A cultura organizacional está naturalmente presente nos escritórios. E é através do código de cultura que ela se torna “formalizada”, definindo oficialmente o conjunto de crenças e valores que serão praticados na organização.

Código de Cultura

O conceito envolve a rotina, o comportamento e a mentalidade do escritório em sua construção. A partir de regras, hierarquias, princípios éticos e valores que ditam o comportamento das pessoas que ali convivem, será desenvolvido o código de cultura.

Servindo, assim, como um manifesto da empresa, e funciona da mesma forma para o escritório. O código de cultura norteia para onde as práticas do cotidiano da organização querem evoluir, atrai pessoas e atua como um guia para os colaboradores. Também serve para atrair novas pessoas para o time – e pessoas que possuam o fit cultural.

O fit cultural é o alinhamento de pensamento entre o profissional e o escritório. Ele é importante para diminuir a rotatividade, que em consequência reduz gastos com treinamento e custos rescisórios.

Para escritórios que utilizam o home office, o código de cultura é, ainda, uma forma de garantir o alinhamento e motivação dos times, mesmo que eles estejam longe da sede do escritório.

Dessa forma, criar uma cultura dentro de uma empresa é algo muito difícil e frágil, tendo em vista que é muito fácil que a prática seja perdida. No entanto, para isto, é de fundamental importância estruturar esse código antecipadamente o que vai facilitar a gestão de escritório de advocacia. A seguir, listamos algumas dicas que consideramos fundamentais na hora da construção do código de cultura do seu escritório:

Defina o que a empresa está fazendo

O escritório precisa deixar claro o que está fazendo e onde quer chegar com isso. Assim, será mais fácil alinhar a equipe com a missão da empresa para trabalhar.

Se a sua motivação é ganhar dinheiro, seja honesto. Se, por outro lado, é realizar o sonho de advogar em prol do público X ou Y, não deixe de mencionar. Afinal, a motivação central do escritório precisa estar clara para atrair colaboradores que compartilhem dela e não se desanimem.

Defina os motivos da empresa estar fazendo o que está fazendo

O que está movendo o seu escritório? Quais as motivações para atuar da forma que está atuando no mercado jurídico? Os porquês das escolhas desses caminhos aumentam o engajamento dos colaboradores que se identificam com tais motivações.

Defina quais são as crenças do escritório

 As crenças de uma organização podem ser das mais simples às mais ideológicas. Por exemplo, o que é produtividade para o seu escritório? Trabalhar durante um montante total de horas? Realizar uma quantidade x de tarefas, mesmo que se trabalhe poucas horas? Caso você acredite que a produtividade deva ser medida pelo desempenho do funcionário e não somente pelo horário de trabalho, vale apena dar uma olhada no sistema taskscore. Esse método de trabalho proporciona ao gestor saber de forma simples, objetiva e segura o que cada colaborador produziu durante o mês!

Por outro lado, a ideologia que rege as ações do escritório também são crenças: você acredita no livre mercado ou em uma economia com maior atuação do Estado? Seu conceito de justiça é baseado em qual corrente e autor?

Isso também será extremamente útil para atrair e reter talentos afinados com você, além de facilitar de forma quase inacreditável o treinamento dos colaboradores.

Definir o tipo de colaborador que quer atrair e como atrair os talentos

Depois de divulgar tudo o que a empresa oferece, muitos talentos serão atraídos e será preciso saber quais os tipos de colaboradores serão inseridos nesse contexto.

Uma boa dica é destacar o ambiente de trabalho, como atuam em situações de crise e qual a relação entre os funcionários. Identificar os desafios e as oportunidades é um diferencial.

Veja como nosso CEO aqui da ADVBOX pensa a respeito dessa questão em nossa série de vídeos Advocacia mais produtiva ADVBOX: 

Defina SUCESSO pra o seu escritório

A definição de sucesso, honesta e clara, é indispensável. Pode ser o fechamento do documento do código de cultura.

Qual o formato ideal?

O que transmitir com maior aproveitamento aquilo que você deseja. Pode ser uma página com frases pontuais, um documento extenso com detalhamento de cada conceito, valor, crença e diretrizes de procedimentos e rituais do seu escritório. Ainda, pode ser um vídeo de um minuto, algo na linha do statement video ou mesmo um vídeo institucional – como você preferir.

O código de cultura facilita a comunicação entre os advogados e ajuda na hora de fazer a gestão do escritório de advocacia.

Além do código de cultura e um software de gestão jurídica objetivo, intuitivo e eficiente são medidas que necessárias para os advogados que desejam multiplicar os seus resultados,

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Katiussa Bitencourt

Katiussa Bitencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

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