Tipos de liderança - gestão de pessoas
Gestão de Equipes e Liderança

Gestão e liderança: entenda as diferenças e quando cada uma é aplicada!

Gestão e liderança estão estritamente relacionadas e são essenciais para qualquer empresa que deseja prosperar. Tanto a habilidade de gerenciar quanto a de liderar podem ser aprendidas, o que é uma boa notícia para quem acredita que não sabe fazer isso.

Nos escritórios de advocacia, esses dois requisitos precisam estar presentes para garantir um bom funcionamento e controle de todo o ambiente corporativo. 

Acompanhe a leitura, entenda um pouco sobre gestão e liderança, qual é a diferença entre elas e quando cada uma deve ser utilizada!

O que é gestão?

A gestão pode ser considerada como o ato de gerenciar questões como: processos, pessoas, finanças, tempo, dentre outros, em um negócio. Ela deve estar totalmente alinhada com a empresa e seus objetivos.

O encarregado de realizá-la é o gestor, que tem a responsabilidade de definir metas, identificar melhorias e traçar caminhos para implementá-las na companhia. 

A pessoa que realiza a gestão de uma empresa precisa agir como um líder, ter pensamento estratégico, atuar com a razão (e não com emoção), dentre outras questões. 

Sendo assim, a gestão tem o papel de controle e deve manter a organização atuando conforme o esperado e buscar maneiras de mantê-la produtiva e eficiente. 

Gerenciar um escritório de advocacia pode ser um desafio, mas é extremamente necessário. Aproveite para ver abaixo um vídeo com dicas essenciais para administrar o seu!

O que é liderança?

A liderança, por outro lado, pode ser compreendida como a capacidade de inspirar e motivar indivíduos. Ela é exercida pelo líder, que precisa ter um discurso alinhado com os seus atos, visto que acabam influenciando totalmente os seus liderados. 

Nesse sentido, a liderança serve para conduzir as pessoas por um mesmo caminho, de modo a guiá-las a alcançarem os mesmos objetivos

Empresas com lideranças eficientes conseguem atrair e guiar as pessoas de forma inspiradora, motivando-as e mostrando o verdadeiro propósito da empresa, ajudando-as a encontrar o seu próprio propósito. 

O líder deve sempre focar nos resultados, manter a equipe motivada e ser democrático. Ele também precisa buscar meios de tornar o ambiente saudável para os seus liderados, dar espaço para que todos participem e permitir que desenvolvam suas habilidades. 

Qual é a relação entre gestão e liderança?

Gestão e liderança possuem algumas semelhanças e estão relacionadas. De certo modo, um gestor precisa saber atuar como um líder. Além disso, um líder deve ter noções de gestão para administrar a sua equipe, processos, tomar decisões, dentre outras questões.

Ambas contribuem para manter a empresa funcionando conforme o desejado. Enquanto a gestão exige conhecimentos técnicos, a liderança exige habilidades interpessoais.

Quando estão juntas e são exercidas de forma eficiente, gestão e liderança conseguem manter as pessoas inspiradas, produtivas e alinhadas com os objetivos da companhia.

Gestão e liderança

Por fim, lembre-se que gestão e liderança precisam ser exercidas de acordo com as metas da empresa, bem como com a sua missão, visão e valores. De certo modo, elas acabam exigindo habilidades em comum, como: capacidade de inspirar, gerenciar pessoas, lidar com conflitos, dentre outras.

Nesse sentido, é possível compreender que ambas devem andar conjuntamente, pois uma gestão sem uma boa liderança pode trazer resultados ruins. Por outro lado, uma liderança sem gestão pode ser bagunçada e prejudicial para a empresa.

Quais são as diferenças entre gestão e liderança?

Depois de uma breve explicação sobre o que é gestão e liderança, é importante compreender as diferenças entre elas. De certa forma, as duas podem lidar com pessoas, processos, dentre outros aspectos. Embora estejam relacionadas e tenham semelhanças na prática, há distinções que devem ser observadas. 

A gestão faz parte do trabalho organizacional, voltada para a efetividade das tarefas. O gestor deve atuar com os colaboradores para distribuir e realizar as atividades ligadas às metas da companhia. Também tem o papel de garantir que o que foi planejado seja cumprido no prazo. 

