fbpx

Uber, Netflix e Advocacia Digital: A evolução do que era clássico

Publicado por Camila Rosa em

A tecnologia está se atualizando cada vez mais rápido. Em questão de segundos, temos uma atualização nova para um aplicativo de celular, uma nova versão de smartphone, novos meios robotizados de facilitar a nossa vida, entre outras situações. Inclusive na advocacia digital.

Uma mão apontando um controle remoto para uma televisão que mostra a Netflix aberta na tela. Simboliza que a advocacia digital é uma mudança semelhante à que aconteceu em outras áreas.

Essas mudanças são tão rápidas e costumeiras que já fazem parte do nosso dia-a-dia e nem sentimos mais as diferenças. A não ser que paremos para analisar tudo o que mudou.

O fundamental papel da internet

Um facilitador dessas mudanças é a internet. A internet e a tecnologia andam lado a lado e ambos evoluem cada vez mais rápido. Para refletir, a internet não é algo tão antigo, com apenas 50 anos aproximadamente. Foi inventada em 1969 para questões militares e somente 30 anos depois foi distribuída às pessoas por meio do primeiro provedor de acesso à rede mundial de computadores.

Portanto, a internet para uso popular somente possui, aproximadamente, 20 anos de idade. Nesse pequeno período de tempo, muita coisa na sociedade mudou. O que era clássico e consolidado ou se perdeu ou se atualizou.

Digital x Obsoleto

Há 20 anos, talvez nunca passou pela cabeça das pessoas que pudessem comprar itens, como roupas e calçados, pela internet. Atualmente, as lojas físicas ainda existem, mas a maioria possui também um website para que seus consumidores possam comprar pela internet.

Os bancos, totalmente tradicionais, já possuem aplicativos para que você não precise mais ir até a agência. Você consegue fazer tudo na sua casa por meio do seu celular. Aliás, existem bancos 100% digitais, sem sede física. Um dos mais famosos é o NUBANK, que certamente você conhece ou já ouviu falar. As horas na fila não existem mais.

Outro setor que era tradicional até mais ou menos 4 anos aqui no Brasil, mas que agora mudou completamente, é o transporte. Os taxistas, na sua maioria, migraram para o UBER, CABIFY, 99POP, que surgiram como meio de baratear o transporte entre as pessoas. Isto porque os consumidores deixaram de usufruir dos táxis em razão dos seus altos preços e, até mesmo, do mau atendimento. Hoje você pode chamar um carro pelo aplicativo do seu celular para te levar por baixo custo onde você precisar ir.

No setor de filmes e séries também houveram mudanças. As locadoras que antes alugavam fita VHS tiveram que migrar para os DVDs e, agora, ficaram completamente obsoletas com os serviços de streaming como a NETFLIX e os downloads dos filmes feitos pela internet. E essa transição das fitas VHS para o NETFLIX ocorreu em menos de 15 anos.

A drástica mudança na indústria fonográfica

E o que dizer dos discos de Vinil? Você é dessa época? Se sim, talvez pare para pensar na mudança que teve nesse período.

Do vinil mudou para a fita cassete, aí veio o walkman para que você pudesse ouvir suas fitas com fone de ouvido sem precisar carregar seu rádio pela rua.

Da fita cassete mudou para o CD, e junto com ele o discman. Até que chegou o aparelho mp3, e fez com que as vendas dos CDs começassem a diminuir, pois você poderia baixar suas músicas e colocar nele.

Hoje, com a evolução dos celulares, você pode escutar suas músicas por meio do YouTube, Deezer, Spotify, etc., que são aplicativos específicos de música. Isso derrubou as vendas dos CDs, tanto que os artistas colocam suas musicas nesses aplicativos e ganham seus direitos autorais por meio deles.

E a Advocacia Digital?

Você consegue perceber o quanto já mudamos em tão pouco tempo? Coisas que eram completamente tradicionais e usuais para nossa sociedade já não são mais. Agora existem outros meios de acesso facilitado e mais barato para todos.

Importante dizer, também, que atualmente a própria psicologia está se moldando à tecnologia. Muitos psicólogos agora podem atender seus clientes na modalidade online. Ou seja, não é mais necessário atender os pacientes na forma física, como aconteceu no Estado do Paraná.

E a área do Direito não está muito longe dessas mudanças, pois a inovação já chegou no ramo jurídico e pretende ficar e atualizar, fortalecendo a advocacia digital. Até pouco tempo atrás, menos de 10 anos, todos os processos eram físicos. Hoje, cada Estado da Federação tem um sistema próprio com processos digitalizados. Tudo via internet, até mesmo os de 2º grau.

O próprio Supremo Tribunal Federal já possui inteligência artificial implantada no sistema para agilizar os processos em trâmite. É o chamado VICTOR, que “irá ler todos os recursos extraordinários que sobem para o STF e identificar quais estão vinculados a determinados temas de repercussão geral”[1].

Atualmente, existem várias empresas com diversos ramos que foram criadas com o intuito de facilitar a vida do advogado e inovar o ramo do Direito, que é clássico e tradicional. Sim, o próprio ramo jurídico está sendo modificado, acredite!

Como fazer parte disso?

Dentre essas empresas existem aquelas que detém plataformas de gestão, de conciliação, de análise de processos, de intimações, entre outras. Mas só uma veio com o intuito de modificar e facilitar completamente a vida do advogado, proporcionando as chances de ter um escritório 100% digital: a ADVBOX.

Em meio a tantas atualizações e desmaterializações das coisas, lojas físicas hoje estão migrando para o digital, psicólogos atendem os pacientes de forma digital, e a advocacia não poderia ser diferente. A ADVBOX veio para modificar isso.

Como bem se sabe, todos usam os celulares e aplicativos para qualquer situação. A vida de uma pessoa está codificada no celular. Hoje você pede comida, UBER, paga suas contas, tudo pela internet. Por qual razão seu cliente não vai querer ser atendido online? Provavelmente já aconteceu de algum cliente encontrar você pela internet e te chamar no WhatsApp ou Facebook, certo?

A tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas. Se elas tiverem um advogado que as atenda bem, de forma atenciosa e tudo online sem elas precisarem gastar dinheiro e tempo indo até o escritório do advogado, por qual razão elas vão procurar outro?

O inevitável futuro

O escritório digital faz, inevitavelmente, parte do futuro dos advogados. Menos custos e mais lucro, mais tempo, mais controle, mais gestão. Além de que, com a advocacia digital, você pode atender clientes em diversos locais.

A inovação e a tecnologia já são realidade no Direito. Quem não engajar, quem não se atualizar, corre riscos de ser expelido do mercado como as fitas cassete e VHS foram. Os clientes atuais são os digitais e os do futuro serão mais ainda. Escritório digital para os advogados satisfazem tanto você como advogado quanto o seu cliente que pode resolver tudo pelo celular.

Reflita o quanto o mundo mudou nos últimos 20 anos. Você ai esperar outros 20 para se atualizar?

[1] http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=380038 <Acesso em: 24/12/2018>.

Clique na imagem para acessar o material "Gestão Digital de Escritórios de Advocacia", de forma gratuita


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *