como-criar-setor-comercial
ADVBOX

Gestão de Talentos: Como acelerar o escritório com inovação, tecnologia e pessoas

Manter o seu escritório competitivo no mercado passa por alguns pontos fundamentais. Entre eles está a retenção dos profissionais que se destacam na sua operação.

Fazer a gestão de talentos no escritório de advocacia significa investir no seu capital humano, valorizando equipes produtivas e evitando que bons colaboradores sejam levados pela concorrência. 

A tecnologia está diretamente conectada à gestão de talentos no escritório de advocacia.

Afinal, é sabido que organizações que não buscam a inovação e os recursos tecnológicos, ficam para trás no mercado e, por consequência, perdem seus profissionais para escritórios que têm visão de futuro

É por isso que hoje vamos apresentar nesse post algumas estratégias que vão acelerar o escritório a partir de um olhar atento à gestão de talentos.

Quanto mais tempo você esperar para tomar uma decisão de cuidar da gestão de pessoas, mais riscos corre de perder sua relevância no mercado. 

Gestão de talentos

Qual a importância da gestão de talentos?

A gestão de talentos na advocacia está muito ligada à sensação de satisfação que um profissional tem para permanecer na empresa.

A partir do momento que um advogado procura por algo novo, ele busca uma oportunidade de ampliar seus horizontes e encontrar novos desafios que vão fazer mais sentido para cada etapa da sua vida profissional. 

É por isso que as pessoas responsáveis pela gestão por talentos de um escritório de advocacia devem ter atenção aos investimentos necessários para reter bons profissionais.

Afinal, um bom advogado que é levado pela concorrência pode carregar com ele clientes que confiam em seu trabalho ou, ainda, deixar clientes que estão no seu escritório decepcionados porque faziam questão de determinado atendimento. 

Antes de pontuar as ações que a gestão de um escritório de advocacia pode fazer para reter os talentos, vamos entender o que pode impulsionar um profissional a deixar sua organização e procurar outra oportunidade de trabalho:

  1. Falta de clareza com relação à carreira

Se o seu escritório de advocacia não tem um plano de carreira determinado para os profissionais, esse pode ser um importante motivo para perder talentos.

A falta de clareza a respeito de promoções e a transparência com relação a esses processos é determinante para que os advogados sintam-se seguros e confiantes com relação ao seu trabalho e às suas entregas.

Se você ainda não tem um plano de carreira, considere incluir essa etapa na sua gestão de talentos.

  1. Alto nível de estresse

Sabemos que a carreira na advocacia tem uma cobrança alta com relação à entregas, prazos e estratégias que devem ser as mais assertivas sempre.

Porém, ambientes de trabalho que geram um nível exacerbado de estresse e não há um controle a respeito disso tendem a perder profissionais.

Em um mercado tão competitivo, manter escritórios onde o padrão é de altíssimo nível de estresse, certamente haverá dificuldades com relação à gestão de pessoas. 

  1. Falta de reconhecimento e autonomia

Em ambientes de trabalho onde os profissionais não recebem reconhecimentos e um retorno sobre suas entregas, normalmente existem entraves com relação à gestão de pessoas.

E, como consequência, isso pode representar um risco na gestão de talentos no escritório. 

Conectado a esse ponto também está a importância de oferecer autonomia aos profissionais para que eles se sintam empoderados a tomar suas decisões com base em seus conhecimentos e trocas com os colegas da equipe. 

  1. Remuneração defasada

Quem faz a gestão de talentos de um escritório de advocacia não pode deixar de lado uma pesquisa constante com relação à remuneração dos profissionais.

Em um mercado tão competitivo, ter salários e outros benefícios defasados coloca em risco a manutenção de equipes de excelência. 

Benefícios do sistema de gerenciamento de talentos

Agora que repassamos com você os principais pontos que devem receber a atenção de quem faz a gestão por talento no escritório, chegou o momento de trazer soluções e dicas práticas que vão levar a sua empresa ainda mais longe.

A resposta para boa parte das questões relacionadas às estratégias para gestão de talentos no escritório está na tecnologia.

Além do escritório digital que sempre comentamos aqui no blog, a sua organização deve investir cada vez mais em seus talentos e em desenvolver técnicas que vão ampliar as práticas de gestão.

Por exemplo, para aumentar a produtividade do time é necessário começar com estratégias de desenvolvimento da equipe.

Ser gestor no mundo tecnológico não é tarefa simples, tendo em vista a evolução rápida de novos recursos e tendências.

Por isso, vamos entender como a tecnologia vai permitir que você mantenha talentos no escritório. 

Tecnologia para aumentar a produtividade

A necessidade de tomar decisões com rapidez e incentivando a autonomia e produtividade das equipes é um dos desafios da gestão de talentos no escritório.

Por isso, profissionais que realizam a gestão das companhias devem incentivar que seus liderados busquem conhecimento e cresçam junto com a organização de forma global.

Uma forma de fazer isso é utilizar metodologias que incentivem a produtividade e o acompanhamento por resultados. Contar com um software jurídico é decisivo para que isso aconteça com maestria no seu escritório.

Na ADVBOX, por exemplo, os clientes têm à disposição o método Taskscore, que premia os colaboradores por meio de suas entregas e produtividade. 

Escritórios que utilizam esse modelo de gestão de talentos ganham muito, afinal, ao distribuir as tarefas por meio do Taskscore, cada uma das atividades recebe uma pontuação específica.

Isso permite que o advogado torne-se “dono” daquela ação e busque a sua conclusão de forma global e muito assertiva. 

Ou seja, a tecnologia permite um grande estímulo à autogestão das equipes na busca por conhecimento e geração de valor para a empresa. Desta forma, a equipe se sente motivada a crescer e contribuir para o time como um todo.

Além de permitir a autogestão, contar com uma metodologia que utiliza pontuações para incentivar e acompanhar a produtividade das equipes também é decisiva para questões de remuneração.

Escritórios que contam com a metodologia Taskscore da ADVBOX podem, por exemplo, definir gratificações e outros benefícios a partir da entrega de demandas e suas pontuações específicas. 

Esse ponto conecta-se diretamente com o que falamos no início do texto a respeito da valorização e de manter o time de gestão de pessoas atento às tendências com relação à remuneração dos profissionais. 

Descubra mais sobre o método Taskscore no eBook da ADVBOX. 

Atraindo e conquistando equipes talentosas

Para completar nosso post, deixamos aqui algumas sugestões para realizar a atração de verdadeiros talentos para o seu escritório.

– Oportunize que o escritório também tenha espaços de descompressão: Garanta que existam ambientes de relaxamento onde o funcionário possa descansar e liberar um pouco da pressão cotidiana.

Isso incentiva o colaborador a notar uma preocupação e empatia da empresa com seu bem estar;

– Promova encontros para a  integração dos funcionários: O olho no olho e a conversa fora do mundo tecnológico pode favorecer os laços humanos, fundamentais para a vida em sociedade;

– Favoreça que o profissional trabalhe de casa: Desde o início da pandemia de Covid-19 muitos profissionais da advocacia descobriram que podem ser muito mais produtivos trabalhando a partir de suas casas.

Se esse é o desejo do seu colaborador, estude meios para que isso possa acontecer e incentive o trabalho a partir de casa.

Além disso, com essa prática você abre caminho para a contratação de profissionais de outras cidades ou estados que vão compor a sua gestão de talentos. Clique aqui e saiba os benefícios do home office;

Desafio: Desafie as pessoas a darem o seu melhor e as dê autonomia para isso.

Em recente entrevista, Wiktor Schmidt, CEO da Netguru, uma das empresas de software de maior crescimento dos últimos anos, declarou:

“O trabalho deve te dar a sensação de trabalho: ele não pode ser fácil demais. Se você não desafiar as pessoas, elas vão ficar presas no mesmo lugar.

No entanto, se você der a elas oportunidade de alcançar algo extraordinário como membros de um time, elas irão crescer, aprender coisas novas e ganhar experiência. Motivação e desafio andam lado a lado.”

4 pilares da motivação no trabalho

Confiança: reúne trabalho remoto e horários flexíveis, por exemplo.

Apoio: no momento de colocar em prática um projeto, orientando e dando sempre retornos a respeito das entregas.

Objetivo em comum: Todos precisam estar alinhados. O código de cultura é uma boa forma de direcionamento.

Liderança pelo exemplo: Mais do que ordenar e orientar, coloque as mãos na massa e perceba a mudança na equipe. Agir como um colaborador, e não um superior, pode ajudar muito.

A unidade do seu time

Aumentar a produtividade e os resultados do escritório é algo que acontece na medida que os colaboradores vestem a camiseta e sentem-se integrados ao código de cultura do escritório.

Inovar parece difícil no início. Mas, na verdade, é o primeiro passo para ter aliados de sucesso e pessoas felizes ao seu lado.

Afinal, pessoas felizes trabalham mais motivadas, rendem mais, produzem mais e geram mais resultados positivos ao seu negócio.

Tenha um escritório inovador, focado na tecnologia e gestão do talento e vá muito mais longe.

Fale conosco e saiba mais!

Gestão de talentos
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas