfego pago com inteligência

O tráfego pago, isto é, os anúncios, devem ser utilizados com inteligência.

Na prática, outro grande equívoco que alguns cometem ao usar o Instagram na advocacia é criar uma publicação e impulsioná-la sem entender o público-alvo e se a postagem trará retorno para o escritório.

O impulsionamento das postagens deve ocorrer apenas com conteúdos estratégicos, que possam gerar contatos para o seu escritório.

Além disso, é fundamental selecionar com eficiência o público para que o Instagram os entregue para pessoas que possam ser clientes em potencial.

6. Analise diversos perfis

Antes mesmo de iniciar, você precisa conhecer as diversas estratégias possíveis para aplicar na rede.

Outrossim, é fundamental analisar perfis de Instagram de outros advogados e escritórios e entender o que eles fizeram que deu certo para o perfil crescer.

Verifique os formatos que mais funcionaram e quais táticas usaram para gerar engajamento. Ainda, pesquise por perfis que atuam na mesma área para entender os assuntos que mais tiveram engajamento. 

Por fim, você pode analisar o Instagram de empresas de outros segmentos do mercado para ter ideias de conteúdos. 

7. Use o Instagram para empresas 

Ao utilizar o Instagram na advocacia, você deve mudar o perfil de pessoal para empresarial.

Isso porque o Instagram para Negócios possui ferramentas importantes para analisar o desempenho das postagens e permite colocar mais informações do escritório, como o endereço e o WhatsApp, por exemplo.

8. Utilize o WhatsApp

Por fim, você deve oferecer meios de contatos facilitados para quem deseja conversar com o escritório.

Como as pessoas estão exigindo cada vez mais agilidade nos atendimentos, forneça o número do WhatsApp para que elas entrem em contato. 

Atualmente, ninguém mais tem o empenho de preencher um formulário no site para poder conversar com um profissional. 

Como fazer marketing jurídico no Instagram?

A princípio, muitos advogados utilizam o Instagram na advocacia como o principal meio de contato com o público. Isso demonstra amadorismo, pois muitos clientes recorrem ao site para avaliar um negócio. 

Ademais, é muito arriscado, pois a empresa responsável, a Meta, pode, a qualquer momento, excluir o seu perfil, puní-lo por algo ou mudar totalmente os algoritmos, fazendo com que você tenha prejuízos. 

Sendo assim, entenda que é fundamental ter um site e um blog próprio. Dessa forma, você evita ficar totalmente dependente de uma rede social, que pode, inclusive, ser excluída pela empresa ou substituída por outra no mercado.

Logo, entenda que o Instagram na advocacia é apenas um complemento. Você deve usar a rede social para atrair clientes e construir a sua autoridade. É fundamental ter presença nela, visto que é uma das mais utilizadas pelos brasileiros.

Contudo, não pode ser o único meio de contato do público com o escritório. É fundamental ter um site de qualidade e um blog com artigos mais completos.

Em síntese, usar o Instagram na advocacia é muito vantajoso para os profissionais.

Além de contribuir para aumentar a presença na internet, pode ajudar a atrair mais clientes para o escritório. Por isso, estude sobre essa rede social, entenda as melhores estratégias e tenha um perfil forte nela!

Para continuar aprimorando os seus conhecimentos em marketing, veja o seguinte artigo: Como definir valores de investimento em marketing digital? 

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Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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