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Entenda como fazer um plano de marketing passo a passo para destacar seu escritório de advocacia

O marketing é uma ferramenta essencial para qualquer negócio que queira se destacar no mercado, atrair e fidelizar clientes, e aumentar sua lucratividade. 

Contudo, para ser efetivo, é preciso planejá-lo de forma estratégica, levando em conta os objetivos, o público-alvo, as estratégias e os resultados esperados.

Por isso é fundamental saber como fazer um plano de marketing passo a passo adequado para o seu escritório de advocacia.

Dessa forma, um plano de marketing é um documento que contém todas as ações que devem ser adotadas para alcançar um objetivo de marketing. 

Isto é, com a tecnologia de gestão é possível estruturar e planejar as ações, além de acompanhar o desempenho das equipes.

Confira como fazer um plano de marketing passo a passo com a ADVBOX.

O que deve constar em um plano de marketing?

Um plano de marketing é um documento que contém todas as ações que devem ser adotadas para, assim, alcançar um objetivo de marketing.

Assim, ele precisa estar alinhado com os valores e a missão do escritório para atrair os clientes certos para a operação. 

Ele pode ser referente ao desenvolvimento da marca em si, a um produto ou serviço específico que a empresa oferece, ou a um segmento de mercado no qual ela atua.

Ou seja, os elementos básicos de um plano de marketing são:

  • Objetivos e metas;
  • Análise SWOT;
  • Público-alvo;
  • Estratégias;
  • Orçamento;
  • Métricas.

Dentro de cada um desses elementos é preciso ter os detalhes para que o planejamento seja o mais compatível com a realidade da empresa.

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Como fazer um plano de marketing exemplo?

Agora que você já sabe o que compõe e por que é importante fazê-lo, vamos ver como fazer um plano de marketing passo a passo para o seu escritório de advocacia:

  • Análise do ambiente de marketing;
  • Definição dos objetivos e metas;
  • Identificação do público-alvo;
  • Elaboração das estratégias;
  • Definição do orçamento;
  • Seleção das métricas;
  • Execução e monitoramento;
  • Avaliação e melhoria.

1. Análise do ambiente de marketing

A primeira etapa para fazer um plano de marketing é analisar o ambiente de marketing em que o seu escritório de advocacia está inserido. 

Isso significa avaliar os fatores internos e externos que podem influenciar o desempenho do seu negócio no mercado jurídico.

Para organizar as informações sobre os fatores internos e externos, você pode usar a ferramenta analise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats).

Ela consiste em uma matriz com quatro quadrantes, onde você deve listar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do seu escritório.

Veja um exemplo de análise SWOT para um escritório de advocacia:

  • Forças: equipe qualificada e experiente em diversas áreas do direito;
  • Fraquezas: falta de estrutura física adequada para atender os clientes;
  • Oportunidade: crescimento da demanda por serviços jurídicos especializados;
  • Ameaças: alta concorrência.

Assim, os itens vão variar de cada segmento de atuação e praça que o escritório está inserido.

2. Definição dos objetivos e metas

A segunda etapa para fazer um plano de marketing é definir os objetivos e metas que você quer alcançar com o seu escritório de advocacia. 

Assim, é ideal que essas metas sejam claras e viáveis dentro das capacidades operacionais do escritório.

A recomendação é utilizar metodologias como metas SMART para ter um controle dessas metas.

Essa metodologia SMART consiste, dessa forma, em estabelecer objetivos que sejam:

  • Específicos (S);
  • Mensuráveis (M);
  • Atingíveis (A);
  • Relevante (R);
  • Temporal (T).

Seguindo esse padrão é possível acompanhar com muito mais clareza o andamento das metas estabelecidas.

3. Identificação do público-alvo

A terceira etapa para fazer um plano de marketing é identificar o seu público-alvo, ou seja, o grupo de pessoas ou empresas que têm interesse ou necessidade do seu produto ou serviço jurídico. 

É importante entender quem é a persona para adaptar as suas estratégias de comunicação e relacionamento, oferecendo soluções personalizadas e relevantes para cada segmento e etapa da jornada de compra.

A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais e pesquisas de mercado. 

Existem ferramentas online para criação de persona que vão considerar as características da sua atuação, bem como as soluções que seu escritório entrega ao seu público.

Por exemplo, você pode criar uma persona chamada João, que é o dono de uma construtora que está enfrentando problemas com a fiscalização ambiental e que precisa de um advogado especializado para resolver a situação.

4. Elaboração das estratégias

A quarta etapa consiste em elaborar as estratégias que você vai implementar para atingir os seus objetivos e metas. 

Para elaborar as suas estratégias, você deve levar em conta os resultados da sua análise SWOT, os seus objetivos e metas, o seu público-alvo e o seu posicionamento de marca. 

Assim você poderá montar um plano de ação mais assertivo para com as necessidades da sua operação.

5. Definição do orçamento

O orçamento é o valor que você vai gastar para implementar o seu plano de marketing, levando em conta os recursos disponíveis, os custos envolvidos e o retorno esperado.

Para isso, faça uma estimativa dos custos da implementação de cada etapa, levando em conta os gastos com pessoal, materiais, equipamentos, mídia, etc.

Calcule também o retorno sobre o investimento (ROI) de cada estratégia, dividindo as receitas pelos custos e multiplicando por 100.

Priorize as estratégias que têm maior ROI e que estão alinhadas aos seus objetivos e metas.

Aloque os recursos disponíveis para cada estratégia, respeitando o limite do seu orçamento.

6. Seleção das métricas

Use métricas como os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que mostram se as suas estratégias estão gerando os resultados esperados e quais são os pontos de melhoria.

Já na etapa de definição de metas, é importante que elas sejam mensuráveis para que você possa acompanhar o desempenho individual dos colaboradores e da equipe como um todo.

7. Execução e monitoramento

Isso significa colocar em prática as ações que você planejou, seguindo um cronograma e um plano de ação detalhados. 

Também significa acompanhar constantemente os resultados obtidos com as métricas que você escolheu, comparando-os com as metas que você definiu.

Trabalhe com um cronograma para cada ação determinada com um prazo de conclusão para o planejamento geral.

8. Avaliação e melhoria

Por fim, é importantíssimo avaliar os resultados para identificar os pontos de melhoria de cada ação para refinar sua operação.

Isso significa fazer uma análise crítica do seu plano de marketing, identificando os pontos fortes e fracos, as oportunidades de melhoria e as lições aprendidas.

Conheça o software jurídico ADVBOX

Para aplicar o passo a passo do plano de marketing ao seu negócio jurídico, você precisa contar com um software jurídico que facilite e otimize a sua gestão, comunicação, produção e análise. 

E o software jurídico da ADVBOX é a melhor opção para isso.

Trata-se de um sistema completo que reúne a gestão do escritório de advocacia inteira em um só lugar. 

Afinal, ele permite a integração do seu escritório com o Poder Judiciário, acompanhando automaticamente os andamentos processuais e as publicações dos seus processos.

  • Faça a gestão das tarefas com agilidade e eficiência usando métodos ágeis e um sistema de pontuação que registra e protege o seu fluxo de trabalho;
  • Conheça o seu público-alvo com profundidade criando personas e segmentando os seus clientes em grupos homogêneos;
  • Defina o seu orçamento com precisão calculando os custos e as receitas de cada estratégia e o retorno sobre o investimento (ROI);
  • Selecione suas métricas com facilidade usando ferramentas integradas que coletam e analisam os dados das suas ações de marketing;
  • Execute e monitore as suas estratégias com segurança e qualidade seguindo um cronograma e um plano de ação detalhados e registrados no sistema;
  • Avalie e aprimore as suas estratégias com inteligência e criatividade identificando os pontos fortes e fracos, as oportunidades de melhoria e as lições aprendidas.

Além disso, o software jurídico da ADVBOX oferece outros benefícios para a gestão do seu escritório como um todo.

Assim você pode aumentar a visibilidade e a credibilidade da sua atuação dentro do mercado jurídico, utilizando ferramentas de divulgação que respeitem o Código de Ética.

Portanto, saiba mais sobre como o software jurídico da ADVBOX pode ajudá-lo a fazer um plano de marketing passo a passo para o seu negócio jurídico, e tenha um controle eficiente da sua operação.

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Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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