Newsletter jurídica: por que você deveria criar a sua? Veja aqui!

Newsletter jurídica: por que você deveria criar a sua?

Diversas companhias, independente da área do conhecimento, realizam estratégias de marketing por e-mail para criar conexão e trazer o possível cliente para perto de seus produtos ou serviços.

Inclusive, algumas advocacias já utilizam o e-mail como um canal para atrair clientes. Uma das maneiras mais comuns é a criação de newsletters. Dessa forma, o escritório pode fazer os seus contatos aprenderem sobre os serviços que oferece e principalmente, atraí-los para ainda mais perto. 

Aproveite este artigo para aprender sobre esse tema, veja as vantagens e confira dicas para criar uma newsletter jurídica de sucesso!

O que é uma newsletter?

Newsletter é um termo em inglês que, em uma tradução livre, significa “boletim informativo”. Trata-se de um e-mail que é disparado com uma determinada frequência aos contatos. O objetivo é desenvolver e fortalecer o relacionamento de uma empresa com os internautas, sendo que muitos podem ser potenciais clientes. 

Você pode criá-la para enviar diversos tipos de conteúdo. Ademais, é uma das maneiras que várias companhias encontram para iniciar uma estratégia de e-mail marketing. 

Você mesmo já deve ter se inscrito em uma newsletter de algum site. Se sim, muito provavelmente recebe e-mails com uma certa frequência, seja para avisar sobre novos conteúdos no blog, o que a empresa fez no mês, educar sobre um determinado tema, dentre diversos outros objetivos que ela pode ter. 

Escritórios de advocacia também já se utilizam dessa tática. Com uma boa estratégia de e-mail marketing, é possível se aproximar do leitor dos seus conteúdos, fidelizá-los, educá-los e transformá-los em clientes. 

O que a OAB diz sobre as newsletters?

Muitos advogados ainda não aplicam estratégias de marketing porque acreditam que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) proíbe essas práticas. Contudo, já é pacífico o entendimento de que advogados podem divulgar conteúdos educativos e informativos para o público. 

O marketing de conteúdo é totalmente permitido aos profissionais. Logicamente, é vedada a mercantilização da profissão. Por isso, é preciso evitar determinadas práticas que são utilizadas em outras áreas do conhecimento.

Sendo assim, entregar conteúdos para o público, independente do formato, não está em desarmonia com o que determina o Código de Ética. Logo, criar uma estratégia de e-mail marketing é possível. 

Se você ainda não sabe quais estratégias de marketing são permitidas pelo Código de Ética, confira os artigos abaixo:

Nos artigos acima, você pode aprender um pouco sobre algumas estratégias permitidas pelo Código de Ética. Confira as leituras indicadas e comece já a implementar o marketing digital para conseguir se destacar e atrair clientes!

Por que criar uma newsletter?

Muitos podem questionar o porquê de criar uma newsletter. Afinal de contas, o e-mail parece uma rede muito “antiquada”, principalmente se comparada aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, que possibilita o envio de conteúdos e informações de forma rápida, breve e simples. 

Embora muitas pessoas preferem utilizar esses aplicativos para se comunicar, o e-mail ainda é um meio de contato muito utilizado na sociedade. Praticamente toda pessoa possui um endereço de e-mail. 

Ademais, é normal que grande parte dessas pessoas chequem os e-mails que recebem diariamente ou com certa frequência. Este é também o principal meio de comunicação entre pessoas em empresas, por exemplo. 

Ou seja, o e-mail ainda é popular entre as pessoas para se comunicar. Sendo assim, realizar uma estratégia de marketing que utilize essa mídia pode ser muito eficiente para atrair clientes e gerar vendas (ou fechamento de contratos, no caso dos serviços advocatícios).

Por isso, se você deseja se destacar, criar conexão com o seu público e ser lembrado por ele, começar a planejar o e-mail marketing do escritório deve ser uma alternativa que precisa ser considerada.

Quais são as vantagens de criar uma newsletter?

Existem diversas vantagens em criar uma newsletter e considerar essa estratégia no marketing do seu escritório de advocacia. Algumas delas já foram citadas, mas vale a pena reforçar e explicar melhor.

Veja abaixo os benefícios de criar uma newsletter jurídica!

Possibilita conseguir informações sobre o público

A newsletter é utilizada como um dos pilares para atrair leads, sendo também uma forma eficiente de conseguir informações sobre o seu público, de modo que ajuda a entender melhor quem são os consumidores do seu conteúdo. 

Dessa forma, ao analisar a estratégia, é possível verificar os conteúdos que mais gostam, o que não gostam de consumir e dados importantes como: idade, gênero, profissão, faixa salarial, dentre outros que são importantes. 

Ao ter essas informações, torna-se possível pensar em estratégias ainda mais focadas e direcionadas ao público do escritório. 

Aumenta a presença na vida dos leitores

Os e-mails devem ser enviados em uma certa frequência, seja semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, por exemplo. Ao ter essa frequência de envios, é possível fazer com o que os seus leitores nunca se esqueçam do seu escritório.

O interessante é que as newsletters podem ser uma maneira de aumentar a sua presença e o brand awareness sem ser insistente ou invasivo. 

Isso é muito positivo, visto que o público que se inscreveu na sua newsletter pode lembrar do seu escritório quando precisar de um serviço jurídico na sua área de atuação.

Cria conexão e fortalece a relação entre o escritório e os clientes

Enviar a newsletter ajuda no fortalecimento da comunicação entre o seu escritório e os clientes. Isso porque, como exige certa frequência de envio de e-mails, é possível criar conexão, fidelizando os clientes que já possui e ganhando a admiração dos leitores que ainda não contrataram os seus serviços. 

Essa conexão e frequência também gera interesse dos internautas nos seus serviços e demonstra que o escritório está sempre em busca de melhorar. 

Otimiza a venda de serviços

A newsletter também pode melhorar o lucro do escritório, visto que pode aumentar o número de contatos com o intuito de contratá-lo. 

Por exemplo, você pode criar uma sequência de e-mails falando sobre o serviço que é mais buscado no seu escritório, falar das vantagens de realizá-lo e a sua experiência no ramo. Assim, muitos podem ler os conteúdos enviados e assim, entrar em contato.

Para medir se a newsletter atrai clientes ou não, você pode criar e-mails educativos com o objetivo de venda, falando dos seus serviços de forma educativa e avaliar quantas conversões, isto é, clientes que fecharam contrato, conseguiu após o disparo dos e-mails. 

Permite inovar nas estratégias de marketing

Algumas estratégias de marketing impossibilita o uso da criatividade, principalmente na área jurídica, em que existem regras mais rígidas sobre o que pode ou não ser feito. Esse é o caso dos anúncios pagos, em que não se pode utilizar termos ou frases que caracterizam propaganda e mercantilização. 

Felizmente, é possível inovar nas newsletters. Isso porque você pode, por exemplo, enviar notícias jurídicas relacionadas ao seu nicho, notícias diversas sobre acontecimentos que impactam a sua área, vídeos, artigos novos do blog, imagens, lembretes, avisos de fechamento de agenda, dentre diversos outros.

Lista com as diferenças entre rss e newsletter
Newsletter jurídica: por que você deveria criar a sua?

Qual é a diferença entre RSS e newsletter?

Muitas pessoas realizam a assinatura de RSS para receber conteúdos e informações que desejam sobre um certo assunto, site ou portal, por exemplo. Sendo assim, pode ser comum que alguns confundam a assinatura RSS com newsletter.

A assinatura RSS é um formato de distribuição de informações em tempo real pela internet. Muitos sites de notícias e blogs utilizam essa ferramenta para que os leitores consigam assinar os posts do blog ou do portal de notícias. Tais atualizações são enviadas por e-mail.

Ela funciona como um lembrete para que o usuário saiba que existe um conteúdo novo que foi publicado. Ou seja, apenas informa o leitor, não serve para criar a conexão, tão necessária na newsletter para manter a audiência interessada na sua marca. 

Por outro lado, a newsletter exige uma forma diferenciada de assinar conteúdos. Para a pessoa receber os seus posts, por exemplo, ela deverá preencher um formulário e lhe oferecer dados que o seu escritório acha importante, como nome e e-mail, por exemplo.

A newsletter é feita de forma totalmente personalizada, com o objetivo de atender aos desejos dos inscritos. Com ela, o seu escritório pode enviar e-mails a assinantes quando desejar e quantas vezes quiser. Diferente da assinatura RSS, que envia um “lembrete” informando apenas quando há a publicação de um novo conteúdo. 

Esta última é mais pessoal e feita de forma direcionada para se comunicar com as pessoas que se interessam pelo que você faz. 

Assim, é possível entregar conteúdos interessantes e diferentes dos que são postados no blog e nas redes sociais. Outrossim, deve ser personalizada, fazendo com que o cliente sinta que está conversando com uma pessoa, e não um negócio. 

Quais os tipos de conteúdos que um escritório de advocacia pode enviar por newsletter?

Existem diversos modelos de conteúdo que você pode explorar em uma estratégia de e-mail marketing. Alguns tipos que podem ser enviados via newsletter são:

  • Perguntas Frequentes (FAQ);
  • Enquetes;
  • Resumo dos artigos publicados no blog;
  • Avisos sobre conteúdos novos no blog e nas redes sociais;
  • Notícias;
  • Novidades sobre o escritório;
  • Participação em congressos, workshops e outros eventos;
  • Conteúdos educativos e informativos;
  • Histórias sobre acontecimentos ou casos (ter cautela para não divulgar informações do cliente);
  • Informações sobre a agenda;
  • E-mails lembrando de feriados, aniversário dos clientes, Natal, Ano Novo, etc.

Criar uma newsletter permite essa maior aproximação com as pessoas. Por isso, é possível explorar os mais diversos tipos de conteúdos para gerar conexão.

Como criar uma newsletter de qualidade? 

Veja abaixo alguns passos simples para criar uma newsletter jurídica interessante para atrair clientes e criar uma relação com eles!

Pense no seu objetivo

Uma newsletter pode ser criada com diversos objetivos, como: apresentar o escritório para o público, entregar conteúdo relevante e diferenciado do blog e das redes sociais, dentre outros.

Você precisa definir isso antes de criá-la. Pense também na frequência de entrega para poder se organizar na criação dos e-mails. Por fim, estabeleça a sua meta, que pode ser, por exemplo, aumentar o acesso aos artigos do blog, conseguir mais seguidores, atrair mais interessados em um determinado serviço, dentre outros.

Escolha uma ferramenta de e-mail marketing

Existem diversas ferramentas de e-mail marketing. Muitas delas são pagas ou possuem uma versão gratuita que é limitada a um determinado número de e-mails. 

Algumas das mais conhecidas são: LeadLovers, Mailchimp, RD Station, E-goi e Active Campaign, mas existem outras. Pesquise e verifique as vantagens de cada uma para escolher a que acredita ser melhor. 

Envie apenas o que é relevante

Você precisa planejar e criar a sua newsletter de modo que ela seja sempre relevante. Não vale a pena criar e-mails que nada tem a ver com o seu objetivo. 

Por exemplo, se você é um advogado trabalhista que atua para os empregados, não adianta criar conteúdos que interessam às empresas. Isso pode desagradar a sua audiência e principalmente, confundi-la. 

Torne o conteúdo escaneável

Da mesma maneira que os artigos do seu blog e as postagens da sua rede social devem ser fáceis de ler, os e-mails também precisam ser escaneáveis para facilitar a leitura. 

Desse modo, evite enviar blocos de textos sem que haja espaços em branco. Aposte em frases curtas, parágrafos pequenos e termos simples. Utilize também imagens. Contudo, tenha cuidado ao escolhê-las, visto que imagens quebradas ou que demoram para carregar no momento em que as pessoas abrem o e-mail podem desagradar.

Realize testes

A sua estratégia de newsletter precisa ser analisada sempre. Além disso, é fundamental testar tudo o que é feito para garantir que esteja funcionando e principalmente, que os e-mails estão agradando o público. 

Você precisa verificar, por exemplo, se a plataforma está enviando os e-mails. Ademais, verifique se a landing page ou local onde está o formulário para a pessoa se inscrever na newsletter está bem visível e atrai a atenção da pessoa que entra no site do escritório.

Por fim, veja a taxa de abertura de e-mails, quantidade de pessoas que pedem para deixar de participar da newsletter, usuários que entraram em contato, quantidade de acesso ao blog ou site, dentre outros. 

Faça sempre e-mails interessantes visualmente e utilize técnicas de copywriting, tanto no texto quanto no título do e-mail. Varie os tipos e formatos de conteúdo, horário de envio, dentre outros aspectos.

Planejar uma newsletter para atrair possíveis clientes é uma estratégia muito utilizada por diversas empresas. Quando bem elaborada, pode trazer bons resultados. Por isso, considere essa alternativa no marketing jurídico do seu escritório e busque maneiras de aprimorá-la para que traga ainda mais pessoas interessadas nos seus serviços!

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Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX