graficos mostrando a diferença da Liderança e gestão de equipes
ADVBOX

Liderança e gestão de equipes para escritórios de advocacia: como alcançar resultados práticos?

Quando você pensa em liderança e gestão de equipes o que vem à sua cabeça? É possível que você pense em palavras como:

  • Resultados;
  • Acompanhamento;
  • Produtividade; 
  • Responsabilidades;
  • Motivação.

É um fato que essas e outras palavras fazem parte das rotinas de quem faz a liderança e gestão de equipes. Aliás, se você realiza essas atividades, seus desafios são enormes. 

Estar no papel de gerenciamento de times está diretamente vinculado aos resultados. Em um escritório de advocacia não é diferente. 

Entretanto, oferecer um bom acompanhamento de liderança no ambiente jurídico pode ser decisivo para o andamento dos processos. Um bom líder precisa motivar e estar atento ao que acontece na equipe.

Porém, com a realidade de muitos escritórios oferecendo vagas home office e com a transformação dos escritórios digitais, o cenário mudou. 

Fazer a liderança e a gestão de equipes nesse novo contexto exige ainda mais cuidado.

Afinal, todo o trabalho precisa acontecer com um olhar atento e com processos que, muitas vezes, exigem um acompanhamento remoto. 

Para ajudar líderes e gestores sobre esse assunto, criamos este conteúdo. Continue lendo para descobrir mais sobre como a liderança e gestão de equipes se tornaram essenciais para a advocacia. 

Boa leitura!

O que é liderança e gestão de equipes?

Cuidar dos colaboradores é essencial em qualquer empresa. Na advocacia fazer a liderança e gestão de equipes reflete diretamente nos resultados do negócio. 

Afinal, quando o time de advogados está motivado, o reflexo aparece também na satisfação dos clientes. 

Quando a liderança deixa de ser inspiradora, problemas podem começar a aparecer. Entre essas questões, podemos destacar:

  • Alta rotatividade na equipe (evasão de bons colaboradores);
  • Baixa produtividade;
  • Insatisfação dos clientes. 

Esses são apenas alguns pontos que podem ser citados. Mas vale lembrar que é por meio da liderança e gestão de equipes que as questões organizacionais são repassadas. 

E é responsabilidade da pessoa neste papel garantir que informações sobre a cultura organizacional do escritório sejam repassadas e cumpridas. 

Valores, missão e objetivos devem ser comunicados para a equipe por meio da liderança. E, acima de tudo, os gestores nesse papel precisam acompanhar se o que foi previsto está sendo cumprido.

Está sob a responsabilidade dos líderes a tomada de decisões e a escuta ativa dos times. 

Afinal, quando aparece a necessidade de alterar a rota de alguma situação, é importante que as lideranças apresentem com clareza para onde o negócio vai seguir. 

Liderança e gestão de equipes para escritórios de advocacia: como alcançar resultados práticos?
Liderança e gestão de equipes para escritórios de advocacia: como alcançar resultados práticos?

Qual é o papel da liderança na gestão de equipes?

Como já mencionamos anteriormente, a liderança e gestão de equipes precisa acompanhar o time com foco em garantir motivação e resultados. 

Entretanto, é importante salientar que esse não deve ser um trabalho isolado das lideranças. Oferecer um formato de gestão compartilhada pode ser interessante para escritórios de advocacia. 

Na prática, a pessoa que faz a gestão da equipe tem o papel de conduzir as estratégias e acompanhar resultados. Porém, todos os integrantes do time são ouvidos na tomada de decisões. 

A estratégia de compartilhar definições e ouvir as equipes tem sido muito indicada por especialistas em Recursos Humanos. 

Isso porque, seguindo essa metodologia, há um maior empoderamento dos times. 

Todos são ouvidos e quem está no papel de liderança e gestão de equipes consegue entender outros pontos de vista.

Muitas vezes os gestores não têm a visão completa sobre algumas questões práticas do dia a dia da operação. É por isso que uma estratégia compartilhada pode auxiliar na tomada de decisão. 

Como fazer a gestão?

De maneira prática, a liderança e gestão de equipes na advocacia precisa se manter atenta ao que acontece na operação.

Aliás, para que isso aconteça, é importante que os líderes tenham agendas fixas com os integrantes da equipe. Conversas individualizadas são um ótimo recurso. 

É importante que a liderança e gestão de equipes aproveite esses momentos para oferecer feedbacks para o profissional. 

Além disso, reuniões como essas podem ter como pauta as expectativas dos advogados com relação ao negócio. Orientar o crescimento na carreira e entender quais dificuldades nos processos e rotinas também podem ser abordados nas conversas individualizadas.

Essas reuniões podem servir como um importante insumo para melhorar o posicionamento do escritório. 

E, entre outras questões, promover um ambiente de ainda mais confiança entre os gestores e seus liderados. Conversas individuais também são entendidas como um importante gerador de motivação entre as equipes. 

Entretanto, é importante salientar que apenas ouvir as expectativas do time não traz resultados.

A liderança e gestão de equipes precisa trazer respostas e, quando possível, ações práticas para o que for proposto pelo time. 

Afinal, em um cenário em que as pessoas são ouvidas mas suas ideias não são executadas (ou não recebem um feedback sobre o porquê não executar), a desmotivação pode aparecer.

Por isso, em resumo, é papel da liderança e gestão de equipes estabelecer os processos. Ouvir seus liderados, entender quais as necessidades e oferecer feedbacks sobre o que foi proposto e será, ou não, aplicado. 

Como um gestor deve gerenciar sua equipe de colaboradores?

Agora que já repassamos as questões voltadas ao cuidado com a equipe, vamos falar sobre tecnologia. 

Sim, quem está responsável pela liderança e gestão de equipes precisa contar com o suporte da tecnologia.

Principalmente quando se faz a gestão de equipes a distância, é fundamental contar com recursos que vão garantir um acompanhamento completo. 

Entretanto, mesmo que você esteja atuando de maneira presencial, com todo o time no escritório, os recursos de inteligência artificial são decisivos. 

Software Jurídico para Escritórios

Escritórios de advocacia que contam com um software jurídico ganham tempo e produtividade para toda a equipe.

Isso acontece porque, por meio da tecnologia, o acompanhamento das equipes é automatizado. As informações chegam para a liderança e gestão de equipes em tempo real. 

Afinal, ao contar com a tecnologia os líderes não têm em mãos apenas um espaço virtual para incluir as demandas do time. 

No caso dos clientes da ADVBOX, por exemplo, a tecnologia está totalmente conectada a uma metodologia exclusiva, focada em produtividade. 

Por meio da Taskscore, a liderança e gestão de equipes tem clareza sobre todas as demandas que estão em produção e pendentes no escritório.

O acompanhamento por meio de um software garante aos gestores benefícios como:

  • Visualização sobre os prazos: se há prazos para vencer, demandas atrasadas;
  • No momento de cadastrar as atividades, determinar qual a importância de cada uma delas por meio de pontos;
  • Fazer um acompanhamento indireto de todas as atividades sem a necessidade de perguntar individualmente aos advogados e tornar a liderança muito invasiva;
  • Utilizar a visualização das entregas para estabelecer feedbacks construtivos.

Quando a liderança e gestão de equipes estabelece pontos para cada uma das atividades, fica ainda mais fácil compreender quando premiar bons profissionais. 

Com os dados de entregas e informações sobre produtividade, os líderes podem aproveitar esses resultados para oferecer bonificações para os advogados. 

Taskscore (Sistema de Pontuação por Tarefas)

Quando se utiliza a metodologia de Taskscore, por exemplo, é possível determinar que, por meio do atingimento de algumas pontuações os profissionais recebam prêmios como:

  • Folgas pelo bom desempenho;
  • Participação em cursos ou congressos; 
  • Reconhecimentos financeiros.

Cada escritório pode determinar suas próprias premiações. E estas, certamente, serão um motivador para o bom desempenho das equipes.

Por outro lado, para os advogados, o benefício da tecnologia vem com a possibilidade de fazer sua autogestão. Ou seja, utilizar a visualização das demandas por pontos – e prioridades – para gerenciar seu tempo e suas atividades. 

Quando se tem a noção completa sobre o que precisa ser entregue e qual a importância de cada tarefa, fica mais fácil para o time organizar suas atividades.

Com isso, estimula-se que cada profissional faça o gerenciamento que considerar mais adequado do seu tempo. Em casos de escritórios digitais, essa medida é imprescindível para o bom andamento das demandas. 

Liderança: teste a metodologia na prática

Se você está na liderança e gestão de equipes de advocacia e ainda não sabe como começar o acompanhamento do time, nossa dica é: dê o primeiro passo com o suporte da tecnologia. 

Mesmo que você já tenha um caminho traçado na liderança, sempre é tempo de experimentar novos métodos e estimular a equipe de outras formas. 

Para buscar resultados ainda mais relevantes para o seu escritório é fundamental caminhar com a ajuda de novos recursos. 

Aliás, é aqui que entra o trabalho da ADVBOX para tornar a sua liderança e gestão de equipes ainda mais eficiente. 

Todos os recursos do nosso software vão se complementar para que você, no papel de líder, tenha uma visão completa sobre o que acontece no escritório.

Dê o primeiro passo: teste gratuitamente nossa ferramenta durante 7 dias e entenda de maneira prática como ter ainda mais dados para uma liderança e gestão de equipes efetiva. 

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 05

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas