Prospectando clientes: 5 dicas para advogados
Gestão de Equipes e Liderança

Qual o perfil de advogado?

O curso de Direito consiste em um dos mais procurados no mercado, sendo assim, muitos estudantes acreditam ter o perfil de advogado. Entretanto, para ser um profissional bem sucedido não basta apenas tirar boas notas na faculdade e se vestir com elegância. 

Saiba que a função exige importantes qualidades e elas não serão avaliadas apenas por exames acadêmicos e pela aparência física. Dessa forma, é necessário saber se você realmente tem o perfil de um profissional de sucesso e se você conseguirá lidar bem com o mundo das leis. 

Continue a leitura e saiba as principais características do perfil de advogado!

Quais as características de um advogado?

Um advogado tem muitas oportunidades para se dar bem na carreira jurídica, tendo em vista que é possível exercer a função tanto no poder público como na iniciativa privada. O profissional pode empreender e ter o seu próprio escritório, trabalhar na área jurídica e tentar carreira pública. 

Assim, é possível perceber que o mercado apresenta boas oportunidades de carreira e é possível alcançar uma carreira de sucesso. Atuar no setor exige importantes habilidades e elas são fundamentais para que você tenha uma carreira de sucesso. Veja, a seguir, quais são elas! 

  • Boa oratória;
  • Boa escrita;
  • Boa leitura;
  • Calma;
  • Inteligência emocional;
  • Sociável;
  • Discreto e ético.

1. Boa oratória

Ter uma boa oratória é uma habilidade essencial para um bom advogado. Isso porque você precisará ter uma excelente capacidade de comunicação para conseguir defender os seus clientes em tribunais e audiências. 

É importante lembrar que ter uma boa oratória não consiste em apenas falar bem, é necessário saber como se portar durante os discursos, gesticular, trocar olhares e entre outras formas de comunicação. Assim, quem pretende seguir carreira na área, é preciso desenvolver a oratória. 

2. Boa escrita 

Um bom advogado precisa saber escrever bem. Dessa forma, é essencial ter um vocabulário rico e ter domínio total da gramática e das regras ortográficas. Assim, caso você seja um advogado e precise elaborar um contrato para o seu cliente, qualquer erro de vírgula, pode mudar o sentido de todo o texto. 

Para que o seu cliente não tenha problemas no futuro, é necessário ter muita atenção e cuidado com as regras ortográficas. Erros simples precisam ser corrigidos, pois podem afetar os resultados. 

3. Boa leitura 

Um bom advogado precisa ler muito e não deve se limitar apenas às leis e aos conteúdos da área jurídica. Ou seja, é fundamental gostar de ler um pouco de tudo, como notícias, reportagens, livros literários e entre outros. 

Os hábitos de leitura são fundamentais, pois com ele é possível aumentar o universo pessoal, melhorar a argumentação e desenvolver o pensamento, sendo essencial na área do Direito. 

4. Calma

O especialista precisa ter um perfil mais sério e deve ter calma em situações de pressão. Afinal, diversas vezes o advogado será pressionado por juízes, advogados de outra parte e outros agentes da área jurídica. 

Desse modo, se você entrar em pânico quando é pressionado, não gosta de lidar com argumentações contrárias às suas, entre outras situações parecidas, será difícil ter uma carreira de sucesso na área do direito. 

5. Inteligência emocional 

O advogado precisa ter uma boa inteligência emocional, isto é, precisa gerenciar as suas emoções para que ela não afete de forma negativa os clientes. Além do mais, não é recomendado levar para o lado pessoal o comportamento dos outros profissionais da área. 

Dessa forma, é preciso entender que os outros profissionais estão apenas fazendo a sua função, que é defender os interesses do cliente, assim como você precisa fazer. Saber controlar as emoções é fundamental para não entrar em contradição e não cair nas provocações. 

6. Sociável 

Os advogados precisam lidar com pessoas diariamente e, por esse motivo, a habilidade de se relacionar é determinante para o seu sucesso. Dessa maneira, é preciso que você saiba ouvir com empatia e ler nas entrelinhas. 

