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Qualidade de vida no ambiente de trabalho na advocacia: como alcançar?

A qualidade de vida no ambiente de trabalho é um tema relevante para os advogados, pois esses profissionais enfrentam desafios como alta demanda, prazos, excesso de trabalho e estresse. 

Segundo a OMS, a qualidade de vida é a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida. Essa percepção varia de acordo com o contexto cultural, os valores, os objetivos, as expectativas, os padrões e as preocupações de cada um.

No trabalho, a qualidade de vida envolve aspectos como satisfação, bem-estar, motivação, desempenho, desenvolvimento e equilíbrio pessoal e profissional. 

No entanto, esses fatores podem prejudicar a saúde física e mental dos advogados, afetando sua qualidade de vida e sua carreira. Por isso, é importante pensar em como melhorar a qualidade de vida no trabalho na advocacia. 

Logo, isso implica adotar estratégias para prevenir e combater o estresse, a ansiedade, a depressão e a síndrome de burnout, que são problemas comuns entre os advogados.

Neste artigo, você vai conhecer algumas sugestões para aprimorar o bem-estar no ambiente de trabalho na advocacia. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

O que é qualidade de vida no ambiente de trabalho?

A qualidade de vida no ambiente de trabalho é um conceito que mede o nível de satisfação e bem-estar dos colaboradores em relação às suas atividades e ao seu ambiente de trabalho. 

Esse conceito envolve aspectos como a saúde física e mental, a motivação, o desempenho, o desenvolvimento pessoal e profissional, o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, entre outros. 

A qualidade de vida no trabalho depende de fatores como as condições de trabalho, o clima organizacional, a cultura e os valores da empresa, o reconhecimento, a remuneração, a segurança, a participação, etc. 

Ela também influencia a produtividade, a qualidade, a criatividade, a inovação, a competitividade, a retenção de talentos, a imagem da empresa, entre outros.

Além disso, isso beneficia tanto os colaboradores quanto a empresa e a sociedade. Portanto, a qualidade de vida no ambiente de trabalho é um tema cada vez mais relevante e estratégico para as organizações.

O que fazer para melhorar a qualidade de vida no trabalho?

Melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho traz benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as organizações, pois aumenta a motivação, a produtividade, a criatividade, a saúde e a lealdade. 

Portanto, para alcançar uma boa qualidade de vida no trabalho, há algumas medidas simples que podem contribuir para isso. Confira algumas sugestões que podem auxiliar você a ter mais bem-estar no seu ambiente de trabalho.

1. Aprenda a se comunicar bem

A comunicação é uma habilidade essencial para qualquer profissional, mas especialmente para os advogados, que precisam defender os interesses dos seus clientes com clareza, persuasão e ética. 

Para isso, é indispensável conhecer uma forma de se expressar e se relacionar com os outros de maneira respeitosa, empática e assertiva. 

Essa forma de comunicação ajuda a saber ouvir, saber perguntar, compreender bem o que as pessoas querem e saber pedir e argumentar. Na atualidade, empregar alguém não dá o direito de mandar. 

É preciso respeitar as pessoas e as novas gerações, que exigem mais do seu empregador. 

Além disso, a comunicação padronizada por dentro do software facilita muito essa comunicação, pois permite que todos sigam as mesmas orientações e procedimentos. 

Assim, o pessoal vai tratar os clientes da mesma forma que são tratados pelo gestor. Logo, o gestor e toda a equipe ficam estressados por causa dos clientes estressados.

Isso afeta a qualidade de vida no ambiente de trabalho, que pode ser melhorada com uma comunicação mais eficaz e harmoniosa.

2. Organize as tarefas e os prazos

A produtividade é um objetivo essencial para qualquer escritório ou empresa, mas não deve ser alcançada à custa da exploração do trabalhador com horas extras. Isso é uma prática injusta. 

Existem pessoas que são perfeccionistas e que demoram mais para concluir suas atividades, pois procuram sempre melhorar. Por outro lado, existem pessoas que são aceleradas e que se preocupam menos com os detalhes. 

Portanto, as primeiras são mais adequadas para casos complexos, e as segundas, para casos simples. A organização é fundamental. 

Para isso, é preciso diferenciar as tarefas simples e complexas, e atribuir a pessoa certa para cada tipo de tarefa. Nos escritórios de advocacia, uma das maiores fontes de estresse é o prazo judicial. 

Deixar para cumprir o prazo na última hora gera ansiedade. Isso tem que mudar. Nesse sentido, os sistemas de gestão de prazos são imprescindíveis, pois permitem antecipar os prazos em cinco dias e melhorar a qualidade das peças e das provas. 

Dessa forma, o seu escritório de advogados terá mais qualidade de vida e produtividade. 

Assim, você pode melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em que aumenta a sua produtividade e a da sua equipe de advogados.

3. Aumente a sua produtividade e a sua remuneração

Segundo psicólogos, o excesso de trabalho prejudica a memória das pessoas, que não conseguem se lembrar de tudo o que fizeram ao final do dia. Como consequência, isso gera um sentimento de culpa e de improdutividade nelas. 

Para evitar esse problema, uma forma de melhorar a autoconfiança, diminuir o estresse e prevenir esse gatilho é usar softwares que mostram a evolução da produtividade ao longo do mês. 

Esses softwares também indicam que o advogado está acima do esperado pelos gestores. No entanto, isso não significa que a sua equipe deve trabalhar 12 horas por dia. 

Dessa forma, tudo pode ser feito em 8 horas ou até em 7 horas diárias. O ser humano não suporta 12 horas de trabalho intelectual todos os dias por muito tempo. 

Por isso, regras claras na parte de remuneração financeira são indispensáveis para o bem-estar dos advogados. Além disso, eles também precisam de cumprimento de acordos, gratificações, inclusive folgas pagas e feriados estendidos. 

Por fim, a pontualidade no pagamento dos salários também é essencial. Dessa forma, você pode melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em que aumenta a sua produtividade e a da sua equipe de advogados.

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4. Cuide da saúde física e mental

Uma ideia fundamental é que os gestores sob pressão prejudicam todos os advogados. Assim, cultive uma vida saudável, durma bastante, se alimente bem, faça exercícios, aprimore a si mesmo e ouça os colegas. 

No escritório de advocacia, há mais do que conversa. Proporcione momentos para falar dos casos práticos da vida profissional que vocês compartilham, mas também invista na gestão, na organização e na tecnologia. 

Automatize o máximo de trabalho repetitivo para você e para todos e utilize ferramentas de gestão eficientes que tragam uma visão completa do negócio e previsibilidade. 

Assim, você vai diminuir seu estresse e melhorar o clima organizacional. Logo, melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho não é apenas uma questão de bem-estar individual, mas também de responsabilidade social e ambiental.

5. Invista na sua capacitação e no seu crescimento

Por fim, é preciso buscar novos conhecimentos, habilidades e competências que possam agregar valor ao seu trabalho e à sua carreira de advogado. 

Para isso, é importante aproveitar as oportunidades de capacitação que a empresa oferece, ou buscar cursos, livros, palestras, mentorias e outras formas de aprendizado. 

Além disso, é essencial ter metas claras e desafiadoras, que estimulem o seu potencial e o seu crescimento como advogado. 

Também é importante ter feedbacks construtivos, que apontem os seus pontos fortes e os seus pontos de melhoria na advocacia. 

Dessa forma, você pode melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em que aumenta a sua capacitação e o seu crescimento profissional.

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Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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