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Plano de marketing para advogados: como fazer?

Você, advogado, deve saber o quão importante é o uso do marketing de conteúdo nas redes sociais para alavancar o seu escritório.

Acontece que fazer um plano de marketing nem sempre é fácil, especialmente quando se trata do universo jurídico.

Mas não se preocupe! Neste artigo, iremos esclarecer o que é este planejamento, os benefícios bem como o passo a passo de como elaborá-lo.

Se você quer mergulhar nesse universo e aprender como atrair, conquistar e satisfazer mais os clientes, então, este é o lugar ideal!

Vamos juntos?

O que é um plano de marketing?

Quem trabalha com marketing, sabe, na prática, o que é um plano de marketing. No entanto, usar essa tática pode ser bem mais difícil de entender para quem é do mundo jurídico. Mas, afinal, o que é um plano de marketing?

O plano de marketing é um guia estratégico que direciona as ações do setor com a missão de alcançar objetivos específicos no marketing. Por meio dele, é possível apresentar um certo crescimento do escritório de advocacia, seja nas redes sociais ou não.

É importante ressaltar que estas estratégias devem ser executadas em um determinado período de tempo. Após ele finalizar, o time do marketing pode saber se o planejamento, de fato, deu sucesso ou não. Este sucesso pode vir através de benefícios bem importantes.

Quais as vantagens de ter um plano de marketing?

Fazer um plano de marketing pode render ótimos resultados à um escritório de advocacia ou à um profissional autônomo. Isso porque essa estratégia visa ajudar no alcance de metas internas, como: organização de tarefas e satisfazer toda a equipe do escritório.

Além disso, de acordo com o Sebrae do Paraná, fazer um plano de marketing é importante para alcançar objetivos externos. Nesse caso, essa tática costuma ser eficiente para conquistar mais clientes bem como para consolidar e fidelizar os que já são clientes.

Fazer um plano de marketing ajuda a definir orçamentos e na verificação de investimentos ao escritório. Tal tática também contribui para evidenciar os portos fracos bem como os pontos fortes e as oportunidades e os desafios. Assim sendo, é ótimo para a análise SWOT.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Como começar um plano de marketing?

Segundo o site Agência Javali:

O erro mais comum da grande maioria das ações de marketing de um escritório de advocacia, independente do seu tamanho, é a ausência de um plano estratégico.

Com isso, confira dicas de como fazer um plano de marketing de sucesso!

  • Análise interna e de mercado;
  • Definição do público-alvo;
  • Estabeleça metas atingíveis;
  • Defina os canais de comunicação;
  • Crie um cronograma de ações;
  • Monitoramento das ações;
  • Mensuração dos resultados.

1. Análise interna e de mercado

O primeiro passo para fazer um planejamento de marketing bom é fazendo uma análise interna do escritório de advocacia. Nesse caso, é preciso avaliar aspectos como: serviços oferecidos, principais diferenciais, pontos fortes e pontos fracos e onde deseja chegar.

Além disso, é fundamental avaliar as tendências do mercado. Uma boa dica é prestar atenção e pesquisar sobre os concorrentes diretos. Dessa maneira, é possível saber como eles estão se posicionando, especialmente nas redes, e quais são os conteúdos produzidos.

2. Definição do público-alvo

Após analisar internamente e ter uma visão externa do mercado jurídico, a definição do público-alvo é o próximo passo. Para isso, é necessário identificar o perfil de cliente que atende e o que deseja atrair.

A identificação do perfil se dá pelo reconhecimento de dores e preferências.  Uma ótima estratégia nesta fase do plano de marketing é a criação de uma persona.

3. Estabeleça metas atingíveis

Fazer um plano de marketing só faz sentido e dá bons resultados se conseguir mensurar e notar melhorias. Só que, para isso, é preciso definir os objetivos que se busca através das ações de comunicação: atrair novos clientes, fidelizá-los ou ter mais presença nas redes sociais?

Vale ressaltar que, para alcançar as metas traçadas, é preciso que elas sejam, antes de tudo, atingíveis. Nesse caso, então, é preciso ter pé no chão e conhecimento da realidade para não haver frustração em todo o processo.

Para se ter uma noção do que é alcançável, compare escritórios de advocacia que estão em mesmo patamar. Por exemplo, se você acabou de abrir o seu escritório, não adianta se comparar com um profissional ou um escritório que está há anos no mercado.

4. Defina os canais de comunicação

Ao fazer um plano de marketing para advogados autônomos ou escritórios de advocacia, é preciso definir os canais de comunicação que serão utilizados. Antigamente, o marketing boca a boca era a principal opção para se chegar a novas pessoas e consolidar quem já era cliente. Mas isso mudou.

É que, hoje em dia, com as inovações tecnológicas e novas plataformas digitais, o marketing de conteúdo para advogados está facilmente na internet. Neste espaço, é possível utilizar o Instagram, Twitter, Threads, LinkedIn bem como no Youtube, Telegram, Whatsapp e em blogs.

Aos mais conservadores, é possível incluir, em um plano de marketing, canais de comunicação como jornais, revistas e colunas relevantes. Também há possibilidade de alcançar os objetivos por meio de ligações telefônicas desde que os clientes gostem e aceitem este canal de contato.

São tantas opções, não é? Nesse caso, os conteúdos produzidos do marketing devem estar de acordo com os canais de comunicação escolhidos. Caso não estejam, nem sempre é possível chegar a resultados tão bons, esperados e satisfatórios.

Além disso, deve-se ressaltar que, no mundo jurídico, a publicidade é uma estratégia necessária, mas perigosa, já que existem restrições. Para entender o que pode – ou não – fazer, levando em consideração o código de ética e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), confira o post em nosso blog.

5. Crie um cronograma de ações

Ao criar uma ação de marketing, independente do formato e do canal que ela será veiculada, é necessário estabelecer os prazos. É preciso definir datas de início bem como datas de término para, assim, na hora da análise final, ficar mais fácil para a verificação dos resultados.

Além do período de cada ação, o cronograma de ações também deve contar com todos os recursos precisos para que a ação de marketing seja contemplada. Estes recursos podem se resumir ao uso de ferramentas de automação, contratação de profissionais especializados em algo e orçamentos.

6. Monitoramento das ações

Quando uma ação está em andamento, a equipe deve ficar atenta: este momento também é importante para ficar de olho. Assim, caso haja possíveis erros, existe a possibilidade de consertar e, se necessário for, passar por mudanças para se adequar ao mercado jurídico.

7. Mensuração dos resultados

A última etapa, mas não menos importante, é a mensuração dos resultados obtidos. Nesta fase, a equipe de marketing acaba utilizando ferramentas de relatórios para compreender, mais facilmente, os resultados. No entanto, esse uso não é obrigatório: há quem faça manualmente.

Se os resultados não forem tão positivos quanto se esperava, é possível verificar onde se errou para, assim, não repetir. Isso também serve para resultados de sucesso: a mensuração dos resultados vai comprovar o que, de fato, funcionou. Dessa maneira, é possível repetir a fórmula!

Fazer um plano de marketing pode não ser uma tarefa tão fácil, mas, com estas dicas, ela se torna menos descomplicada!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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