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Gestão na advocacia

Gerenciamento de um escritório jurídico: quais os estilos?

Os estilos de gerenciamento em um escritório jurídico determinarão como se dará o alcance de metas e a prosperidade dos negócios. Além disso, influenciarão os comportamentos dos colaboradores e o andamento dos trabalhos.

Em suma, existem diversos estilos de gestão que podem ir do tradicional modelo autoritário ao democrático, ou mesmo ser uma mistura dos diversos tipos, com o intuito de organizar e liderar as equipes e processos.

Ademais, por meio dos tipos de gerenciamento é possível monitorar as demandas ou o que os clientes esperam dos seus serviços ou até mesmo gerenciar inovações bem ou mal sucedidas implantadas pelo escritório.

Portanto, neste post você verá:

  • Quais os 3 tipos de gerenciamento?
  • O que é estilo de gerenciamento?
  • Quais estilos de gestão?

Permaneça lendo este artigo e saiba mais como gerenciar processos e pessoas no escritório jurídico.

Quais os 3 tipos de gerenciamento?

Antes de entrar nos estilos ou maneiras pontuais de gerenciar, vamos abordar os modelos de gerenciamento mais usados e que podem resultar no fracasso ou no sucesso do escritório jurídico.

Sendo assim, são três os tipos de gerenciamento que monitoram a forma como o escritório se diferencia no mercado, as inovações implantadas e a melhoria contínua dos serviços.

Vejamos quais são eles:

  • Cadeia de valor;
  • Ciclo de inovação;
  • Ciclo PDCA.

1. Cadeia de valor

A cadeia de valor é uma ferramenta criada por Michael Porter, professor da Harvard Business School, em 1985. Com ela, é possível avaliar todo o processo produtivo do escritório, de forma a se conectar da melhor maneira com o cliente.

Em outras palavras, essa metodologia permite que o escritório use as melhores estratégias de atendimento e serviços oferecidos, de forma a responder às dores dos clientes e agregar valor ao seu negócio.

Como resultado desse tipo de gerenciamento, o escritório se destaca no enorme mercado jurídico.

2. Ciclo de inovação

O ciclo de inovação, como o próprio nome diz, permite que o escritório inove em seus processos. A ferramenta de gerenciamento compreende desde a criação da inovação até a implantação dela, de modo a transformar os serviços oferecidos ao cliente.

Nesse contexto, os gestores monitoram o andamento destas inovações criadas e implantadas de forma a garantir o diferencial, a sobrevivência e a longevidade do escritório.

3. Ciclo de PDCA

Por fim, outro tipo de gerenciamento aplicado ao escritório jurídico é o ciclo PDCA, em que os gestores devem realizar um mapeamento de todos os processos fundamentais da atividade e estabelecer a melhor forma de desenvolvê-los, evitando erros.

Em suma, é a  busca de um padrão no sistema de trabalho e uma melhoria contínua nos serviços.

Diante destes tipos de gerenciamento apresentados, verifica-se que o escritório deve analisar bem qual a linha, ou quais as linhas que quer e pode seguir, garantindo  o sucesso do negócio e clientes satisfeitos.

Escolhido? Agora, vamos partir para os estilos de gerenciar, que são tão ou mais importantes para a evolução do escritório.

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

O que é estilo de gerenciamento?

O estilo de gerenciamento consiste nas técnicas que o gestor usa para gerenciar colaboradores ou projetos dentro do escritório jurídico. 

Portanto, essa forma de gerenciar deixa claro, em especial, como o gestor toma decisões no processo de trabalho.

São vários os estilos de gerenciar o escritório e os colaboradores, sendo que a ou as escolhas devem levar em consideração alguns fatores como:

  • A quantidade de trabalho a ser realizado;
  • A agilidade necessária para concluir as demandas;
  • O comportamento e personalidade dos colaboradores;
  • A cultura do escritório;
  • Os objetivos do escritório;
  • A suas qualidades como gestor e a sua própria personalidade.

Conceito dado, na sequência conheça detalhadamente quais são os estilos de gestão.

Quais estilos de gestão?

É possível usar um estilo de gestão ou vários, dependendo, como já foi dito antes, de fatores como demandas, personalidade dos gestores, colaboradores e da cultura do escritório.

Mas quais são eles?

1. Autoritário

Talvez o estilo de gestão mais antigo que existe, ele não encontra mais tanta adesão como antes. Nesse estilo, a gestão ocorre de cima para baixo e é centralizada no gestor, que define as políticas que todos devem seguir e toma decisões praticamente sozinho.

Apesar de ser um estilo positivo quando é necessário tomar atitudes rápidas, ele dá pouco espaço para os colaboradores se manifestarem, assim como para ideias inovadoras.

Com isso, para funcionar, o estilo autoritário necessita de muito carisma por parte do gestor.

2. Consultivo

O estilo de gestão consultivo é baseado no feedback dos funcionários sobre o que está dando certo e o que não está funcionando no processo de trabalho do escritório.

Apesar de incentivar a participação e a fala dos colaboradores sobre as atividades realizadas, a decisão final sobre as situações pontuadas continua sendo do gestor.

Esse estilo traz como principal vantagem o engajamento e menor rotatividade dos funcionários.

Por outro lado, como ponto negativo, em comparação à eficiência do estilo autoritário, está o envolvimento de mais pessoas até a tomada de decisão final.

3. Democrático

O estilo de gestão democrática ou participativa se diferencia do consultivo na tomada de decisão final, já que os colaboradores podem contribuir diretamente nela.

Ou seja, nesse tipo, gestores e colaboradores do escritório atuam em conjunto para alcançar objetivos, em especial os de longo prazo.

Assim como o consultivo, ele também incentiva o potencial dos colaboradores e a valorização profissional.

No entanto, na mesma linha do consultivo, também se mostra um pouco menos eficiente que o autoritário, pois envolve diversas pessoas e debates na tomada de decisão final.

4. Meritocrático

Os estilos de gerenciamento meritocráticos focam em valorizar os profissionais de acordo com seus resultados. Ou seja, na advocacia reconhecem os funcionários do escritório conforme seus  desempenhos e contribuições para as metas alcançadas. 

Dessa forma, os reconhecimentos se dão na forma elogios e/ou premiações.

Esses estilos também contribuem para o engajamento dos funcionários, mas podem pecar ao tornar o ambiente de trabalho extremamente competitivo, de forma a afetar as relações entre colegas.

5. Baseado em resultados

O estilo de gestão baseado em resultados foca apenas nas metas alcançadas, deixando de lado os processos e estratégias para isso.

6. Laissez-faire ou liberal

Laissez-faire é uma expressão francesa que simboliza o liberalismo econômico e está ligada ao livre mercado, ou seja, deixar o mercado agir sem interferência do Estado.

No estilo de gestão Laissez-faire os gestores atuam como mentores, orientando os colaboradores, mas permitindo que eles sejam autogestores dos seus projetos diários.

Ao mesmo tempo que oferece autonomia aos colaboradores, proporcionando criatividade, esse estilo pode fazer com que se sintam negligenciados.

7. Persuasivo

Assim como no estilo autoritário, no estilo persuasivo os gerentes controlam a tomada de decisões. No entanto, fazem esse controle de forma que os colaboradores do escritório entendam os motivos deles.

Se por um lado o estilo motiva os funcionários, esclarecendo-os sobre as decisões, por outro se configura em um tipo de gestão unilateral.

8. Transformacional

O estilo de gerenciamento transformacional aposta na mudança e inovação, incentivando os colaboradores do escritório a ultrapassarem seus limites e crescerem profissionalmente, refletindo na melhoria dos serviços oferecidos.

9. Baseado em processos

Nos estilos de gerenciamento baseados em processos, os gestores preocupam-se com todos os procedimentos realizados pelo escritório e com as tarefas dos colaboradores, com intuito de buscarem a melhoria contínua dos serviços.

10. Foco no desenvolvimento

O estilo de gestão focado no desenvolvimento de pessoas é aquele que visa a capacitação e treinamento dos funcionários, de forma a capacitar o grupo. 

Como resultado, tem-se uma equipe motivada, engajada e produtiva.

E uma das formas muito usadas por empresas, inclusive da área jurídica, para este treinamento atualmente, é a gamificação que aplica a dinâmica de jogos para ensinar os colaboradores de maneira lúdica.

A ADVBOX é uma dessas empresas do ramo jurídico que adotou a gamificação em seus processos, integrando ferramentas de jogos nas atividades, fortalecendo o desempenho dos colaboradores e seus respectivos engajamentos. 

Os estilos de gerenciamento em escritórios jurídicos são diversos e fazem a diferença no andamento dos trabalhos, engajamento dos colaboradores e satisfação dos clientes.

Procure aquele ou aqueles mais adequados ao seu escritório e faça a diferença!

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Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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