Revelia
Advocacia

Vida de advogado: a realidade do profissional do Direito na atualidade

A vida de um advogado é cheia de desafios, oportunidades e responsabilidades, que se exacerbam no ambiente digital da atuação.

Portanto, o profissional do Direito precisa estar sempre atualizado, preparado e comprometido com a sua função social. 

Dessa forma, neste conteúdo vamos abordar como é a vida de um advogado na atualidade, qual o seu papel na sociedade, quais são os principais obstáculos que ele enfrenta e como ele pode se adaptar ao futuro da profissão. 

Além disso, vamos apresentar a ADVBOX, um software que facilita a gestão de escritórios de advocacia e oferece vantagens competitivas para os advogados modernos. Acompanhe.

Como é a vida de um advogado moderno?

A vida de um advogado é dinâmica, diversificada e exigente. 

Afinal, o profissional precisa lidar com diferentes áreas do Direito, diferentes tipos de clientes, demandas judiciais e extrajudiciais, variação de prazos e normas distintas. 

Além disso, o advogado precisa se manter informado sobre as mudanças legislativas, jurisprudenciais e doutrinárias que afetam a sua atuação.

Hoje em dia, ainda tem o componente digital, que amplia não só a atuação mas também a concorrência no mercado.

Contudo, é uma trajetória que pode ser recompensadora, gratificante e inspiradora. 

Ou seja, o advogado tem a oportunidade de defender os direitos e interesses dos seus clientes, de contribuir para a solução de conflitos, de promover a justiça e a cidadania, de participar da construção do ordenamento jurídico e de exercer a sua vocação.

Qual o papel do advogado na sociedade atual?

A saber, o papel do advogado na sociedade atual é fundamental, relevante e estratégico. 

Afinal, o advogado é um intermediário entre os cidadãos e o Estado, que busca garantir o acesso à justiça, o respeito ao devido processo legal, a efetividade das normas e a segurança jurídica

Isto é, pode atuar com consultoria, orientação, negociação, mediação, conciliação e muito mais.

Além disso, o advogado pode ser um professor, pesquisador e até autor, sendo uma das atuações mais completas que existem.

Quais são os principais desafios da profissão de advogado?

O advogado enfrenta diversos desafios na sua profissão, que exigem adaptação, atualização e capacitação constantes. 

Contudo, alguns dos principais desafios da atualidade são os apresentados a seguir!

1. Maior concorrência

Com a digitalização do Direito, a concorrência pode vir de qualquer lugar. 

O advogado precisa se destacar no mercado, oferecendo serviços de qualidade, diferenciados e personalizados. 

O advogado precisa investir na sua marca pessoal, na sua reputação, na sua rede de contatos, na sua especialização, na sua visibilidade e na sua fidelização de clientes.

2. Burocracia

Mesmo com a digitalização, ainda falta muito para que o cenário jurídico brasileiro seja ágil, eficiente e transparente. 

Ainda é preciso lidar com a lentidão, complexidade, insegurança e a instabilidade do sistema judiciário, do sistema administrativo e do sistema normativo. 

Tudo isso sem perder os prazos, formalidades, exigências, alterações e inconsistências que podem afetar os seus processos e os seus clientes.

3. Advogar e empreender ao mesmo tempo

Não basta a atuação no Direito, o profissional hoje precisa também conciliar as suas atividades jurídicas com as suas atividades gerenciais.

Empreender deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade para que os advogados possam gerir seu escritório, seu tempo, o seu dinheiro, vida pessoal, planejamento, marketing, atendimento, crescimento e o seu lucro.

4. Escolher tecnologias confiáveis e eficientes

Com o conceito de advocacia 3.0, o advogado precisa se beneficiar das tecnologias que facilitam, otimizam e automatizam as suas tarefas.

Contudo, isso gera riscos, então é preciso selecionar as tecnologias que melhor se adequam às suas necessidades, objetivos, orçamento e ao seu perfil. 

O advogado precisa avaliar a qualidade, a funcionalidade, a compatibilidade, a segurança, a atualização, o suporte e a garantia das tecnologias que utiliza.

5. Sustentabilidade e Responsabilidade Social

O advogado precisa se preocupar com o impacto social, ambiental e econômico da sua profissão. 

Adotar práticas sustentáveis, que reduzam o consumo de recursos, a geração de resíduos, a emissão de poluentes e a exploração de pessoas é cada vez mais essencial. 

Também é preciso exercer a sua responsabilidade social, que envolve o cumprimento das leis, o respeito aos direitos, o apoio às causas, a participação nas entidades, a contribuição para o desenvolvimento e a promoção da inclusão.

Confira: As perspectivas da advocacia brasileira no mundo digital

Qual o futuro da profissão de advogado?

O futuro da profissão de advogado é incerto, desafiador e promissor. 

Cada vez mais as mudanças estão ocorrendo rapidamente no mundo jurídico, com pouco tempo para escritórios se adaptarem.

Antecipar as tendências é essencial para se manter competitivo no mundo jurídico, especialmente no digital. 

As principais tendências para o futuro da advocacia são:

  • O conceito de advocacia 4.0, que representa uma nova forma de exercer a advocacia, baseada na inovação, colaboração, personalização, experiência, inteligência e na valorização do cliente;
  • As vantagens dos softwares jurídicos, que permitem ao advogado gerenciar os seus processos, documentos, clientes, prazos, honorários, contratos, publicações, diligências, audiências, petições, e muito mais, tudo de forma integrada, ágil, segura e inteligente;
  • A inteligência artificial pode auxiliar o advogado na realização de tarefas repetitivas, complexas e volumosas, como a classificação, a organização, a extração, a comparação, a revisão, a redação, a tradução, a interpretação, a predição e a recomendação de dados e informações jurídicas;
  • O Direito Digital, que abrange as questões jurídicas relacionadas ao uso das tecnologias digitais, como a internet, as redes sociais, os aplicativos, os dispositivos, os softwares, os bancos de dados, os algoritmos, os robôs, os drones, os bitcoins, os blockchains, os smart contracts, os nfts, os metaversos, entre outros;
  • Advocacia Preventiva, que consiste em antecipar e evitar os conflitos jurídicos, por meio de uma assessoria jurídica constante, de uma análise de riscos, de uma elaboração de contratos, de uma implementação de compliance, de uma mediação de interesses, de uma conciliação de partes,, entre outras formas de resolução alternativa de disputas;
  • Advocacia Colaborativa envolve a cooperação entre advogados, clientes, juízes, promotores, defensores, peritos, testemunhas, terceiros e outros profissionais, para buscar soluções consensuais, pacíficas, rápidas, econômicas e satisfatórias para os conflitos jurídicos, respeitando os princípios da Advocacia Internacional.
GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

ADVBOX: Software para facilitar a vida do advogado moderno

Para enfrentar os desafios da profissão de advogado e se adaptar ao futuro da profissão, o advogado precisa contar com um software que facilite a sua vida e a sua gestão. 

Esse software é o ADVBOX, uma solução completa, integrada e inteligente para escritórios de advocacia de todos os portes e áreas de atuação.

O ADVBOX é um software que oferece as seguintes funcionalidades para gestão de:

  • Processos; 
  • Documentos;
  • Clientes;
  • Prazos;
  • Honorários;
  • Contratos;
  • Petições;
  • Pesquisas;
  • Análises;
  • Decisões.

Tudo isso com o suporte completo da nossa equipe qualificada, experiente, capacitada, treinada, atualizada e comprometida para sua melhor experiência com nossos serviços.

Confira todos os detalhes do nosso software e advogue melhor com ADVBOX.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 05
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas