O que é o Código de Cultura de uma empresa e como construí-lo?

A cultura organizacional está naturalmente presente nos escritórios. E é através do código de cultura que ela se torna “formalizada”, definindo oficialmente o conjunto de crenças e valores que serão praticados na organização.
O conceito envolve a rotina, o comportamento e a mentalidade do escritório em sua construção. A partir de regras, hierarquias, princípios éticos e valores que ditam o comportamento das pessoas que ali convivem, será desenvolvido o código de cultura.
Servindo, assim, como um manifesto da empresa, e funciona da mesma forma para o escritório. O código de cultura norteia para onde as práticas do cotidiano da organização querem evoluir, atrai pessoas e atua como um guia para os colaboradores. Também serve para atrair novas pessoas para o time – e pessoas que possuam o fit cultural.
O fit cultural é o alinhamento de pensamento entre o profissional e o escritório. Ele é importante para diminuir a rotatividade, que em consequência reduz gastos com treinamento e custos rescisórios.
Para escritórios que utilizam o home office, o código de cultura é, ainda, uma forma de garantir o alinhamento e motivação dos times, mesmo que eles estejam longe da sede do escritório.

Dessa forma, criar uma cultura dentro de uma empresa é algo muito difícil e frágil, tendo em vista que é muito fácil que a prática seja perdida. No entanto, para isto, é de fundamental importância estruturar esse código antecipadamente o que vai facilitar a gestão de escritório de advocacia. A seguir, listamos algumas dicas que consideramos fundamentais na hora da construção do código de cultura do seu escritório:
Defina o que a empresa está fazendo
O escritório precisa deixar claro o que está fazendo e onde quer chegar com isso. Assim, será mais fácil alinhar a equipe com a missão da empresa para trabalhar.
Se a sua motivação é ganhar dinheiro, seja honesto. Se, por outro lado, é realizar o sonho de advogar em prol do público X ou Y, não deixe de mencionar. Afinal, a motivação central do escritório precisa estar clara para atrair colaboradores que compartilhem dela e não se desanimem.
Defina os motivos da empresa estar fazendo o que está fazendo
O que está movendo o seu escritório? Quais as motivações para atuar da forma que está atuando no mercado jurídico? Os porquês das escolhas desses caminhos aumentam o engajamento dos colaboradores que se identificam com tais motivações.
Definir o tipo de colaborador que quer atrair e como atrair os talentos
Depois de divulgar tudo o que a empresa oferece, muitos talentos serão atraídos e será preciso saber quais os tipos de colaboradores serão inseridos nesse contexto.
Uma boa dica é destacar o ambiente de trabalho, como atuam em situações de crise e qual a relação entre os funcionários. Identificar os desafios e as oportunidades é um diferencial.
Defina SUCESSO pra o seu escritório
A definição de sucesso, honesta e clara, é indispensável. Pode ser o fechamento do documento do código de cultura.
Qual o formato ideal?
O que transmitir com maior aproveitamento aquilo que você deseja. Pode ser uma página com frases pontuais, um documento extenso com detalhamento de cada conceito, valor, crença e diretrizes de procedimentos e rituais do seu escritório. Ainda, pode ser um vídeo de um minuto, algo na linha do statement video ou mesmo um vídeo institucional – como você preferir.

O código de cultura facilita a comunicação entre os advogados e ajuda na hora de fazer a gestão do escritório de advocacia.
Além do código de cultura e um software de gestão jurídica objetivo, intuitivo e eficiente são medidas que necessárias para os advogados que desejam multiplicar os seus resultados,
Fale conosco e saiba mais!


É jornalista formada pela UNISINOS,Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político.
Sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados 2018 pela Resultados Digitais.
0 comentário