Cobrar honorários trabalhistas
Financeiro

Confira 5 dicas para cobrar honorários previdenciários!

Cobrar honorários previdenciários pode ser um grande desafio. Isso porque muitos advogados previdenciaristas podem atuar majoritariamente com processos administrativos.

Desse modo, a cobrança pode ser mais complicada, visto que depende do cliente ter a boa-fé de lhe pagar os honorários.

No entanto, isso não precisa ser motivo de desespero. Existem maneiras de realizar essa cobrança com efetividade e que não prejudique ninguém. Acompanhe a leitura do artigo e confira as 5 dicas para cobrar honorários previdenciários! 

Quanto cobrar em uma ação previdenciária?

Antes de entender como cobrar os honorários advocatícios, é importante compreender o quanto você deve cobrar. Para definir o seu valor, você precisa considerar diversas questões. Veja abaixo alguns aspectos que pesam no momento de definir o preço dos seus honorários.

Mercado

Você precisa analisar o mercado no nicho previdenciário para entender os valores que os outros previdenciaristas cobram. Isso lhe dará uma noção de quanto deverá ser o seu preço.

Cobrar muito acima poderá espantar os clientes. Por outro lado, cobrar muito abaixo pode transmitir a imagem de que o seu serviço não é bom. Pense nisso.

Especialização

Você é um advogado generalista ou um especialista? Enquanto o primeiro também atende em outros segmentos, o especialista atende em um ou dois. Este último, por ter estudado a fundo a área em que atua, pode elevar o seu valor. 

Área de atuação

Cada área possui valores distintos para a cobrança de honorários. É possível ter essa noção ao olhar a tabela da OAB. No entanto, na sua região, isso pode mudar, a depender da oferta e demanda. 

Por isso, verifique o quão valorizado são os serviços que você oferece na sua cidade para formular o seu preço. Quanto maior a demanda, maior pode ser o valor

Público-alvo

O preço dos honorários devem ser compatíveis com o público que o profissional atende. Os clientes de um advogado previdenciário podem ter níveis diversos de remuneração.

Ademais, uma grande parte costuma ser de baixa renda. Sendo assim, os honorários podem até ser diferentes, dependendo do público e do serviço. 

Aprofunde seus conhecimentos nesse assunto e veja: 

Qual é o valor máximo que um advogado pode cobrar?

Ao contrário dos honorários de sucumbência, nos contratuais não existe um limite mínimo e máximo estipulado em lei. Sendo assim, é importante ter bom-senso e boa fé no momento de estipular uma quantia.

Você pode utilizar a tabela da OAB como base para definir o quanto você deve cobrar. Contudo, lembre-se de considerar as questões citadas anteriormente para precificá-los.

Não adianta cobrar um valor exorbitante que seja incompatível com a renda do seu cliente. Do mesmo modo, não cobre-os abaixo da média para não desvalorizar a profissão.

Lembre-se que a tabela de honorários estipula um valor mínimo para cada área do Direito. O ideal é segui-la para impedir a concorrência desleal. Evite cobrar menos do que ela estipula!

Além disso, não esqueça que o profissional não pode cobrar mais do que o seu cliente receberá no processo.  Em ações previdenciárias, o tipo de cobrança mais comum é de 30%, mas isso pode ser diferente em diversos estados da federação. 

Como cobrar honorários previdenciários? Veja 5 dicas

Depois de entender o que deve ser considerado no seu preço e qual é o valor mínimo e máximo que deve cobrar, além de ver a média cobrada, está na hora de entender como realizar essa cobrança. Veja abaixo 5 dicas.

1.Elabore um contrato

É fundamental elaborar um contrato explicando todos os serviços que você prestará. Nele, coloque todos os valores para o cliente visualizá-los, bem como a forma de pagamento e as datas de vencimentos.

Na esfera administrativa, muitas vezes o profissional depende da boa-fé do cliente para retirar o dinheiro do benefício e separar a parte que é devida ao advogado. Por isso, é fundamental definir em contrato como serão feitos os pagamentos e o que pode ocorrer caso o cliente não cumpra com o combinado.

Lembre-se de ter a assinatura de duas testemunhas para o contrato valer como um título executivo extrajudicial. 

Cobrar honorários previdenciários

2.Proporcione diversos meios de pagamento

Os advogados podem valer-se de diferentes meios para receber seus honorários. Inclusive, é permitido parcelá-los no cartão de crédito e utilizar plataformas como o PagSeguro e o Mercado Pago. Quanto mais alternativas você oferecer, maior a facilidade do cliente de lhe pagar.

3.Faça o cliente não esquecer de você

Mantenha-se em constante contato com o cliente para lembrá-lo dos honorários. Utilizar diversos meios de contato é importante, como e-mail, mensagens instantâneas, dentre outros.

4.Peça o contato de alguém da família

Essa dica é muito incomum, mas pode auxiliar o profissional na hora da cobrança. No momento de firmar o contrato, peça o contato de algum amigo ou familiar do cliente. Desse modo, quando não conseguir conversar com ele ou perceber que ele não responde suas mensagens ou ligações, você pode contactar algum familiar ou amigo para lembrá-lo.

5.Veja o momento certo de cobrá-los

Existem advogados que cobram os honorários antecipadamente. Por outro lado, há os que cobram apenas no final. Converse com o seu cliente para entender a situação dele e definir o momento ideal para a realização do pagamento. Deixe isso definido claramente no contrato.

Aproveite e veja uma das lives que a ADVBOX fez para melhorar sua performance na advocacia:

Quanto um advogado cobra para aposentar um cliente?

O preço que um advogado cobra para realizar uma aposentadoria pode variar muito entre os profissionais e a região. Foi comentado no artigo os aspectos que influenciam na precificação dos honorários.

No entanto, vale uma dica para jamais errar: não cobre menos do que a tabela da OAB do seu estado estipula e mais do que o cliente ganhará.

Qual é a porcentagem que o advogado pode cobrar?

Conforme mencionado, esse valor pode ser diferente de região para região. Em alguns lugares, essa média pode ser de 30% dos atrasados. O ideal é que não seja muito abaixo e nem muito acima disso. No entanto, é fundamental analisar a tabela da OAB do seu estado e conversar com outros colegas para entender como eles precificam os honorários deles.

Cobrar honorários previdenciários não precisa ser complicado. Lembre-se de ter bom-senso e estipular um valor que seja compatível com seu nível de experiência, evitando definir um preço acima do normal ou abaixo do estipulado pela tabela. 

Se você antes tinha dúvidas sobre o assunto, comece a seguir as dicas do artigo e faça a cobrança dos seus honorários com segurança! Continue no blog aprimorando suas habilidades! Veja como ter sucesso no atendimento ao cliente na advocacia!

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas