Prospecção e captação de clientes eficiente para advogados
Advocacia

Profissão de advogado em um futuro tecnológico!

A profissão de advogado tem um papel fundamental na sociedade: Representar clientes, defender direitos, orientar através do estudo das leis, preparar documentos e resolver casos com diálogo. 

Mas, ao enfrentar alguns desafios da atualidade, como a concorrência digital, a burocracia e a necessidade de empreender, o advogado moderno precisa também escolher tecnologias eficientes e incorporar valores de sustentabilidade e responsabilidade social no trabalho.

Assim, além de cumprir sua missão, cuidando dos bens e direitos, representando clientes e contribuindo para a solução de conflito, ele se adapta ao mercado atual e garante sua posição competitiva frente a outros escritórios.

É sobre esse contexto da profissão de advogado que vamos tratar hoje. Então, se o tema é do seu interesse, aproveite e continue a leitura!

Qual é a profissão de advogado?

A saber, o advogado é o profissional que se formou em Direito e pode oferecer serviços jurídicos. Nesse sentido, ele lida com diferentes tipos de legislações, como civil, penal, comercial, trabalhista, tributária e de família.

Assim, ele representa os clientes nos tribunais, defendendo seus direitos e interesses para obter uma decisão favorável – e estuda as leis para orientar seus clientes sobre o que é melhor.

Além disso, advogados ajudam os clientes a entender as leis relevantes, oferecem conselhos e orientam sobre como agir de acordo com a legislação – e também preparam documentos, como contratos e petições, relacionados aos processos judiciais.

Dessa forma, eles conduzem pesquisas para avaliar as chances de sucesso do caso e negociam com as partes envolvidas para resolver os problemas. Assim, nesse contexto, a profissão de advogado envolve enfrentar desafios que exigem adaptação e atualização constantes.

Quais são os desafios da advocacia?

Alguns dos grandes desafios atuais dessa profissão incluem as seguintes.

1. Aumento da competição na advocacia

  • Com a digitalização do Direito, a concorrência pode surgir de qualquer lugar;
  • É fundamental se destacar oferecendo serviços personalizados e de qualidade;
  • Investir na marca pessoal, reputação e fidelização de clientes se torna essencial para o advogado moderno.

2. Desafios burocráticos na área jurídica

  • Contudo, apesar da digitalização, o cenário jurídico brasileiro ainda carece de agilidade;
  • Ou seja, enfrentar a lentidão, complexidade e insegurança do sistema judiciário é um desafio constante;
  • Cumprir prazos, formalidades e lidar com alterações são fundamentais para evitar impactos nos processos e clientes.

3. Desdobramentos de atuar e empreender na advocacia

  • Além da atuação jurídica, profissionais precisam conciliar atividades gerenciais;
  • Empreender deixou de ser opcional, sendo uma necessidade para gerir diversos aspectos do escritório;
  • A gestão abrange tempo, dinheiro, vida pessoal, planejamento, marketing, atendimento, crescimento e lucratividade.

4. Seleção adequada de tecnologias na advocacia

  • Na era da advocacia 4.0, é imperativa a escolha de tecnologias que facilitam, otimizam e automatizam tarefas;
  • Selecionar tecnologias alinhadas às necessidades e objetivos é essencial;
  • Avaliar qualidade, funcionalidade, compatibilidade, segurança, atualização, suporte e garantia é fundamental na incorporação de tecnologias.

5. Responsabilidade social e sustentabilidade na advocacia

  • Advogados devem considerar o impacto social, ambiental e econômico de sua atuação;
  • Algo que se torna cada vez mais importante é adotar práticas sustentáveis e contribuir para causas sociais;
  • Cumprir leis, respeitar direitos, apoiar causas e promover inclusão são elementos fundamentais da responsabilidade social na advocacia.

Inclusive, aqui na ADVBOX, estamos cientes e preparados para os principais desafios da advocacia no futuro. Não à toa, criamos o software ADVBOX, que pode minimizar as principais dificuldades do dia a dia e transformá-las em soluções eficazes:

  • Organização eficiente: nosso software ajuda na melhor organização de processos, documentos, clientes e tarefas do dia a dia da profissão de advogado; possibilita o gerenciamento rápido e organizado do trabalho;
  • Automatização de tarefas: organiza e executa atividades repetitivas, como as tarefas de gestão do relacionamento com os clientes e tantas outras; libera os advogados para se concentrarem em atividades mais importantes;
  • Análise de dados: utiliza tecnologia para entender dados jurídicos; auxilia os advogados em decisões informadas, avaliação de riscos e acompanhamento de tendências legais;
  • Ferramentas para cumprimento de leis e sustentabilidade: oferece ferramentas que facilitam a conformidade com regras legais; contribui para práticas sustentáveis, como a redução do uso de papel e recursos;
  • Personalização no atendimento ao cliente: permite aos advogados personalizarem o atendimento aos clientes; registra preferências, históricos e necessidades específicas, promovendo relações mais próximas e personalizadas;
  • Facilitação da colaboração: facilita a colaboração entre membros da equipe, clientes e outros profissionais; torna mais eficiente a busca por soluções consensuais;
  • Acesso remoto e mobilidade: permite aos advogados acessarem documentos e informações remotamente; facilita o trabalho de qualquer lugar, proporcionando atualização constante, independentemente da localização.
arte de ebook de meios de produção na advocacia

O que é preciso para ser advogado?

No Brasil, para ser advogado é necessário obter um diploma em Direito e se inscrever na OAB

Veja abaixo o passo a passo para entrar nessa profissão gratificante!

1. Ingresso na faculdade de Direito

  • O primeiro passo é se matricular na faculdade de Direito, onde terá disciplinas como Ciência Política, Direito Civil e Direito Penal;
  • O curso, com duração média de 10 semestres, é do tipo bacharelado e oferece sólidas oportunidades de carreira.

2. Escolha da instituição de ensino

  • Pesquise minuciosamente a grade de disciplinas, professores e infraestrutura das faculdades de Direito;
  • Analise a nota do MEC para assegurar a qualidade e legalidade da graduação escolhida.

3. Realização de estágio durante a graduação

  • Faça estágio durante a faculdade para vivenciar a profissão de advogado, adquirir experiência prática e abrir portas para oportunidades futuras;
  • Dedique-se às aulas, seja proativo, desenvolva habilidades de escrita e demonstre interesse na área jurídica.

4. Aprovação no exame da OAB

  • Após concluir o curso de Direito, inscreva-se na OAB e preste o Exame da Ordem para avaliar seu conhecimento jurídico;
  • E lembre-se: Somente bacharéis em Direito ou estudantes do último ano são elegíveis para realizar o exame.

5. Atuação profissional na área jurídica

  • Mantenha-se sempre atualizado, preparado e comprometido com a função social do profissional do Direito.

6.Trajetória profissional recompensadora

  • A jornada pode ser gratificante e inspiradora, mas exige adaptação constante diante dos desafios da profissão de advogado;
  • Então, encare a trajetória como uma oportunidade de crescimento, enfrentando os desafios com dedicação e mantendo-se atualizado para garantir uma carreira de sucesso.

O que é a profissão de Direito?

O Direito é uma área que usa as regras e normas legais do país para organizar as relações entre pessoas e grupos na sociedade. 

Nesse sentido, existem duas principais carreiras: Ser advogado ou seguir na carreira jurídica. 

Para ser advogado, é preciso passar no exame da OAB; para ser juiz, promotor ou delegado de polícia, é necessário fazer um concurso público.

Nesse contexto, existem muitas áreas de atuação, seja em órgãos públicos, seja em empresas privadas – e, também, profissionais especializados em atividades como:

1. Cumprimento das leis (Compliance)

É a prática de aderir e seguir rigorosamente as normas legais e regulamentares aplicáveis a uma organização, garantindo que suas atividades estejam em conformidade com as leis e padrões éticos.

2. Questões tributárias

Envolvem todas as questões relacionadas a impostos e tributos, isto é, abrangendo desde o correto cálculo e pagamento de impostos até estratégias para otimização fiscal.

3. Direito trabalhista

Refere-se às normas e regulamentações que regem as relações entre empregadores e empregados, abordando, assim, temas como contratos de trabalho, direitos e deveres, remuneração, entre outros.

4. Recuperação judicial

É um processo legal destinado a empresas em situação financeira delicada, permitindo que busquem a reestruturação de suas dívidas para evitar a falência.

5. Recuperação de crédito

Trata das ações legais e estratégias para recuperar valores devidos, seja por indivíduos, seja por empresas, que estão inadimplentes ou em atraso com suas obrigações financeiras.

6. Tecnologia da informação jurídica

Envolve o uso de tecnologias para otimizar e facilitar atividades no campo do Direito, como gestão de processos, pesquisa jurídica, automação de documentos, entre outros.

7. Direito imobiliário

Aborda as questões legais relacionadas a bens imóveis, como compra e venda, locação, financiamento, regularização de propriedades e demais aspectos ligados ao setor imobiliário.

8. Propriedade intelectual

Engloba os direitos legais sobre criações, como patentes, marcas, direitos autorais e segredos comerciais, visando proteger a propriedade de ideias e inovações.

9. Questões ambientais

Refere-se ao conjunto de normas legais que regulamentam as atividades humanas em relação ao meio ambiente, visando a preservação e sustentabilidade.

10. Direito internacional

Abrange as leis e tratados que regulam as relações entre diferentes países, incluindo aspectos como comércio internacional, direitos humanos e resolução de conflitos.

11. Defensoria

Representa a instituição responsável por oferecer assistência jurídica gratuita àqueles que não têm condições de pagar por serviços advocatícios, buscando, desse modo, garantir o acesso à justiça para todos.

São diversas possibilidades de atuação para que o advogado cumpra sua missão e o objetivo do seu trabalho.

Qual o objetivo do trabalho do advogado?

A saber, o trabalho principal do advogado é proteger e cuidar dos direitos e bens de seus clientes, seguindo princípios éticos. 

Então, ele representa empresas, pessoas ou organizações em várias situações, trabalhando em escritórios, empresas privadas, industriais, comerciais ou até no governo, seja como funcionário, seja de forma independente.

Nesse sentido, o advogado tem a chance de defender os interesses de seus clientes, resolver conflitos, promover justiça e cidadania, além de contribuir para as leis. 

Dessa forma, o advogado é essencial na sociedade, atuando como intermediário entre cidadãos e o Estado, garantindo acesso à justiça, respeito ao devido processo legal e segurança jurídica – e pode oferecer consultoria, orientação, negociação, mediação e conciliação.

Quanto ganha o advogado?

No Brasil, advogados ganham, em média, R$ 4.752,14 por mês. 

O que acontece é: Com alguns anos de experiência, advogados plenos podem receber entre R$ 3.899 e R$ 6.590 mensais. Já advogados sêniores, com muita experiência, especialização e uma boa clientela, podem ter um salário de aproximadamente R$ 8.237 por mês.

Como será a profissão daqui para a frente?

O futuro da profissão de advogado será cheio de mudanças e desafios, mas também oferecerá grandes oportunidades. 

Inclusive, entre as principais tendências estão as seguintes.

1. Advocacia 4.0: rumo à inovação e valorização do cliente

A Advocacia 4.0 já chegou e representa uma nova era, marcada por abordagens inovadoras, colaboração intensificada, personalização dos serviços e uma atenção especial à valorização do cliente. 

Dessa forma, é uma transformação que redefine o papel do advogado na era digital.

2. Softwares Jurídicos: facilitando a gestão com eficiência

Softwares jurídicos são ferramentas essenciais que auxiliam advogados na gestão integrada e eficiente de processos, documentos, clientes e demais atividades do cotidiano jurídico.

Assim, essas soluções proporcionam maior agilidade e organização, como já citamos por aqui e é o caso do software ADVBOX.

3. Inteligência Artificial: parceira na atuação jurídica

A inteligência artificial (IA) surge como aliada, desempenhando funções essenciais ao lidar com tarefas repetitivas e complexas. 

Nesse sentido, desde a classificação até a análise de dados jurídicos, a IA promete revolucionar a eficiência na prática do Direito.

4. Direito Digital: desvendando os desafios da Era Tecnológica

O Direito Digital surgiu a fim de enfrentar desafios legais relacionados às tecnologias digitais, abrangendo questões que envolvem a internet, redes sociais, aplicativos e outros aspectos do universo digital.

5. Advocacia preventiva: antecipando soluções para evitar conflitos

A Advocacia Preventiva se destaca pela habilidade de antecipar e evitar conflitos. 

Assim, por meio de uma assessoria jurídica constante, análise de riscos e elaboração criteriosa de contratos, buscamos a prevenção de litígios antes mesmo de eles surgirem.

6. Advocacia colaborativa: unindo forças para soluções rápidas

Por outro lado, na Advocacia Colaborativa, advogados, clientes e outros profissionais unem forças em busca de soluções consensuais. 

Nesse sentido, esse modelo favorece a resolução rápida e pacífica de conflitos, seguindo princípios que transcendem fronteiras e barreiras físicas.

A advocacia e o advogado do futuro

O cenário dinâmico da advocacia exige constante adaptação dos profissionais para enfrentar desafios e abraçar as inovações do futuro. Nesse contexto, a missão do advogado moderno também inclui a incorporação de valores como sustentabilidade e responsabilidade social.

Afinal, são desafios quase incontornáveis a concorrência intensificada pela digitalização, a burocracia e a crescente demanda para conciliar a atuação jurídica e o empreendedorismo. 

Portanto, o advogado do futuro será aquele que, além de dominar as peculiaridades atuais do Direito, abraça a mudança, adota tecnologias de maneira estratégica e mantém um compromisso constante com a ética, responsabilidade social e sustentabilidade. 

Dessa forma, ao encarar os desafios com resiliência, o advogado se posiciona para uma trajetória profissional gratificante e alinhada com as demandas do século XXI.

E aí, você está pronto?

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA ADVBOX CADASTRO 06
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas