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Inteligência analítica: o próximo passo para ter um escritório eficiente!

Se você deseja que o seu escritório de advocacia seja forte no mercado, é fundamental investir em inteligência analítica. Atualmente, em um mercado altamente competitivo, ganha quem sabe trabalhar melhor com os dados que possui ao seu dispor.

Capacitar a si e sua equipe para analisar essas informações é talvez um dos melhores investimentos que você pode fazer para tornar a sua equipe mais autônoma e preparada para diversos tipos de desafios.

Por isso, aprenda nesse artigo sobre a inteligência analítica e veja como ela é fundamental para ter um negócio forte e promissor!

O que é inteligência analítica?

Entenda a inteligência analítica como a análise detalhada dos dados e informações de uma companhia. O objetivo é obter conhecimento sobre os processos da empresa e das atividades desenvolvidas.

Dessa forma, é possível ter referências que auxiliem no planejamento de ações e no desenvolvimento de estratégias. 

Na inteligência analítica, os dados brutos, que podem ser difíceis de serem entendidos, precisam ser convertidos em informações fáceis de visualizar e principalmente, que sejam úteis para o que se deseja avaliar no negócio. É importante ter em mente também que eles podem ser coletados tanto internamente quanto externamente. 

O trabalho de análise de dados é fundamental, visto que auxilia os tomadores de decisão a planejar o futuro do negócio, criar estratégias e entender o cenário do mercado, bem como a realidade da empresa. 

Contudo, somente ter os dados não é suficiente para obter insights e tomar decisões. A inteligência analítica surge, então, para auxiliar no entendimento do que precisa ser acompanhado e o que precisa de mudanças. 

Sendo assim, ela deve ser aplicada na estratégia empresarial para identificar necessidades e direcionar os esforços na coleta dos dados e informações ideais, proporcionando análises específicas de acordo com cada demanda. 

Além disso, as companhias podem aplicar a inteligência analítica em diversos setores, como: comercial, atendimento, financeiro, marketing, dentre outros. Outrossim, ela funciona para empresas das mais variadas áreas do conhecimento, independente do seu porte. 

Sendo assim, esse conceito precisa estar presente nos escritórios de advocacia que desejam atuar de maneira inteligente, tanto para identificar necessidades quanto para direcionar esforços e recursos de forma eficiente, no que realmente precisa. 

Inteligência analítica: a chave para ter um escritório eficiente!
Inteligência analítica: a chave para ter um escritório eficiente!

Para que serve a inteligência analítica?

A inteligência analítica serve para conduzir os tomadores de decisão na interpretação dos dados, auxiliando a descobrir padrões e encontrar respostas. 

Porém, essa não é a única utilidade para os negócios. Isso porque, na prática, trata-se de um conceito muito valioso para melhorar o desempenho das companhias, ajudando os líderes a identificar falhas que precisam de atenção e forças que podem ser utilizadas a seu favor. 

Isso significa que uma análise de dados pode possibilitar apenas um estudo imparcial sobre o funcionamento do negócio. Contudo, a inteligência analítica auxilia a combinar essas fontes de dados de qualidade com conhecimentos sobre pesquisas e métricas para tornar esse trabalho ainda mais produtivo e eficiente. 

Aprofunde os seus conhecimentos sobre análise de dados! Veja abaixo outros artigos com temas importantes para você:

Como a inteligência analítica funciona?

Primeiramente, é preciso ter em mente que toda análise de dados precisa ter um objetivo. Portanto, o ideal é começar com uma pergunta a ser respondida. 

Tal questionamento precisa ser relevante e possível de mensurar. Ele deve ter a finalidade de auxiliar na tomada de decisão e na solução de um problema. Após determinar a pergunta, o passo seguinte é escolher as métricas. Lembre-se: os dados a serem coletados podem ser tanto quantitativos quanto qualitativos. 

Caso sejam qualitativos, o foco deve ser nas principais características deles, sendo necessário padronizar as respostas em categorias e classificá-las em forma numérica, conforme a frequência de resposta e o seu percentual.

Se os dados forem quantitativos, por serem numéricos, é fundamental organizá-los em tabelas dinâmicas, de modo que permita a sua filtragem e cálculos de desvio de padrão.

Por fim, é essencial ter conhecimento sobre as reais necessidades, seja dos clientes ou do negócio. Assim, o escritório de advocacia consegue adaptar as suas estratégias, serviços jurídicos ou outro aspecto que seja necessário, de modo a conseguir melhores resultados. 

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Qual é a importância da inteligência analítica?

Diante de um mercado altamente competitivo e com o avanço da tecnologia, cada vez mais empresas buscam se orientar por dados, ao passo que a capacidade analítica se tornou indispensável para manter essas organizações competitivas no mercado

Diante dessa realidade, a inteligência analítica se tornou fundamental para diversos aspectos, como: criação de soluções, análise de mercado e concorrentes, aplicação de investimentos, dentre diversos outros. 

Veja abaixo alguns aspectos que tornam a inteligência analítica fundamental para os escritórios de advocacia.

Auxilia a identificar demandas

A inteligência analítica contribui para a coleta e interpretação de grandes quantidades de dados do escritório, ajudando a identificar as necessidades, tanto do negócio quanto dos clientes. 

Desse modo, pode ser possível prever, por exemplo, o aumento na demanda de um determinado serviço jurídico, o que pode fazer com que seja necessário aumentar a equipe, deixando, assim, o escritório preparado para o futuro. 

Esse é apenas um exemplo de como a inteligência analítica pode auxiliar na identificação de demandas futuras.

Melhora os processos 

A inteligência analítica exige dos analisadores pesquisa, comunicação, pensamento crítico e voltado para a resolução de problemas. O uso dela permite que os responsáveis consigam pensar sempre em melhorias e soluções para os processos internos e externos.

O resultado é um aumento na eficiência empresarial, ajudando a equipe a trabalhar melhor, oferecer serviços com cada vez mais qualidade e consequentemente, melhorando a experiência do usuário final. 

Melhora a satisfação dos clientes 

Você deve utilizar a inteligência analítica para entender o que os clientes precisam. Desse modo, é importante que o escritório avalie os dados sobre gostos, necessidades, demografia, dentre outros, para verificar a necessidade do público e principalmente, visualizar como a concorrência atua para manter o grau de satisfação de seus clientes elevado. 

Aproveite para entender melhor sobre a experiência do cliente na advocacia vendo o vídeo abaixo:

Em que setores aplicar a inteligência analítica?

A sua equipe pode aplicar a inteligência analítica em diversos setores de um escritório. Veja abaixo alguns exemplos de sua aplicação prática.

Risco de mercado

Uma de suas utilidades é avaliar o risco de mercado para entender, por exemplo, a probabilidade de perdas e ganhos com os recursos investidos. 

O trabalho pode envolver diversos tipos de riscos, como falhas nos processos internos ou no atendimento ao cliente, segurança virtual, dentre outros aspectos que podem ameaçar o escritório e o lucro almejado.

Saúde dos funcionários

A análise de dados pode auxiliar a entender a saúde dos colaboradores, auxiliando na busca por melhores políticas, planos de saúde ou práticas que possam melhorar o grau de satisfação dos funcionários com o escritório. 

Marketing

A inteligência analítica tem papel fundamental no entendimento das necessidades dos consumidores do escritório. Desse modo, é possível se antecipar e pensar em campanhas mais eficientes. 

Desse modo, é possível não apenas pensar em estratégias de atração e fidelização, mas modos de divulgação dos serviços, identificação de novos serviços para se oferecer, dentre outros aspectos. 

Processos operacionais 

Conforme mencionado, a análise de dados deve auxiliar a aprimorar os processos internos do escritório, de modo a otimizar a eficiência operacional. 

Por exemplo, a análise de informações pode auxiliar a identificar os setores mais produtivos e os que podem trazer prejuízos financeiros para o escritório. 

Recursos humanos

Aplicar o conceito no trabalho do setor de Recursos Humanos (RH) pode contribuir para melhorar o desempenho dos colaboradores. 

Ademais, pode e deve ser utilizado para atrair e manter talentos e melhorar processos de admissão, demissão e pagamento de salários. 

Setores jurídicos

Por fim, nos setores que cuidam dos processos judiciais e de atendimento ao cliente, o excesso de trabalho pode ser um problema e até prejudicar o desempenho dos advogados e outros colaboradores. 

Para evitar esses problemas, a inteligência analítica pode ser utilizada de modo a melhorar a produtividade dos advogados, auxiliando-os a utilizar melhor o seu tempo e a trabalhar melhor com as demandas jurídicas que possui. 

Quais são os benefícios da inteligência analítica?

Existem diversos benefícios de implementar a inteligência analítica. Veja abaixo algumas considerações!

Melhora a resolução de problemas

A inteligência analítica tem justamente o objetivo de auxiliar a identificar os problemas, entendê-los e encontrar a solução ideal. Desse modo, é possível pensar em respostas eficazes para solucionar o que é preciso.

Aumenta a criatividade e inovação

A inteligência analítica contribui para o processo criativo dos envolvidos, visto que os ajuda a entender os motivos que levaram a um determinado resultado e a obter insights que podem ser úteis para desenvolver novas ideias. 

Aprimora o pensamento crítico

A inteligência analítica contribui para que os profissionais entendam informações complexas com mais facilidade. Isso pode contribuir para identificar pontos fracos e fortes de um argumento e escolher ações mais assertivas para solucionar o que foi proposto.

Melhora a tomada de decisões 

A principal vantagem é justamente o fato de que o processo de tomada de decisão se torna mais preciso e eficiente. Desse modo, os responsáveis podem pensar de forma crítica e objetiva sobre um determinado problema, identificar padrões e decidir com base nas evidências apresentadas.

Ajuda a entender as necessidades dos clientes

Os escritórios de advocacia, assim como qualquer empresa, estão sujeitos a receber reclamações dos clientes. Nesse caso, a inteligência analítica contribui para encontrar padrões nos feedbacks para, assim, resolver os problemas, melhorar a prestação de serviços e tornar a jornada de compra ainda melhor. 

Este artigo foi útil para você? Continue no blog aprendendo sobre outros temas interessantes! Veja agora como aumentar a produtividade das equipes do seu escritório!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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