Lupa sobre um computador com gráficos para montar um setor comercial
Marketing Jurídico Digital

Conheça estratégias de marketing para escritório de advocacia

É comum que, ao falar sobre marketing para escritórios de advocacia, não seja um assunto muito bem visto e até mesmo há quem pense ser algo proibido. Entretanto, alguns dos advogados mais bem sucedidos são aqueles que utilizam estratégias de marketing para escritório de advocacia.

Isso porque marketing em escritórios de advocacia podem sim ser exercido, desde que se mantenha as condutas éticas da profissão. Afinal, é normal que se pense que o marketing se trata apenas de técnicas de vendas invasivas, focadas unicamente na captação de clientes.

Contudo não é assim que o marketing para advogados deve funcionar!

Neste artigo falaremos sobre algumas estratégias de marketing para escritório de advocacia que você pode utilizar mantendo a ética da profissão.

Como fazer o marketing de um escritório de advocacia?

Primeiramente, vamos entender o porquê é importante investir em estratégias de marketing para escritório de advocacia. 

Afinal, é importante entender que um serviço de advocacia é um negócio como qualquer outro. Portanto, o principal motivo para trabalhar com o marketing é alavancar seu negócio e torná-lo relevante.

Dessa forma, ao trazer relevância para seu escritório de advocacia você poderá alcançar ainda outros objetivos importantes como:

  • Ganho de autoridade;
  • Alcançar metas mais rápido;
  • Se destacar diante da concorrência;
  • Melhorar o relacionamento com seus clientes.

Contudo, para atingir essas meta, é necessário investir em estratégias de marketing, criando conteúdo informativo de qualidade em diversos formatos e plataformas. 

Dito isso, vamos às estratégias de marketing que você pode utilizar no seu escritório de advocacia.

Como funciona o marketing para advogados?

Confira a seguir as principais estratégias de marketing para utilizar em seu escritório de advocacia!

1. Invista em sua marca pessoal

A primeira estratégia sobre a qual vamos falar é o investimento em marca pessoal dos sócios do escritório. Não realizar esse tipo de investimento é um dos principais erros cometidos nos escritórios de advocacia. 

Afinal, logo após encontras a página de serviços através do Google o cliente irá buscar saber quem são os advogados por trás de tal escritório. Portanto, se alguém pesquisar o seu nome na internet, deve achar informações relevantes.

Em outras palavras, é importante desenvolver sua própria presença digital, seja através de um blog, com conteúdos relevantes, ou por um caminho diferente e também eficaz: perfil no Linkedin

Você deve investir em informações de qualidade, feedbacks e recomendações de clientes, e apresentar um currículo robusto e completo, visando impressionar seu público-alvo.

Além disso, é importante notar que alguns clientes contratam o advogado, não o escritório. Por isso é essencial ter uma marca pessoal desenvolvida, para conseguir vantagem competitiva.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

2. Pense e foque em seu local de atuação

Antes de investir em estratégias que abrangem grandes regiões, foque no seu local de atuação. Caso você tenha um escritório em uma cidade, não pense estratégias para todo o estado ou país. 

Pense na parte local do seu blog e SEO.

Cadastre seu escritório em diretórios locais ou focado em regiões e produza conteúdos com palavras-chaves relacionadas à cidade de atuação. Grande parte dos seus clientes fará buscas dentro da própria cidade, então reforce essa posição.

3. Utilize o Google Ads

Apesar da OAB restringir bastante o uso de marketing por advogados, o Google Ads é algo sem muitas limitações, permitindo, assim, o seu uso. Com ele você poderá aparecer em destaque quando o assunto for busca por advogado.

O conceito do Google Ads é claro: aparecer no momento certo e exato em que estão buscando pelo seu serviço. É importante, portanto, entender como os seus clientes buscam por esse serviço para, assim, poder otimizar sua campanha.

4. Use o vídeo a seu favor

O vídeo é um tipo de conteúdo que vem crescendo cada vez mais, seja no Youtube ou em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok. Afinal, este é um formato que consegue informar, ser amigável e acessível na mesma medida. 

Como estratégia de marketing para ser utilizada em um escritório de advocacia, criar um canal no Youtube pode ser um diferencial. Neste canal você poderá criar vídeos curtos com diversas dicas da sua área de atuação.

O canal pode funcionar como um portfólio para mostrar a sua competência e sabedoria sobre o assunto que o seu cliente pode estar buscando. Utilize os mesmo vídeos em redes sociais e você poderá ter um alcance ainda maior. 

5. Produza bons conteúdos para seus clientes

Uma importante estratégia de marketing para seu escritório de advocacia é a produção de conteúdos de alta qualidade. Bons conteúdos irão atrair mais leitores e gerar maior engajamento online em seu negócio.

Dessa forma, é importante pensar em conteúdos para seu cliente e não outros advogados. Portanto, não escreva longos artigos, muito técnicos, para não afastar qualquer leitor. Crie conteúdo com linguagem simples e acessível. 

Invista em conteúdos de alta qualidade para páginas do seu site. Crie um blog com um calendário editorial, assim, é possível visar produção de artigos que deverão ser construídos e disponibilizados ao longo do tempo. 

6. Trabalhe na divulgação do seu conteúdo

Além da produção de bons conteúdos, é importante também divulgá-los. Este é um erro comum, investimento alto em construir um site de qualidade e baixo na parte da divulgação.

É necessário criar um processo regular de divulgação, com a inclusão do endereço do site na assinatura de e-mail, cadastro em diretórios e sites especializados (Google Meu Negócio, Yelp e outros), etc. 

Sem uma boa divulgação seu conteúdo só será acessado por advogados do escritório e não pelo seu público-alvo. 

7. Oriente seus visitantes para fazerem algo no site

Não construa seu site de modo que ele tenha uma forma passiva de lidar com seus clientes. Se não, você poderá ter até engajamento, mas não conseguirá captar novos clientes. 

Invista em diferentes pontos de contato, como chats e formulários. Em muitos negócios o primeiro ponto de contato utilizado pelo cliente é o chat. Isso rompe uma parede inicial no contato e facilita a comunicação.

Com o chat, o cliente poderá tirar as suas dúvidas logo no início.

Uma boa utilização deste recurso permite iniciar a relação e trazer o seu potencial cliente para uma consulta no escritório. 

8. Aprenda sobre SEO

Antes de você contratar uma agência e investir em SEO como estratégia de marketing para seu escritório de advocacia, é importante você fazer o dever de casa e aprender mais sobre este assunto. 

Alguns advogados e escritórios não conseguem ter um bom uso e estratégias de SEO e acabam tendo resultados negativos, simplesmente por não saberem sobre o assunto e como questionar, e auxiliar, a agência contratada.

Para começar entenda o que é otimização on-page, otimização off-page e os fatores de rankeamento do Google. 

Todas essas estratégias têm suas particularidades e você pode aplicá-las de diferentes maneiras. Porém, o mais importante é como estratégia de marketing para escritório de advocacia é o planejamento.

Planeje e tenha em mente quais suas metas iniciais. Comece tudo com cautela para não ter maiores problemas pelo caminho. Entenda quais ferramentas você já possui e veja se está tudo dentro do seu orçamento.

E busque sempre aprender mais e vá atrás de mais dicas e estratégias para aplicar conforme o tempo.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas