tecnologia
Tecnologia e Advocacia digital

Tecnologia para escritório de advocacia: como se adaptar às novas tendências?

Ter tecnologia para escritórios de advocacia à disposição é um das melhores estratégias para se alcançar o patamar esperado pela maioria dos advogados.

Afinal, se adaptar às novas tendências tecnológicas não é somente uma necessidade prática na vida profissional, como também a porta de entrada para um estilo de vida em que os desejos são uma realidade e a qualidade de vida é regra.

Portanto, se o anseio do profissional jurídico é ter conforto e liberdade para conseguir aproveitar as vantagens trazidas pelo esforço profissional, é preciso pensar antes em como atingir esses ideias.

Ou seja, a tecnologia não deve ser apenas um acréscimo ao seu dia a dia profissional, ela deve SER a sua rotina de trabalho.

Somente assim os advogados serão capazes de prestar um serviço de qualidade e que os tornem reconhecidos no mercado ao mesmo tempo em que são capazes de desfrutar do que conseguem alcançar.

Em outras palavras, antes de pensar em viajar, comprar o carro do ano ou aproveitar do conforto de uma boa casa é preciso pensar em como atingir esse patamar. E a única maneira é utilizar e aproveitar os benefícios que a tecnologia para escritórios de advocacia proporciona.

E que benefícios são esses?

Neste artigo vamos abordar como a tecnologia tem transformado a rotina nos escritórios de advocacia.

Além disso, observaremos como acompanhar as mudanças tecnológicas é a melhor forma de realizar um trabalho que possibilite ao profissional jurídico atingir seus objetivos e tornar seus sonho e desejos em realidade.

Boa leitura!

Como a tecnologia influencia na advocacia?

A tecnologia nos escritórios de advocacia já não é mais uma novidade ou somente uma curiosidade a ser discutida entre colegas de profissão. Hoje ela já é parte fundamental do fazer advocatício.

Ou seja, deixar de acompanhar o avanço da tecnologia nos dias de hoje é algo praticamente impossível. Afinal, a velocidade com que temos acesso às informações através da internet é muito maior do que a alguns anos atrás.

Da mesma foram que ficar em casa em frente à TV para acompanhar notícias ao redor do mundo é um hábito cada vez em maior desuso, advogar de maneira analógica tem se tornado cada vez mais difícil.

Isto é, uma simples conexão à internet traz um sem fim de possibilidades para a atuação profissional e que nunca seriam imaginadas a alguns anos atrás.

Esse fator tem impactado a forma dos escritórios trabalharem. Assim, muitos têm deixado de lado o modelo operacional manual, que demandava muito tempo e resultava em falta de produtividade e resultados abaixo do esperado. 

1. Tecnologia para escritórios de advocacia

O uso da tecnologia nos escritórios de advocacia é uma realidade!

Ademais, a forma como ela foi aceita no dia-a-dia dos advogados e profissionais do Direito tem contribuído muito para tornar o trabalho mais prático. Dessa forma, gera qualidade e otimização nos processos, o que é algo revolucionário para o segmento jurídico.

Isto é, sabe aquele advogado de sucesso que você acompanha pelo Instagram? Pode ter certeza que a sua atuação é completamente digital e que ele está antenado com as diversas inovações tecnológicas surgidas nos últimos anos.

Duvida? Então pense em quantos advogados que atuam no modelo tradicional levam uma vida confortável e são capazes de aproveitar tudo que alcançaram com seu esforço.

Não muitos, não é mesmo?

A grande questão aqui é que, com a automatização de tarefas trazidas pela tecnologia, os profissionais jurídicos hoje não precisam gastar tempo e energia com uma série de tarefas, muitas vezes simples, que os prenderiam ao escritório em outras épocas.

Quer viajar e aproveitar o que conquistou ao mesmo tempo que garante que a produção do seu escritório não estará comprometida? Estar atento ao que há de novo em tecnologia para escritórios de advocacia é a resposta!

Como a inteligência artificial pode ajudar no Direito?

Os escritórios e profissionais que não seguirem as tendências tecnológicas ficarão para trás e a inteligência artificial está aí para provar isso.

O ChatGPT, por exemplo, é uma ferramenta que tem sido utilizada no auxílio de várias atividades nos escritórios de advocacia, permitindo a otimização de tarefas e contribuindo para melhorar a qualidade de vida de todos os colaboradores da equipe jurídica.

A saber, esse sistema foi desenvolvido pela OpenAI e se trata de um assistente virtual baseado em inteligência artificial que funciona a partir interação do usuário com o computador através do diálogo em forma de textos.

Ele é capaz de responder a perguntas sobre diversos assuntos e, na maioria das vezes, suas respostas são bastante precisas.

De maneira geral, a inteligência artificial na advocacia se mostrou uma grande aliada para analisar dados e otimizar processos como a redação de documentos.

Além da eficácia em pesquisas diversas, a ferramenta também dá aquela mãozinha na hora de redigir e revisar textos ortograficamente.

Veja também outras formas de utilizar a inteligência artificial na rotina de trabalho de advogados:

  1. Otimizar processos burocráticos;
  2. Criar documentos padronizados;
  3. Criar conteúdo para as redes sociais.

O uso da inteligência artificial nas atividades de um escritório de advocacia tem se tornado uma rotina benéfica, sem dúvidas, mas é preciso ter cuidado ao manusear a ferramenta no sentido de utilizar as informações obtidas sem ter a certeza se estão realmente corretas. 

Mesmo com a atualização recente em sua base de dados, o ChatGPT não é um humano e o profissional de Direito necessita filtrar tais informações para que o seu trabalho não se torne padronizado demais.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

O que é marketing jurídico digital?

Além de se adaptar às novas tendências tecnológicas, investir em marketing para a sua marca também é um passo muito importante e necessário.

Fortalecer a imagem do seu escritório contribui para o crescimento do seu negócio se tornando mais atrativo para seus possíveis clientes e possibilitando uma carteira de clientes recheada, além do aumento do honorários, é claro.

Através das redes sociais e outras ferramentas como sites, blogs, canais de comunicação e plataformas de áudio digitais, apresentar seu produto e serviços para as pessoas ficou bem mais acessível.

Em outras palavras, o advogado não precisa mais estar sentado no escritório aguardando os clientes virem até ele. Pelo contrário, agora o profissional pode estar em qualquer lugar do mundo e administrar seus clientes de maneira remota e otimizada.

Muito mais efetividade com muito menos esforço!

E isso só é possível graças à tecnologia que alcançou diversos segmentos, inovando a maneira de divulgar serviços e facilitando a captação de clientes.

Ou seja, estamos em uma época bem diferente de quando os anúncios eram disparados em jornais e revistas e a cada visita ao potencial cliente, o profissional deixava seu cartão físico de apresentação.

Uma boa estratégia de marketing jurídico aliada à praticidade de ferramentas tecnológicas para o seu escritório, com certeza trará ótimos resultados.

E é muito importante a sua marca e seu negócio estarem alinhados com os objetivos oferecidos e ao produzir conteúdo na web por exemplo, estar de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB.

O que é software jurídico?

Falamos tanto em tecnologia para escritórios de advocacia e em todas as possibilidades e facilidades trazidas por ela que não poderíamos nos esquecer de ferramentas imprescindíveis para que isso se concretize: os softwares jurídicos.

Mas o que são exatamente esses softwares?

Softwares jurídicos são ferramentas tecnológicas, como aplicativos e programas de computador, desenvolvidos com o objetivo de auxiliar advogados e profissionais do Direito em suas atividades cotidianas.

Esses softwares oferecem uma variedade de recursos e funcionalidades projetadas para otimizar a gestão de informações, processos e documentos relacionados a casos jurídicos.

Assim, de meras ferramentas que desenvolvidas para auxiliar o cotidiano profissional, hoje eles podem ser considerados como estruturantes dos novos modelos de escritório.

1. Otimizações

Aqui estão algumas maneiras pelas quais os softwares jurídicos podem ajudar na rotina dos advogados:

  1. Gerenciamento de casos: permite o registro e o acompanhamento de processos, documentos, prazos, audiências e atividades relacionadas a cada caso específico. Eles facilitam a organização de informações e ajudam a manter um histórico completo dos casos;
  2. Gestão de documentos: auxiliam na organização de documentos que podem ser organizados por data, assunto e etc. Basta digitar as informações de entrada no programa para que o relatório apareca de forma rápida e prática;
  3. Agilidade nos processos: os softwares jurídicos podem ajudar na organização e gerenciamento dos processos judiciais. Eles permitem armazenar e acessar documentos, petições, despachos, decisões e outros dados relacionados a um caso específico. Isso facilita o controle das informações, o acompanhamento dos prazos e a comunicação entre os membros da equipe.

A escolha do melhor software jurídico vai depender dos objetivos do seu negócio e claro, aquele que irá atender de fato as necessidades das demandas de seu escritório.

Quer ser reconhecido no mercado jurídico, alcançar grandes resultados e ainda ser capaz de aproveitar tudo que alcançar? O software jurídico é o primeiro passo!

Qual a importância da tecnologia no seu escritório de advocacia?

Como mencionado ao longo deste post, a tecnologia na advocacia tem conquistado um papel importantíssimo na otimização dos processos cotidianos do escritório e na mudança de perspectivas profissionais para os profissionais do Direito.

O aumento da produtividade e a facilidade de obter informações necessárias para finalizar demandas em tempo recorde e outros muitos benefícios tendem valorizar ainda mais o trabalho dos advogados ao mesmo tempo que possibilita a liberdade e autonomia tão almejadas por profissionais de qualquer área de atuação.

Em outras palavras, os advogados hoje tem a capacidade de encarar um estilo de vida almejados pela grande maioria da população: uma vida profissional otimizada que não só proporciona grandes conquistas como permite que se aproveite elas da melhor forma possível.

1. Segurança de dados

Entretanto, como nem tudo são flores, o profissional jurídico precisa estar atento à segurança dos dados obtidos constantemente pelo escritório, como os de cliente, por exemplo.

A cibersegurança no ambiente jurídico é muito importante para evitar possíveis ataques e roubo de dados confidenciais, que podem ser utilizados de forma ilegal por hackers para aplicar vários golpes. 

É fundamental que seu escritório disponha de uma política de segurança de dados bem estruturada, pois os ataques aos sistemas vêm de todas as partes, até mesmo em uma videoconferência dados podem estar sendo monitorados por invasores através de links falsos que imitam o de programas verdadeiros.

Criptografar os dados que entram nos sistemas do seu escritório é um meio de impedir ameaças digitais, onde somente pessoas autorizadas tem acesso restrito a essas informações.

Além de todos esses cuidados, fazer um backup periódico de todos os dados que entram nos sistemas de seu escritório evita a perda dos mesmos, caso sofra com algum imprevisto, seja ataques por hackers ou falhas operacionais nos softwares, o que também não se pode descartar uma possibilidade como essa.

2. Digital x Analógico

Ainda que tratar de cibersegurança possa parecer assustador, é importante ter em mente que essa sempre foi uma questão para os escritórios de advocacia.

Ter certeza de que as informações contidas em documentos esteja em segurança em sigilo é uma preocupação constante, desde os primórdios da advocacia.

Contudo, atualmente a tecnologia para escritórios de advocacia traz diversas ferramentas que auxiliam nesse aspecto. Isto é, mesmo as questões mais delicadas se tornam simples quando se dá o passo na direção correta.

Quer conferir se a informação sobre determinado processo está correta enquanto aproveita as merecidas férias à beira mar? Com o software jurídico adequado isso é possível!

Afinal, a tecnologia veio para facilitar a vida e o trabalho de advogados e profissionais do Direito de uma forma muito positiva.

Implantando as soluções adequadas para o seu escritório, sua marca só tem a ganhar e, assim, se manter competitiva no mercado, ganhando o destaque merecido, alcançando os melhores resultados e, o melhor de tudo, aproveitando os resultados de seu esforço profissional!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas