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WhatsApp para advogados: aprenda a utilizar essa ferramenta no seu escritório!

O WhatsApp é um aplicativo indispensável para os advogados que querem atrair clientes e fechar contratos. Nos dias atuais, é fundamental digitalizar o atendimento, não apenas para atrair mais clientes, mas para se relacionar com eles de forma mais facilitada.

Esse aplicativo já é o mais popular e utilizado no Brasil. Profissionais de diversas áreas o usam para se relacionar com o público, vender produtos e serviços e fortalecer o seu marketing.

Por isso, se você ainda não utiliza essa ferramenta, está perdendo oportunidades! Continue a leitura e veja como o WhatsApp é importante para os advogados!

Por que o WhatsApp é útil para os advogados?

O mundo se transforma a cada instante. Atualmente, estamos na era da agilidade, seja na entrega de informações, nas conversas ou nos atendimentos. Os aplicativos de mensagens instantâneas se tornaram populares principalmente por entregar justamente isso.

Dentre as diversas soluções que existem no mercado, o WhatsApp foi o que se tornou mais popular, pelo menos no Brasil e em alguns outros países. Nesse sentido, acabou se tornando o principal aplicativo do segmento, desbancando outros que eram populares, como o Skype. 

Além de facilitar a comunicação entre os indivíduos, o aplicativo ganhou novas funcionalidades ao longo do tempo, se tornando uma ferramenta completa para se relacionar com outras pessoas. 

Desse modo, lojas podem utilizá-lo para vender seus produtos por meio de um catálogo e envio de mensagens em massa. Os negócios diversos o usam como um canal de relacionamento e fechamento de contratos. 

Os escritórios de advocacia podem utilizá-lo para o mesmo fim: se comunicar com seus clientes e com colegas de equipe e fechar contratos. 

Devido às suas facilidades, o público já espera que os negócios ofereçam contato via WhatsApp. Isso porque poucos ainda não se importam de se comunicar por e-mail ou telefone. 

Por isso, é essencial que o advogado tenha essa ferramenta para trabalhar.

O que a OAB diz sobre os aplicativos de mensagens instantâneas?

Mesmo com as mudanças nas normas de publicidade da OAB, ainda existem profissionais que acreditam que marketing jurídico é proibido. Ainda, existem aqueles que têm medo de realizar qualquer estratégia no meio digital.

No entanto, não há porque temer. O WhatsApp é permitido para advogados atraírem clientes. No entanto, é fundamental respeitar o Código de Ética. São duas práticas que o jurista sempre precisa lembrar que é proibido. Veja-as abaixo.

1. Serviço e consultoria gratuita

O WhatsApp não pode ser utilizado para oferecer consultoria ou outro serviço de forma gratuita. 

2. Propaganda e mercantilização

A OAB não permite propagandas, como as de “mala direta” em qualquer meio, seja ele físico ou virtual. Ademais, por ser um aplicativo de mensagens, o envio de recados como “spam” também não é aconselhável.

Por isso, ao enviar comunicados e recados para os seus contatos, sugere-se que não os envie oferecendo serviços para pessoas que sequer tenham interesse no que você tem a oferecer. 

Ao ter práticas assim, você pode ter problemas com a OAB, prejudicar a sua imagem, espantar as pessoas pelo abuso e exagero de mensagens e pior: ter o seu número de WhatsApp bloqueado. 

Além disso, lembre-se que as práticas de mercantilização também são proibidas pelo Código de Ética! Dessa forma, evite criar posts e atrair clientes com mensagens que mercantilizam a profissão, como: “faça seu divórcio conosco e receba desconto em um outro processo cível”, por exemplo.

É melhor ter um número pessoal ou um número exclusivo para o escritório?

O ideal é não misturar a vida pessoal com a profissional. Felizmente, a grande maioria dos celulares atuais já permitem que a pessoa coloque 2 chips. Se o seu celular não tiver essa possibilidade, você terá que ter um segundo aparelho para isso.  

Imagine o quão caótico pode ser você ter que responder mensagens de clientes no meio de mensagens de amigos e familiares. Atender clientes pelo WhatsApp pessoal pode tornar o seu dia a dia menos organizado e improdutivo. Por isso, evite ao máximo.

Além disso, costumamos ficar online no WhatsApp pessoal inclusive em horários não comerciais, como de noite. Alguns clientes, se perceberem que você está online mas não os respondeu, se sentirão ignorados. 

Por outro lado, em um número comercial, você pode deixar claro o horário de atendimento. Dessa maneira, se o cliente lhe enviar mensagens fora do horário comercial, ele pode receber uma mensagem de ausência, obtendo o atendimento no dia seguinte.

Por fim, outra vantagem de ter o número comercial separado do número pessoal é que isso lhe ajuda na organização do seu tempo.  Desse modo, você não compromete a sua produtividade

WhatsApp convencional ou WhatsApp Business: qual é melhor?

O WhatsApp Business possui muito mais funcionalidades. Por isso, é a melhor alternativa para você começar a prospectar e atender clientes. 

A versão para negócios deste aplicativo também pode ser utilizada no computador, o que facilita o atendimento no dia a dia. Ademais, oferece diversas facilidades como: envio de mensagens automáticas, organização dos contatos, informações sobre o escritório (localização, telefone, e-mail, horário e descrição do negócio), separação de conteúdos por urgência ou tema.

Além disso, ao utilizar a versão para empresas, o seu escritório passa uma imagem mais profissional, além de que muitos se sentem mais seguros assim. 

Quais são as vantagens do WhatsApp para os advogados?

Existem diversas vantagens de utilizar o WhatsApp no escritório de advocacia. Veja algumas delas abaixo.

1. Digitalização do escritório

Um escritório digital é muito vantajoso para os profissionais, inclusive para aqueles que já possuem um escritório físico por muitos anos. Ao implementar o WhatsApp, realizar marketing digital e implementar ferramentas tecnológicas que facilitem o atendimento de clientes, você não fica preso apenas à sua localização.

Dessa forma, é possível atender clientes do país inteiro e até do exterior. Essa digitalização do escritório é benéfica tanto para os profissionais quanto para os clientes, que podem receber os seus serviços de forma remota e serem atendidos sem saírem de casa.

Sobre esse tema, veja o vídeo abaixo sobre a importância do escritório digital!

2. Facilidade no atendimento

Existem ainda pessoas que preferem ser atendidas presencialmente em um escritório. Contudo, é uma minoria. Com o avanço da tecnologia e principalmente, com a pandemia provocada pelo Coronavírus, muitos passaram a ter preferência pelo online para realizar compras e receber serviços.

O WhatsApp facilita esse relacionamento com os clientes, que podem ser atendidos em poucos minutos. 

3. Configurar mensagens

Conversar com diversos clientes pode ser trabalhoso, principalmente se você atende uma quantidade considerável por dia. O WhatsApp Business possibilita que você configure mensagens de ausência, de saudação e respostas rápidas para determinadas perguntas. 

4. Etiquetas nas conversas

Outra vantagem de utilizar o WhatsApp Business é que ele permite que você organize as conversas e os clientes e coloque etiquetas neles. Dessa maneira, é possível manter uma organização, evitar confusões e prevenir você de se perder pela quantidade de contatos. 

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10 dicas para obter resultados satisfatórios com o WhatsApp!

Para obter resultados satisfatórios no WhatsApp, é preciso seguir algumas dicas básicas para evitar desgastes e desorganização. Confira abaixo 10 dicas para atender clientes via WhatsApp.

1. Deixe claro que o WhatsApp é apenas um canal de comunicação

Alguns advogados colocam um botão no site para os clientes agendarem consultas pelo WhatsApp. De certa forma, essa é uma maneira eficiente de atrair pessoas interessadas no seu serviço.

Contudo, é preciso ter cuidado para evitar que o WhatsApp seja um canal de consultoria gratuita.

O aplicativo pode ser utilizado para tirar dúvidas gerais e passar informações sobre os serviços jurídicos. Contudo, você não pode usá-lo para fazer uma consultoria gratuita!

Muitos clientes começam a fazer perguntas que já se enquadram em uma consulta. É preciso saber diferenciar e impor limites, pois você não gostaria de trabalhar de graça, certo? 

Por isso, em casos em que o cliente deseja saber mais do que você pode passar pelo WhatsApp, avise-o de que essas informações só poderiam ser passadas em uma consulta paga.

2. Estabeleça horários para atendimento

Quando começar a atender clientes online pelo aplicativo, você verá que é normal ter pessoas que mandam mensagens fora do horário comercial, como 20hs ou até mais tarde.

Ao verificar que existem mensagens nesse horário, não as visualize! Se o cliente ver que você visualizou e não respondeu, ele se sentirá ignorado e poderá recorrer a outro profissional. É melhor demorar para visualizar e responder do que visualizar e não responder.

Ademais, não responda nunca fora do seu horário de atendimento. Se os clientes perceberem que você responde eles em qualquer horário, vão pensar que está sempre disponível.

Lembre da regra: se visualizar, responda. Por isso, visualize apenas quando pode responder e no seu horário de trabalho. 

Por fim, vale um aviso: quem visualiza e deixa para responder no dia seguinte, pode esquecer de entrar em contato com o cliente ou pior: perder o número dele no meio da lista de prospectos. Esse é mais um motivo para não verificar mensagens do escritório fora do horário comercial ou quando você está ocupado.

3. Separe curiosos de potenciais clientes

No WhatsApp, é comum você receber mensagens de curiosos. Essas pessoas não são seu potencial cliente. Logo, seria perda de tempo tentar vender para elas. 

Conforme o tempo e a experiência, ficará mais fácil detectar potenciais clientes, que são aqueles realmente interessados no que você oferece, dos que apenas são curiosos.

Os curiosos geralmente demonstram desinteresse, respondem pouco ou não tem disposição em ouvir o que você tem a dizer, apenas querem saber do preço. Nesses casos, faça um bom atendimento, mas não perca tempo. Nem todo mundo que inicia uma conversa com você quer realmente se tornar um cliente.

4. Evite cobrar respostas de imediato

Embora o WhatsApp seja uma maneira de se comunicar rapidamente, evite cobrar resposta de imediato ou apressar a pessoa a lhe mandar um posicionamento rápido.

Da mesma forma que você tem compromissos, as pessoas também podem estar ocupadas. Sendo assim, não fique enviando a mesma pergunta ou pontos de interrogação. 

Ninguém gosta de se sentir pressionado! Ademais, isso passa uma imagem pouco profissional. Ao enviar algo, simplesmente aguarde o cliente responder. 

5. Tenha cuidado com os áudios

Ao conhecer bem o seu tipo de cliente, você saberá se o áudio é bem vindo ou não. Por exemplo, um advogado empresarial que advoga para empreendedores e empresários, pode lidar com pessoas cujo tempo é muito comprometido. Assim, ao enviar áudio, o cliente pode nem ouvir por estar ocupado.

Outro exemplo seria do advogado que atende pessoas idosas, que têm probabilidade de ter problemas de audição. Nesse caso, o ideal é manter as conversas apenas por mensagens escritas.

Em diversas situações, o aúdio não é bem vindo, visto que o cliente pode não ouvir no momento e esquecer. A mensagem de texto, por outro lado, é mais fácil de ser vista em qualquer horário.

Isso não significa que você não possa usar a mensagem de voz em alguns momentos específicos. Contudo, você deve utilizá-la somente se a situação demonstrar que é necessário. 

Ademais, evite áudios longos ou o envio de muitos áudios, mesmo que curtos. Nem todos têm paciência para escutá-los.  

6. Cuidado com os grupos

Os grupos no WhatsApp devem ser utilizados apenas para passar informações restritas aos objetivos do grupo. Evite fazer grupos para passar informações que não tenham a ver com o processo dos envolvidos e ficar conversando sobre assuntos diversos. 

7. Esteja atento ao enviar mensagens

Essa dica pode parecer óbvia, mas é sempre bom reforçá-la, visto que é um erro muito comum confundir contatos e enviar mensagens erradas. 

Imagine que tenha 2 contatos com o mesmo nome. Antes de enviar a mensagem, certifique-se de que a está enviando para o contato certo! 

Mensagens erradas, além de fazerem você perder tempo, apenas incomodam o cliente e podem demonstrar desorganização da sua parte. 

8. Utilize o status para marketing de conteúdo

O status do WhatsApp Business pode ser utilizado para passar informações sobre o escritório, avisos e principalmente, entregar conteúdos educativos. Use esse espaço para educar os seus prospectos e clientes. 

O marketing de conteúdo pode e deve ser utilizado em todas as redes que você utiliza e atrai clientes. 

9. Utilize as etiquetas

As etiquetas do WhatsApp Business estão lá para facilitar o seu trabalho. Por isso, coloque etiquetas nos contatos para definir prioridades. 

Você pode adicionar novas etiquetas e utilizar as que já existem para identificar, por exemplo: pessoas que fecharam contrato, clientes que devem realizar o pagamento, casos que precisam de análise, dentre outros.

10. Aprenda a terceirizar 

Se o seu dia a dia é corrido e você mal consegue responder os seus clientes no WhatsApp, o ideal é delegar essa tarefa para o setor ou pessoa responsável pelo atendimento do escritório ou outro profissional. 

Ao perceber essa necessidade, não deixe de transferir essa tarefa para outra pessoa. Isso lhe ajudará a manter um bom relacionamento com os seus clientes, que não ficarão dias sem ter uma resposta. 

Bônus!

Para entender melhor sobre a importância do atendimento digital e a experiência do cliente nessa nova realidade, veja o vídeo abaixo que lhe ajudará a entender melhor sobre o tema!

O WhatsApp é um aplicativo muito útil para os advogados. Por isso, é fundamental implementá-lo em seus atendimentos e estratégias de atração de clientes. Tenha em mente que a advocacia deve se moldar à sociedade. Logo, é fundamental garantir facilidade e utilizar as ferramentas que o público utiliza!

E se você gostou desse artigo, confira 9 dicas para precificar os seus honorários advocatícios!

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Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX