fbpx

Consolidar um escritório digital, ainda que se mantenha o atendimento presencial, traz diversos benefícios aos advogados. Tais benefícios melhoram a produtividade e qualidade de vida para pequenos, médios e grandes escritórios. Consequentemente, além de um ambiente mais fluído e fácil de gestionar, interfere diretamente na saúde financeira do escritório.

Homem digitando em um computador onde a tela exibe diversos gráficos financeiros, representando os cuidados com as finanças em um Escritório digital

Com a digitalização dos escritórios se torna possível advogar com informações relevantes e inteligentes. Um exemplo é saber o tipo de ação ou consultoria que traz mais rendimentos para o escritório. O impacto na saúde financeira é positivo e significativo. Por isso, vamos pontuar nesse texto alguns aspectos da digitalização de escritórios de advocacia.

1. O Escritório digital e a organização financeira

Um ótimo recurso do escritório digital é a possibilidade de otimizar a administração financeira com pouco trabalho. Assim, se consegue reduzir a sobrecarga gerencial.

Utilizando as ferramentas adequadas, é possível obter o panorama de fluxo de caixa com visualizadores facilitados. Além disso, é possível gerar projeções de lucro e receita para os próximos meses.  Assim, evita-se problemas futuros provenientes de uma gestão financeira mal elaborada.

2.Organização de tarefas e fluxo de trabalho

Um fluxo de trabalho desorganizado dentro de uma equipe é muitas vezes um dos principais motivos de baixa rentabilidade e desenvolvimento em um escritório. Delimitar horários para a equipe está longe de ser uma organização de fluxo de trabalho eficiente. É através da organização de tarefas e desenvolvimento do fluxo de trabalho que se possibilita a criação de um ambiente produtivo com qualidade de vida.

Do contrário, o trabalho se torna desorganizado, onde não se sabe quem realizou determinada tarefa nem quais os responsáveis pela realização de tarefas futuras. Tudo isso pode ser articulado através de um software de gestão de qualidade que disponha de recursos para gestão de tarefas da equipe.

3.Análise de métricas: Avaliação financeira para redução de custos

Outra estratégia ótima para saúde financeira de escritórios é a coleta de dados para análise de métricas da equipe. Assim, se identifica as melhores oportunidades de negócio para direcionar esforços da equipe. É a maneira perfeita para entender todos os problemas no fluxo de trabalho individual e coletivo da equipe. Com o auxílio de ferramentas adequadas, é possível aplicar a análise de métricas para realizar facilmente o trabalho de gestão.

O impacto dessa estratégia na saúde financeira de um escritório se dá principalmente pela eliminação de gastos desnecessários e também pela identificação de quais serviços são prestados pelo escritório que trazem mais receita. Assim, o gestor pode saber quais tipos de ações quer focar pra conquistar mais clientes e também focar nas atividades que rendem mais para o desenvolvimento do escritório.

Porém, é importante nesse processo saber qual serviço é responsável por determinada porcentagem da receita, identificando na análise das métricas o percentual de receita por serviço bem como os serviços que custam caro e trazem pouco retorno.

Banner para clicar e fazer download gratuito do guia Ferramentas Indispensáveis para colocar escritório digital em prática


Katiussa Bitencourt

Katiussa Bitencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *