fbpx

Você já deve ter reparado que a advocacia é clássica, no sentido de ser conservadora. Ela é um tanto engessada, porque existe determinado padrão a ser seguido para ser respeitado. Isso vale não só para clientes, mas também para advogados, juízes, promotores, delegados, até mesmo auxiliares de fóruns. Tal abordagem e pensamento é o que chamaremos aqui de advocacia ultrapassada.

Uma advogada sentada à sua mesa olhando pela janela com semblante entediado. Representa a monotonia que a advocacia ultrapassada pode trazer.

Esse jeito conservador da advocacia faz muitos advogados seguir padrões determinados pela classe. Assim, torna-se a profissão monótona e desprovida de liberdade para agir conforme convicções próprias para o sucesso do escritório. Simplesmente segue-se o padrão, pelo receio de não conseguir clientes e respeito na área.

Se você é um (a) advogado (a) mais velho (a) talvez já tenha sofrido e/ou ainda sofre com isso. Entretanto, se você é um jovem advogado(a), provavelmente deve se sentir mais amarrado nesse contexto de uma advocacia ultrapassada.

Persistência do modelo da advocacia ultrapassada

Mas porque isso? Tanta coisa se modernizou, por qual razão insistir em uma advocacia ultrapassada? O que impediria você de mudar? Será mesmo que ser um (a) advogado (a) inovador (a) seria tão ruim?

Será que você realmente precisa ter aquele escritório alto padrão com um aluguel caro? Com móveis e uma placa cara que gera altos custos e acaba sendo prejudicial para o seu financeiro? Talvez trabalhar em casa e atender o cliente em um café, por exemplo, não seria mais efetivo?

A informalidade da advocacia tem o seu valor. Tente pagar um café para o seu cliente. Atenda ele como se fosse um colega e com certeza você terá um cliente fiel.

Mas pode ser que você queira um escritório, um cantinho para atender seus clientes. Para isso, você não precisa gastar tanto dinheiro  investindo e mantendo o  escritório.

Pode comprar móveis um pouco mais baratos, pagar um aluguel no valor que o financeiro pode pagar em um ambiente menor… Até porque você não precisa ter uma estante cheia de livros velhos e de arquivos de aço para guardar as pastas dos clientes. Eles só geram poeira ao longo do tempo e alimentos para as traças ou cupins. Você pode ter um ambiente clean, com os livros dentro de um Ipad ou laptop e os dados e informações dos clientes todos guardados na nuvem.

Outros aspectos do modelo da advocacia ultrapassada

A advocacia é conservadora também no modo que você deve se vestir, como deve falar e escrever, aquele jeito formal, pomposo, onde se passa calor e sofre no verão, mas não se tira o terno, sofre com calos nos pés e não tira o salto, pois, do contrário, não será respeitado.

Às vezes você simplesmente acorda e quer se arrumar com a primeira roupa que aparecer, mas você não sai assim, porque a advocacia determina que você se ajeite de formalmente. Que chato isso, não?

E aquela situação de que você acabou de se formar ou tem cara de mais novo e ninguém te dá o devido respeito, pois a maioria das pessoas entende que quem tem mais conhecimento são os advogados mais velhos ou que aparentam ser mais velhos, é ruim não é? Isso porque a advocacia ainda tem essa ideia engessada.

Esse conservadorismo da advocacia atinge também o “padrão” de áreas do direito, pois muitos advogados se voltam para as áreas tradicionais, como direito civil, direito das famílias, direito criminal, trabalhista e consumidor, mas qual seria o problema de inovar, estudar e se especializar em uma área diferente como direito da moda, direito digital, arbitragem internacional, entre outros ramos não tão falados, ou até mesmo uma área que você realmente goste.

Vantagens da ADVBOX: Um caminho inovador

Essa ideia conservadora, tradicional e clássica da advocacia influencia, e muito, o modo de como você vai atuar. Mas isso é muito ruim, pois você acaba não tendo liberdade e não fazendo o que realmente está disposto a fazer.

Talvez você não queira um escritório físico, queira viajar e trabalhar no hotel, usar roupas informais e despojadas, atender os clientes de forma diferente, estudar e se especializar em áreas diferentes sem se prejudicar com a clientela.

A ADVBOX proporciona esse alívio da tradição. Estamos aqui para inovar e reinventar a profissão da advocacia junto com você e daremos todo apoio para você ter a liberdade para fazer o que realmente deseja. Manter a advocacia séria, mas de um jeito diferente, informal, atual, moderno, sem toda essa pressão e conservadorismo.

Você pode ser o advogado que quiser ser, pode fazer o que quiser fazer. Você estudou por um objetivo específico. Não deixe que o padrão antigo da advocacia te prenda e te molde da forma que eles querem que seja. Inove, reinvente, seja a mudança junto com a gente!

Clique na imagem para fazer download do material "Ferramentas Indispensáveis para Colocar o Escritório Digital em Prática"


Lucas Steinmetz

Formado em jornalismo, especializado em estratégias e técnicas SEO e Professor do Instituto IbiJus. Lucas Steinmetz começou sua jornada como analista SEO dentro de um escritório de advocacia e elevou o número de acessos no blog de 20 mil para 315 mil visitas por mês. Possui mais de 11 anos de experiência em produção de conteúdo para internet. Atualmente, trabalhando em um dos mais completos métodos de marketing jurídico focado em qualidade e resultados sem ferir as normas da OAB.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *