Posicionamento digital escritório
Marketing Jurídico Digital

Razões para fazer o posicionamento digital do escritório de advocacia

Estar na internet e produzir conteúdos para a sua organização dependem de uma estratégia. E essa ação está totalmente conectada à definição de um posicionamento digital do escritório de advocacia. 

Elaborar um planejamento para mostrar seus serviços por meio de marketing digital faz parte de uma etapa importante. Saber como será feito o posicionamento digital precisa estar entre as primeiras fases da organização do marketing na companhia. 

Afinal de contas, esse é o passo mais importante para dar seguimento ao seu plano de posicionamento digital do escritório. Isso acontece porque há clareza sobre a condução da marca e a maneira que o conteúdo será aplicado.

Talvez você esteja se perguntando: mas eu já produzo conteúdos digitais para o escritório, mas nunca fiz uma estratégia de posicionamento digital. Ainda é tempo de começar?

Pois, a resposta é sim! Um posicionamento digital do escritório é uma verdadeira bússola que vai te ajudar a entender como agir em determinadas situações e a melhor maneira de estabelecer o tom  e a voz para as comunicações do escritório. 

Aliás, para entender como aplicar  na prática o posicionamento digital do escritório, continue a leitura deste post. Nele vamos te mostrar mais sobre:

  • A conexão com o branding do seu negócio;
  • Como definir a forma como o escritório quer ser visto;
  • Estratégia de definição de personas. 

Vamos juntos compreender na prática como determinar essas ações?

O que significa Posicionamento digital?

O posicionamento digital de escritório de advocacia está diretamente ligado à forma como o negócio será visto pelo mercado. E aqui todos os públicos que têm contato com a marca precisam ser contemplados. 

Ou seja, desde os clientes, os futuros clientes e prospects, o público interno – funcionários, advogados e parceiros – e até mesmo concorrentes. 

Todos esses perfis precisam ser contemplados na hora de estabelecer um posicionamento. Afinal, essa estratégia digital se conecta exatamente à maneira como você quer ser lembrado pelo público.

Quando há um posicionamento claro, torna-se muito mais fácil estar em uma posição estratégica, que vai ajudar o escritório a se diferenciar de concorrentes

Por essa razão, ao definir que o escritório precisa de um posicionamento digital – e acredite, você vai precisar de um – é essencial dar alguns passos e olhar para o planejamento geral do negócio. 

Afinal, é importante que todos tenham clareza sobre:

  • Onde se vai chegar;
  • Quais as áreas de atuação do escritório;
  • De que maneira o negócio agrega valor às pessoas que contratam os serviços. 

Esses são três pontos que precisam ser respondidos pelas pessoas que vão elaborar o planejamento macro do escritório e devem ser compartilhados com a equipe de marketing. 

Muitas vezes escritórios de advocacia menores contam com times de marketing terceirizados. E não importa qual a realidade que você tem hoje: é essencial que essas perguntas tenham respostas efetivas e sejam explicadas para a equipe que vai desenvolver o posicionamento. 

Aliás, depois de criado, o posicionamento não pode ser engavetado. Ele deve fazer parte do dia a dia de todas as pessoas que trabalham no negócio. E, sempre que necessário, esse documento precisa ser revisitado para ajustes e manutenção da estratégia. 

Como criar um posicionamento digital?

Como mencionamos no início desse texto, o primeiro passo para estabelecer um posicionamento digital está em conhecer o seu público. E, no caso dos escritórios de advocacia, a recomendação é que seja feito um estudo de personas. 

Aliás, essa análise é definitiva para que todo o trabalho de posicionamento digital do escritório e o planejamento das ações de marketing jurídico sejam efetivas. 

Ao ter certeza a respeito do perfil de clientes, pessoas que precisam ser atingidas pelas publicações e quais setores ou áreas que devem ser o foco das estratégias, torna-se muito mais fácil a tomada de decisões. 

No entanto, conseguir estabelecer o quadro de personas pode ser um desafio para a equipe de marketing do escritório de advocacia. 

Porém, alguns caminhos podem ser tomados e vão ajudar – e muito na condução do trabalho de definir as personas. 

Escritórios de advocacia que já contam com um software jurídico integrado a todas as áreas do negócio saem na frente quando o assunto é ter dados a respeito do público. 

Imagine que, com a ajuda da tecnologia, você e a equipe de marketing são capazes de avaliar quais os conteúdos são os mais baixados ou acessados na newsletter do escritório. Da mesma forma, um CRM permite o mapeamento das interações dos contatos. Lembre que a sigla é de Customer Relationship Management, ou em português, ferramenta para gestão de relacionamento com os clientes.

Mapeamento dos dados e estabelecimento do posicionamento digital do escritório

Os dados citados permitem conhecer exatamente quais as pessoas que o escritório atinge. Ainda mais quando somados a outras ferramentas como o caso do Google Analytics.

Saber a média de idade das pessoas, suas preferências de conteúdos, as maneiras como elas acessam o escritório e como interagem com o negócio vão permitir que o estudo de personas seja muito mais assertivo. 

Unido a isso, você também pode realizar entrevistas com esses perfis – tanto de clientes quanto de pessoas que podem se tornar o público-alvo do negócio e adquirir ainda mais detalhamento para a construção das personas. 

Quanto mais se sabe sobre o perfil do público, mais assertivo será o posicionamento digital. Isso porque, a preocupação de manter uma linearidade na comunicação do escritório vai garantir que os clientes percebam a preocupação do escritório em se diferenciar no mercado. 

Como consequência, quem se preocupa com o posicionamento digital do escritório garante uma personalidade para a marca e certamente será melhor visto no mercado. 

Essa padronização de discurso, vai transformar o seu escritório de advocacia em uma autoridade no assunto. Dessa maneira, os clientes quando entrarem em contato com os seus materiais, logo saberão que aquela comunicação está alinhada aos padrões do negócio. 

Como o posicionamento digital atua na prática

É importante salientar que um posicionamento digital do escritório pode evitar problemas graves de tom e voz e comunicação no seu negócio. 

Afinal, quando está determinada uma linha de atuação do negócio nos meios digitais, o tom e voz é sempre o mesmo. Por exemplo, se o time de marketing junto com a diretoria do escritório definem que o posicionamento será sempre feito em um tom mais formal, todas as respostas em redes sociais e estratégias de conteúdo seguirão essa mesma padronização.

Essas definições ajudam – e muito – na compreensão de toda a equipe do escritório no momento de se posicionar na rede. Aliás, se indica que advogados que estão na linha de frente do atendimento e sócios adotem o mesmo posicionamento digital do escritório em suas comunicações.

Dessa maneira, sempre que estiverem respondendo a respeito do escritório, seja com clientes ou fazendo o contato com futuros clientes, haverá uma padronização.

Tudo isso, em conjunto com as ações de conteúdo, faz com que o negócio jurídico seja visto de maneira uniforme. Com a organização das personas que foram mapeadas anteriormente. 

Por que ter uma presença digital?

Conforme mencionamos durante esse conteúdo, ter posicionamento digital do escritório é um passo muito importante para toda a estratégia do negócio. 

É fato que o seu escritório tem uma razão de existir no mercado. Há um propósito e uma essência. São esses valores que devem ser apresentados para todos que se conectam com a marca. 

Provavelmente quando você pensa na companhia de bebidas energéticas RedBull, automaticamente você associa a esportes. Isso porque, essa marca posicionou-se tanto no digital quanto no off-line como apoiadora de esportes radicais. 

É esse tipo de percepção que você precisa atingir com o escritório de advocacia. Obviamente estamos falando de nichos de mercado completamente diferentes. A lição aprendida com a marca de bebidas é sobre ser lembrado a partir do ponto mais forte da estratégia. 

No caso do posicionamento digital do escritório de advocacia, talvez você queira trabalhar sua confiabilidade, o fato de atuar com os melhores profissionais do mercado ou por estar cercado da melhor tecnologia para o setor. 

Reflita o seu posicionamento em todos os ambientes

A visão, os valores e a estratégia do negócio devem estar desenhadas. A partir disso, você determina o seu posicionamento para todos os pontos de contato que existem. 

Por exemplo, se você realiza campanhas de mídias pagas, estratégias de e-mail marketing, publicações no blog e até mesmo os comunicados com clientes e agendamento de reuniões. 

A unidade na comunicação precisa existir para criar os diferenciais que são importantes para o seu segmento. 

E para que toda a estratégia de posicionamento digital do escritório seja acompanhada com eficiência e os ajustes possam ser feitos de acordo com cada momento do negócio, lembre-se de contar com recursos tecnológicos que vão auxiliar na tomada de decisões. 

Softwares jurídicos como a ADVBOX permitem um acompanhamento detalhado de estratégias de marketing digital para escritórios de advocacia. Estabelecer personas, observar resultados e acessos a conteúdos pode ser feito a partir de um único ambiente. 

Além disso, com todas as áreas do escritório conectadas a partir do mesmo software, é possível verificar na prática quais clientes estão mais engajados com a base, quais precisam de mais atenção e de que forma o escritório pode se posicionar para captar novos clientes

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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