A segurança psicológica é um dos fatores mais importantes para se considerar em uma empresa. Sem ela, dificilmente uma equipe será efetiva e terá sucesso. O motivo é simples: ela impacta diretamente no desempenho e no bem-estar dos colaboradores.
Em escritórios de advocacia, essa questão também precisa ser prioridade. Um ambiente que permite que todos se sintam confortáveis para conversar e aprender torna a empresa muito mais promissora.
Mas, afinal, o que é segurança psicológica? Por que pessoas que são incentivadas a se expressarem tornam uma organização muito mais eficiente? Acompanhe a leitura e compreenda mais sobre esse assunto!
O que é segurança psicológica?
Entenda a segurança psicológica como um sentimento positivo a um ambiente ou local onde os indivíduos se sentem mais confortáveis para falarem o que pensam, compartilhar ideias e relatar experiências. Nesse sentido, todos se sentem seguros para se expor diante de outras pessoas.
Em locais que não a aplica, existe o medo de constrangimentos e punições no momento de sugerir algo novo. O resultado disso é que as pessoas se sentem inseguras e, consequentemente, são menos produtivas ou inovadoras.

Por outro lado, um ambiente que incentiva os envolvidos a serem mais autênticos e criativos contribui para um maior bem-estar, satisfação no trabalho e uma convivência mais harmoniosa.
Qual a importância dela?
A segurança psicológica é fundamental por diversos motivos. Tenha em mente que, ao aumentar o bem-estar dos funcionários, eles ficam mais felizes e permanecem fiéis à empresa.
Além disso, exercitar a criatividade pode resultar em maior produtividade, o que traz melhores resultados. Desse modo, os funcionários podem ser mais independentes e encontrar maneiras interessantes de resolver seus problemas. Ademais, um local que contribui para a troca de ideias evita conflitos.
O caso Google
O Google realizou um projeto para encontrar respostas a um dos maiores questionamentos em companhias: como ter um time perfeito?
Em um primeiro momento, pensaram que era necessário montar uma equipe em que todos gostam um dos outros, sendo necessário mesclar pessoas introvertidas e extrovertidas, além de indivíduos que possuem uma certa amizade. Contudo, não encontraram nada que relacionasse isso com o sucesso na produtividade.
O que descobriram: o importante é a maneira como os membros interagem entre si. Ou seja, a cultura que possuem pode ser a resposta para uma equipe eficiente ou ineficiente.
Desse modo, os resultados mostraram que existem dois fatores essenciais para o sucesso: mesma oportunidade para que todos possam se expressar e escuta ostensiva. Em outras palavras, quando todos podem se manifestar de forma igualitária, a equipe tem maiores probabilidades de sucesso.
Esses dois fatores resultam na segurança psicológica, que é o que mais influencia no sucesso de uma companhia, conforme o Google.
Como criar segurança psicológica?
Você entendeu que a segurança psicológica nas empresas é fundamental. Contudo, como aplicá-la e criar uma companhia psicologicamente segura? Como adaptar essas ideias para um escritório de advocacia? Veja abaixo o que fazer!
Construa um ambiente agradável
O primeiro passo é ter uma cultura organizacional que valorize as pessoas pelo que elas são, não apenas pelo currículo que possuem. Preze sempre por um ambiente agradável e que transmita segurança para os colaboradores. Quando eles se sentem confortáveis, a produtividade melhora.
Lembre-se que focar apenas em benefícios, altas remunerações e em pessoas com alto grau de estudo não é o bastante. Se o ambiente não propicia segurança para eles se expressarem, os resultados dificilmente são satisfatórios.
Seja tolerante a erros
Pessoas erram e isso faz parte do aprendizado e crescimento de cada um. Permita que seus colaboradores errem e os ajude a entender onde que ocorreu o equívoco.
Ser intolerante a erros e depois não auxiliar a pessoa a aprender com eles gera insegurança, medo e contribui para um ambiente tóxico.
Seja aberto às diferenças
Ser aberto à diversidade contribui para uma empresa melhor. É fundamental também saber respeitar as diferenças de ideias, crenças e opiniões.
Crie um ambiente comunicativo
Incentive a comunicação entre todos, para que saibam resolver seus conflitos entre si e passem informações de maneira eficiente, evitando erros ou interpretações equivocadas. Além disso, dê feedbacks para que todos melhorem seus trabalhos.
É importante que a comunicação seja efetiva. Quando essa questão não é bem valorizada, diversos conflitos e mal entendidos ocorrem. Além da cultura de comunicação e feedbacks, incentive os colaboradores a se expressarem mais e, principalmente, a ouvirem, exercitando a escuta ativa.
Incentive a criatividade
A criatividade é fundamental para todo negócio. Inclusive para os escritórios de advocacia, que geralmente são mais formais e sérios. Ela pode trazer muitos benefícios para os profissionais, principalmente para os advogados.
Pessoas mais criativas podem encontrar boas maneiras de resolver pendências, aceitam mais desafios e podem ser abertas a riscos, por exemplo.
O que é um ambiente psicologicamente seguro?
Um ambiente psicologicamente seguro é aquele em que todos se sentem à vontade para expressar opiniões, compartilhar ideias e, principalmente, ser quem realmente são.
A segurança psicológica permite que as pessoas sejam mais autênticas. Em muitos locais, os indivíduos fingem ser o que não são para se adequarem ao seu local de trabalho.
No entanto, ao terem a liberdade de ser o que desejam e falar abertamente o que sentem ou pensam, o bem-estar aumenta e, com isso, a produtividade e a fidelidade.
A segurança psicológica no trabalho evita desentendimentos e julgamentos por parte dos outros integrantes, pois todos podem se expressar e ter suas opiniões respeitadas.
Quais são os desafios para o exercício da segurança psicológica?
Existem diversos desafios que podem prejudicar a segurança psicológica. Destacam-se três que, se não verificadas, podem impedir a empresa de ser segura psicologicamente. São elas: comunicação ineficaz, confiança entre os membros da equipe e inclusão.
Uma comunicação débil pode resultar em desentendimentos, triangulação e até fofocas. Isso torna o ambiente tóxico, podendo até levar alguns colaboradores a serem vítimas de assédio moral e difamação, por exemplo.
Se não existir confiança e respeito entre os membros da equipe, poderá haver injustiças. Além disso, sem esses requisitos, o trabalho não flui.
Por fim, a maneira como os novos integrantes são incluídos e recebidos também reflete no sentimento de segurança que ele terá.
O que pode acontecer se não cuidar das pessoas do nosso time?
A segurança psicológica, quando não aplicada, pode trazer inúmeros prejuízos. Quando não se sentem confortáveis no trabalho, as pessoas tendem a ser improdutivas.
Isso pode resultar em grande rotatividade de funcionários, o que é caro para qualquer negócio.
Além disso, os funcionários podem desenvolver diversos problemas, como: depressão, ansiedade, baixa auto-estima, sentimento de desvalorização, dentre outros.
Por fim, ao não cuidar das pessoas do seu time, principalmente na questão de saúde mental e psicológica, as pessoas podem tornar o local negativo para se estar.
Convite: confira a nossa live sobre Segurança Psicológica!
Toda quarta-feira, a ADVBOX realiza lives com especialistas para falar sobre diversos temas essenciais para os advogados e escritórios de advocacia.
A live dessa semana no #FomedeSaber foi sobre Segurança Psicológica! Quer saber mais sobre esse assunto e tornar sua advocacia mais segura psicologicamente? Confira abaixo o que abordamos em nossa conversa!
A segurança psicológica é fundamental para tornar seu escritório de advocacia mais produtivo e manter colaboradores fiéis e produtivos. Esse fator é fundamental para o sucesso do negócio, pois uma equipe feliz traz mais resultados. Por isso, considere esse assunto como prioridade e comece a implementá-lo agora mesmo!
E se você gostou desse artigo, confira 6 fatores que influenciam para a diferenciação do advogado no mercado!
