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Diferenciação do advogado: veja 6 fatores que influenciam e aplique-os na prática!

Publicado por Comunicação &Conteúdos em 16 de agosto de 202116 de agosto de 2021

diferenciação do advogado

A diferenciação do advogado é fundamental para se destacar no mercado jurídico. O Brasil é o terceiro país com o maior número de advogados do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a Índia.

Isso significa que existem muitos profissionais querendo atuar aqui. No entanto, isso não é um indicativo de que não há espaço para todos. É possível ter uma carreira próspera na advocacia. Contudo, isso só ocorrerá se o advogado buscar meios de se diferenciar e ser notado. 

Quer descobrir como ser único no mercado? Então continue a leitura e veja 6 fatores que contribuem para a diferenciação do advogado!

Por que se diferenciar na advocacia é importante?

Em 2019, estimava-se que o número de advogados no país era de cerca de 1,1 milhão. Uma das possíveis causas para esse grande número de profissionais é o aumento da oferta de cursos de Direito em todo o país.

Independente dos motivos, a realidade é que sim, existem muitos profissionais do ramo jurídico no país. No entanto, há muitas oportunidades e espaço para crescer. Basta analisar a fundo o mercado e enxergar as oportunidades.

As faculdades não preparam o profissional para todos os desafios da advocacia. Desse modo, muitos se formam, fazem pós-graduação e começam a atuar, geralmente em uma das áreas tradicionais. A maioria busca um emprego de advogado e somente depois resolve atuar como autônomo.

Ocorre que isso não funciona mais. É preciso pensar fora da caixa e se diferenciar para poder ganhar destaque. Não basta mais ter qualificação profissional para conseguir seu lugar. É preciso muito mais que isso. 

O fato de não saber como se diferenciar e a falta de preparação das universidades resultou em um grande número de formados descontentes com a profissão. 

Sendo assim, talvez a primeira atitude que um advogado precisa ter é analisar o mercado, a sociedade e as tendências para somente depois começar a definir um plano estratégico e decidir a área em que vai atuar.

6 práticas para a diferenciação do advogado no mercado

Falar que o profissional precisa ser único é fácil. O complicado é saber como se diferenciar na advocacia na prática. Felizmente, os passos abaixo não são difíceis de serem aplicados. Veja o que você pode fazer para se destacar e ter uma advocacia próspera!

1.Especialize-se

Pode parecer óbvio, mas muitos profissionais já pecam nessa etapa. Grande parte dos advogados atuam em áreas tradicionais, como Direito Civil, Direito Previdenciário, dentre outras. Ainda, existem os generalistas, que aceitam casos de diversos segmentos.

Em um primeiro momento, parece que abranger o maior número possível de áreas é a melhor solução para conseguir mais clientes. Isso não é verdade. Se você se especializa e se apresenta como especialista em um determinado segmento, sua percepção de autoridade aumenta. 

Além disso, ter um nicho bem definido é importante para segmentar o público e pensar em estratégias para atraí-lo. 

Por isso, por mais que você queira atuar em diversos ramos jurídicos, escolha um para se especializar. Quanto mais especialista você for, melhor.

Por exemplo, existem advogados civilistas que atuam em todos os ramos do Direito Civil. No entanto, há quem atenda apenas nos casos de Direito de Família e Sucessões. Dentro desse segmento, existem os que tratam exclusivamente de adoção ou casamento homoafetivo, dentre outras especialidades. Ou seja, quanto mais nichado, melhor.

2. Atualize-se

É fundamental que o profissional se atualize em relação às tendências de mercado, tecnológicas e sociais. Se atualizar lhe dará ideias sobre como inovar na prestação de serviços jurídicos e se diferenciar da concorrência.

Por exemplo, muitos profissionais perceberam o grande impacto de ferramentas como: data driven, ciência de dados, legal design, dentre outras. 

Desse modo, se atualizaram para atender os novos anseios da sociedade. Assim, alteraram sua maneira de atuação e adequaram seu trabalho a esses novos instrumentos. 

Tenha em mente que muitas novidades surgiram para aprimorar o trabalho do advogado e a relação com o cliente. Logo, não foram criadas à toa ou apenas para sobrecarregar ainda mais o exercício da profissão.

Ter esse olhar atento às mudanças para se adaptar e não ficar obsoleto no mercado é primordial e fará toda a diferença.

3.Aposte em marketing jurídico

A internet se tornou onipresente na vida das pessoas. Por isso, você precisa ter um espaço no meio digital e adotar meios para atrair seus clientes. O marketing digital é fundamental para a diferenciação do advogado. 

Há diversas estratégias que não são proibidas pelo Código de Ética. Ainda há muitos profissionais receosos quanto a isso, devido ao desconhecimento em relação ao assunto. Basta conhecer o que é permitido e estudar um pouco de marketing para que esse medo desapareça. 

A necessidade de utilizar o marketing é evidente e há um grande terreno a ser explorado pelos profissionais que desejam diferenciar-se no meio virtual.

4.Utilize as novas tecnologias

Um grande diferencial competitivo na advocacia é a adoção das novas tecnologias. Ser um profissional que faz tudo de forma artesanal não é o bastante para os dias atuais. O segredo da produtividade e da efetividade na profissão é justamente atuar com o auxílio das ferramentas tecnológicas. 

O advogado que utiliza um software jurídico para controlar os prazos processuais e fazer a gestão financeira do escritório, por exemplo, consegue ter mais eficiência e agilidade na prestação de serviços.

Utilizar as novas tecnologias não se resume apenas aos softwares, mas também à adoção de aplicativos para se comunicar com os clientes e programas de chamadas de vídeo, por exemplo.

5. Estude o mercado

Estudar o mercado deve ser uma obrigação de todo advogado. Essa análise mercadológica deve ser feita com certa periodicidade. Procure verificar lacunas que podem ser interessantes para você preencher e oferecer novos serviços.

Por exemplo, muitos advogados, ao perceber o impacto que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) causará principalmente no ramo empresarial, resolveram se aprofundar no assunto e prestar consultorias para as empresas se adequarem às novas regras.

No Direito Previdenciário, por sua vez, devido à Reforma da Previdência, muitos advogados passaram a oferecer somente o Planejamento Previdenciário para a concessão de aposentadorias.

Sendo assim, estude o mercado para encontrar novas demandas e oportunidades, sendo na sua área de atuação ou em outras.

6.Adote a advocacia digital

Quando alguém pergunta qual deve ser o diferencial de um escritório de advocacia na atualidade e tivesse que receber uma única resposta, seria essa: adotar a advocacia digital. As novas tecnologias possibilitam ao profissional atuar de forma remota e atender demandas em todo o país ou no exterior. 

O digital é o futuro. Por isso, aposte em uma boa estrutura virtual, com site, blog, redes sociais, produção de conteúdo constante, aplicativos e ferramentas de comunicação com os clientes e em um software para realizar a gestão do escritório. 

A diferenciação do advogado é essencial para prosperar. O profissional precisa desde o início de sua vida laboral buscar meios de se destacar. Além disso, essa análise da carreira e do mercado deve ser feita constantemente, de modo a auxiliá-lo a manter-se sempre em constante crescimento na profissão.

Complemente o que você leu nesse artigo e confira como ser um advogado à distância e ter uma advocacia digital!

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