escritório digital simples
Gestão de Equipes e Liderança

Como ajustar o clima organizacional no escritório jurídico?

Não há termômetro melhor para um escritório do que o colaborador. É por meio dele que se percebe a satisfação (ou não) com o ambiente e filosofia de trabalho do empregador, ou seja, se percebe como anda o clima organizacional no escritório. Inclusive, de advocacia.

Como resultado dessa percepção, o escritório tem respostas sobre seu desempenho junto aos funcionários e pode a qualquer momento melhorar essa relação.

Portanto, nesse post você verá:

  • Como descrever o clima organizacional de uma empresa?
  • Quais são os três tipos de clima organizacional?
  • O que é necessário para ter um bom clima organizacional? 
  • Quais são os pilares do clima organizacional?

Siga lendo esse artigo para verificar como criar o melhor clima no seu escritório jurídico!

Como descrever o clima organizacional de um escritório?

O clima organizacional de um escritório é o resultado das relações entre a organização e os funcionários. Ou seja, é a percepção coletiva, regada de sentimentos e opiniões, que os empregados têm do negócio com base em suas atitudes.

Percepção que pode ser positiva ou negativa e influenciar no nível de engajamento dos colaboradores. 

Dessa forma, pode-se dizer que todas as decisões no escritório de advocacia incidem na forma como seus colaboradores enxergam o local de trabalho, gerando o clima organizacional.

O clima é formado por elementos perceptíveis e mensuráveis que envolvem fatores como o desempenho do escritório, a gestão de pessoas, a eficácia de comunicação interna, a qualidade de vida no trabalho e a identificação com a cultura do negócio.

Em suma, o clima organizacional é o melhor parâmetro para verificar os níveis de satisfação ou insatisfação no escritório. Ademais, é um bom indicador para o gerenciamento dos recursos humanos e de qualidade do ambiente de trabalho. 

E como monitorar esses níveis? Certamente, por meio de pesquisas.

1. Pesquisa de clima

O clima organizacional é subjetivo e relativo, mas o que significa isso? Significa que ele é baseado na percepção que os funcionários têm do escritório e, ao mesmo tempo, que é uma percepção que varia conforme a pessoa.

Por ser algo tão individual, é passível de investigações para conhecer melhor os colaboradores e o que pensam sobre o ambiente de trabalho e o que acontece nele. Nesse sentido,  entra em ação a pesquisa de clima organizacional. 

A ferramenta é de responsabilidade do Departamento de Recursos Humanos e lideranças e permite mensurar sentimentos, opiniões e pensamentos dos colabores sobre o escritório.

Com ela é possível medir a confiança dos colaboradores quanto aos gestores, às suas crenças nos serviços oferecidos pela organização e até mesmo a satisfação em irem até o trabalho.

Em seguida, verifique algumas perguntas importantes para tal pesquisa junto aos colaboradores:

  • A empresa é um bom lugar para trabalhar?
  • O ambiente motiva ou desmotiva as equipes?
  • A gestão possui pessoas capacitadas?
  • Há um plano de carreira para os colaboradores?
  • A empresa se preocupa com um equilíbrio entre a vida  pessoal e profissional?

2. Interpretar a pesquisa

Mas não basta apenas detectar o clima, já que é preciso aplicar mudanças conforme os resultados da pesquisa.

Com ela, os gestores conseguem ver claramente o que funciona no escritório e, ao mesmo tempo, quais áreas e profissionais necessitam de atenção e ações específicas para contornar a situação.  

É nesse momento que é necessário implementar ações como a cultura de feedback e fortalecimento da comunicação interna, no sentido de aproximar o escritório e os funcionários e alinhar expectativas.

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Quais são os três tipos de clima organizacional?

São três tipos de clima organizacional que podem influenciar de forma positiva ou negativa os escritórios jurídicos. 

Vamos conhecê-los?

1. Clima bom ou alto

O clima bom ou alto significa que o escritório oferece um ambiente agradável para trabalhar. Como resultado, ele terá colaboradores engajados, produtivos, dedicados e cada vez mais alinhados com a essência do negócio,

Ademais, o clima organizacional bom atrai e retém de forma mais fácil os colaboradores do escritório jurídico que “vestem a camisa da empresa” e se sentem felizes e realizados no trabalho. 

Certamente, esse é o clima que todos os escritórios devem buscar para se destacar no mercado.

2. Clima médio

O clima médio não chega a ser um caos total, mas acende um sinal de alerta. Em outras palavras, ao mesmo tempo que apresenta pontos positivos, apresenta falhas que se destacam se não forem resolvidas.

A motivação no trabalho não é o forte desse clima, por isso, os funcionários não empregam o seu melhor, trabalham por obrigação e estão, por vezes, insatisfeitos.

Na verdade, o próprio escritório aceita essa condição o que, por consequência, reflete nos colaboradores. Assim sendo, há um desinteresse geral em relação ao trabalho, resultando em faltas e atrasos.

Por fim, os resultados do escritório jurídico ficam comprometidos também, portanto, cabe aos gestores e líderes enfrentarem o quadro com ações específicas.

Como, por exemplo, a motivação no ambiente de trabalho.

3. Clima ruim

O clima organizacional ruim é altamente desfavorável para o escritório e, neste caso, já beira o caos.

Um grande nível de insatisfação e conflitos internos estão presentes nesse cenário que gera falhas, atrasos e rotatividade entre os funcionários. Consequentemente, tudo isso afeta a produtividade do negócio. 

Nesse ambiente, os colaboradores que permanecem estão a todo momento buscando oportunidades para deixar o escritório. Portanto, é fundamental que gestores criem um plano de ação completo e profundo.

O que é necessário para ter um bom clima organizacional?

O foco do clima organizacional são os recursos humanos. Portanto, é neles que você deve se basear para construir um excelente ambiente no escritório de advocacia.

Mas como se dá essa construção?

1. Respeite

Respeito é básico para viver em sociedade! Respeito gera motivação e evita desgastes, portanto, esse é um dos princípios mais importantes para um bom clima organizacional no escritório.

2. Reconheça

Todos querem ser reconhecidos por sua produtividade, o que pode ser feito com um simples elogio ou até mesmo uma recompensa. Isso gera satisfação, motivação, engajamento e melhora o clima organizacional no escritório.

3. Dialogue

A política de feedback talvez seja uma das ferramentas mais importantes na construção de um clima organizacional positivo. 

Nesse sistema, o objetivo é criar um ambiente de diálogo construtivo e frequente sobre o desempenho dos funcionários e a atuação da empresa.

4. Treine

O profissional valorizado vai trabalhar com mais prazer, o que resultará em um excelente clima organizacional. Uma das ferramentas de valorização é o investimento em programas de treinamento dos colaboradores.

5. Flexibilize

As relações no trabalho mudaram e, com isso, o formato tradicional deu lugar a uma maior flexibilidade de horários e a uma jornada remota, entre outras novidades. O objetivo é a busca de leveza no ambiente e, consequentemente, de um clima positivo no escritório.

6. Gerencie

Conflitos no escritório podem deixar o clima bem pesado. Considerando a diversidade de pessoas, histórias e personalidades, divergências podem surgir. Por isso, é preciso gerenciar os conflitos, sobretudo para que eles não prejudiquem o clima organizacional.

7. Pesquise

É preciso analisar o que está influenciando positivamente ou negativamente o ambiente de trabalho para chegar a um clima organizacional perfeito. Para tanto, considere os colaboradores como as suas fontes de informação.

Quais são os pilares do clima organizacional?

É possível verificar que a construção positiva do clima organizacional de um escritório pode ser feita a partir de várias ferramentas. Porém, existem fundamentos que tornam isso possível. Mas quais seriam?

  • Estrutura: oferecer uma infraestrutura adequada como um todo;
  • Integração: estimular as boas relações interpessoais entre os funcionários;
  • Confiança: conquistar a confiança entre os gestores e líderes e os empregados;
  • Comunicação: realizar a comunicação de forma clara;
  • Cultura: basear a cultura na transparência, colaboração e respeito;
  • Investimento: investir no profissional e no seu crescimento;
  • Criatividade: estimular momentos de descontração com os colaboradores;
  • Liderança: ter líderes inspiradores e motivadores. 

As vantagens de se ter um clima organizacional favorável no escritório são muitas. Os benefícios atingem os colaboradores, que acabam mais motivados, engajados e comprometidos, e o negócio, que se destaca positivamente no mercado.

É importante considerar que não existe receita pronta para a construção e transformação do clima organizacional no escritório. Porém, todas as ações devem focar na felicidade e na satisfação do capital humano, já que ele é quem dita as regras quanto à produtividade.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas