Software Jurídico Completo - ADVBOX
  • PONTUAÇÃO POR TAREFAS
  • GESTÃO POR DADOS
  • Controladoria Jurídica
  • Software Jurídico
  • Advocacia Digital
  • LOGIN

Como mudar hábitos com um sistema para advogados

Publicado por Alan vital em 21 de fevereiro de 202221 de fevereiro de 2022

Mudar hábitos não é uma tarefa fácil, em especial quando são práticas que “garantem” os rendimentos de um negócio.

Por outro lado, o que acontece quando esses hábitos não são otimizados e acabam prejudicando o processo? Nesses casos um sistema para advogados pode ser a solução.

No exercício da profissão essa necessidade é ainda maior, pois o setor passa, atualmente, por uma fase de transição tecnológica, vide o lançamento do aplicativo do Eproc no Dia do Advogado, que segue a tendência natural do setor de se digitalizar.

A digitalização dos processo é, inclusive, um dos principais agentes nas mudanças de hábitos. Incluir um sistema para advogados que visa ajudar na gestão digital do escritório de advocacia é cada vez mais indispensável. 

gestao por tarefas em 6 passos para escritórios de advocacia

Afinal, se os tribunais estão se virtualizando, não haverá mais sentido em manter arquivos inteiros com documentos impressos.

Em resumo: o que sempre funcionou ao longo da história da profissão do advogado, está com os dias contados.

Para auxiliar na transformação dos hábitos e melhoria de workflow, listamos alguns passos fundamentais divididos entre práticas com um sistema para advogados e atividades ligadas a técnicas de lideranças.

1. Com um Sistema para Advogados

Análise

A primeira etapa do processo de mudança de hábitos corporativos é realizar uma análise aprofundada do fluxo de trabalho.

Onde o processo realmente começa e onde ele termina? Quem são as pessoas responsáveis por cada etapa? Essas etapas são bem definidas? Existem responsáveis?

É necessário enxergar com muita clareza como o trabalho é realizado.

Por mais que você tenha uma noção e acredite que conhece o seu escritório de advocacia como ninguém, somente a visualização das etapas e responsáveis irá proporcionar uma análise completa.

Responda as perguntas sugeridas, adicione o que você achar pertinente, anote e crie um mapa. Pode ser manual, com post its, com auxílio de plataformas de mindmaps online ou outra maneira que você tenha preferência.

De qualquer forma, é fundamental visualizar o fluxo de trabalho e os insights obtidos com a análise.

Liste e Priorize

Com a análise do trabalho documentada será possível listar quais hábitos estão prejudicando a sua produtividade e o que precisa ser melhorado no fluxo de trabalho.

Essa etapa deve ser, então, bastante simples. Basta identificar todos os problemas, listá-los e, finalmente, priorizá-los.

O que pode ser difícil é a definição dos critérios que definirão a ordem dos problemas.

Sugerimos que você liste os mais urgentes e os mais viáveis. Começar a mudar hábitos pequenos é mais fácil e possibilita a visualização de um retorno mais rápida.

Uma sugestão é o uso de uma GED, gestão eletrônica de documentos. Ela possibilita liberar espaço físico no seu escritório de advocacia e ter maior controle sobre a documentação necessária de seus clientes.

Se faltar algo, será muito simples identificar tal falta. A ADVBOX, por exemplo, ainda oferece a disponibilização dos documentos na nuvem, o que evita perdas caso você tenha problema com as suas máquinas, como queima de HD, vírus ou roubo.

Sistema para advogados

A recompensa pela mudança de hábito é imediata, afinal você se livrará de uma boa quantidade de gavetas, poderá devolver os documentos aos clientes de maneira imediata, sem o medo de extraviá-los e ainda contará com a segurança de um back up de arquivos digitais na nuvem.

2. Com técnicas de liderança

Foco e Prática

Elencada a hierarquia de problemas e etapas do workflow que precisam de melhorias, é importante escolher uma de cada vez e se empenhar na aplicação de tal mudança, pois o esforço de aplicar diversas mudanças de uma vez só pode gerar frustração.

Afinal, é necessário manter a produtividade e manter as mudanças dentro de um limite controlável, para evitar prejuízos.

Além disso, focar em uma mudança de cada vez permite melhorar o seu processo de transformação.

Você poderá verificar o ritmo de implementação da mudança ideal para a sua equipe, formas de treinamento, quando necessário, e outros aspectos inerentes aos processos de transformações dentro de empresas.

Próxima mudança

É fundamental ter em mente que mudar hábitos e melhorar o fluxo de trabalho é uma tarefa contínua, que raramente encontra seu final.

Isso porque as leis, as tecnologias e as necessidades de clientes e funcionários continua mudando também. Para tirar o melhor de todo o contexto no qual o seu negócio está inserido, é preciso continuar se adaptando.

Portanto, ao mudar um hábito, inicie outra mudança. Não deixe que as transformações do cenário advocatício engulam o seu negócio e a sua rotina.

gestão da qualidade

Como mudar hábitos com um sistema para advogados ADVBOX
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

Relacionado

Categorias: Tecnologia e Advocacia digital

Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

  • Capital de Giro e CCC (Ciclo de Conversão de Caixa) na Advocacia
  • Armadilhas do Financeiro na Advocacia
  • Gestão estratégica de escritório de advocacia: como ter um crescimento sustentável
  • Advocacia e tecnologia: a verdadeira revolução do meio jurídico
  • Faça Caixa do Escritório de Advocacia

Posts relacionados

Jurimetria big data - foto de pessoa analisando dados

Jurimetria big data – análise de decisões nos tribunais – os dados do judiciário

A jurimetria big data é uma tendência no mundo jurídico que os advogados precisam dar muita atenção. Isso porque ela pode auxiliar esses profissionais a terem uma melhor atuação e a conseguir bons resultados. A Leia mais…

Jurimetria small data - foto de uma pessoa analisando dados

Jurimetria small data – Business Intelligence – os dados do seu escritório

O advogado atualizado com as novas tecnologias e tendências no mundo jurídico precisa conhecer a jurimetria small data. Utilizá-la no dia a dia na profissão pode ser muito vantajoso e melhorar muito o trabalho do Leia mais…

Software de gestão

BI: o que é business intelligence? Aprenda tudo sobre o assunto aqui!

Aprender sobre o business intelligence (BI) e procurar saber o que ele é pode mudar a maneira como você lida com o seu negócio. Diversas empresas já o utilizam para melhorar o trabalho com os Leia mais…

SOFTWARE JURÍDICO

 

 

 

Com o software jurídico ADVBOX você agiliza processos com máxima segurança no seu escritório ou home office

Square Corporate Center
Bairro: Saco Grande CEP:88032-005
Rod. SC-401 – José Carlos Daux, nº 5500 Torre LAGOA A, Sala 226

relacionamento@advbox.com.br

Siga-nos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
Software ADVBOX
  • Software Jurídico
  • Teste 5 dias o Software Jurídico ADVBOX
  • Fale com nossos consultores
  • Conheça nossos cases
  • Planos e Preços
  • Central de ajuda
  • Blog Jurídico
  • Login
Categorias de Conteúdos
  • Pontuação por Tarefas – Taskscore
  • Gestão de Equipes e Liderança
  • Fechamento de Contratos
  • Tecnologia e Advocacia
  • Controladoria jurídica
  • Business Intelligence e Financeiro
  • Financeiro Operacional
  • Eventos

  • CRM para Advocacia
  • GESTÃO EQUIPES HOME OFFICE
  • AUTOMAÇÃO NO ATENDIMENTO
  • SOFTWARE PARA MONTAR PARCERIAS E FILIAIS
ADVBOX - SOFTWARE JURÍDICO
[Ebook Gratuito]
[Ebook Gratuito]