TikTok na advocacia: será que vale a pena investir nessa rede social? Descubra!
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TikTok na advocacia: será que vale a pena investir nessa rede social? Descubra!

Os escritórios de advocacia que já realizam estratégias de marketing nas redes sociais podem se questionar se usar o TikTok na advocacia vale a pena. Além de ser uma das mais novas plataformas no mercado, o seu conceito é totalmente diferente, visto que é focada totalmente em vídeos curtos.

Outro aspecto que faz com que muitos profissionais e escritórios tenham dúvidas quanto a essa rede é o fato do público dela ser mais jovem, principalmente adolescentes.

Diante disso, será que vale a pena investir no TikTok na advocacia para atrair clientes? Confira nesse artigo as vantagens dessa mídia social e descubra se faz sentido para o seu negócio!

O que é o TikTok?

Primeiramente, é preciso conhecer o que é e quando essa rede surgiu. O TikTok é uma rede chinesa, criada pela empresa ByteDance. Inicialmente, o seu nome era Music.ly. O intuito dela é ser uma rede social que possibilita criar e compartilhar vídeos curtos, geralmente com efeitos divertidos para gerar entretenimento. 

Até 2019, o TikTok não era tão conhecido e popular como o Facebook e o Instagram, por exemplo. Contudo, após o governo dos Estados Unidos acusar a empresa de violar regras e leis do país, a rede se popularizou. 

Atualmente, a plataforma é um sucesso de marketing e é tão utilizada quanto o Instagram. Outro aspecto que tornou o TikTok uma sensação do mercado é que ele utiliza inteligência artificial avançada para garantir uma entrega muito precisa dos conteúdos, o que proporciona uma experiência atrativa e viciante aos seus usuários. 

Qual é o perfil dos usuários do TikTok?

Para desenvolver uma estratégia de marketing jurídico eficiente, é preciso entender o perfil dos usuários antes de averiguar se utilizar o TikTok na advocacia valeria a pena.

Da mesma forma que qualquer empresa, os escritórios de advocacia precisam conhecer a fundo a sua persona. Inclusive, é possível ter mais de uma, dependendo do tamanho e das áreas de atuação.

Então, é preciso ter informações como: idade, escolaridade, ocupação profissional, hobbies, o que gostam de fazer nas horas vagas, quem os ajuda a tomar decisões de compra, dentre outras que contribuam para elaborar ações estratégicas mais precisas. 

Ademais, é preciso saber quais são as redes sociais que ela utiliza, bem como o perfil de usuários das diversas mídias digitais que existem. 

Isso porque, se o escritório deseja investir em estratégias de marketing em uma determinada rede social, o perfil do usuário precisa ser compatível com a persona do escritório. Caso contrário, poderá apenas perder tempo e dinheiro. 

Diante disso, conhecer o tipo de indivíduo que utiliza o TikTok é fundamental. Afinal, quem são essas pessoas?

Conforme levantamentos, verifica-se que cerca de dois terços dos usuários dessa rede possuem menos de 30 anos de idade. Muitos deles fazem parte da geração conhecida como millennials, os nascidos entre 1981 e 1995. 

Contudo, é a geração Z, nascida entre 1996 e 2010, que representa a maior parcela dos internautas da rede. 

Entretanto, devido a popularidade do TikTok, é possível perceber que, aos poucos, há o crescimento de um público mais maduro. 

Sendo assim, é possível encontrar pessoas de diversas idades, mesmo que seja em menores proporções do que os mais jovens.

Logo, dependendo do público e do objetivo do escritório, usar o TikTok na advocacia pode ser uma maneira interessante de ganhar visibilidade e atrair clientes.

Quais são as diferenças do TikTok para o Instagram?

A princípio, muitos escritórios podem achar que usar o TikTok na advocacia pode ser perda de tempo. Isso porque, de certa forma, a rede social se assemelha ao Instagram.

Esta última está a muito mais tempo no mercado e possui um amplo público. Ainda, o perfil dos usuários que usam o Instagram é mais diverso. Mesmo que tenha muitos jovens das gerações millenials e Z, é possível encontrar pessoas com idades mais avançadas.

Então, o Instagram é visto como uma excelente rede social para atrair clientes, independente do negócio, do mercado e da área de atuação. 

Voltando às semelhanças entre as duas redes, tanto o Instagram quanto o TikTok possibilitam entregar vídeos curtos. O Instagram oferece tanto a prerrogativa de postar fotos e vídeos no feed quanto nos stories e nos reels.

Diante disso, por que utilizar o TikTok se o Instagram parece ser uma ferramenta bastante completa?

Apesar das semelhanças, é importante ressaltar as diferenças. E é isso que pode fazer o TikTok valer a pena em uma estratégia de marketing de um advogado autônomo ou escritório de advocacia. Veja abaixo algumas diferenças entre elas!

1. Vídeos curtos e atraentes

O primeiro aspecto que diferencia o TikTok do Instagram é que a primeira foi feita exclusivamente para vídeos. 

Mesmo que seja possível fazer vídeos de até 10 minutos, são os curtos, de até 1 minuto, que fazem mais sucesso na plataforma. 

Ou seja, enquanto que no Instagram, o internauta pode ver reels, fotos e stories, no TikTok ele vê apenas um único tipo de postagem. 

Ademais, o TikTok favorece uma experiência de usuário única. Isso porque o feed infinito e contínuo da plataforma promove o rolamento quase que de forma automática pelos usuários. Ou seja, se o vídeo não chama a atenção, a própria plataforma o convida para seguir e assistir o próximo. 

2. Entrega mais personalizada

O TikTok se mostra como uma ótima plataforma para entregar conteúdos personalizados, conforme o que os usuários desejam ver. 

De acordo com os próprios criadores, a rede foi feita para ser viciante e manter o usuário dentro dela, visto que o algoritmo atua com precisão e entrega o conteúdo para as pessoas certas. 

Em outras palavras, o TikTok entrega os seus vídeos para as pessoas que realmente se interessam pelo seu conteúdo. Outrossim, o alcance tende a ser melhor, diferentemente do Instagram. 

3. Comunicação mais leve

Além disso, o TikTok se apresenta como uma boa rede para os negócios conversarem com um público utilizando uma linguagem mais informal e se comunicando de forma mais leve. 

Mesmo que seja possível fazer isso no Instagram, o escritório pode apostar no TikTok para investir em conteúdos mais bem humorados, por exemplo.

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Por que utilizar o TikTok na advocacia pode ser interessante?

Muitos escritórios de advocacia podem resistir e não querer criar um perfil no TikTok, principalmente por entender que o público da rede ainda é muito jovem e por isso, a decisão de compra de produtos e serviços pode depender de terceiros (dos pais, por exemplo).

Contudo, como você verificou acima, a rede já conta com um público mais diversificado. Além disso, a geração millenial já consome produtos e serviços há um certo tempo e pode precisar de advogados para resolver os seus problemas jurídicos. 

Outrossim, uma pequena parcela da geração Z também já está no mercado de trabalho e é consumidora sem precisar da anuência de seus genitores, por exemplo. 

Então, usar o TikTok na advocacia pode ser interessante, principalmente se o escritório atende um público principalmente jovem e deseja apostar em conteúdos em vídeos mais voltados para o humor e entretenimento.

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Quais são as vantagens de utilizar o TikTok na advocacia?

Existem diversas vantagens em utilizar o TikTok na advocacia. Confira abaixo algumas delas!

1. Grande potencial de crescimento 

O marketing no TikTok tem um alto potencial de crescimento e sucesso. Isso porque a rede apresenta uma boa taxa de entrega orgânica. Logo, o seu escritório tem mais chances de produzir conteúdos que viralizem.

Ademais, os vídeos são facilmente visualizados e compartilhados por inúmeras pessoas, inclusive com quem não está na plataforma. 

Por fim, se o seu conteúdo receber muita interação, ele pode ser considerado um trend. Assim, a própria rede social começa a promovê-lo para outros usuários. 

2. Simplicidade

Muitas empresas, independente do segmento de mercado, utilizam apenas o celular para produzir e editar os seus vídeos para as redes sociais. De fato, se comparar com o YouTube, por exemplo, os conteúdos para a rede chinesa são menores, podendo ser mais simples de produzir e consumir.

Logo, não é preciso investir em equipamentos profissionais, roteirização e edições mais elaboradas, como no YouTube

Isso gera benefícios como: economia de tempo, mais chances de viralizar rapidamente e simplicidade no momento de elaborar os vídeos. 

3. Tendência

Dizem que o conteúdo em formato de vídeo é a tendência. De fato, as pessoas estão cada vez mais desatentas. Os conteúdos em vídeo, quando chamam a atenção e despertam o interesse do início ao fim, têm mais chances de serem vistos e gerar mais resultados. 

Além disso, quanto menor for o tempo deles, maiores as chances de visualizações e compartilhamentos.

Os escritórios que ainda não investem em vídeos no YouTube por medo de aparecer ou por não querer investir tempo nisso, podem iniciar no TikTok, devido a facilidade de produzir e publicar os vídeos nesta plataforma.

4. Plataforma em expansão

O TikTok se tornou popular graças aos vídeos de dancinhas. Contudo, esse cenário mudou e muitos usuários passaram a usar a plataforma para promover produtos e serviços, educar o público, dentre outros aspectos. 

Conforme o relatório Sensor Tower Q1 2022, o TikTok foi o aplicativo mais baixado no primeiro trimestre de 2022, ficando à frente principalmente do Instagram. 

Diante disso, a tendência é que mais usuários estejam presentes na plataforma, inclusive os que possuem idades mais avançadas.

5. Pouca concorrência

Grande parte dos escritórios de advocacia já estão presentes no Instagram e no Facebook. Contudo, muitos poucos utilizam o TikTok. Logo, a concorrência nessa rede é menor e você pode se destacar mais rapidamente do que nas outras plataformas.

6. Conteúdos facilmente compartilháveis

Os vídeos do TikTok são facilmente compartilháveis. Assim, muitas pessoas podem ver os seus vídeos e compartilhar com conhecidos, inclusive com quem precisa dos serviços jurídicos que você oferece. 

Assim, a rede pode ajudar a aumentar o brand-awareness do escritório. Isto é, a visibilidade dele pode melhorar.

7. Cria conexão com o público

Criar vídeos educativos pequenos com um tom mais bem humorado pode ajudar o escritório a criar conexão com o público. Assim, mesmo que não precisem dos seus serviços jurídicos no momento, eles podem lembrar do escritório posteriormente, quando necessitaram de um advogado. 

TikTok na advocacia: será que vale a pena investir nessa rede social? Descubra!

Afinal, vale a pena investir no TikTok?

Ao longo do artigo, você pode perceber alguns aspectos importantes sobre essa plataforma e que possuem um peso considerável na decisão de se vale a pena ou não investir no TikTok na advocacia.

Recapitulando, o TikTok:

  • Possui um público mais jovem: muitos millennials, mas a maioria é da geração Z;
  • É uma rede focada única e exclusivamente em vídeos curtos;
  • É a rede social que mais cresceu nos últimos tempos, sendo a mais baixada no primeiro trimestre de 2022, superando o Instagram.

Diante o exposto, o seu escritório ainda pode ter dúvidas se deve ou não investir no TikTok. Afinal, será que faz sentido usar essa plataforma na sua estratégia de marketing? A resposta é: depende

Se o seu escritório possui uma persona mais jovem ou atua em áreas cujo público-alvo é das gerações Z e millenial, usar o TikTok pode ser muito vantajoso. 

Por outro lado, se a persona tiver um perfil que não se encaixa nessa rede, seria necessário avaliar se investir tempo e dinheiro nela pode trazer bons resultados. Contudo, lembre-se que familiares jovens da sua persona estão no TikTok e podem indicar os seus conteúdos e o seu escritório para ela.

Outro aspecto a se considerar é se o escritório está disposto a investir em conteúdos no formato exigido pela plataforma. Embora criar vídeos para o TikTok seja mais simples do que para o YouTube, é preciso investir em conhecimento para aprender a usar esse formato, bem como entender o que funciona nessa rede social. 

Em síntese, é importante analisar esses fatores antes de aplicar o TikTok na advocacia para entender se valeria a pena ou não usá-lo nas estratégias de marketing. 

Como montar uma estratégia de marketing no TikTok?

Antes de utilizar o TikTok na advocacia, é preciso se planejar. Veja abaixo algumas dicas para montar uma estratégia eficiente e utilizar essa rede de forma inteligente!

1. Utilize o TikTok business

Da mesma forma que o Instagram e o Facebook, o TikTok tem uma versão voltada para negócios. O TikTok business tem como vantagens:

  • Inclusão de call-to-action para redirecionamento;
  • Criação de anúncios;
  • Relatórios para análise de desempenho. 

Dessa forma, você poderá ter ferramentas mais avançadas do que na versão mais simples do TikTok e entenderá o desempenho das suas estratégias dentro da rede.

2. Crie vídeos originais 

O principal desafio de usar o TikTok na advocacia é aprender a criar vídeos curtos que sejam atraentes e gerem conexão. Os vídeos dessa rede são muito diferentes dos que os que se encontram no Instagram e no YouTube, pois são mais divertidos e bem humorados.

Para se destacar, aposte em vídeos originais. Você pode buscar inspirações dentro do próprio TikTok e ver o que negócios de outros segmentos fazem para se conectar com o público. 

3. Aprenda sobre a plataforma

Uma maneira eficiente de conseguir se destacar é buscar conhecimento sobre a rede social para poder entender o seu funcionamento e o que empresas fazem para conseguir resultados nela. Dessa maneira, você pode criar a sua estratégia com mais eficiência. 

Usar o TikTok na advocacia pode ser muito vantajoso para os escritórios que desejam se destacar e atrair mais visibilidade para si. Por isso, se fizer sentido para a sua estratégia e seu público-alvo, considere criar um perfil nessa rede para atrair mais clientes!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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