gráfcio e balança para melhorar o desempenho da equipe
Gestão na advocacia

Melhorar o desempenho da equipe: veja 6 dicas para aplicar na prática!

Procurar meios de melhorar o desempenho da equipe é sempre uma tarefa desafiadora, porém necessária. Felizmente, existem diversas práticas que o seu escritório pode encontrar para conseguir obter os resultados que almeja.

Manter a equipe sempre produtiva é fundamental para que o negócio se mantenha competitivo no mercado, atraia clientes e consiga atingir os seus objetivos. Por isso, é um assunto que precisa de atenção.

Nesse artigo, você verá algumas dicas para melhorar o desempenho da equipe do seu escritório de advocacia. Boa leitura!

O que causa um mal desempenho da equipe? 

Primeiramente, para saber como melhorar o desempenho da equipe, é fundamental entender os motivos que causam o mal desempenho dela. A falta de produtividade pode ocorrer por diversas razões. Abaixo, veja algumas das mais comuns.

Falta de comunicação

Uma comunicação deficiente (ou falta dela) é um dos erros mais graves que podem acontecer nas companhias. No escritório de advocacia, é primordial ter atenção a esse aspecto, pois os prejuízos podem ser difíceis de corrigir em um ambiente onde não há comunicação.

Ao não dar atenção a isso, os membros da equipe não saberão trabalhar em conjunto e ninguém terá clareza de suas atribuições. 

Sendo assim, é papel do gestor garantir que a comunicação entre ele e a equipe seja clara e que todos entendam a mensagem que foi passada. 

Falta de sintonia entre os membros da equipe

Embora ninguém seja obrigado a gostar de ninguém, é fundamental haver respeito e uma relação harmônica entre os membros de uma equipe. Somente assim o trabalho flui. 

A falta de sintonia na equipe gera diversos problemas, como fofocas, intrigas e triangulação. Além de prejudicar o trabalho e o bem estar das pessoas, torna o ambiente bastante tóxico.

Dessa forma, o gestor deve incentivar que os colaboradores conversem claramente entre si e saibam sozinhos buscar soluções para os problemas que se apresentam. Ademais, é fundamental reprimir quaisquer atitudes negativas, como fofocas e intrigas.

Falta de clareza das próprias funções

Não tem como melhorar o desempenho da equipe se os próprios membros não sabem ao certo as suas funções. O gestor precisa instruir com clareza cada um dos membros e definir as funções de cada um. 

Uma pessoa só consegue ter um bom desempenho se ela entende quais tarefas são de sua alçada e quais não lhe competem.

Falta de clareza das metas e objetivos

Uma equipe sem metas e sem o conhecimento dos objetivos do escritório de advocacia dificilmente consegue ser produtiva. Lembre-se: sem dar direcionamentos, dificilmente uma pessoa chegará onde precisa.

Sendo assim, fica claro que é fundamental que a equipe tenha ciência de suas metas e dos objetivos a serem alcançados. Além disso, cada membro precisa ter metas individuais. 

Vigilância em excesso

Um dos maiores erros dos líderes de equipes é achar que as pessoas só trabalham se tiver alguém as vigiando. Muito pelo contrário, a supervisão apenas atrapalha, deixando o colaborador ansioso e irritado. 

Dessa forma, ele não conseguirá trazer os resultados desejados. Para uma equipe ter sucesso, é preciso ter confiança e dar autonomia. Incentivar a autogestão é a melhor maneira de garantir um trabalho de qualidade e principalmente, que o trabalhador seja produtivo. 

Clima organizacional ruim

O clima organizacional é tão importante quanto pensar em uma boa remuneração para os seus colaboradores. Ou seja, de nada adianta pagar bons salários e ter uma política de crescimento atraente se o local não é bom para trabalhar.

Por isso, é fundamental mantê-lo sempre harmônico e positivo para evitar evasão de talentos e garantir que todos trabalhem satisfeitos.

Excesso de trabalho

O excesso de trabalho é grave e não tem como melhorar o desempenho da equipe sem eliminá-lo. Uma pessoa com muitos afazeres pode ter dificuldade de focar, entregar o que precisa no prazo e manter a qualidade no que faz.

Esse problema pode ocorrer devido à falta de organização, atraso do escritório em relação às tecnologias e acúmulo de função, por exemplo. 

Acúmulo de funções 

Outro problema que se tornou comum no mercado de trabalho atual, principalmente no pós-pandemia. Na prática, muitas companhias, independente do setor de atuação, passaram a contratar 1 pessoa para exercer diversas funções, as quais caberiam a 5 ou 6 profissionais diferentes. 

O exemplo mais comum é no setor de marketing. É comum, por exemplo, contratar um profissional de produção de conteúdo e exigir que ele também trabalhe com tráfego pago, copywriting e social media

Na área da advocacia, isso também pode ocorrer. Até porque um escritório possui diversos setores e demanda profissionais de outras áreas do conhecimento. 

Para melhorar o desempenho da equipe, evite ter funcionários com mais de uma função. Existem certas questões que não se pode economizar e cortar gastos. Essa é uma delas. 

Logo, exigir que 1 funcionário faça o trabalho de 2 ou mais não é uma atitude inteligente. Além de tornar a equipe improdutiva, o trabalhador se sentirá descontente e exausto pelo esgotamento do excesso de trabalho. 

Falta de incentivo 

Outro problema que precisa ser corrigido antes de buscar maneiras de melhorar o desempenho da equipe. As pessoas precisam de incentivo para continuarem produtivas. 

Logo, é fundamental pensar em políticas de crescimento no escritório, bem como buscar meios de premiá-los ou remunerá-los por desempenho, quando batem as metas.

Falta de feedbacks

Não tem como uma pessoa ter noção de como está o seu trabalho se ela não recebe feedbacks. Ter essa análise e conversar com o trabalhador sobre isso é fundamental para que ele entenda o que está fazendo de bom e o que precisa melhorar.

Sendo assim, tanto os feedbacks positivos quanto os negativos são importantes. Enquanto os primeiros ressaltam os resultados conquistados, os negativos servem para alertar o que deve mudar. 

Como identificar a improdutividade?

Ao mesmo tempo em que se deve buscar maneiras de melhorar o desempenho da equipe, é importante estar sempre atento aos sinais da improdutividade.

Afinal, se o gestor não perceber e propor mudanças, o problema pode se agravar e prejudicar consideravelmente o alcance das metas estabelecidas. 

Ao fazer a gestão da equipe, o líder poderá perceber os sinais. Caso se apresente, por exemplo: trabalhadores com acúmulo de funções, excesso de trabalho, atraso na entrega de tarefas, faltas injustificadas, desperdício de tempo com atividades desnecessárias, é preciso se alertar e agir imediatamente para reverter o cenário. 

Não sabe como reverter a improdutividade da equipe? Baixe o ebook abaixo e veja como fazer isso!

produtividade na advocacia

Como lidar com colaboradores de baixo desempenho?

Ao identificar um colaborador com baixo desempenho, você não pode iniciar a conversa atacando-o. Dessa forma, você apenas prejudica o relacionamento e impede que ele se abra, pois ficará com medo de se expor. 

Não adianta acusá-lo e ser agressivo. Você precisa conversar amigavelmente para que ele se sinta confortável e seja sincero no momento de expor o que sente. 

Além disso, demitir sem antes entender os motivos também não é nada inteligente, visto que o problema pode ser simples de corrigir. Outrossim, ao agir dessa maneira, você pode perder um ótimo funcionário e perder tempo e dinheiro para recrutar outro no lugar.

Portanto, converse amigavelmente em particular com o colaborador para que ele lhe diga como se sente. Assim, ele pode expor os motivos dele. Caso não tenha uma razão aparente, juntos vocês podem identificar os problemas e assim, encontrar a melhor solução. 

Lembre-se dos motivos que causam o mal desempenho dos trabalhadores listados anteriormente. Em muitos casos, o problema pode ser algum dos mencionados. 

lista com o que é preciso para melhorar o desempenho da equipe
Melhorar o desempenho da equipe

Como melhorar o desempenho da equipe? Veja 6 dicas 

A princípio, é possível utilizar diversos meios para melhorar o desempenho da equipe. Abaixo, veja 6 sugestões que podem ajudar!

1.Ofereça um ambiente de trabalho amigável

Antes de tudo, para melhorar o desempenho da equipe, é preciso pensar no ambiente de trabalho. Mesmo que o trabalho seja feito em home office, é preciso construir um clima amigável, baseado na confiança. 

Por outro lado, se o trabalho é presencial, é importante também pensar no ambiente físico, pois ele precisa ser confortável para que os colaboradores se sintam bem e permaneçam produtivos. 

Mesmo que o seu escritório seja presencial ou totalmente remoto, é preciso oferecer flexibilidade e dar autonomia para que todos se sintam confortáveis. Trabalhadores contentes são mais produtivos e realizam as suas atribuições com mais qualidade.

Leia também: 

2. Crie um programa de reconhecimento

Um escritório de advocacia com um bom programa de reconhecimento consegue manter bons talentos e principalmente, melhorar o desempenho da equipe, tornando-a produtiva e eficiente. 

Ao saber que podem crescer na carreira dentro do escritório e ter possibilidades de auferir ganhos melhores, as pessoas tendem a se motivar e trazer os resultados esperados. 

Por isso, busque criar planos de carreira ou premiá-los por bom desempenho quando conseguem bater as metas.

3. Aposte em treinamentos

Considere os treinamentos como um investimento. Isso porque os colaboradores se tornam mais qualificados e aplicam os conhecimentos adquiridos no escritório, melhorando-o como um todo. 

Sempre que possível, busque incentivar esse aprendizado contínuo para que as pessoas estejam em melhora constante. 

Do mesmo modo, busque o aperfeiçoamento de habilidades que são deficientes na equipe. Logo, identifique as deficiências dos trabalhadores e incentive-os a aprimorá-las. 

Dessa forma, é possível aumentar o desempenho da equipe e contar com colaboradores cada vez mais qualificados em suas funções.

4. Conheça a sua equipe

Para melhorar o desempenho da equipe, é preciso conhecê-la. Isso significa que você precisa entender as motivações, conhecer os objetivos e saber das forças e fraquezas de cada um dos membros. 

Assim, você pode gerenciar a equipe e fazer com que cada um trabalhe as suas fraquezas e utilize as suas forças em favor da equipe. 

5.Crie confiança entre os membros

Não tem como melhorar o desempenho da equipe se os colegas não confiam um no outro. É preciso fomentar a confiança mútua e garantir que todos contribuam para manter o clima organizacional positivo. 

Assim, incentive a conversa entre eles e busque eliminar os problemas que desgastam as relações, como intrigas e fofocas. 

Da mesma forma, trabalhe a inteligência emocional de todos, inclusive a sua. Isso vai ajudar a todos a passar por problemas e principalmente, conflitos de interesses. 

6.Ofereça boas ferramentas de trabalho

Não tem como melhorar o desempenho da equipe sem a ajuda da tecnologia. Por isso, aposte em boas ferramentas, que permitam que os funcionários realizem os seus deveres com agilidade e automatize tarefas repetitivas e manuais. 

Já ouviu falar dos métodos de produtividade? Aproveite e veja o vídeo abaixo para conhecer alguns e descobrir qual o ideal para o seu escritório de advocacia!

Melhorar o desempenho da equipe: 4 erros que você não pode cometer

Ao querer melhorar o desempenho da equipe, o gestor pode adotar medidas que, ao invés de ajudar, só piora e prejudica a produtividade. Veja abaixo quais são elas para não aplicá-las!

1.Incentivar a competição e intrigas entre os membros

Os membros da equipe precisam sentir que estão trabalhando em conjunto em prol de um mesmo objetivo. Incentivar competições entre eles pode apenas causar ansiedade e desgastar as relações. 

Da mesma forma, as intrigas também prejudicam o trabalho e podem abalar a confiança entre os membros da equipe. 

Portanto, jamais alimente ou dê importância para isso. Ao dar ouvidos para comentários depreciativos, você pode tratar injustamente algum colaborador. Quando ocorrer, o ideal é conversar com todos e dizer que isso não acrescenta em nada. 

2. Supervisão constante

Evite ficar a todo instante verificando se os trabalhadores estão produzindo. Isso apenas os deixa ansiosos e prejudica o bem estar deles.

3.Cobrar horas de trabalho 

Muitos gestores ainda associam maior produtividade com mais horas trabalhadas. Esse é um dos maiores erros que se pode cometer.

Em vez de ficar avaliando quantas horas a pessoa trabalhou ou o tempo em que ela de fato foi produtiva, busque outras maneiras de verificar o índice de produtividade, como a gestão por tarefas

4.Tratar os membros de maneira desigual 

Trate todos igualmente. Evite favoritismo, pois isso tende a desagradar o restante da equipe. Atitudes assim prejudicam a harmonia do grupo e podem ocasionar injustiças com outros profissionais. 

Em suma, para melhorar o desempenho da equipe, o gestor precisa identificar os motivos para a falta de produtividade e assim, implementar as melhorias necessárias. Ademais, é preciso ter atenção constante para evitar que a performance dos colaboradores caia. 

Portanto, busque sempre boas maneiras de medir o desempenho de cada um para saber o que fazer em caso de decaída nos resultados!

Continue aprendendo mais sobre esse tema e veja como as reuniões podem melhorar a produtividade no escritório!

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas