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Diferenciação do advogado: como se destacar na área jurídica?

Existem diversos tipos de advogados e áreas de atuação. Mas qual a diferenciação do advogado na prática? O que o torna diferente no enorme e concorrido mercado advocatício, a ponto de chamar a atenção dos clientes e possíveis clientes?

Uma ótima comunicação com o cliente, o uso da tecnologia, a especialização, a atualização, o marketing jurídico e a análise do mercado estão entre as estratégias para se destacar no ramo.

Diante disso, esse artigo vai te orientar sobre:

  • Quais são as diferenças dos advogados?
  • Qual o maior diferencial em um advogado?
  • Como ser um advogado diferenciado?

Continue na leitura deste post e veja como se diferenciar na advocacia.

Quais são as diferenças dos advogados?

Ao entrar para o Direito, você logo pensa nas inúmeras possibilidades em que pode seguir carreira como advogado. Porém, para tornar a escolha mais simples, é possível dividir estas alternativas em algumas categorias.

E quais são elas?

  • Advogado público;
  • Advogado privado;
  • Advogado autônomo;
  • Advogado de escritório;
  • Advogado associado;
  • Advogado contencioso;
  • Advogado consultivo;
  • Advogado de pessoa física;
  • Advogado de pessoa jurídica;
  • Advogado civilista;
  • Advogado penalista.

1. Advogado público

O advogado público é aquele que atua a serviço do Estado, seja no nível municipal, estadual ou federal, e ingressa na carreira via concurso público. 

2. Advogado privado

Já o advogado privado oferece serviços particulares de Direito a pessoas físicas e jurídicas. Assim, pode atuar como autônomo, em um escritório de advocacia ou no departamento jurídico de empresas. 

3. Advogado autônomo

Advogado autônomo é um empreendedor individual, ou seja, não tem vínculo empregatício com escritórios. Ele é o gestor de seu próprio negócio.

4. Advogado de escritório

Este advogado se diferencia por ser vinculado a um escritório para desenvolver suas atividades. 

5. Advogado associado

O advogado associado é o profissional que tem uma participação societária.

6. Advogado contencioso

O advogado contencioso cuida dos processos judiciais, com o intuito de auxiliar o cliente a alcançar o melhor resultado nas causas e disputas em questão.

7. Advogado consultivo

Por sua vez, o advogado consultivo não lida diretamente com processos, mas com consultoria jurídica aos clientes, evitando processos judiciais.

8. Advogado de pessoa física

O advogado de pessoa física ou pessoa natural atua junto a indivíduos em ações como divórcio ou partilha de bens, por exemplo.

9. Advogado de pessoa jurídica

Enquanto isso, o advogado de pessoa jurídica se diferencia por atender empresas, associações, entidades, ou seja, sujeitos abstratos. No foco das ações estão questões relacionadas ao Direito Empresarial.

10. Advogado civilista

O advogado civilista é o que atende e se especializa em Direito Civil e suas subáreas como Direito de Família. 

11. Advogado penalista

Por outro lado, o advogado penalista se especializa em Direito Penal e suas ramificações, entre elas, o Direito Penal Tributário.

Embora estas sejam as principais categorias de advogados considerando formatos e atuações – hoje existem outros tipos de advogados necessários no mercado como os ambientalistas, de startups, de compliance, entre outros.

Escolhido, o tipo de advogado que quer ser? Veja agora como se diferenciar.

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Qual o maior diferencial do advogado?

Em um mercado concorrido como a advocacia, você não pode ser “mais do mesmo”. A ordem é ser diferente.

Pode parecer óbvio, mas algumas questões abaixo figuram na lista dos maiores diferenciais em um advogado atualmente.

  • Comunicação;
  • Marketing jurídico;
  • Gestão.

1. Comunicação

Sem dúvida, todos queremos ser bem atendidos quando adquirimos um produto ou serviço. Portanto, tenha certeza que no meio jurídico, seu cliente também espera isso.

Esteja presente sempre que ele precisar e não apenas no momento do fechamento do contrato. Ouça atentamente suas demandas, conquiste sua confiança e dê retorno antes mesmo que ele procure por você. 

A qualidade da comunicação antes e depois do contrato é uma diferenciação do advogado, e mantém clientes fiéis, satisfeitos, e que, além disso, indicarão o seu escritório a futuros clientes.

2. Marketing jurídicco

Não seja tímido e mostre ao mercado qual seu diferencial. O seu público precisa saber o especialista que você é, quais suas capacidades profissionais e suas habilidades e como você pode ajudá-lo.

São várias as formas de se tornar essa autoridade na sua área, especialmente com a chegada da internet. Blogs e vídeos em sites e redes sociais, por exemplo, são estratégias de marketing jurídico digital que possibilitam essa exposição do seu diferencial.

E, para isso, é preciso  compreender quem é seu público, o que ele espera e quais os melhores canais para investir.

Entretanto, é bom lembrar que essa exposição deve primar por um conteúdo jurídico baseado na ética e regras da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

3. Gestão

A maioria dos advogados não entende que o seu diferencial hoje em dia não se baseia apenas nas funções jurídicas, mas também na gestão do escritório. É a partir dela que ele construirá mais um degrau rumo ao sucesso e destaque na área.

Nesse sentido, a gestão abrange o tempo, os recursos, as crises e tudo que faz parte da engrenagem do seu escritório e que influencia na sua imagem e no bom ou no mau serviço oferecido.

Como ser um advogado diferenciado?

O diferencial na advocacia não tem como elemento apenas um fator, pois são vários os hábitos, ferramentas e estratégias que levam ao destaque e à diferenciação do profissional e de seu escritório no mercado.

Consequentemente, levam também à sua evolução e  sobrevivência.

Então, quais ingredientes principais para a diferenciação do advogado?

  • Pesquisa;
  • Especialização;
  • Atualização;
  • Planejamento estratégico;
  • Tecnologia.

1. Pesquisa

Esteja atento às lacunas do mercado que podem vir a ser uma oportunidade de atuação. A análise deve ser feita periodicamente.

Só exemplificando, áreas como a Previdenciária ganharam novos destaques diante da Reforma da Previdência.

Assim, pesquise o mercado!

2. Especialização

Ser um especialista em um nicho do Direito lhe trará um destaque bem maior do que atuar em todas as áreas, pois quanto mais você se especializa em um segmento, maior é a sua autoridade nele.

Ademais, focando em público específico, você define melhor as estratégias para conquistá-lo. 

3. Atualização

Estudar é obrigação para todo advogado que busca destaque profissional. O Direito é uma profissão que exige leitura constante, já que a todo instante novidades surgem na área jurídica.

Mas não fique apenas na leitura jurídica, pois, como já dito, outras competências são necessárias ao advogado diferenciado, como a gestão.

Além da leitura, procure desenvolver artigos e palestrar em eventos e cursos, com o intuito de mostrar ao seu público e colegas que você é um profissional atualizado e diferenciado.

4. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é outra ferramenta para a diferenciação do advogado. Sem ele, o advogado não tem claro como chegar até aonde deseja na carreira.

Às vezes, nem mesmo aonde quer chegar.

Como resultado, sua atuação e imagem no mercado ficam prejudicadas.

5. Tecnologia

Por último, uma das estratégias mais importantes para se diferenciar da concorrência na advocacia é o uso da tecnologia. O advogado de hoje precisa ser digital e usar a tecnologia para melhor andamento das suas atividades e melhor serviço ao cliente.

Dentro disso, os softwares  jurídicos são os maiores exemplos, pois permitem uma gestão completa da advocacia. A ADVBOX é um software jurídico on-line que reúne toda esta gestão em um só sistema.

O software engloba desde a otimização da organização até a melhoria da qualidade de vida do advogado e torna o trabalho jurídico mais ágil e eficiente.

Ser um profissional único é o desejo de qualquer profissional. A diferenciação do advogado é mais que um desejo, é uma necessidade considerando a forte concorrência. A tarefa não é fácil, mas também não é impossível.

Portanto, esteja atento e se diferencie!

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Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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