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Email marketing na advocacia: descubra as vantagens dessa estratégia!

Aplicar o email marketing na advocacia pode ser muito interessante para atrair clientes e criar um relacionamento com eles. Inclusive, muitos escritórios já utilizam essa estratégia para ficar perto do seu público.

Se você já possui um blog e entrega conteúdo nas redes sociais, o email seria uma maneira interessante de avançar na sua estratégia de marketing e conseguir melhores resultados.

Por isso, nesse artigo você aprenderá as vantagens do email marketing na advocacia e entenderá como montar uma estratégia inteligente para o seu escritório!

O que é email marketing?

O email marketing é uma estratégia que consiste em utilizar o email para engajar com uma audiência e fazer crescer a consciência, isto é, o conhecimento desse público em relação a uma marca, empresa ou negócio. 

Além disso, o email marketing pode ser automatizado. Existem tecnologias que permitem coletar e crescer a base de contatos e entregar conteúdos úteis e educativos a eles com uma abordagem bastante pessoal. Outrossim, é muito importante para os escritórios que possuem um funil de vendas

Da mesma forma que o blog, a estratégia de email marketing na advocacia se destaca por apresentar um custo-benefício atraente. Ademais, é relativamente simples para criar e manter, bem como acaba sendo muito mais personalizável. 

Ao utilizá-la, é possível transformar meros leitores da sua base de contatos em clientes, o que é muito importante para qualquer escritório de advocacia. 

Diversas companhias dos mais variados segmentos do mercado já utilizam o email como um canal de comunicação, relacionamento e entrega de conteúdo ao seu público. Assim, os escritórios de advocacia também podem aplicar essa estratégia para aumentar o brand-awareness

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É permitido utilizar o email marketing na advocacia?

Primeiramente, é preciso esclarecer uma dúvida muito recorrente sobre marketing e publicidade na advocacia. Da mesma forma que os advogados podem utilizar o blog e as redes sociais para entregar conteúdos informativos e educativos para o público, eles também podem usar o email marketing para o mesmo fim.

O Código de Ética permite que os profissionais apliquem diversas estratégias para aumentar a sua exposição na internet e atrair clientes. 

Para não restar dúvidas, lembre-se que o advogado pode informar e educar. Contudo, ele não pode mercantilizar a profissão. Logo, entregar conteúdos sobre as áreas de atuação do escritório e informações gerais sobre a equipe, por exemplo, são permitidas. 

O que não se pode fazer é vender serviços jurídicos da mesma maneira que se vende produtos e serviços em outras áreas. Isso significa que não é permitido, por exemplo, anúncios com dizeres como “contrate já” ou “ajudamos você a conseguir o seu divórcio em até 90 dias”, por exemplo.

Em síntese, as diversas estratégias de marketing, como o email marketing, blog, anúncios pagos e redes sociais podem ser aplicadas. Contudo, é importante observar as diretrizes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para evitar problemas. 

Para entender melhor sobre esse assunto e sanar todas as suas dúvidas, veja o artigo abaixo:

Por que utilizar o email marketing na advocacia?

A princípio, muitos podem pensar que criar uma estratégia de marketing de conteúdo apenas utilizando o blog e as redes sociais já é o bastante. Ademais, é comum pensar que o email já está ultrapassado e que as outras mídias são mais eficientes.

Embora seja fundamental ter um blog e perfil nas redes sociais em que o seu público-alvo está, o email marketing apresenta muitas vantagens que não estão presentes nessas duas mídias.

A primeira delas é a possibilidade de segmentar as pessoas que se inscreveram na sua base de contatos. Assim, é possível enviar mensagens diferentes para cada grupo de pessoas de acordo com a necessidade e interesse de cada um.

Outra vantagem do email marketing na advocacia é que você pode enviar mensagens personalizadas, como se você estivesse conversando diretamente com cada um dos seus contatos. Isso gera conexão e pode fortalecer o relacionamento do escritório com os leitores do blog.

Estatísticas comprovam que o email marketing funciona

Por fim, existe um dado que mostra que o email marketing pode ser muito eficiente, sendo até mais promissor do que o blog e as redes sociais. Confira alguns dados que a empresa Hubspot levantou:

  • 80,8% dos entrevistados leem emails em dispositivos móveis;
  • 50% dos entrevistados afirmam ler a maioria dos seus emails;
  • A taxa de abertura dos emails aumenta quando o nome do destinatário aparece no título do email
  • Sábado é o dia em que mais se abre emails.

Diante disso, é possível perceber que o email ainda é uma mídia muito utilizada pelas pessoas. Inclusive, é muito raro encontrar indivíduos que não possuem um endereço de email. Sendo assim, essa estratégia pode ser muito eficiente para atrair muito mais clientes para o seu escritório.

Então, o email marketing pode ser uma etapa mais avançada da sua estratégia de marketing. Se você já entrega conteúdos em um blog e nas redes sociais, a estratégia de email pode ajudar a estreitar o relacionamento com os seus leitores e contribuir para aumentar o engajamento e a conversão deles em clientes. 

Quais são as vantagens de utilizar o email marketing na advocacia?

Existem diversas vantagens em estruturar uma estratégia de email marketing na advocacia. Confira abaixo algumas delas!

Permite segmentar o envio de mensagens

A primeira vantagem de aplicar o email marketing na advocacia é a possibilidade de entregar conteúdos diferentes para públicos diferentes. Isso significa que você não precisa enviar mensagens genéricas para todas as pessoas que se inscreveram na sua lista de email.

Desse modo, você pode, por exemplo, enviar emails para pessoas que têm interesse em saber sobre aposentadoria e outros completamente distintos para quem deseja saber sobre direito previdenciário morando no exterior.

Constrói relacionamento entre o leitor e o escritório

O email marketing, por ser mais pessoal e aproximar o leitor do seu negócio, é muito positivo para criar um relacionamento e gerar conexão. Isso é fundamental para que o usuário crie confiança e gere receita para o escritório. 

Tenha em mente que o email é o principal meio para nutrir um contato de forma contínua e ficar presente na vida dele. 

É simples de iniciar e medir os resultados

Existem diversas ferramentas para automatizar e estruturar o envio dos emails. Além de possibilitar um envio rápido e eficiente, a maioria desses sistemas possibilitam rastrear taxas de abertura, cliques e conversão, dentre outras informações que ajudam a entender se a estratégia funciona ou não. 

Trabalha com um público engajado

Enquanto que no blog e nas redes sociais, as pessoas podem entrar e consumir o conteúdo que desejam sem necessariamente serem leitoras engajadas, no email marketing o seu escritório lida com quem realmente tem interesse no seu conteúdo.

Logo, esse é um dos poucos canais em que o público é mais engajado, visto que eles pedem para receber conteúdos do seu escritório. 

A maioria das companhias e escritórios de advocacia que aplicam o email marketing só enviam mensagens para quem solicita, seja por meio do download de um ebook ou se inscrevendo em uma newsletter, por exemplo. 

Isso pode contribuir para ter uma taxa de conversão alta, pois o escritório fala apenas com aqueles que têm interesse nos serviços do escritório. 

Os custos podem ser mais baixos se comparar com outras ações de marketing

Outra vantagem de aplicar o email marketing na advocacia é que o custo dessa estratégia pode ser menor se comparar com outras ações de marketing tradicional e digital. Como a taxa de conversão pode ser maior, o retorno financeiro pode compensar muito mais. 

Alta taxa de entrega

Quando se faz um post nas redes sociais, não é possível saber para quantas pessoas o seu conteúdo será entregue. Da mesma forma, um artigo pode demorar para conseguir uma boa quantidade de visualizações.

O email, por outro lado, será entregue para todos os seus leitores, ou para todos os que estão segmentados em um grupo. Isso possibilita ter um alto retorno financeiro. 

Personalizável

O seu escritório pode elaborar os emails da maneira que desejar: apenas texto, com imagens atraentes, com memes, texto curto, com mensagem longa, dentre outras possibilidades. Ademais, é possível deixá-los bem pessoais, inserindo o nome de cada um dos leitores no título e corpo do email, por exemplo.

Canal próprio

Por fim, a sua lista de email é um ativo do seu escritório. Todos os contatos podem ser potenciais clientes. 

Ademais, você está lidando com um canal próprio. Isso significa que você pode enviar quantos emails desejar sobre os assuntos que quiser. 

Não existe algoritmo definindo a quantidade de emails ou determinando para quem ou quantas pessoas vão receber as mensagens, como acontece nas redes sociais. O fato de não depender disso torna o email marketing mais seguro e eficiente.

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Quais são os tipos de email que você pode enviar na sua estratégia de marketing jurídico?

Existem diversos tipos de email que uma empresa pode enviar aos seus contatos. Nos escritórios de advocacia, não são todos os formatos que são permitidos. Por exemplo, emails promocionais podem configurar mercantilização da advocacia.

Veja abaixo alguns tipos de email que o seu escritório pode enviar e são permitidos pelo Código de Ética. 

Newsletter

Esse é o formato mais tradicional e funciona muito bem em uma estratégia de email marketing na advocacia. 

Na prática, as companhias enviam newsletters de forma periódica (semanal, quinzenal, mensal, por exemplo) sobre algum tema específico. 

Essa regularidade de envios ajuda a manter as pessoas próximas do escritório e contribui para educá-las acerca de um assunto ou área. 

O seu escritório pode utilizá-la para educar o público sobre a área e os serviços do escritório ou então, levar os usuários para ler um determinado artigo no blog, por exemplo. Inclusive, é possível enviar emails sempre que adicionar algum post novo no blog ou uma postagem nas redes sociais. 

Informações

Além de enviar conteúdos educativos, você pode utilizar o email marketing na advocacia para informar os seus leitores sobre acontecimentos, notícias jurídicas, novidades no escritório, recesso de fim de ano, dentre outros. 

Editoriais

Outro tipo de email marketing na advocacia que pode funcionar são as mensagens editoriais. Elas servem para fortalecer a imagem da marca e se posicionar diante de alguns acontecimentos.

Por exemplo, no início da pandemia do coronavírus, algumas companhias enviaram emails informando como iriam proceder diante do cenário e a forma que iriam trabalhar. 

Fluxos de nutrição

Um fluxo de nutrição é uma série de emails enviados automaticamente em sequência a partir de uma ação do usuário. Muito utilizados na etapa de nutrição de leads, servem para amadurecer o conhecimento dos leitores sobre algum tema, ajudando-os a evoluir no funil de vendas.

Por exemplo, se a pessoa preencheu um formulário para baixar um ebook sobre planejamento sucessório, o escritório pode enviar uma série de emails que aprofudem sobre esse tema. Se ela baixou um ebook sobre regime de bens, a sequência seria sobre esse assunto. 

Como planejar uma estratégia de email marketing na advocacia?

Veja abaixo alguns passos simples para criar uma estratégia eficiente de email marketing na advocacia! 

Construa a sua lista de email

Primeiramente, é preciso alertar sobre um grande erro que algumas empresas cometem ao iniciar no email marketing: comprar listas de emails. Jamais compre uma lista de contatos! Ao fazer isso, você apenas enviará spam e será invasivo. As pessoas não pediram para você enviar emails para elas. Logo, não faça isso, pois apenas prejudicará a sua imagem. 

Em vez disso, você deve construir sozinho a sua lista de contatos. A melhor maneira é pedir para se inscrever em uma newsletter ou então, oferecer ebooks em que a pessoa deve entregar o email delas em troca do material. 

Lembre-se de oferecer materiais ricos de qualidade e que tenham a ver com os serviços que o escritório oferece.

Escolha uma ferramenta de email marketing

Existem diversas ferramentas que permitem estruturar e enviar os emails para a sua base de contatos. As mais conhecidas são: MailChimp, E-goi e Leadlovers, mas existem outras. O ideal é pesquisar e compará-las antes de escolher uma.

Segmente e personalize as suas mensagens

No email marketing, você envia emails para inúmeras pessoas no mesmo momento, mas a mensagem precisa parecer que você está conversando com um indivíduo específico. 

Logo, personalize as suas mensagens e escreva de forma pessoal, como se estivesse enviando um email diretamente para um determinado usuário. Além de usar pronomes como “você”, utilize o nome da pessoa no corpo de cada e-mail. Muitas ferramentas possibilitam isso.

Além disso, não envie o mesmo email para todos os seus contatos. Segmente-os pelos interesses deles.

Seja constante

Envie os emails com uma certa frequência. Isso é importante para fortalecer o relacionamento com o público e manter o escritório presente na vida dessas pessoas. Lembre-se de nutrir esses leads e buscar meios de fazê-los andar no funil de vendas.

Contudo, evite ser “chato” e enviar muitos e-mails! O ideal seria uma vez por semana, mas isso depende muito do público e da estratégia.

Tenha sempre o seu objetivo em mente, que provavelmente é atrair mais clientes para o escritório. Assim, você evita desviar do que importa.

Por fim, realize testes, mudando aspectos dos emails, como a estrutura do texto, as cores e os títulos, para melhorar a taxa de abertura e conversão. Além disso, monitore e analise os seus resultados para entender se a estratégia está funcionando ou precisa de melhorias. 

Gostou de aprender sobre como implementar o email marketing na advocacia? Guarde esse artigo para consultá-lo quando for planejar a sua estratégia! 

Mulher sorrindo e apontando para letreiro de trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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