A capacidade de comunicar e de extrair o máximo de informações durante uma conversa é fundamental para conseguir um acordo entre as partes envolvidas ou para prestar consultoria aos clientes. 

7. Discreto e ético 

O comportamento ético e discreto são fundamentais em quem decide trabalhar no mercado jurídico. Pois, é necessário guardar segredos e evitar emitir opiniões públicas sobre o caso em que trabalha. 

Além disso, é fundamental preservar sua imagem e cuidar para que suas ideias pessoais não se misturem com a vida profissional. Assim, é primordial ter cuidado ao se expor em público, como nas redes sociais

Cuidar a reputação é essencial para ter uma reputação moral e ética dentro da profissão. Caso no futuro você decida ocupar um cargo público, a divulgação de qualquer ato condenável no passado pode afetar sua imagem. 

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Qual é a descrição de um advogado? 

Para ser advogado é necessário concluir o curso bacharel de Direito e deve ser habilitado para prestar serviços legais. Ao concluir a formação e ter o registro, ele pode atuar no direito penal, civil, comercial, trabalhista, tributário e de família. 

O profissional é o representante do seus clientes frente às cortes e tribunais, tendo em vista que eles precisam defender os direitos e interesses de seus clientes e ajudá-los em seu problema. Sendo assim, é necessário que eles estejam atentos às leis e saibam tomar decisões assertivas. 

Ainda é preciso destacar que os advogados são responsáveis por ajudar seus clientes e entender melhor as leis e normas. Logo, é preciso dar conselhos de âmbito legal e saber direcionar os clientes sobre como proceder em determinada situação. 

Ao decidir seguir a carreira jurídica é necessário que você saiba como preparar os documentos, como contratos, petições, recursos, acordos e entre outros documentos relacionados ao processo judicial. 

Nesse sentido, o profissional precisa estar preparado para realizar pesquisas jurídicas para determinar se o caso do seu cliente tem possibilidades de êxito. Você ainda é responsável por conversar com as partes envolvidas para estabelecer como o caso pode ser solucionado. 

Como descobrir o perfil de advogado? 

A grande massa de profissionais não reflete sobre seu perfil profissional. Dessa forma, para ter sucesso em sua carreira, os profissionais precisam apresentar qualidade de perfis distintos ou associar-se a um ou mais parceiros de trabalho que complementam seus pontos fracos 

Pensando em ajudá-lo, a ADVBOX conta com o quiz para que você descubra seu perfil. Após entender a importância de suas características profissionais, é momento de descobrir qual é o seu perfil. Saiba que é possível traçar diversas possibilidades, mas resumimos em 4 tipos: 

  • Jurídico Back Office; 
  • Jurídico de Tribunais; 
  • Comercial; 
  • Gestor Empreendedor. 

Para saber qual é seu perfil, é necessário que você saiba o que mais gosta de fazer, no que prefere trabalhar, como deseja sua remuneração e o que você acredita ser o auge da carreira de um advogado. 

Ao ter essas informações em mente, é possível definir o seu perfil de profissional e traçar estratégias que visam garantir o seu sucesso no mercado jurídico cada vez mais acirrado. Conhecer o seu perfil é uma forma de tomar decisões assertivas e de melhorar o posicionamento na área de atuação. 

Portanto, o perfil de advogado é algo pessoal e é algo individual. Como foi mencionado, algumas habilidades não podem faltar, pois é uma profissão que exige do profissional e ajuda a lidar melhor com os clientes e as necessidades dos clientes.

Conhecer o perfil é maneira eficiente de ter bons resultados e de melhorar a rentabilidade e a ADVBOX pode auxiliá-lo nesse processo. Gostou do conteúdo? Então, aproveite para conhecer nosso quiz para descobrir o seu perfil de advogado!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA ADVBOX CADASTRO 06
Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

Postagens Relacionadas