aumentar os casos ganhos do escritório
Advocacia

Como aumentar os casos ganhos no escritório? Descubra aqui!

Provavelmente um dos maiores desejos dos advogados é descobrir o segredo para aumentar os casos ganhos no escritório. A quantidade de causas vitoriosas influencia diretamente nos lucros de uma advocacia. Além disso, pode resultar no aumento de indicações do profissional pelos seus clientes.

Infelizmente, o Direito não é uma ciência exata e não é possível prever com exatidão se um determinado processo será vitorioso ou não. Inclusive, nenhum advogado pode garantir a vitória de uma ação para os seus clientes.

Mas, afinal, será que existem maneiras de aumentar os casos ganhos no escritório? Acompanhe a leitura do artigo e veja algumas dicas para conseguir ter uma atuação promissora!

Como ter mais casos ganhos no escritório?

Não existe uma “receita de bolo” que advogados podem seguir para aumentar os casos ganhos no escritório. Quem lida com o Direito sabe que cada caso é único e pode trazer resultados completamente diferentes de outros muito parecidos.

Por isso, o que o advogado pode fazer é buscar meios para melhorar sua atuação. Isso porque seus resultados também são reflexos do seu trabalho. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas que podem lhe auxiliar a ser um advogado mais bem preparado e, consequentemente, conseguir ter mais chances de êxito nas ações. 

Capacitação

A primeira dica pode ser óbvia, mas é fundamental e pode refletir diretamente no desempenho do profissional em relação aos casos que patrocina. 

Quanto mais capacitado o advogado for, mais ele saberá o que fazer e o que argumentar para conseguir convencer o julgador. Por isso, jamais pare de estudar. 

Desse modo, busque sempre se capacitar, seja por leitura, cursos, pós-graduação, dentre outros meios que podem ser utilizados para aumentar o conhecimento.

O ideal é escolher uma ou poucas áreas de atuação. Assim, é possível dedicar-se ao máximo nos estudos para se tornar um especialista no segmento escolhido.

Conhecer a linha de pensamento do juiz

Uma técnica que alguns advogados utilizam é tentar entender a linha de pensamento dos juízes de uma determinada comarca. Analisar as correntes que os julgadores defendem pode ser uma maneira de tentar prever se um determinado caso seu pode sair vitorioso ou não de uma determinada vara. 

Inclusive, alguns escritórios adotam ferramentas que possuem tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, para fazer esse trabalho. Utilizando o business intelligence (BI), a banca consegue analisar com maior agilidade os casos que um determinado juiz julgou para entender a linha de decisão dele. 

Aumentar os casos ganhos

Essa tecnologia é fundamental, pois auxilia o profissional a fazer previsões e até adequar sua tese para tentar conseguir algum resultado positivo. 

Sendo assim, a inteligência artificial surge como uma grande aliada do advogado que pretende ter um maior controle dos seus casos, o que pode facilitar no aumento de processos com êxito. 

Confira:

Buscar outras alternativas

Outra maneira que pode melhorar os resultados é simplesmente não entrando com ação. Em outras palavras, buscar resolver conflitos por outros meios, seja por um acordo extrajudicial, por exemplo, pode ser mais vantajoso tanto para você quanto para o seu cliente. 

Esqueça a mentalidade de que tudo deve ser resolvido com um processo judicial. Às vezes, resolver extrajudicialmente pode aumentar o êxito em seus casos.

Veja também:

Como aumentar os lucros do escritório?

Muitos advogados possuem a mentalidade de que, para ser bem-sucedido financeiramente, é preciso patrocinar muitas ações e ter êxito nelas. O lucro não necessariamente vem da quantidade de processos judiciais ou de vitórias na justiça.

O aumento no lucro em um escritório pode ocorrer de forma inteligente. Abaixo, separamos algumas dicas fundamentais que também contribuem para aumentar os lucros do seu escritório. Confira!

Saiba se diferenciar

Saber como se diferenciar é fundamental para conseguir melhores resultados. Grande parte dos profissionais são generalistas. Ou seja, oferecem serviços nos mais variados nichos do Direito, nas áreas mais comuns.

A verdade é que esse profissional é apenas mais um no meio de vários. Por isso, é importante escolher se especializar em apenas poucas áreas ou assuntos. Caso queira se tornar único no mercado, o advogado pode se especializar em um nicho pouco explorado. 

Encontre oportunidades no mercado

Estude o mercado e busque entender em qual área ou assunto existe demanda e não tem oferta de serviços. Uma análise pode lhe ajudar a encontrar necessidades jurídicas que nenhum outro profissional oferece na sua região. 

Sendo assim, você pode aumentar seu lucro oferecendo serviços para um público que realmente precisa deles. 

Para encontrar oportunidades no mercado, verifique novidades na sua área de atuação, demandas específicas de um determinado grupo social, dentre outras questões.

Um exemplo muito comum foi o que ocorreu com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Quando a lei foi promulgada, diversos advogados viram a oportunidade de oferecer consultoria sobre ela para as empresas se adequarem às novas regras. 

Vale dar outro exemplo para tornar o entendimento ainda mais completo. Imagine que a região onde você atua receberá uma filial de uma fábrica da BMW com muitos empregados de outros países. Nesse caso, você poderia buscar meios de atender esse público de imigrantes que passarão a viver na sua cidade. 

Gestão financeira eficiente

Nenhuma empresa sobrevive sem uma gestão financeira adequada. Um bom controle das finanças do escritório evita prejuízos e, principalmente, a falência. Sendo assim, não economize tempo no momento de fazer um gerenciamento eficiente das contas e do dinheiro do escritório.

O software jurídico da ADVBOX permite que você realize um controle financeiro de qualidade, auxiliando na melhora da performance do escritório. 

Marketing jurídico

O marketing jurídico deve ser feito para atrair mais pessoas ao seu escritório. Ele é fundamental para melhorar a visibilidade da banca e, consequentemente, aumentar o lucro e a quantidade de clientes.

Atualmente, é impossível sobreviver a um mercado altamente competitivo sem boas estratégias de marketing, principalmente no meio digital

Plano de negócios eficiente

Qualquer empresa que deseja ser promissora precisa desenvolver um plano de negócios, definir objetivos claros e metas possíveis. Sem um “norte”, fica difícil para os colaboradores entenderem onde o escritório deseja chegar. Além disso, os próprios sócios podem não ter noção se tiveram ou não resultados satisfatórios.

Conforme você viu, não há um segredo para aumentar casos ganhos no escritório. Mesmo que não haja resposta certa, existem maneiras que podem contribuir para tentar melhorar os resultados da banca e, principalmente, o lucro obtido.

Aproveite para aprender sobre outros assuntos e confira como o home office pode aumentar a produtividade e reduzir os custos do seu escritório!

Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas