fbpx

Sem dúvidas, a grande massa de advogados não reflete sobre seu perfil profissional. Para ter sucesso em sua carreira, os advogados precisam possuir qualidades de perfis distintos ou associar-se a um ou mais parceiros de trabalho que complementem seus pontos fracos. Por isso mesmo é tão importante conhecer e entender seu perfil de advogado.

Um homem de terno, simbolizando o perfil de advogado

Obstáculos no trabalho

Digamos que dois advogados com o mesmo perfil querem montar um escritório. Se eles deixarem outras qualidades de fora ou não encontrarem parceiros com perfis diferentes, dificilmente conseguirão seguir juntos.

A tendência para dificuldades e maus resultados é grande. Não raro, escritórios com essa configuração acabam em inimizade. Isso porque há uma necessidade de se trabalhar áreas diversas da empresa através de perfis específicos.

Por outro lado, quando dois advogados com perfis complementares se coligam, a dificuldade é outra. É comum que o advogado de um perfil não valorize o trabalho do sócio e vice-versa.

Um trabalha focado em ações (como construção de peças e trabalho intelectual). O outro tende a focar em relacionamentos (como busca de clientes, fechamento de contratos, prestação de contas e custos, etc). Esse é um exemplo bastante realista da natureza da profissão.

Nesse cenário, um dos sócios poderia pensar o seguinte: “enquanto fico no escritório o dia inteiro trabalhando, meu sócio só conversa no telefone e na internet. No máximo, toma um café com o cliente para fechar o contrato”.

Já o outro poderia pensar o oposto: “eu me esforço e faço de tudo para conseguir clientes e levantar o nome do escritório, enquanto meu sócio fica debaixo do ar-condicionado elaborando petições numa boa”. Essa situação psicológica está apenas esperando um mês de dificuldades financeiras para vir à tona.

Lidando com as diferenças

Em nossa experiência, percebemos que o uso de uma plataforma digital que registre e demonstre a produtividade de cada funcionário pode ser uma boa alternativa para evitar esse tipo de situação.

O ideal é que esses dados sejam compilados não apenas a partir da entrada do processo no Tribunal, mas até antes disso. É importante considerar, por exemplo, o período quando o cliente entrou em contato com o escritório pela primeira vez ou quando foram adotadas as primeiras iniciativas de marketing jurídico.

Com esse controle e um relatório periódico, os sócios do escritório podem visualizar facilmente o esforço um do outro. Assim, fica mais fácil acalmar os ânimos e reconhecer o empenho dos colegas de trabalho em torno de um objetivo comum.

Essa simples iniciativa cria um resultado positivo e empolgante, trazendo à tona os verdadeiros motivos das dificuldades enfrentadas em determinado mês.

Se um registro de produtividade entre sócios é capaz de demonstrar isso, imagine a importância desses registros para analisar o desempenho do restante dos colaboradores.

Quiz: descubra seu perfil de advogado

Agora que você já sabe a importância de entender suas características profissionais e como lidar com diferentes perfis em seu escritório de advocacia, chegou a hora de descobrir qual é o seu perfil de advogado! É possível traçar várias possibilidades, mas, para resumir, classificamos 4 tipos de advogado:

  • Jurídico Back Office
  • Jurídico de Tribunais
  • Comercial
  • Gestor Empreendedor

Quer saber em qual desses você se encaixa? Faça nosso quiz abaixo e confira seus resultados ao final! Não esqueça de compartilhar o teste com seus colegas de trabalho. 😉

Perguntas

  • Você gosta mais de:
    1. Ler
    2. Escrever
    3. Ser ouvido
    4. Conversar
  • Você prefere trabalhar:
    1. Concentrado, para se aprofundar no que está produzindo e encontrar novas soluções
    2. Conversando, de forma a articular coisas prontas para resolver casos novos e complexos
    3. Realizando audiências, falando sobre os casos em que atua e/ou dando palestras
    4. Atendendo clientes e/ou elaborando maneiras para exposição do nome do escritório ao público
  • Como você prefere sua remuneração?
    1. Salário bom e acima do mercado, com valor fixo e estável todo mês, mas sem variar
    2. Salário muito bom e bem acima do mercado, mas que pode variar até 50% ao mês
    3. Salário ótimo e com média anual acima do salário de altos cargos públicos, mas que pode chegar a zero em determinados meses
    4. Lucro altamente arriscado e variável, que pode tanto chegar a 5 vezes o valor de altos cargos públicos quanto ser negativo em alguns meses, exigindo que você cubra grandes despesas do escritório
  • Qual você acredita ser o auge da carreira de um advogado?
    1. Ter uma tese reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal com abrangência nacional
    2. Reverter uma ação difícil com uma argumentação complexa em uma sustentação no Plenário do Supremo Tribunal Federal
    3. Ter uma extensa e reconhecida obra jurídica, com vários livros adotados nas mais respeitadas universidades e cobrando altos honorários em poucas ações ou pareceres
    4. Ter uma renda média de meio milhão de reais por mês com a advocacia


Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX e proprietário e criador do Aplicativo AVALIAJUS.