Logo, ele precisa saber cobrar a execução das tarefas, avaliar o que foi feito e distribuí-las para o restante da equipe. O olhar do gestor deve estar focado principalmente no momento presente.

Por outro lado, a liderança não foca na resolução de problemas no curto prazo. O líder deve avaliar o bem-estar dos funcionários e o clima organizacional da companhia. Enquanto a gestão tem um papel voltado ao gerenciamento de tarefas e cumprimento de prazos, o líder pensa nas pessoas, antes de tudo.

Logo, este último busca inspirar, conversar e entender a visão dos outros. A liderança foca nos resultados que a empresa pode ter no futuro. Para tornar o entendimento ainda mais didático, veja abaixo outras considerações sobre as diferenças entre gestão e liderança.

Inspiração x metas

Líderes buscam maneiras de inspirar e envolver as pessoas para transformar uma ideia em realidade. Ele as encoraja para que elas sintam que fazem parte de um propósito maior, promovendo um trabalho melhor em equipe.

Gestores se concentram em definir, analisar e atingir metas, controlando processos e recursos para alcançar os objetivos definidos. 

Desejo por mudanças x manutenção do que está funcionando

A liderança busca a mudança. Logo, mesmo que a empresa esteja bem, ela busca melhorias e um caminho melhor para todos. Sendo assim, um líder desenvolve novas estratégias para melhorar a organização.

A gestão, por outro lado, tem o papel de manter tudo funcionando, melhorando sistemas e processos de forma contínua. Assim, não buscam mudanças drásticas, mas observam resultados e realizam um controle do que é feito. 

Assumir riscos x controlar riscos

Líderes tentam coisas novas, independente do risco de falhar, pois acreditam que o fracasso pode servir como aprendizado. Gestores trabalham para evitar e minimizar os riscos, controlando os problemas.  

Longo prazo x curto prazo

Líderes definem objetivos de longo prazo, buscando motivar a todos em prol desse mesmo objetivo. Os gestores transformam objetivos em metas de curto prazo, controlando o trabalho da equipe para que eles atinjam o que foi determinado.

Relacionamentos x processos

Os líderes buscam criar relacionamentos para realizar sua ideia para o futuro da empresa. Por outro lado, os gestores criam processos para atingir as metas definidas, focando em análises para obter o resultado almejado. 

Desenvolvimento x orientação

A liderança busca desenvolver as habilidades dos colaboradores para que eles se sintam capazes de encontrar as respostas para o que precisam. A gestão busca definir o papel e a responsabilidade de cada um, orientando-os a realizar suas funções.

Influência x autoridade

Líderes nem sempre ocupam uma posição de gerente ou gestor. Ele utiliza mais da influência para conseguir realizar sua visão de futuro da empresa. Os gestores, por outro lado, possuem subordinados. Seu poder está mais atrelado ao seu posicionamento na hierarquia da companhia. 

Gestão e liderança: qual é a importância delas? 

A importância da gestão e da liderança para uma empresa é imensa. Se o seu escritório de advocacia não possui esses dois aspectos, você pode estar deixando de ter uma performance superior ao que poderia ter.

Veja algumas importâncias da gestão e liderança abaixo!

Gestão

A gestão é essencial justamente para estabelecer metas e garantir que processos internos sejam realizados de maneira eficiente. Ela também é primordial para gerenciar as pessoas e as tarefas, coordenando-as de modo que todos realizem o que precisa ser feito em um prazo determinado.

Ela é essencial para controlar diversos aspectos de uma empresa. Sem esse controle, dificilmente ela prospera e entende os seus resultados. 

Ademais, a gestão tem o papel de analisar o que foi feito, identificar pontos de melhorias e buscar maneiras de eliminar ou minimizar riscos e problemas.

Logo, ela é fundamental para manter tudo funcionando conforme o esperado, fazendo com que tudo o que é feito esteja de acordo com os objetivos da companhia.  

Aproveite para se aprofundar sobre gestão de escritórios de advocacia e veja os conteúdos abaixo:

Liderança

A liderança serve para inspirar as pessoas para que elas trabalhem em conjunto por um mesmo objetivo. Ela tem impacto direto na produtividade e no bem-estar dentro da empresa. 

Um líder exemplar consegue demonstrar o propósito da companhia e a importância do trabalho de cada um para ela, fazendo com que todos se sintam importantes e parte de um sistema maior.

Ela é fundamental para manter a equipe motivada e satisfeita com suas funções e com o próprio empreendimento. Por fim, ela também tem um papel essencial na busca de melhorias na empresa como um todo. 

Confira a live do #FomeDeSaber sobre como liderar um escritório de advocacia na era digital! 

Quando atuar como gestor e quando atuar como um líder?

Depois de entender as diferenças e semelhanças entre gestão e liderança e compreender a importância e atribuições de cada uma, é provável que você fique com dúvidas em relação aos momentos em que você deve atuar como líder ou como gestor no seu escritório de advocacia. 

Na prática, existem pessoas que são boas na liderança, mas pecam no momento do gerenciamento. O contrário também existe: excelentes gerenciadores e péssimos líderes. 

Para atuar com eficiência e conseguir resultados, gestão e liderança precisam estar em harmonia e andar de mãos dadas, visto que se complementam. 

Enquanto a gestão busca maximizar a atuação de todos, a utilização de ativos e os resultados da empresa, a liderança procura criar uma direção com visão e propósito. Nesse sentido, é inadmissível separá-las, pois os resultados podem não ser satisfatórios e isso pode gerar problemas. 

Você deve atuar como gestor em situações que exigem controle, análise de métricas, organização e planejamento. Por outro lado, atue como líder quando a situação envolver a criação de relacionamentos, desenvolvimento, visão e propósito. 

Por exemplo, em um escritório de advocacia, você pode atuar como gestor analisando os indicadores do marketing e do comercial e agir como líder no momento de encontrar maneiras de desenvolver as competências das pessoas de um desses setores. 

Em outras palavras, gestão e liderança, por se complementarem, devem ser desenvolvidas por quem tem esses papéis em qualquer empresa. Felizmente, é possível adquirir conhecimento e aprender as habilidades relacionadas às duas. 

Quais são as habilidades essenciais de um gestor?

Realizando um apanhado geral, as habilidades que um gestor precisa ter são as listadas abaixo. Confira!

Execução

Gestores precisam saber executar suas ideias depois de criar uma visão estratégica, determinando um roteiro e a divisão de tarefas para que cada membro da equipe saiba o que precisa fazer. 

Direção

Os gerentes são responsáveis pelo esforço de toda a sua equipe. Eles precisam saber direcionar as pessoas, analisar os recursos disponíveis e antecipar as possíveis mudanças que podem ser necessárias no decorrer do caminho. 

Gerenciamento de processos

Os gestores precisam estabelecer diretrizes de trabalho, processos, padrões e procedimentos, de modo a manter toda a equipe com foco no que deve ser realizado.

Manutenção do foco

É papel dos gestores ouvir cada membro da equipe para entender suas necessidades, envolvendo-os nas decisões importantes e realizando mudanças para aumentar a produtividade deles. 

Quais são as habilidades essenciais de um líder?

Por outro lado, as habilidades de um líder são as determinadas abaixo. 

Visão

Líderes precisam ter noção completa de onde estão e para onde querem ir. Assim, eles traçam um caminho e conduzem as pessoas para que elas caminhem em direção ao futuro almejado em sua visão. 

Motivação

É fundamental saber inspirar e motivar as pessoas, ajudando-as a entender os seus papéis dentro da empresa. 

Excelente comunicação

As pessoas precisam estar sempre bem informadas sobre o que ocorre e qual é o desejo da empresa para o futuro. 

Capacidade de desafiar e de se arriscar

Bons líderes são os que desafiam as pessoas a melhorarem. Além disso, eles desafiam a realidade da empresa, buscando por melhorias constantemente. Por pensarem fora da caixa, eles também aceitam se arriscar, pois todo aprendizado e experiência são válidos, mesmo que negativos.

Como unir gestão e liderança?

Gestão e liderança, por andarem lado a lado, exige que o encarregado de gerenciar e liderar uma empresa aprenda constantemente e desenvolva as habilidades essenciais para essas funções.

Isso porque, a todo momento, a pessoa deve analisar indicadores, definir metas, delegar tarefas e garantir que tudo esteja conforme os objetivos da empresa. Ao mesmo tempo, precisa pensar nas pessoas, inspirando-as e motivando-as para que se desenvolvam e trabalhem melhor. 

Logo, busque sempre aprimorar suas habilidades de gestão e liderança! Felizmente, existem diversos cursos e livros sobre o tema que podem ajudar nesse aprendizado!

Livros sobre gestão e liderança que você precisa conhecer!

Além de cursos, você pode aprender através da leitura. Veja abaixo alguns dos melhores livros de gestão e liderança para aprender a ser um gestor e um líder melhor!

  • Os sete hábitos das pessoas altamente capazes – Stephen R. Covey;
  • Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie;
  • O gestor eficaz – Peter F. Drucker;
  • O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança – James C. Hunter;
  • Pipeline da liderança – Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel;
  • A arte da Guerra – Sun Tzu;
  • Empresas feitas para vencer – Jim Collins;
  • Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso – Daniel Goleman;
  • Faça acontecer – Sheryl Sandberg;
  • Gestão do amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na quarta revolução industrial – Sandro Magaldi e José Salibi Neto;
  • Rápido e devagar: duas formas de pensar – Daniel Kahneman;
  • Comece pelo porquê – Simon Sinek.

Livros sobre escritórios de advocacia

Além desses best-sellers mais conhecidos, é importante buscar livros que tratam exclusivamente de escritórios de advocacia. Veja algumas obras abaixo:

  • Gestão Eficiente de Escritórios de Advocacia: Como Advogados e Administradores Podem Transformar a Prestação de Serviços Jurídicos em Negócios Mais Rentáveis – Mario Esequiel;
  • Advogado do Futuro – Ana Paula Moraes Canto de Lima;
  • Gestão estratégica para escritórios de advocacia – Luis Fernando Rabelo Chacon;
  • Governança Estratégica Para Escritórios de Advocacia – José Paulo Graciotti;
  • Gestão Financeira na Advocacia: Teoria e Prática – Beatriz Machnick e Renan Rabelo.

Existem diversas obras voltadas para liderança e gestão de escritórios de advocacia. Logo, não se prenda somente às indicadas nesse artigo e procure por outras! 

Livros de inovação e negócios voltados para advogados, bem como de controladoria jurídica podem ser enriquecedores para todo líder e gestor de escritório. Por isso, busque sempre se aprimorar lendo livros de profissionais experientes nesses temas! 

Outra maneira muito eficiente de aprender sobre gestão e liderança nos escritórios de advocacia é lendo os artigos do blog da ADVBOX sobre esses assuntos e assistindo aos vídeos no nosso canal do YouTube. 

Nessas plataformas, você consegue encontrar diversos conteúdos enriquecedores que podem lhe ajudar a se tornar um gestor e um líder cada vez mais qualificado. Por isso, fique por dentro do que colocamos em nossas redes porque a todo instante estamos atualizando-as com novos conteúdos! 

Como aplicar tudo o que foi explicado em escritórios de advocacia?

Se você já leu outros artigos do blog sobre temas como gestão, já deve saber que escritórios de advocacia são empresas assim como qualquer outra.

Embora tenha diferenças e suas particularidades, as advocacias possuem pessoas, processos internos, serviços, clientes, finanças, dentre diversos outros aspectos que precisam de cuidados.

Logo, é essencial que o encarregado de um escritório aprenda e aprimore suas habilidades e conhecimentos de gestão e liderança para garantir uma boa performance no escritório e manter a equipe motivada e produtiva. 

Aprender sobre gestão e liderança é primordial para qualquer pessoa que possui uma empresa. Donos de escritórios de advocacia também precisam desenvolver essas habilidades e buscar conhecimento nesses temas. Portanto, comece logo a se aprimorar e torne-se um líder e um gestor exemplar!

Gostou desse artigo? Continue no blog obtendo novos conhecimentos sobre gestão e liderança e veja como acelerar o escritório com inovação, tecnologia e gestão! 

TRIAL
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas