Aprenda a realizar uma gestão legal com eficiência e torne seu escritório uma empresa rentável!

Você realiza uma gestão legal no seu escritório de advocacia? O dono de negócio jurídico que não dá o devido valor a esse assunto pode perder oportunidades de crescimento.
Escritórios de advocacia são empreendimentos como qualquer outro e devem ser enxergados como tal. Contudo, na prática, o que ocorre é que muitos advogados os consideram apenas como um mero “conglomerado” de profissionais que prestam serviços.
Essa visão está equivocada e é fundamental mudá-la para ter um negócio realmente rentável, eficiente e promissor.
Mas, afinal, o que é gestão legal? Como ela pode revolucionar o seu escritório? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O que é gestão?
Antes de tudo, é fundamental entender o conceito de gestão. Trata-se de uma ciência social que estuda práticas utilizadas para administrar algo. Ela é extremamente importante em empresas, dos mais variados segmentos e tamanhos.
Em outras palavras, a gestão busca gerenciar um negócio, pessoas, recursos, processos, dentre outras possibilidades. O objetivo é alcançar as metas definidas pela empresa.
Ela tem como intuito principal estimular a autonomia e a responsabilidade de todos os colaboradores de uma organização.
O encarregado é o gestor, que geralmente é um líder que busca unir as metas da companhia com o trabalho das equipes. Além disso, seu trabalho envolve analisar o desempenho dos colaboradores, criar relatórios, definir o trabalho da equipe, dentre outros.
A gestão é fundamental para todo negócio. Contudo, é possível encontrar gerenciamentos voltados a determinados setores específicos, como: pessoas, financeiro, processos, dentre diversas outras.
O que é gestão legal?
A gestão legal, por outro lado, é o ato de gerenciar e administrar escritórios de advocacia. Ou seja, trata-se de estudar e aplicar ações voltadas para esse negócio específico.
Por ter características exclusivas, os escritórios jurídicos precisam de uma atenção diferenciada, sendo necessário um estudo voltado apenas a eles.
Ou seja, o objetivo da gestão legal é administrar os diversos fatores existentes em um escritório, como: serviços oferecidos, colaboradores, finanças, processos, prazos processuais, dentre outros quesitos.
Qual é a importância da gestão legal?
Uma empresa que não é administrada corretamente dificilmente conseguirá ter êxito e escapar de situações delicadas, como crises internas, por exemplo. Além disso, uma má gestão pode resultar em falência e outros prejuízos evitáveis.
Essas regras também se aplicam aos escritórios de advocacia. Um bom gerenciamento evita prejuízos, auxilia no crescimento do negócio e na organização dele. Veja abaixo o que uma gestão legal eficiente pode trazer de benefícios.
Organização do escritório
A gestão legal consegue manter o escritório mais organizado. O encarregado poderá estabelecer estratégias para evitar que os colaboradores se percam em suas funções e em seus prazos e mantenha todo o trabalho em ordem.
Mantém a equipe focada
O gerenciamento deve manter todos da equipe do escritório focados em suas atividades. Desse modo, evita que um realize tarefas que pertencem aos outros.
Padroniza os processos
Os processos internos do escritório ficam mais organizados. Ter esse controle no fluxo de trabalho é primordial para que todos saibam como agir em determinadas situações. Ainda, evita que cada indivíduo realize uma atividade da maneira que desejar.
Quando todos sabem o que fazer e há um devido processo a ser seguido, a produtividade aumenta. Assim, todos seguem o que foi planejado, mantendo um padrão no que deve ser feito.
Deixa os prazos controlados
Os prazos processuais, bem como os dos demais compromissos do escritório, precisam ser controlados. Uma má gestão deles pode colocar o negócio todo a perder, causar prejuízos para os clientes e, principalmente, desgastar a imagem da empresa no mercado.
Divisão de tarefas
A gestão legal também contribui para que todos saibam suas funções e realizem as tarefas que lhe são pertinentes. Essa divisão de tarefas contribui para uma maior organização do escritório e evita o retrabalho ou desentendimentos.
Leia mais:
- Como evitar a desorganização e aumentar a receita do escritório?
- Organização do escritório: como delegar tarefas e performar mais na advocacia?
Como realizar uma gestão legal eficiente?
Após entender a importância da gestão legal, a dúvida mais pertinente é como aplicá-la. Siga as dicas abaixo para realizar uma gestão eficiente no escritório!
Elabore um planejamento estratégico
Para realizar um gerenciamento eficiente, é fundamental elaborar um planejamento estratégico. O objetivo dele é encontrar o foco da banca e a direção almejada.
Esse planejamento deve conter metas de curto, médio e longo prazo. Além disso, deve prever políticas e ações voltadas para a gestão de pessoas, gerenciamento financeiro, controle de processos, marketing jurídico, serviços oferecidos, dentre outros aspectos importantes.
Identifique as necessidades do negócio
O segundo passo é avaliar a situação do escritório e identificar as reais necessidades do negócio. Verifique as debilidades e as forças da organização. Além disso, estude as ameaças e as oportunidades.
Realizar um estudo com a análise SWOT pode ser interessante. Pense no que o escritório realmente precisa e o que é prioridade para o momento.
Colete dados
Colete dados sobre a produtividade, custos, o corpo de funcionários, dentre outros importantes para os objetivos da empresa. Analise-os para verificar a performance do escritório e definir as metas.
Lembre-se que os dados são fundamentais para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Nunca decida com base em suposições!
As decisões precisam ser fundamentadas com informações concretas para garantir bons resultados.
Defina os responsáveis pela gestão legal
Defina quem será o gestor legal do escritório. O trabalho dele será de liderança. Logo, ele precisa saber interagir e se comunicar com eficiência. Ele também pode ser o encarregado de fixar as metas que devem ser atingidas.
Determine o que deve ser feito
Verifique os departamentos e assuntos que devem ser gerenciados no escritório. Geralmente, os mais importantes são: processos internos, prazos processuais, processos judiciais, finanças, marketing jurídico, corpo de funcionários.
Tudo isso deve ser gerenciado a todo instante para que o escritório permaneça eficiente e funcionando conforme o esperado, mantendo a produtividade sempre positiva.
A gestão legal e o software jurídico: como a tecnologia pode lhe auxiliar?
A administração de um escritório é muito mais eficiente quando realizada com o auxílio das melhores tecnologias disponíveis no mercado.
Um software jurídico completo, como o ADVBOX, pode auxiliar em diversos aspectos. Ele pode, por exemplo, ajudar no controle de prazos judiciais, na gestão financeira, no controle da carteira de clientes, na análise de dados do escritório, na verificação da produtividade dos funcionários, dentre diversas outras atribuições.
Com ele, a gestão legal do seu escritório será feita de maneira mais eficiente, ágil e com menos probabilidade de erros. Não fique realizando tarefas que a máquina pode fazer de forma muito superior. Adote logo o ADVBOX e comece a perceber as vantagens dele para o seu negócio!
A gestão legal é fundamental em todo escritório de advocacia. Contudo, é necessário planejamento para aplicá-la e, principalmente, a utilização de um programa que auxilie a conduzi-la de maneira eficaz, contribuindo para um crescimento rentável e eficiente do negócio!
Por isso, aproveite e veja os benefícios da ADVBOX agora mesmo e comece a utilizar o software jurídico mais completo do mercado! Daqui há alguns anos, você desejará ter iniciado antes, então aproveite!


Equipe ADVBOX