marketing de conteúdo na advocacia
Marketing Jurídico Digital

O poder do marketing de intenção no ramo jurídico

No mundo digital de hoje, o marketing de intenção emergiu como uma estratégia poderosa para impulsionar os negócios em diversos setores, incluindo o ramo jurídico. 

Visto isso, a abordagem tradicional de publicidade já não é suficiente para atrair clientes em potencial, e é aí que entra o marketing de intenção.

Neste artigo, exploraremos o conceito e os benefícios dessa estratégia específica no contexto jurídico. 

Iremos destacar também como os profissionais podem fazer o marketing de intenção. Além disso, como podem aproveitar seu potencial para expandir suas práticas e estabelecer conexões significativas com seus públicos-alvo.

O que é marketing de intenção?

O marketing de intenção é uma abordagem que identifica intenções e necessidade dos clientes em potencial e direciona os esforços de acordo com essas informações.

Nesse sentido, no contexto jurídico, significa compreender as preocupações e os desafios enfrentados pelas pessoas, fornecendo-lhes conteúdo relevante e valioso que aborde suas necessidades específicas.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Como despertar o interesse do cliente?

Para responder a essa pergunta, precisamos compreender os pilares que compõem o marketing de intenção. Dessa forma, podemos entender como despertar o interesse do cliente.

São eles:

  1. Pesquisa de palavras-chave e otimização de SEO;
  2. Conteúdo relevante e valioso;
  3. Personalização da experiência do cliente;
  4. Automatização do marketing ;
  5. Construção de relacionamento e confiança.

1. Pesquisa de palavras-chave e otimização de SEO

Em primeiro lugar, a pesquisa de palavras-chave relacionadas ao ramo jurídico é muito importante para saber como fazer marketing de intenção.

Ao identificar quais perguntas as pessoas estão procurando nos mecanismos de busca, os profissionais do Direito podem criar conteúdo que responda a essas dúvidas.

Além disso, a otimização de SEO (Search Engine Optimization) é essencial para garantir que o conteúdo seja encontrado pelos clientes em potencial.

2. Conteúdo relevante e valioso

Após entender quais palavras-chave são importantes, a criação de conteúdo relevante e valioso para os clientes em potencial é crucial.

Isso pode incluir artigos informativos, vídeos explicativos, podcasts e guias práticos sobre diversos tópicos jurídicos, utilizando as redes sociais para divulgar e criar os conteúdos , por exemplo.

Nesse sentido, o objetivo é fornecer informações úteis que ajudem os clientes em potencial a compreenderem melhor seus direitos e obrigações legais.

3. Personalização da experiência do cliente

Ao passo que o marketing de intenção no ramo jurídico também envolve a personalização da experiência do cliente, a coleta de dados e informações sobre os visitantes de um site ou potenciais clientes são muito importantes. 

Após coletar os dados, os profissionais podem oferecer recomendações e recursos específicos com base nas necessidades individuais de cada pessoa, através da sugestão de serviços, por exemplo.

Desse modo, a relevância do conteúdo e a probabilidade de conversão aumenta.

4. Automação de marketing

Juntamente com a personalização ,a automação de marketing desempenha um papel importante na implementação eficaz do marketing de intenção. 

Ferramentas como e-mails automatizados, popups, anúncios de remarketing, campanhas de nutrição de leads e segmentação de público-alvo permitem que os profissionais do direito alcancem as pessoas certas com a mensagem certa no momento certo.

Essa automatização economiza tempo e recursos, além de fornecer resultados mensuráveis.

5. Construção de relacionamento e confiança

O último pilar de como fazer marketing de intenção é a construção de relacionamentos sólidos e de confiança com seus públicos-alvo. 

Ao fornecer conteúdo útil, responder perguntas e estar disponível para orientação, os advogados demonstram seu conhecimento e compromisso com o bem-estar dos clientes. 

Consequentemente, isso leva a uma reputação positiva e à fidelização dos clientes ao escritório e aos serviços.

Em síntese, o marketing de intenção é uma estratégia poderosa no ramo jurídico, permitindo que os profissionais estabeleçam conexões significativas com seus públicos-alvo e se destaquem em um mercado cada vez mais competitivo. 

Através da pesquisa de palavras-chave, conteúdo relevante, personalização da experiência do cliente e automação de marketing, os advogados podem alcançar e engajar pessoas interessadas em seus serviços.

Ao adotar essa abordagem e saber como fazer marketing de intenção, torna-se possível impulsionar o crescimento dos escritórios jurídicos e fortalecer sua presença online, estabelecendo-os como referência em seu campo de atuação.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
cta crm tamanho ajustado
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas