peças brancas de xadrez caídas e um peça preta em pá, sobre a imagem os logos da ADVBOX ou Astrea
ADVBOX

Comparação entre ADVBOX e Astrea

No início do relacionamento do Direito com a tecnologia, escolher as opções de software jurídico era uma tarefa simples. Até porque não existiam muitas opções no mercado.

Porém, escolher o melhor software para o seu escritório atualmente é uma iniciativa que demanda tempo e pesquisa.

Sabemos que se deve fazer essa escolha a partir de muitos critérios de análise para que, no final do processo, você tenha um sistema que realmente atenda às suas necessidades e que facilite o seu dia a dia no escritório de advocacia.

Qual o melhor sistema para escritório de advocacia?

Mas afinal, qual o melhor Software Jurídico: ADVBOX ou Astrea?

A verdade é que é muito comum ver advogados gestores iniciarem a busca por um software jurídico sem previamente traçar um objetivo estratégico.

Com a alta demanda surge a necessidade de automatizar os processos. O gestor começa a sua busca sem de fato entender qual o papel de um software dentro do escritório.

Por isso, antes de iniciarmos nossa análise comparativa entre a ADVBOX e a Astrea, precisamos compreender a funcionalidade do software jurídico, bem como aquilo que ele visa otimizar nos escritórios.

Qual o papel do Software Jurídico?

Antes dos sistemas jurídicos se popularizarem no mercado, utilizar planilhas para cadastro de clientes, processos e financeiro era o único meio de gestão para os advogados.

Porém, de acordo com o aumento do número de informações, a agilidade e automatização se tornaram necessários. Assim, as planilhas se transformaram em uma solução completamente inviável.

Dito isso, entendemos que em um primeiro momento o software jurídico tinha como objetivo facilitar o armazenamento de informações, além de automatizar alguns processos internos do escritório.

No entanto, com o auxílio de novas tecnologias como Business Intelligence e a Inteligência Artificial, o software jurídico tem a missão de melhorar a qualidade de vida dos advogados e ajudar o gestor a transformar o seu escritório em uma empresa escalável.

Um software jurídico é uma tecnologia que, quando utilizada da maneira correta, pode tornar os processos de qualquer escritório de advocacia em atividades mais simples, eficazes e fáceis.

Ele tem como seu maior objetivo trazer automação às tarefas e otimizar os procedimentos específicos da profissão dos advogados. 

Isso para que eles tenham mais tempo para pensar em estratégias de negócio para o seu escritório.

Para alcançar esse objetivo, o software precisa ter funcionalidades a seguir que servem para auxiliar o advogado gestor.

1. Monitoramento e gerenciamento de processos

Iniciaremos nossa descrição pelo básico.

O software deve fazer o monitoramento dos tribunais

Essa é uma parte essencial do trabalho do advogado, que quando se faz manualmente pode ser muito arriscada, pois existe uma grande possibilidade de que algo passe despercebido.

Além disso, para bons resultados, é fundamental que o escritório tenha controle do histórico de seus processos. No entanto, fazer isso de forma manual é um desperdício de uma das coisas mais importantes para qualquer banca: o tempo.

Quando um software jurídico entrega o monitoramento processual automaticamente, o escritório de advocacia passa a contar com um robô.

Ele acompanha os sites dos tribunais e, assim, a cada novo andamento processual, o advogado recebe uma notificação.

Dessa forma o advogado responsável fica a par de toda nova atualização do processo e pode se preparar sem se preocupar com qualquer imprevisto.

2. Gestão de produtividade da equipe

Existem muitas tarefas a se realizar nos escritórios e os gestores costumam ter uma certa resistência em delegar essas tarefas aos colaboradores e organizá-las. Esse é também um dos problemas que o software jurídico ajuda a resolver.

Um bom software jurídico deve te dar a opção de delegar as tarefas entre os profissionais de forma direta e eficiente. Desse modo, facilita e agiliza a comunicação interna do seu escritório.

E, como consequência do controle de processos e tarefas, o advogado gestor conseguirá ter controle sobre a produtividade da sua equipe.

O Software jurídico possibilita que você tenha uma visão 360º de todos os processos e tarefas, permitindo que haja o entendimento do que se precisa fazer e o que cada colaborador irá fazer.

3. Gestão do financeiro

Existe também um outro ponto que é essencial para qualquer escritório de advocacia: a gestão do financeiro. 

Infelizmente, na faculdade de Direito não se ensina sobre a gestão financeira do escritório. Por isso, esse muitas vezes é um grande problema para os gestores.

Então, se você, assim como muitos advogados, possui dificuldades em ter controle das finanças do seu escritório, o software jurídico é a melhor opção para ter uma boa gestão das suas finanças.

Com o software jurídico você consegue controlar as despesas, receitas e honorários. Assim, você consegue avaliar o desempenho do seu escritório e garantir a sua saúde financeira.

4. Gestão de clientes

O software jurídico também deve funcionar como um CRM completo nos escritórios.

Na advocacia, centralizar as informações do cliente em apenas um local, além de ser mais prático, torna o atendimento mais ágil e eficaz.

Isso porque, dessa forma, o advogado tem acesso a todos os dados importantes para entender melhor quem são os clientes. Bem como quais são seus canais de comunicação, seu processo e qual a sua preocupação.

Tendo o detalhamento dessas informações no software jurídico, o escritório consegue uma série de vantagens e benefícios como por exemplo: fidelização de clientes, mais indicações, redução de custos com atendimento ao cliente e menos trabalho.

Além de otimizar, é claro, o tempo dos colaboradores para que consigam focar em tarefas mais importantes.

5. Análise de dados (BI)

Por fim, para uma gestão do escritório eficiente também é muito importante que o software jurídico forneça a análise de dados. 

O software jurídico tem o objetivo de te auxiliar na gestão do escritório e sabemos que uma gestão sem análise de dados, é uma gestão cega.

No software jurídico você terá todas as informações do seu escritório, que se poderá usar para tomadas de decisões estratégicas para o seu negócio. 

Por isso, entendendo essa importância, o software jurídico transforma os dados que podem ser difíceis de se interpretar em gráficos.

Dessa forma o gestor consegue de fato acompanhar a evolução do seu escritório e entender quais são os gargalos das operações internas e, dessa forma, solucioná-los antes que haja um prejuízo.

Ou até mesmo identificar quais decisões trouxeram bons resultados, e então investir em ações que contribuam com a eficácia das mesmas.

ADVBOX ou Astrea: qual o melhor software para o seu escritório?

Após entendermos algumas das finalidades de um software jurídico no escritório de advocacia, podemos começar a análise comparativa a partir dos tópicos que se levantaram.

Aqui iremos descrever o que cada software proporciona aos seus usuários e a usabilidade dessas ferramentas.

1. Monitoramento e gerenciamento de processos

Já falamos aqui que o software jurídico deve possibilitar o monitoramento e gerenciamento de processos.

O ideal é que, nessa parte, tudo se automatize pois existem diversos riscos quando se faz manualmente.

Seja ADVBOX ou Astrea, ambos os softwares possuem automatização dos processos.

A diferença é que no Astrea, quando o processo muda de instância, é necessário que se faça essa mudança manualmente para continuar recebendo atualizações dos andamentos.

Já na ADVBOX isso é automático! Quando se muda o processo de instância, puxa-se automaticamente os andamentos, sem que se necessite de ação manual.

Outra diferença também importante é que, no Astrea, os históricos das publicações não se vinculam com as tarefas. 

Nova atualização no processo

Já no software da ADVBOX, vinculam-se as publicações às tarefas que deverão se fazer a partir de uma nova atualização no processo.

Esse detalhe é importante, pois justifica e localiza a razão de cada tarefa feita pelo advogado em relação aos processos do escritório.

Com a ADVBOX, no histórico de tarefas é possível que se vejam todas as tarefas finalizadas, editadas e pendentes, além das mudanças de fase e etapa.

Além disso, o software jurídico Astrea não possui integração com o INSS Administrativo, SEEU, PJe, EPROC e com Projudi. 

Já a ADVBOX possui integração com todos.

No software jurídico, seja da ADVBOX ou Astrea, o menu “Processos” conta com filtros de busca.

A diferença é que o menu “Processos” do Astrea possui filtros mais limitados.

Enquanto os filtros da ADVBOX permitem uma visualização completa dos andamentos dos processos do escritório.

Logo, eles possibilitam que se visualize de forma muito precisa a organização dos processos por fase processual, etapa e tribunal.

Sendo assim, a partir dos filtros geram-se relatórios que são importantes para a organização e gestão da base de processos.

Gráfico de volume por fase

O menu processos da ADVBOX conta ainda com um gráfico de volume por fase, o que permite que o gestor saiba como estão distribuídos os processos no seu escritório.

Se faz o gráfico a partir das Fases Processuais:

ADVBOX ou Astrea

Além disso, no menu “Processos” você consegue visualizar o gráfico de Meta. Assim, ao se cadastrar um novo processo no sistema e selecionar seu Grupo de Ação, esse processo será somado a meta do respectivo grupo.

Além das diferenças já citadas, no Astrea há a diferenciação entre “Caso” e “Processo”.

Na ADVBOX não existe isso, tudo é processo, o que muda é a fase processual (judicial ou extrajudicial).

2. Gestão de produtividade da equipe

Já se falou aqui da importância que o software jurídico tem quando o assunto é a produtividade da equipe.

O software deve ter a possibilidade de delegar tarefas e facilitar a comunicação interna dos escritórios.

Ambos os softwares, a ADVBOX e o Astrea, possuem métodos de gestão de produtividade, a diferença é o método com o qual se faz a gestão.

No Astrea, o método de metrificação de produtividade é o Timesheet. Já na ADVBOX, o método ultilizado é o Taskscore.

Existe uma grande diferença entre os dois métodos de gestão. Deve-se levar essas diferenças levadas em consideração ao escolher o melhor software para o seu escritório.

Timesheet

O Timesheet metrifica a produtividade através do controle das horas de produção e muitos especialistas já o consideram um método ultrapassado. 

Taskscore – Pontuação por Tarefas

O Taskscore é o sistema de pontuação por tarefas, ele metrifica as tarefas concluídas pelos colaboradores. 

Nesse método, cada tarefa possui uma pontuação que se baseia na complexidade da tarefa e o que demanda para que se conclua elas.

Aliás, nós temos um artigo que descreve os principais benefícios do TaskScore para a advocacia, como o aumento da produtividade, motivação e qualidade de vida de todos da equipe.

O fato é que, como o software jurídico do Astrea é o TimeSheet, precisa-se fazer o cálculo de honorários manualmente. 

Cálculo em tempo real

Já na ADVBOX, com o TaskScore, faz-se o cálculo dos honorários em tempo real e de forma automática. 

O que poupa muito tempo dos colaboradores que não precisam se preocupar com esse pequeno, mas importante detalhe, pois o software já faz isso por ele.

Nos dois sistemas, ADVBOX ou Astrea, é possível visualizar as demandas na tela inicial.

O que diferencia é que na ADVBOX, já na tela inicial é possível realizar filtros e relatórios de produtividade

Além de que, a visualização é mais clean devido ao layout mais objetivo: 

Outra diferença é que o Astrea não possui a visualização de tarefas no modelo Kanban:

ADVBOX ou Astrea

Seja na ADVBOX ou Astrea, o gestor consegue criar tarefas personalizadas, conforme a necessidade do escritório.

Além disso, a ADVBOX, possui outras funcionalidades que o Astrea não possui:

  • No Astrea as alterações feitas e o usuários que as fez não ficam registradas no sistema;
  • O Astrea também não possui o registro com a data e o horário de acessos dos usuários;
  • Outro fator que também dificulta a gestão da produtividade é que no Astrea os planos mensais possuem usuários limitados. Dessa maneira, caso haja a necessidade de mais usuários, novos logins são cobrados por um alto valor.

Usuários ilimitados

Na ADVBOX os usuários são ilimitados.

Pois entende-se que, ao cobrar por usuários, o software de gestão abandona uma das suas principais funções, que é a capacidade de realizar a gestão da produtividade dos colaboradores.

Sendo assim, a ADVBOX permite que o gestor inclua como usuários todos os funcionários do escritório.

Inclusive, com as informações do RH, como salários, jornada de trabalho, cargo e etc. O que nenhum outro sistema do mercado oferece.

3. Gestão do financeiro

Todo advogado gestor sabe a importância da gestão financeira em um escritório.

Por isso, ao pensar em contratar ADVBOX ou Astrea, é necessário que essa funcionalidade seja levada em consideração.

A usabilidade desse menu deve ser prática e intuitiva, pois o objetivo é facilitar a gestão.

Seja na ADVBOX ou Astrea, o menu financeiro conta a disponibilidade de registrar no sistema as despesas, receitas e os honorários.

O que muda de um software para o outro é que, o menu Financeiro da ADVBOX possui mais recursos para uma gestão financeira completa.

Apesar de menos recursos, a usabilidade do menu Financeiro do Astrea tende a ser mais complexa, o que pode dificultar a gestão.

Isso porque, mesmo lançando as entradas e saídas, o gestor não tem recursos visuais para prever e planejar as estratégias para o escritório a partir do menu Financeiro.

Já na ADVBOX, o menu Financeiro permite que o gestor saiba o que esperar dos próximos meses.

Dessa forma, você consegue visualizar de forma fácil e lógica:

  • O saldo previsto para o mês: A soma de todas as receitas e despesas;
  • A Receber esta semana: A soma de todas as receitas que tenham a data de vencimento na semana atual;
  • A pagar esta semana: A soma de todas as despesas que tenham a data de vencimento na semana atual.

Outro ponto em comum, é que em ambos os softwares é possível emitir relatórios do financeiro.

Entretanto, como o menu financeiro da ADVBOX possui mais recursos para a gestão, os relatórios também são mais completos.

Como em quase todos os menu’s, o menu Financeiro da ADVBOX e do Astrea possuem filtros para buscas mais avançadas.

A diferença novamente é que os filtros da ADVBOX são mais robustos e possuem mais opções.

 4. Gestão de clientes

O bom relacionamento com clientes faz toda a diferença e influencia positivamente no sucesso do escritório.

Por isso, é importante que o software jurídico seja também um CMR para realizar a gestão dos clientes do escritório.

No Astrea, o menu que armazena os dados dos clientes é chamado de “Contatos”, já na ADVBOX, o menu leva o nome de “Pessoas”. Assim, eles possuem algumas diferenças.

No menu “Contatos” do Astrea, você consegue armazenar os dados de cadastro do seu cliente, que poderão ser tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Além disso, no menu o contato do cliente é vinculado ao seu processo e as despesas.

No menu é possível realizar apenas 3 filtros (clientes, só contatos e só usuários) e 2 relatórios (ficha resumida e ficha completa).

CRM da ADVBOX

O CRM da ADVBOX, foi pensado para aumentar a satisfação do cliente, além de possibilitar que todas as informações estejam ao alcance de todos de forma rápida. 

Na ADVBOX todos os atendimentos são cadastrados como clientes, e são abertos processos rápidos para registros.

Além disso, também são criadas tarefas para os responsáveis pelo atendimento, essas são, então, vinculadas ao cadastro do cliente. 

Desse modo, quem atuar no processo terá todas as informações do cliente organizadas.

No menu “Pessoas” da ADVBOX, através de gráficos você consegue segmentar seus clientes por origem, faixa etária e profissão.

ADVBOX ou Astrea

Esses dados são muito úteis para realizar o marketing jurídico pago. Além de também serem utilizados para que a equipe de advogados conheça melhor o público que é atendido pelo escritório.

Os relatórios no menu da ADVBOX são gerados a partir de vários filtros, como por exemplo: a cidade, estado, data de cadastro e origem do cliente.

Sendo assim, neste menu é possível não somente armazenar informações, mas também gerenciá-las.
E os gráficos ajudam a direcionar melhor os investimentos nos canais de prospecção do escritório.

No Astrea é possível criar a “Área do cliente”.

A importância da experiência do cliente

A ADVBOX não possui, pois entende-se que essa é uma forma de atendimento reativo. O que, na maioria das vezes, cria uma má experiência para o cliente, que prefere um atendimento proativo por parte do escritório.

Além de que, essa área possui muitos campos de informações específicas, sendo necessário que o advogado perca um certo tempo para atualizá-los.

Com o atendimento proativo, o escritório além de ter mais controle sobre o atendimento, melhora a taxa de retenção e a reputação do escritório.

5. Banco de modelo de petições

No mundo jurídico, a agilidade e a precisão são fundamentais para o sucesso. É aí que a ADVBOX se destaca, oferecendo uma ferramenta completa que vai além da gestão de processos.

Com nosso banco de modelos de petições, você tem acesso a uma biblioteca recheada com peças processuais de diversas áreas do Direito, elaboradas por especialistas experientes, podendo ser automatizadas com dados preenchidos automaticamente.

ADVBOX

  • Variedade de modelos: encontre o modelo ideal para cada caso, desde petições iniciais até recursos;
  • Conteúdo de qualidade: modelos atualizados e revisados por advogados experientes, garantindo segurança jurídica;
  • Edição facilitada: personalize os modelos com os dados do seu caso de forma rápida e intuitiva;
  • Economia de tempo: crie petições em minutos, otimizando seu tempo e aumentando sua produtividade.

Astrea

Embora o Astrea ofereça diversos recursos para gestão de processos, ele não possui um banco de modelos de petições. Isso significa que você precisa criar cada peça processual do zero, perdendo tempo e correndo o risco de cometer erros.

A ADVBOX é a escolha inteligente para o advogado moderno

  • Aumente sua produtividade: crie petições com mais rapidez e eficiência;
  • Reduza o risco de erros: modelos elaborados por especialistas garantem segurança jurídica;
  • Tenha acesso a conteúdo atualizado: mantenha-se sempre em dia com as últimas mudanças na legislação;
  • Ofereça um atendimento diferenciado aos seus clientes: resolva os casos com mais agilidade e qualidade.

6. Análise de dados (BI)

As decisões de um gestor não devem ser baseadas em achismos ou crenças. Decisões que trazem bons resultados são baseadas nos dados reais do escritório.

Nessa parte da análise precisamos ressaltar que O Astrea não possui Business Intelligence.

No software, o gerenciamento é feito manualmente por etiquetas, parametrizando em uma determinada cor as tarefas, os processos e as pessoas.

Essas etiquetas poluem a visibilidade e confundem o usuário.

BI ADVBOX

Como a ADVBOX possui o BI, tudo já é parametrizado.O BI é um sistema de análise de dados.

Na ADVBOX esse sistema é utilizado para cruzar os dados do CRM e do Menu Rede com os dados dos processos e do financeiro do escritório, gerando assim, através do cruzamento de dados, informações necessárias para a gestão do escritório.

Permitindo uma visão completa de todos os dados do escritório. Também é possível controlar o andamento dos processos por safras, a partir do fechamento de contrato até o arquivamento, obtendo dados sobre o tempo de duração dos processos, por exemplo

Os custos são separados por pessoal, meio de produção e os custos externos ao escritório, no caso os tributos e taxas bancárias em relação a cada grupo de ação.

Além dessas diferenças, existem algumas coisas que gostaríamos de ressaltar:

  • O gerador de documentos do Astrea é mais limitado. Já a ADVBOX possui o menu “Modelo” onde é possível cadastrar diversos modelos de contratos, procurações e peças processuais. Ao clicar em gerar um modelo, as informações do cliente escolhido são preenchidas automaticamente;
  • O Astrea tem aplicativo para celular, a ADVBOX não possui. A tendência é que a advocacia se torne cada vez mais digital, e a experiência de trabalhar no computador é a melhor opção. O aplicativo de celular é mais usado para consultas rápidas, o que também é possível fazer acessando a ADVBOX pelo navegador;
  • No Astrea, os usuários recebem por email as tarefas e os processos, na ADVBOX há o recebimento apenas das tarefas. O excesso de notificações polui a caixa de entrada do email e descentraliza o trabalho, dificultando a gestão e organização do gestor;
  • Caso você precise, no Astrea as horas de treinamento são cobradas. Na ADVBOX, o treinamento e migração são gratuitos.

7. IA

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores, e a advocacia não é exceção.

Sendo assim, a ADVBOX abraça essa inovação e oferece aos seus usuários uma ferramenta completa que vai além da gestão de processos. Através da nossa IA exclusiva, você tem acesso a recursos que otimizam seu trabalho, aumentam sua produtividade e garantem melhores resultados para seus clientes.

Benefícios da IA na ADVBOX

  • Análise Preditiva: preveja os desfechos de seus casos com base em dados históricos e jurisprudência, tomando decisões mais assertivas e aumentando as chances de sucesso;
  • Automação de Tarefas Repetitivas: diga adeus às tarefas manuais demoradas! A IA da ADVBOX automatiza tarefas como pesquisa de jurisprudência, geração de relatórios e preenchimento de formulários, liberando seu tempo para focar no que realmente importa: as estratégias dos seus casos;
  • Gestão inteligente de prazos: monitore prazos e receba alertas automáticos para evitar atrasos e garantir o cumprimento de todas as obrigações processuais.

Astrea

O Astrea oferece recursos básicos para gestão de processos, mas não possui inteligência artificial. Isso significa que você terá que realizar manualmente muitas tarefas que podem ser automatizadas pela ADVBOX, perdendo tempo e correndo o risco de cometer erros.

A ADVBOX é a ferramenta ideal para o advogado que busca

  • Aumentar a produtividade: automatize tarefas e otimize seu tempo de trabalho;
  • Tomar decisões mais assertivas: utilize a análise preditiva para prever os desfechos dos seus casos;
  • Reduzir o risco de erros: a IA garante a precisão das informações e a conformidade com as normas jurídicas;
  • Oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes: resolva os casos com mais agilidade e qualidade.

Qual o melhor software jurídico do mercado?

Como você deve ter visto com o nosso artigo, tanto a ADVBOX quanto o ASTREA possuem inúmeras utilidades para os seus clientes. No entanto, um deles soube se aperfeiçoar e incrementar o software para as novas necessidades impostas aos advogados.

Há pontos similares entre ambos os softwares jurídicos. Mas é notável como a ADVBOX se destaca para facilitar a gestão do escritório. Principalmente por possuir ferramentas mais completas, com mais opções de uso. 

Para agilizar a comunicação entre os setores, é válido relembrar que a ADVBOX é capaz de atualizar automaticamente todos os dados do andamento processual.

Portanto, se você está buscando um software jurídico não apenas para aprimorar a gestão do escritório, mas também agilizar a comunicação, já sabe que a ADVBOX é muito mais completa para isso.

Assim, para finalizar é importante que você saiba que o ASTREA não oferece aos seus clientes relatórios de gestão. Assim, não há o compartilhamento prático quanto aos clientes cadastrados por período, sua origem. Muito menos os processos ganhos ou perdidos. 

Enfim, o software jurídico ASTREA não possui nenhum relatório de gestão do cliente para o advogado. Além disso, não há suporte às estratégias, uma vez que a plataforma possui poucos gráficos e dashboards.

Por sua vez, a ADVBOX garante total suporte às estratégias de gestão. Pois, o software jurídico possui relatórios gerenciais capazes de fornecer completo controle do escritório

Portanto, com a ADVBOX o advogado pode acessar facilmente a origem dos clientes, seus cadastros por data. Além, para maior gestão, as tarefas pendentes e atrasadas.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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