Análise de Business Intelligence: como utilizar em escritórios de advocacia
Business Intelligence

Análise de Business Intelligence: como utilizar em escritórios de advocacia?

Tomar decisões mais assertivas, utilizar dados de maneira eficaz e reduzir custos operacionais são alguns dos benefícios que utilizar a análise de Business Intelligence pode trazer para seu escritório de advocacia.

Apesar de se utilizar mais em empresas de tecnologia e startups no geral, o conceito de Business Intelligence pode ser muito benéfico para o setor de advocacia. Com o uso de ferramentas é possível gerar relatórios completos, analisar o desempenho do escritório e muito mais.

Outrossim, com mais informações também é possível tomar decisões mais assertivas para a gestão do escritório.

Por isso, se você quer tornar seu escritório mais eficiente e potencializar seus lucros, descubra agora como utilizar a análise de Business Intelligence!

O que é Business Intelligence?

Em primeiro ponto, precisamos entender o que é Business Intelligence.

O Business Intelligence, ou B.I. para os íntimos, em livre tradução significa Inteligência Empresarial ou Inteligência de Negócios, ou ainda Inteligência de Dados. 

Em resumo, podemos definir o B.I. em 4 fases: coleta de dados, análise dos dados, visualização dos dados e transformação dos dados em informação. Ou seja, o Business Intelligence vem como uma maneira mais eficaz de coletar, analisar e transformar dados a fim de que possa se utilizá-los para a gestão.

Todavia, é importante ressaltar que Business Intelligence é apenas uma estratégia. Para utilizar os dados coletados na mesma de maneira realmente útil, é preciso utilizar ferramentas de análise de Business Intelligence. Um exemplo é o software jurídico da ADVBOX que inclui esta tecnologia.

Estas ferramentas irão transformar todos os dados coletados em informações. Ou seja, relatórios, números, metas e outros, dependendo do seu objetivo na hora de utilizar a tecnologia.

Logo, a partir das informações fornecidas pela análise de Business Intelligence, os gestores podem tomar decisões mais rápidas e assertivas.

decisões baseadas em dados

Qual a importância do Business Intelligence?

De maneira sucinta, o principal objetivo do Business Intelligence é auxiliar no processo de tomada de decisões e potencializar os resultados. Mas como?

As ferramentas de análise de Business Intelligence vão muito além de uma planilha de excel e um relatório, uma vez que elas processam dados de maneira mais aprofundada e transformam eles em informações claras. 

Logo, ao invés de ter uma planilha com a receita dos últimos 3 anos do escritório, você terá um gráfico comparativo indicando quais áreas melhoraram ou pioraram, por exemplo.

Desta forma, a ferramenta permite que gestores tenham mais informações, de maneira mais rápida, e controle em tempo real sobre tudo que acontece no escritório.

Com isso, é possível ter insights para melhorar a performance e otimizar processos de maneira muito mais rápida. 

1. Onde coletar dados? 

Neste processo, uma dúvida muito comum é onde coletar os dados que serão utilizados pela ferramenta de análise de Business Intelligence?

Estes dados podem ser coletados de diferentes lugares, dependendo de qual o objetivo da utilização da ferramenta, que pode até ajudar a analisar a performance de concorrentes, alguns exemplos são:

  • Sistemas internos do escritório (incluindo planilhas e dados de todas as áreas);
  • Redes sociais;
  • Fontes públicas;
  • Bancos de dados externos;
  • Ferramentas de web analytics como um todo.

Uma vez coletados, esses dados serão analisados e transformados em informações.

Como utilizar a análise de Business Intelligence?

Agora que você já entendeu o que é Business Intelligence, qual a importância dessa estratégia e onde podemos coletar os dados, chegou a hora de descobrir como utilizar a análise de Business Intelligence para potencializar os resultados do seu escritório.

A seguir citamos alguns pontos nas quais podemos utilizar a mesma.

1. Análise de Business Intelligence no Setor Financeiro

Um dos setores que mais pode se beneficiar do uso de Business Intelligence no escritório de advocacia é o financeiro.

Com a ferramenta é possível otimizar diversos processos que seus gestores ficavam horas fazendo. Por exemplo, é possível gerar relatórios detalhados com todas as despesas do escritório divididas por setores bem como analisar todos os lucros, honorários e afins. 

Dessa forma, os gestores têm todas as informações que precisam para uma reunião do escritório e sabem onde será mais eficiente alocar recursos.

Outrossim, é possível acompanhar todas as movimentações financeiras que ocorrem no escritório: transferências, boletos e cartões. Logo, qualquer movimentação incomum pode ser facilmente verificada e fraudes podem ser evitadas, bem como outros erros podem ser corrigidos.

2. Análise de Business Intelligence no Marketing

Em seguida, o departamento de marketing do seu escritório também irá se beneficiar muito da análise de business intelligence

Por exemplo, é possível verificar tendências de comportamento dos clientes e, desta forma, estar sempre atualizado com o mercado. Se a demanda por determinado serviço de advocacia diminuir ou aumentar, você saberá e poderá adequar sua operação.

Outrossim, é possível acompanhar a performance de todas as estratégias de redes sociais em um só lugar.

Desta forma se o seu responsável pelo marketing identifica que um canal está gerando muito menos resultado do que outros, ele pode ter insights de como melhorar a performance do mesmo através de dados da ferramenta.

Se o seu e-mail marketing não está dando resultado e eles são sempre enviados às 14h, por exemplo, é possível realizar testes em outros dias e horários e comparar taxa de abertura e conversão através de ferramentas de análise de B.I.

Análise de Business Intelligence: como utilizar em escritórios de advocacia

3. Na gestão de pessoas

A análise de business intelligence pode ser utilizada para gerir o escritório como um todo e auxiliar na gestão de pessoas.

Uma vez que conseguimos modificar a tecnologia de acordo com as suas necessidades, é possível ter uma dashboard com as metas, sejam estas semestrais, anuais ou outras, e indicadores de desempenho. E, a partir disso, ter um controle de quantos por cento faltam para uma meta ser batida.

Logo, os gestores podem definir tarefas para seus colaboradores que auxiliam no cumprimento da meta, e definir um sistema de gratificação, como o de pontuação por tarefas.

Com isto, você mantém os colaboradores engajados e toda a equipe sabe o quão perto ou longe está de uma meta. 

Como melhorar a eficiência dos processos?

Em suma, como foi possível ver, a análise de BI, otimiza processos e auxilia na potencialização de resultados.

Além das utilizações citadas acima, é possível utilizar a ferramenta para identificar processos ineficientes e áreas em que os recursos estão sendo desperdiçados. Ou seja, é possível poupar tempo e tempo é dinheiro.

Dito isso, com a utilização da ferramenta de business intelligence temos uma maior eficiência em processos que antes eram demorados e imprecisos. Assim sendo, quanto menor o desperdício de tempo, maior a produtividade e maiores os honorários.

Logo, as reuniões se tornam mais produtivas, as tomadas de decisões mais rápidas e assertivas e o seu escritório passa a funcionar de maneira muito mais eficiente através da análise de business intelligence.

Como implementar o Business Intelligence?

Para implementar o B.I. com eficácia no seu escritório de advocacia é preciso escolher uma boa ferramenta de análise de dados.

Neste sentido, o software da ADVBOX foi desenvolvido especialmente para atender as necessidades dos escritórios de advocacia, podendo ser personalizado de diferentes formas.

E, além da tecnologia, a plataforma ainda conta com especialistas que irão te ajudar na implementação e gestão do seu escritório.

Não perca mais tempo!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas