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Os reais impactos da Transformação Digital na Advocacia

Publicado por Alan vital em 22 de março de 202222 de março de 2022

estimular o advogado

Este post foi criado pela empresa Transformação Digital.

A carreira jurídica envolve uma infinidade de tarefas pequenas, porém importantes para que tudo dê certo quando chegar o momento de defender o cliente perante o juiz.

O cumprimento de prazos, os deslocamentos a fóruns e cartórios, a análise de processos e o estudo de teses são obrigatoriedades que demandam tempo e disponibilidade.

Um profissional jurídico que deseja estar em dia com as responsabilidades precisa organizar bem a agenda para não se perder em meio a tantos afazeres.

A tecnologia, assim como em todos os outros campos de atuação, está preparada para auxiliar a advocacia com as tarefas gerais do dia a dia, permitindo que o advogado trabalhe em âmbitos maiores.

Se considerarmos que o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo, você consegue imaginar a quantidade de regras, normas e leis que são alteradas todos os dias?

Somente a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sofreu mais de 500 alterações  desde que foi criada, em 1943. O Código Brasileiro de Trânsito teve 33 artigos modificados somente em 2016.

E, acredite se quiser, segundo reportagem do jornal O Globo, os juízes brasileiros tiveram que lidar com mais de 75 mil novas leis que foram criadas entre os anos 2000 e 2010.

O número representa uma média de 18 novas leis todos os dias no Brasil, sem considerar as municipais.

A transformação digital aplicada ao meio jurídico consegue fazer com que os profissionais se mantenham atualizados mesmo em meio a outras obrigações.

Os atuais impactos da transformação digital na advocacia

A inserção da tecnologia nos escritórios de advocacia permite uma reorganização do trabalho. Aquele advogado que está alocado nas tarefas de back office terá mais tempo para investir em outras questões, aumentando a produtividade e otimizando a rotina diária no local de trabalho.

Como isso acontece? Graças ao poder da computação em nuvem e da aplicação de algoritmos de inteligência artificial, existe atualmente no mercado brasileiro uma infinidade de ferramentas e soluções que podem realmente transformar qualquer escritório de advocacia.

Dentre elas estão as que fornecem suporte para análise de documentos, sintetização e pesquisa de jurisprudências, e identificação de pontos relevantes em leis ou argumentos jurídicos.

Quer alguns exemplos?

  • Certificações digitais: há soluções no mercado que oferecem assinaturas e certificados digitais concentradas nos smartphones, eliminando a necessidade do uso de tokens e smartcards. Essas ferramentas permitem que o advogado acesse a documentação remotamente, agilizando processos e tornando-se mais produtivo;
  • Protestos de sentença online: o advogado não precisa mais se deslocar aos cartórios e tabelionatos para realizar o protesto de uma sentença;
  • Software na nuvem: tarefas corriqueiras como o registro e acompanhamento de atendimentos e processos, o controle de receitas e despesas, e a gestão de compromissos podem todas ser feitas remotamente, através de qualquer dispositivo conectado à internet. O advogado não precisa mais estar alocado no escritório para acompanhar e resolver pendências.

Os atuais impactos da transformação digital no meio jurídico

Seguindo os exemplos das fintechs, que são as soluções financeiras que funcionam totalmente online, a exemplo do NuBank, existem também as chamadas lawtechs ou legaltechs, voltadas ao meio jurídico.

Existe, inclusive, uma Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs, a AB2L, que já conta com mais de 50 startups jurídicas no país que investem no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor.

De acordo com informações divulgadas por desenvolvedores de softwares de gestão para o segmento, existem 7 categorias distintas para as lawtechs brasileiras:

  • Automação e gestão de documentos;
  • Gestão de escritórios e departamentos jurídicos;
  • Analytics e jurimetria;
  • Resolução de conflitos online;
  • Conteúdo jurídico, educação e consultoria;
  • Extração e monitoramento de dados públicos;
  • Redes de profissionais.

Pelas nomenclaturas já podemos perceber a quantidade de questões que a transformação tecnológica pode resolver e agilizar no meio jurídico, certo?

Tecnologias que podem transformar qualquer escritório jurídico

Agora que você já sabe da existência das legaltechs, sabe também que está muito próximo de promover uma verdadeira transformação do seu escritório jurídico. Positiva, claro. Mais rentável, mais produtiva, mais efetiva e totalmente up-to-date com o que pede o mercado de trabalho.

Transformação Digital na Advocacia

Vamos ver abaixo algumas funcionalidades tecnológicas que podem realmente mudar o dia a dia no seu escritório de advocacia:

01. Gestão de documentos

  • Documentos são armazenados em nuvem e podem ser gerenciados remotamente;
  • Um sistema de criptografia torna a assinatura digital segura e prática;
  • O monitoramento de indicadores é feito online;
  • Documentos podem ser criados em minutos, através do uso de modelos dinâmicos;
  • Toda a equipe envolvida pode alterar ou compartilhar documentos na nuvem;
  • O acompanhamento do ciclo de vida dos contratos é 100% virtual.

02. Resolução de conflitos

  • Câmaras, advogados, mediadores, partes e árbitros se reúnem através da nuvem;
  • A celebração de acordos é feita diretamente com as empresas, sem audiências;
  • Negociações e conciliações com atendimentos gravados podem ser realizados online.

03. Gestão de escritórios e departamentos jurídicos

  • Automatização da gestão e acompanhamento de processos;
  • Cálculos previdenciários feitos automaticamente;
  • Suporte da operação dos clientes realizado em escala nacional.

04. Analytics e Jurimetria

  • Serviços de busca e atualizações de jurisprudência;
  • Integração automatizada de todos os estágios de um processo;
  • Análise de informações relevantes que auxilia a tomada de decisão do gestor.

São 92 soluções distintas, ou seja, muitas possibilidades para a transformação digital já estão disponíveis para o meio jurídico.

Um pouco sobre Marketing Jurídico

Com tantas transformações, o marketing jurídico digital faz-se fundamental nessa nova era da advocacia. A presença online não serve apenas para agilizar os processos internos, mas também é extremamente importante para conquistar novos clientes e manter os atuais satisfeitos com o atendimento recebido e os resultados atingidos.

A função do marketing como um todo é a de gerar novos negócios e, consequentemente, aumentar a rentabilidade do escritório. Apesar de ainda ser um assunto polêmico, é possível trabalhar o marketing na advocacia de forma legal, respeitando o código de ética estabelecido pela OAB.

Algumas formas legais de iniciar a junção desses dois mundos incluem:

A produção de conteúdo relevante

A criação de material interessante para o seu público-alvo, que inclui textos originais, vídeos, podcasts, dicas, infográficos e demais conteúdos que podem ser disponibilizados na web.

Visual clean e adaptado

Um site com layout limpo e simples, adaptado para o ambiente mobile. Materiais impressos impecáveis, como logo, cartões de visita, papel timbrado e pastas. Perfis nas redes sociais que permitem o engajamento de internautas e ofereça dicas e soluções práticas sobre a rotina jurídica.

Presenças online e off-line

Participação em eventos da área, presença em canais especializados, troca de experiências com outros profissionais, palestras e cursos rápidos.

Você foi intimado! A advocacia mudou e os escritórios que ainda se recusam a enxergar essa transformação digital no mundo jurídico podem rapidamente ser substituídos por modelos mais antenados, ágeis e produtivos.

Os reais impactos da Transformação Digital na Advocacia ADVBOX
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Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

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Categorias: ADVBOXTecnologia e Advocacia digital
Tags: Advocacia DigitalGestão de tarefas na advocaciagestão financeira de escritório de advocaciaHome office produtivo

Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

2 comentários

lazaro · 10 de abril de 2019 às 15:25

complementando a pontuacao do colega. Acredito que o advogado deve sempre se equilibrar com outros advogados. Portanto devemos sim procurar sempre atuar onde a cereja do bolo se encontra. Neste momento que devemos sempre estar atentos a buscar novas oportunidades para prospeccao de clientes novos e de clientes bons, nao deixando é claro de dar assistencia maxima aos clientes ja conquistados, pois nao é a toda que temos clientes em nosso escritorio que sempre fecham parceria conosco. Portanto entre os advogados que estejam com o mesmo intuito, devemos ter esse carater de colaboracao, e entre clientes que fechem com o escritorio, sejam online, seja no escritorio fisico, devemos ter colaboradores.

Advbox · 22 de abril de 2019 às 10:43

Bom dia, Dr. Lazaro. Tudo bem? Realmente é bom se espelhar na “cereja do bolo”. Mas o importante é procurar se atualizar no mercado, procurar notícias em sites confiáveis e se possível, sempre colocar em prática tudo que foi aprendido. Procurar se envolver mais com os colegas, colaborar com algum tipo de assunto seja online ou presencial. A transformação começa sempre com a inciativa 🙂

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