Prática jurídica - foto de duas advogadas na frente de um tribunal
Gestão na advocacia

Prática jurídica: veja como aprimorá-la e ser um excelente profissional!

A prática jurídica se ganha e aprimora com o tempo, realizando as atividades da advocacia e buscando resolver os problemas dos clientes conforme eles aparecem. Isso significa que não adianta apenas estudar. O que se aprende estudando é assimilado mais rapidamente na aplicação prática.

A advocacia exige aprendizado constante. Não adianta ficar apenas com o conhecimento obtido durante a graduação. As leis mudam, bem como o entendimento delas, a forma de atuação, as áreas de especialização, dentre diversos outros aspectos.

Para entender melhor sobre esse assunto, acompanhe a leitura do artigo e veja dicas para aprimorar sua prática jurídica e se tornar um excelente profissional!

Por que a prática jurídica é tão importante?

Não é incomum ver profissionais que se formam e não possuem a prática jurídica. Seja porque não conseguiu aprender durante a faculdade ou teve que trabalhar em áreas distintas, a atuação no jurídico pode fazer falta no momento de iniciar a jornada como advogado.

A prática jurídica é fundamental para todo advogado que deseja ter uma carreira promissora. Ela ocorre a todo momento durante a atuação desse profissional. A cada dia, um novo desafio pode surgir, o que contribui para o crescimento e amadurecimento na carreira.

Veja abaixo alguns motivos da prática jurídica ser tão importante.

Aumenta a segurança do profissional

Profissionais inseguros podem transmitir esse sentimento no momento de atender clientes. Conforme a experiência que adquire, ele consegue ter mais autoconfiança e, principalmente, passar confiança ao indivíduo que solicitou seus serviços. 

Permite aplicar os conhecimentos obtidos

Todo conhecimento deve ser utilizado. A menos que a pessoa tenha estudado Direito como um hobby, nenhum profissional busca conhecimento para não aplicá-lo, não é mesmo?

A prática jurídica é o momento em que seus conhecimentos serão utilizados de forma útil para ajudar as pessoas. Desse modo, tudo o que você estudou poderá ser aplicado, o que contribui para assimilar todo o aprendizado obtido com a teoria.

Aprimora o trabalho do profissional

A prática leva a perfeição, ou quase isso. Isso porque, quanto mais se aprende, mais aprimorado se torna o trabalho do profissional. No entanto, para ser um excelente advogado, não basta apenas aplicar o que aprendeu. É preciso renovar os conhecimentos e estar atualizado conforme as novas tecnologias, leis e maneiras de advogar.

Auxilia na exposição do profissional

Bons profissionais são recomendados pelos seus clientes a terceiros. No entanto, para ser recomendado, é preciso realizar um bom trabalho, o que se consegue com anos de prática e estudo.

Tempo de experiência e prática jurídica são a mesma coisa?

Sim e não. Um profissional com mais tempo no mercado pode ser experiente, pois já passou por diversas situações e atendeu vários clientes, o que contribuiu para o seu crescimento na profissão. 

Contudo, o tempo, por si só, jamais deve ser utilizado como um parâmetro para definir se uma pessoa é experiente ou não. 

A experiência deve ser medida pela sagacidade, atos, esforços e como a pessoa atua em sua carreira. Ademais, é fundamental verificar se ela se atualizou conforme as mudanças ocorridas no decorrer do tempo na sociedade.

Por exemplo, um advogado que atua há 5 anos, mas que está a par das mudanças dá mais segurança e conforto ao cliente do que aquele com mais de 30 anos de profissão, mas que permanece em uma mentalidade atrasada e uma advocacia antiquada

Nesse sentido, é um grande erro pensar que o tempo pode ser um indicativo de que o profissional é experiente e possui uma prática jurídica adequada e eficiente. Isso porque profissionais que ainda se prendem aos velhos dogmas não possuem uma prática condizente com a realidade e as necessidades atuais.

Como melhorar a prática jurídica?

Existem diversas maneiras de aprimorar a prática na advocacia. Lembre-se que essa melhora deve ser constante para que o advogado seja um profissional exemplar, seguro, passe confiança e transmita autoridade ao mercado. Veja abaixo o que você pode fazer!

Estudo contínuo

Não basta apenas realizar as suas tarefas diariamente e esquecer dos estudos. A área jurídica exige aprendizado frequente, principalmente porque as leis e os entendimentos dos julgadores mudam conforme as mudanças na sociedade. 

Por isso, é fundamental estudar constantemente, seja realizando cursos, lendo livros, fazendo pós-graduações, dentre outros. Lembre-se que de nada adianta anos de atuação se o seu conhecimento está defasado.

Análises de mercado

Analisar o mercado é fundamental para aprimorar a prática jurídica. O profissional deve ter a curiosidade de procurar alterações, lacunas e necessidades da população em relação à sua área de atuação. 

Desse modo, ele pode aprender novas técnicas e oferecer novos serviços que atendem essa demanda que o mercado não observou. 

Atualização constante

A prática jurídica não é aprimorada se o profissional permanece anos fazendo apenas suas atividades. Métodos podem ser aprimorados, trabalhos podem ser automatizados e a tecnologia pode ser primordial para a produtividade de toda uma equipe em um escritório.

Sendo assim, busque se atualizar em relação às tecnologias, novidades no mercado, ferramentas que as pessoas utilizam para atender clientes, dentre outros. 

Aplicação contínua do conhecimento

Conforme o aprendizado de novas leis, regras, processos e práticas na advocacia, lembre-se de buscar meios de aplicar esses novos conhecimentos em situações reais. Essa combinação da teoria com a aplicação prática contribui para um maior entendimento do que foi estudado.

Quais são as novas tendências no mercado jurídico?

Existem certos assuntos que todo advogado deve se atentar para aprender e implementar na sua prática jurídica. Veja abaixo algumas tendências no mercado jurídico.

Marketing digital

O marketing digital está se tornando fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio no mercado. Por isso, é importante que o profissional busque conhecimento sobre isso e comece a aplicar as estratégias permitidas pelo Código de Ética.

Novas tecnologias

A advocacia, para sobreviver às novas mudanças sociais, precisa acompanhar as novas tecnologias. Além da utilização de softwares jurídicos, existem ferramentas como aplicativos de mensagens, chatbots, assinatura digital, dentre outras que os profissionais precisam aderir.

Ainda, podem ser comentados como tecnologias que aprimoram a atuação dos advogados: a inteligência artificial, o business intelligence, dentre outras.

Novas áreas de atuação

Conforme a sociedade evolui, novas demandas surgem. Desse modo, as áreas tradicionais devem progredir, bem como nasce novos segmentos jurídicos.

Por exemplo, no Direito de Família, surgiu o nicho relacionado ao Direito Homoafetivo. Por outro lado, novos nichos foram criados, como o Direito do Agronegócio, Direito das Startups, Direitos da Diversidade, Direito da Moda, dentre outros.

O profissional precisa se atentar a essas mudanças para não ficar obsoleto e permitir uma prática jurídica ainda mais voltada às demandas atuais da sociedade. 

A prática jurídica deve ser aprimorada constantemente e deve vir acompanhada pela busca incessante pelo conhecimento. Portanto, jamais pare de aprender e se atualizar no mercado, pois de nada adianta anos de experiência se você for um profissional desatualizado e defasado.

Quer uma última sugestão de leitura? Veja como aumentar os casos ganhos do escritório! 

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas