Computador sobre escrivaninha com xícara transparente de chá ao lado e mini estante de plantas sobre a mesa. Ao fundo, janela aberta com árvores desfocadas. A imagem ilustra o texto
Pontuação por Tarefas - Taskscore

Como adotar medidas sustentáveis no escritório?

Você sabe como adotar medidas de sustentabilidade no seu escritório de advocacia? No momento atual, é essencial contar com meios de garantir que o seu empreendimento não tenha um impacto negativo no meio ambiente.

Práticas nocivas ao planeta, além de prejudicarem a qualidade de vida de todos nós, também afetam a imagem que os clientes têm do seu escritório. Desse modo, é interessante que se conheça medidas sustentáveis para, assim, adotá-las.

E para conhecê-las, e saber um pouco mais sobre sustentabilidade na advocacia, leia o artigo abaixo!

O que é sustentabilidade na advocacia?

Quando falamos sobre sustentabilidade na advocacia, estamos nos referindo à adoção de medidas sustentáveis na rotina do escritório. Isso modifica a forma como se faz determinados procedimentos, mas, sempre visando um bem maior.

Dessa forma, substitui-se o uso de papel, por exemplo, por arquivos digitais, o que não torna necessário derrubar nenhuma árvore. Com essas e outras medidas, a forma do escritório atuar se altera, de maneira geral.

Em todo caso, ao adotar medidas sustentáveis no escritório de advocacia, é possível usufruir de vários benefícios. São eles:

  • Práticas sustentáveis ajudam o escritório a economizar na compra de vários materiais;
  • Contas de luz e água, por exemplo, também têm seu valor diminuído;
  • Melhora a visão do público em relação ao seu escritório;
  • Moderniza seu escritório, garantindo que se adeque às demandas atuais da sociedade;
  • Ajuda na luta contra o aquecimento global, que interfere na qualidade de vida de todos nós.

De toda forma, a crise climática já está acontecendo, e por isso, uma mudança na postura de todos nós é necessária. A sustentabilidade é essencial para garantir que a humanidade como um todo tenha bons anos com qualidade de vida.

Quais ações são sustentáveis para escritórios?

Agora que já falamos sobre sustentabilidade na advocacia, vamos abordar as ações que se pode tomar. É claro que elas são apenas indicações, e você tem total liberdade de adotar outras ideias que possam ajudar o seu escritório a se adaptar.

De toda forma, confira algumas ações interessantes a serem adotadas em escritórios sustentáveis.

  • Fornecedores sustentáveis;
  • Diminuição de papel;
  • Energia elétrica;
  • Uso de descartáveis;
  • Escritório digital.

1. Fornecedores sustentáveis

Um ponto importante para garantir que o seu escritório seja sustentável é contar com fornecedores sustentáveis. De nada adianta mudar seus procedimentos se os seus parceiros não seguem a mesma política e continuam negociando com você.

Sendo assim, também deve-se selecionar a dedo seu fornecedor de papel e de materiais de escritório, por exemplo. Quanto maior for a sua rede de parceiros sustentáveis, melhor será a imagem que o público terá do seu escritório, por exemplo.

Em todo caso, sempre leve em consideração a realidade do seu escritório ao negociar com um fornecedor. Lembre-se sempre de que não se pode prejudicar a gestão financeira , e por isso, é necessário que se analise todo esse cenário antes que se feche o contrato.

2. Diminuição de papel

Uma medida sustentável básica para adotar em seu escritório de advocacia é o de diminuir o uso de papel. É importante que dr ude esse material apenas em casos indispensáveis, onde assinaturas físicas realmente sejam obrigatórias.

Em outras situações, documentos digitais devem servir, já que existem meios de autenticação extremamente seguros atualmente. Seja por assinatura ou certificado digital, já existem meios para que se garanta a segurança desse tipo de documento.

Para diminuir o uso de papel, você deve adotar um software jurídico no seu escritório. Por meio dessa ferramenta, você tem acesso às versões digitais de todos os documentos, garantindo que não se prejudique o trabalho da equipe.

3. Energia elétrica

Adotar fontes de energias naturais pode ser uma medida que trará bastante economia para o seu escritório. Dessa forma, os gastos com questões básicas, como a energia, não comprometem a gestão financeira no seu empreendimento.

Uma alternativa muito comum atualmente é a de instalar painéis solares para usufruir da energia fotovoltaica. O impacto nas finanças é imediato, e pode reduzir os seus gastos com energia em até 90%, ajudando na gestão do escritório.

De toda forma, a mudança para uma fonte de energia natural é essencial para também ajudar o meio ambiente. O benefício aqui é que, além de não impactar negativamente no planeta, você ainda tem a oportunidade de economizar recursos enquanto isso.

4. Uso de descartáveis

Uma das medidas de sustentabilidade mais eficazes é a de diminuir o uso de descartáveis no escritório de advocacia. O plástico é um grande vilão no meio ambiente, mas continua sendo usado aos montes por diferentes tipos de empresa.

Uma postura simples a se adotar é a de comprar canecas para os colaboradores que atuam de maneira presencial. Dessa forma, economiza-se a longo prazo, além de ajudar o meio ambiente diminuindo consideravelmente o uso de copos plásticos.

Além disso, deve-se afotar outros materiais de cozinha e de escritório que também tenham versões mais duradouras. Os descartáveis podem ser práticos, porém, representam uma despesa praticamente mensal, além de afetar o nosso planeta.

5. Escritório digital

Uma medida sustentável que traz bons resultados para os escritórios de advocacia é o de adotar o modelo de escritório digital. Dessa forma, não seria mais obrigatório a realização do serviço presencial, mantendo a produtividade em alta mesmo assim.

Para isso, é necessário que o escritório conte com um software jurídico que permita a realização do trabalho mesmo no regime remoto. Dessa maneira, o time pode continuar trabalhando do conforto de casa, garantindo maior flexibilidade.

Porém, nesse cenário, é sempre importante estar atento à produtividade da equipe, para que ela não seja prejudicada. Mais à frente, em nosso artigo, vamos falar um pouco mais sobre ferramentas que podem ajudar nesse cenário.

Como adotar práticas sustentáveis no escritório de advocacia?

Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre como as ações sustentáveis podem ser colocadas em prática dentro do seu escritório de advocacia. Confira!

1. Medidas básicas para todo escritório de advocacia

O primeiro passo para trazer a sustentabilidade para o escritório de advocacia é adotar medidas sustentáveis básicas. Elas também são usadas por empreendimentos que não são do ramo, tamanha a sua importância e impacto.

Enfim, algumas das medidas básicas para adotar em seu escritório de advocacia são as seguintes:

  • Desligue os equipamentos que usam energia durante o período em que o escritório não estiver funcionando;
  • Já dissemos, mas não custa ressaltar, use papel apenas quando necessário, como na impressão de documentos que precisam de assinatura física;
  • Descarte os materiais utilizados de forma correta, principalmente os eletrônicos;
  • Adote a coleta seletiva como básica, separando o lixo de acordo com o material utilizado;
  • Implemente medidas de conscientização sobre o uso de água e energia por parte de todos os colaboradores.

2. Tenha um software jurídico

Outra medida de sustentabilidade para adotar é o uso de um software jurídico, um programa para advogados trabalharem de qualquer lugar. Por meio dessa ferramenta, é possível realizar uma série de ações básicas que ajudam a otimizar seu escritório.

O sistema ADVBOX, permite que sua equipe realize todo o seu trabalho por meio da plataforma. É possível fazer a integração com o Poder Judiciário, facilitando que o seu time tenha uma produtividade como um todo, por exemplo.

Além disso, o software também permite que compromissos da sua equipe e dos clientes sejam marcados em uma agenda compartilhada. A integração com Google, Outlook e Apple garante um funcionamento otimizado para essa funcionalidade.

Além desses pontos, o com o taskscore ADVBOX, você consegue acompanhar a produtividade da equipe mesmo em home office. O sistema dá pontos para cada colaborador de maneira individual, conforme ele for realizando tarefas.

Os pontos são dados com base no grau de complexidade, além do tempo necessário para realizar a tarefa. Além disso, os gestores podem acompanhar a produtividade de todos pelo painel, sem a necessidade de fazer intervenções desconfortáveis.

Em todo caso, você pode utilizar o sistema para facilitar o trabalho, e ainda garantir uma remuneração justa, de acordo com a produtividade da equipe. Todos podem acompanhar tudo isso de maneira transparente por meio do sistema ADVBOX.

3. Adote a advocacia digital

Outra medida de sustentabilidade que não pode ser ignorada por escritórios é adotar a advocacia digital como seu padrão. Conseguir trabalhar, de onde quer que esteja, é essencial para prestar um serviço de qualidade.

Além disso, podendo trabalhar de casa, é possível poupar ao não utilizar combustível para se locomover, por exemplo. Com isso, o nível de emissão de CO2 na atmosfera diminui, e, indiretamente, o seu escritório se torna mais sustentável.

Além desse ponto, atuando de maneira digital, não é necessário ter gastos com aluguel, valor de luz alto, entre outros aspectos. Tudo isso, além de fazer bem para as finanças do escritório, tornam possível que o empreendimento ajude o planeta.

Em todo caso, tudo isso só é possível utilizando um software jurídico que permita que o seu escritório também funcione digitalmente. Logo, não deixe de aproveitar para experimentar o sistema ADVBOX e trazer a advocacia 4.0 para a sua realidade!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA ADVBOX CADASTRO 06
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas